Prontuário médico eletrônico: alcance a excelência no atendimento!

Prontuário médico eletrônico: 7 maneiras de alcançar a excelência no atendimento

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Deixe um comentário

Leia em 6 min.

Última atualização em 10/09/2021 por Maria Beatriz Oliveira

O prontuário médico eletrônico otimiza o atendimento ao possibilitar que os médicos foquem mais nos pacientes, ajuda a reduzir custos e aumentar a segurança de dados.

Quer escutar o áudio do conteúdo? Clique no player aqui embaixo:

Na sua clínica, muito tempo de atendimento é perdido procurando e preenchendo informações dos seus pacientes manualmente? Há arquivos incompletos ou ilegíveis, tornando os processos mais lentos?

Utilizar um prontuário de papel pode trazer diversas ineficiências para sua rotina médica, e não é apenas a lentidão e o processo repetitivo que prejudicam, mas questões como a segurança falha que ele proporciona.

A implantação do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) pode melhorar significativamente a eficiência da clínica, além de garantir uma segurança de excelência para seus pacientes.

Neste artigo, você vai conferir 7 benefícios do prontuário eletrônico e descobrir como ele otimiza os processos da sua clínica.

Continue a leitura!

Principais vantagens do prontuário eletrônico

Em um mercado tão concorrido como o das clínicas médicas, é necessário sempre buscar inovação e novas formas de fidelizar pacientes.

Por isso a modernização com o uso de softwares médicos é um aspecto tão importante nos estabelecimentos de saúde.

Hoje não basta apenas ser um ótimo profissional, os pacientes exigem características que vão muito além de um bom atendimento, como acesso rápido aos seus dados e acompanhamento personalizado.

Segundo a pesquisa realizada em um consultório médico de Fortaleza, o prontuário eletrônico fornece eliminação de redundância, economia de espaço do arquivamento em papel, compartilhamento e acesso simultâneo de informações em tempo real.

“[…] o PEP é a base de dados principal, que permite que o clínico disponha do maior número de dados e detalhes da história clínica de cada paciente individualmente, apoiando o processo diagnóstico e oportunizando eventuais intervenções.”

A economia de espaço foi essencial para a Dra. Jacqueline Zamboni, que armazenou os prontuários de seus pacientes na nuvem e conseguiu montar o consultório odontológico de sua filha.

Para conferir na prática como o prontuário eletrônico auxilia em sua rotina, faça um teste grátis no iClinic:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Descubra a seguir os 7 principais benefícios do PEP a seguir, e confira alguns depoimentos dos clientes do iClinic sobre a implementação do prontuário eletrônico em sua prática diária.

1. Segurança de excelência

Garantir a segurança dos dados dos pacientes é uma obrigação médica muito importante, afinal, dificilmente sua clínica terá público se os dados ficam facilmente expostos a situações de risco.

O prontuário eletrônico garante uma segurança efetiva com o armazenamento na nuvem. Esse recurso protege você contra tentativas de roubo de dados e conta com backups diários (atualizações), impossibilitando a perda total das suas informações.

Dê uma olhada no nosso eBook gratuito e confira como o iClinic mantém uma segurança em nível bancário para seus usuários:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Bons prontuários eletrônicos também contam com criptografias para a transição das informações, além de permitirem um controle de permissões individuais de acesso.

Essa é uma forma importante de manter dados seguros contra o acesso de pessoas que não sejam profissionais da saúde.

A Dra. Carolina Tajra foi uma das beneficiadas pela segurança de seu software médico, porque com seus dados salvos na nuvem, ela conseguiu protegê-los do ataque de um hacker:

“Para minha surpresa, naquele mesmo ano, os prontuários de uma das clínicas, que eram instalados no computador, foram hackeados. Todos os dados dos pacientes foram roubados, agradeço muito porque eu tinha o iClinic, senão teria perdido todas as informações.”

2. Redução de custos e tempo de consulta

Um prontuário eletrônico eficiente consegue reduzir o tempo de atendimento.

Isso porque existem modelos personalizados para sua rotina, que garantem um preenchimento rápido dos dados, permitindo que você preste mais atenção no paciente e ofereça uma consulta diferenciada.

Além disso, como a quantidade de papel será consideravelmente menor, visto que não será mais necessário diversas folhas de papel para o prontuário de cada paciente, a redução de custos e espaço também é efetiva.

3. Informações mais completas

Diferente do prontuário de papel, o PEP pode contar com funcionalidades que alertam quando alguma informação essencial está faltando, evitando um preenchimento falho.

Inclusive, há o fim de problemas como compreensão errada da letra do médico, já que muitas vezes documentos físicos costumam apresentar letras ilegíveis ou uma informação ambígua.

