Fidelização de Pacientes

Humanização na saúde: 4 dicas de como aplicar na sua clínica médica

Infelizmente, não são todos os profissionais que priorizam a humanização na saúde. No entanto, é válido ressaltar que ela vem crescendo muito e tem se tornado um diferencial competitivo muito importante nos dias atuais.

Isso acontece porque os pacientes estão em busca de melhores atendimentos, não apenas em relação ao seu estado clínico, mas no que se refere aos aspectos físicos, emocionais e sociais.

O atendimento humanizado contribui para o bom desenvolvimento do tratamento, permitindo combater a doença de maneira mais eficiente, inclusive melhorando a relação médico-paciente.

Tendo em vista esses benefícios, listamos 4 dicas para ajudar você a aplicar a humanização na saúde na sua clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

1. Compreenda, ouça e discuta atentamente as queixas e dúvidas do paciente

No momento da consulta, é importante que você ouça todas as queixas e dúvidas dos seus pacientes, compreenda seus medos e lide com todas as suas objeções. Deixe de lado os termos técnicos da medicina e explique a situação de uma maneira simples e clara, a fim de que o paciente entenda como a doença se originou e o quanto o tratamento será importante para garantir o seu bem-estar.

A falta de informação por parte do médico pode gerar ansiedade e angústia no paciente, fazendo com que a qualidade dos serviços prestados seja colocada em dúvida - o que não é nem um pouco interessante para o profissional.

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2. Oriente os pacientes de forma personalizada

Para orientar os seus pacientes de maneira personalizada, você pode contar com o auxílio da tecnologia. Isso mesmo! Como o corpo humano é muito complexo, é possível que o paciente tenha dificuldade para entender o que está sendo dito.

Nesse sentido, você pode utilizar pequenos vídeos ou imagens ilustrativas para explicar, da melhor maneira possível, qual é o problema que o paciente está enfrentando e qual é sua gravidade. Essa prática ajudará a deixá-lo mais atento às precauções que deverão ser tomadas dali em diante.

Elementos visuais facilitam o entendimento.

3. Forneça todas as informações necessárias

Não deixe o seu paciente sair do seu consultório com alguma dúvida. Se ele chegar com uma checklist de opções que ele achou no Google, aborde cada item explicando por que os sintomas não batem com as doenças citadas.

Embora esse tipo de situação faça parte da sua rotina, lembre-se que para o paciente isso é um fato novo, e que ele realmente está preocupado com a saúde. Ao prestar todas as informações necessárias, o paciente se sentirá mais tranquilo e, ao mesmo tempo, mais confiante no seu trabalho.

4. Treine sua equipe para oferecer o melhor atendimento

Para oferecer um atendimento humanizado é preciso também contar com o apoio da sua equipe, por isso é importante prepará-la para garantir a satisfação dos seus pacientes. O treinamento vai ajudar a melhorar o relacionamento dos seus colaboradores com as pessoas que procuram a sua clínica, criando um ambiente mais agradável e tranquilo.

Esses são detalhes que fazem toda a diferença para o paciente na hora da escolha e também na recomendação do profissional da saúde.

A humanização na saúde tem se tornado um aspecto fundamental para garantir que o paciente seja bem atendido e esteja satisfeito com os serviços prestados. Por isso, não deixe de investir nesse conceito para tornar a sua clínica uma referência em qualidade de atendimento.

Você já aplica a humanização no atendimento do seu consultório? Conta pra gente nos comentários.

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