Conforme a lei federal n.º 5.991, nenhum documento médico incompreensível é aceito, além de que, ao escrever de forma ilegível, o médico também está infringindo o código de ética do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Por isso, o prontuário eletrônico foca em eliminar essas redundâncias, além de contar com a possibilidade de recuperação de informações dos pacientes.

4. Padronização eficiente

Uma das maiores vantagens do prontuário eletrônico é a padronização, principalmente quando falamos de uma implementação efetiva do PEP na área da saúde.

Com um documento tão importante como o prontuário disponível de forma compreensível e clara, não apenas a organização melhora absurdamente, mas pesquisas podem ser realizadas para atuar numa melhora da saúde dos pacientes, como prevenção de doenças, por exemplo.

Os [sistemas para clínicas] (https://iclinic.com.br/sistema-para-clinicas/) podem ajudar a coletar, no futuro, informações essenciais como padrões de pacientes que costumam ter diabetes, por exemplo, e essa padronização pode ajudar em uma escala muito maior do que apenas a rotina do médico.

Além, é claro, da facilidade em analisar um documento padronizado, e não informações espalhadas sem uma ordem correta, permitindo uma análise realmente efetiva dos seus pacientes.

A Dra. Fernanda Carmona sabe que o prontuário eletrônico a ajuda a ter um atendimento mais humanizado e a registrar suas informações de forma mais prática:

“A facilidade de registrar a consulta nos prontuários eletrônicos é indiscutível. O prontuário é fundamental para você ter todo o histórico dos atendimentos, e o formato eletrônico é indiscutivelmente mais prático e rápido para fazermos tudo isso.”

5. Visual mais organizado

Com a ajuda da padronização e informações claras, o visual que antes era bagunçado e confuso, se torna muito mais limpo e objetivo, principalmente se o prontuário contar com seções diferenciadas.

No iClinic, por exemplo, existem diversas seções que podem ser adicionadas ao prontuário e você confere algumas delas na imagem abaixo:

Prontuário eletrônico do iClinic

Uma visualização bem mais prática, não é mesmo?

Dentro do sistema, você consegue adicionar seções como curva de crescimento, calculadoras de IMC e DPP, campos numéricos, realizar a comparação de imagens e muito mais.

Tudo isso facilita a dinâmica da consulta e oferece uma grande praticidade aos médicos.

6. Acesso rápido de diferentes dispositivos

Algum paciente já ligou para tirar alguma dúvida sobre a prescrição passada, ou algum dado falado durante a consulta, e foi necessário voltar até a clínica para confirmar as informações?

Mesmo em situações de emergência, onde o acesso rápido às informações são essenciais para salvar uma vida, por exemplo, a maioria dos médicos precisa se deslocar até a clínica para conseguir o prontuário do paciente.

Com um sistema de prontuário eletrônico, você pode acessar com segurança o PEP do seu paciente através de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Mais do que praticidade, esse é um recurso que possibilita ao médico aprimorar o relacionamento com seus pacientes.

Afinal, eles saberão que podem contar com um profissional modernizado e preparado para situações repentinas.

Além de visualizar informações, é possível emitir receituários online em casos extraordinários e oferecer suporte de qualquer lugar do mundo.

Para a Dra. Karla Giusti, o acesso rápido por meio de qualquer dispositivo é fundamental para que ela ofereça todo o auxílio que suas pacientes precisam:

“Com o prontuário online e acessível no celular, se a paciente tem uma dúvida ou uma urgência, eu entro, olho na hora, vejo quem é qual a idade, idade gestacional, se está grávida e o que conversamos na última consulta. Isso é muito legal.”

7. Gestão mais organizada

Oferecer um agendamento ágil e integrado é um importante atributo que deve ser observado ao contratar um sistema de prontuário médico eletrônico.

O software médico iClinic, por exemplo, possui uma integração do prontuário eletrônico com a agenda médica.

Isso possibilita que seja possível acessar o PEP por meio do próprio agendamento com apenas dois cliques.

Centralizando funcionalidades como prontuário, agenda médica, controle financeiro em um único lugar facilita sua rotina de maneira surpreendente.

Além disso, com essa centralização dos dados, relatórios muito mais completos e precisos podem ser fornecidos para sua clínica, auxiliando ainda mais na gestão.

Muitos especialistas concordam que o prontuário médico eletrônico já é uma realidade capaz de melhorar o atendimento nas clínicas médicas.

E você, já utiliza algum sistema de prontuário eletrônico? Confira nosso guia gratuito e saiba agora mesmo como escolher o melhor prontuário para sua clínica:

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.