5 Benefícios que uma agenda médica online oferece aos médicos

6 benefícios que uma agenda médica online oferece às clínicas

Leia em 7 min.

O processo de agendamento da sua clínica ainda é feito por uma agenda de papel? Você sente que mais atendimentos poderiam ser realizados de uma maneira mais prática? Confira neste artigo o motivo da agenda médica online ser a solução ideal para sua clínica.

No dia a dia corrido do consultório, todo ganho de eficiência é bem vindo. Nesse sentido, a tecnologia torna-se uma grande aliada do profissional de saúde e de sua equipe.

A agenda médica online está se tornando cada vez mais comum — o que não é de se surpreender considerando que a funcionalidade facilita a rotina do médico e das recepcionistas.

Com essa funcionalidade, os profissionais da recepção conseguem cadastrar a ficha completa dos pacientes em poucos minutos, além de agendar de maneira muito mais rápida, trazendo mais agilidade e praticidade.

Adquirindo esse diferencial, a clínica pode reduzir custos com a diminuição do uso excessivo de papéis, além de aumentar a rentabilidade, já que mais agendamentos poderão ser feitos com uma organização realmente eficiente.

E não para por aí: esse diferencial traz muitas vantagens na gestão da sua clínica, tornando sua equipe mais produtiva, e sua rotina médica mais fluída. Mas afinal, como a agenda médica online entrega esses benefícios na prática?

Assista nosso vídeo para conhecer mais sobre essa funcionalidade, e confira seus 5 principais benefícios no artigo!

Principais benefícios da agenda médica para clínicas

Hoje em dia, assim como a maioria das pessoas, os pacientes também procuram serviços que facilitem sua rotina, inclusive serviços médicos.

Se os pacientes não são recepcionados de maneira adequada, por conta da recepcionista estar muito ocupada realizando agendamentos, fidelizá-los acaba se tornando um processo muito mais difícil.

Por isso, é importante ter um software de agenda médica que ajude no gerenciamento de consultas, auxiliando na entrega uma experiência incrível para o paciente.

Isso significa que, se a sua clínica ainda utiliza uma agenda de papel, dificilmente fidelizarão pacientes de uma maneira fácil. Afinal, nesse tipo de agenda erros como duplicidade de horários, rasuras e organização falha se tornam recorrentes.

Para os médicos que tem como principal objetivo o AAFR, atrair e atender pacientes, além de fidelizar, consequentemente, rentabilizando mais, a agenda médica online cobre todos esses aspectos.

Confira como um software de agenda médica soluciona essas questões da melhor forma possível.

1. Atendimento mais humanizado

Na sua clínica, os profissionais da recepção tem dificuldades de atender bem os pacientes por estarem realizando outras atividades urgentes?

Além de recepcionar os pacientes que estão aguardando uma consulta, atender todas as ligações, encaixar pacientes nos horários vagos, realizar a gestão da recepção, as recepcionistas também ficam responsáveis por organizar toda a agenda médica.  

Em situações comuns como, por exemplo, o telefone estar ocupado, ou a própria recepcionista estar tirando dúvidas de um paciente, a experiência de marcação pode se tornar ainda mais cansativa e desagradável para o paciente.

paciente-esperando-na-reccepcao

Com uma agenda médica online, o atendimento é agendado com poucos cliques, basta clicar em um horário vago na agenda do médico, selecionar o paciente, e pronto, consulta agendada!

Caso o paciente precise cancelar ou remarcar a consulta, basta realocar o agendamento para outro horário vago, ou selecionar a opção de excluir o atendimento.

A agenda médica do iClinic, por exemplo, oferece a funcionalidade de multiprocedimentos dentro da agenda, permitindo a marcação de vários procedimentos em um único atendimento.

Dessa forma, a recepcionista pode saber exatamente qual procedimento o paciente irá realizar, sem precisar perguntar diretamente a ele no dia da consulta.

Apesar de ser algo simples, transmite a sensação de que a clínica conhece e se importa com cada paciente, realizando um atendimento personalizado.

Alguns softwares médicos ainda vão mais além nessa praticidade: ao excluir um atendimento, você pode deixar registrado o motivo do cancelamento, fornecendo dados mais ricos para a gestão da sua clínica.

motivos-de-cancelamento-da-consulta

Além disso, alguns softwares permitem que uma foto do paciente seja anexada ao lado das suas informações, permitindo que os profissionais da recepção o reconheçam mais facilmente.

Fica fácil entregar um atendimento humanizado com uma agenda eficiente, não é mesmo? Para saber mais sobre como a agenda médica do iClinic funciona, confira este artigo.

2. Confirmação de consulta

Você quer diminuir a taxa de absenteísmo dos seus pacientes e parar de perder renda?

Vamos supor que durante a semana, uma média de dois pacientes faltam à consulta sem um aviso prévio. Supondo que cada atendimento custa 85 reais, no total ao final do mês, 680 reais são perdidos.

Com a agenda médica online, essa situação comum pode ser reduzida drasticamente.

Um excelente software de agenda médica conta com confirmações de consultas por SMS, que no dia anterior do atendimento, verifica se a consulta pode ser confirmada.

Além de informar o horário e local do atendimento, o sistema muda o status do agendamento automaticamente de acordo com a resposta do paciente. Caso a resposta seja “SIM”, a consulta aparece como confirmada na agenda médica, como mostra o vídeo abaixo:

Isso reduz os horários vagos por pacientes que não comparecem à consulta em até 30%, garantindo que a agenda ficará completa e aumentando a rentabilidade da clínica.

Ao analisar o investimento de adquirir um software médico com cautela, o retorno financeiro gerado através de uma agenda mais organizada e de pacientes satisfeitos, acaba sendo muito maior que o custo.

3. Melhor gerenciamento das consultas

No dia a dia corrido da sua rotina, fica difícil ter um controle eficiente sobre suas consultas? É preciso verificar constantemente quais pacientes estão confirmados, dificultando a organização?

Uma agenda médica ideal pode proporcionar um controle total sobre suas consultas.

A qualquer momento, de qualquer aparelho eletrônico e de qualquer lugar, o médico pode conferir sua agenda e planejar seus compromissos.

Com um software médico eficiente, a agenda médica do sistema é acessada facilmente através de outros dispositivos, tornando possível visualizar todas as consultas sem a necessidade de uma verificação pelo computador da clínica.

Centralizando todos os dados da agenda em um único local, basta um dispositivo eletrônico conectado à internet para que você possa rapidamente organizar sua rotina.

Além disso, as rasuras típicas em uma agenda de papel não serão mais necessárias, afinal, é possível desmarcar e remarcar consultas com poucos cliques.

4. Aumento de produtividade da equipe

Na sua clínica, é comum um paciente chegar na recepção e precisar esperar a recepcionista terminar uma chamada para ser atendido?

O telefone é uma das maiores responsabilidades – e aquela que toma mais tempo – das recepcionistas. Porém, muitas vezes isso distancia a recepcionista do paciente, dificultando ainda mais a entrega de um atendimento humanizado, como mencionamos mais acima no artigo.

Com um software de agenda médica, os profissionais da recepção não precisam ficar constantemente preocupados em confirmar consultas, possibilitando o foco em atividades mais produtivas.

recepcionista-sobrecarregada

Isso implica em recepcionar os pacientes com mais calma, aumentando a qualidade do atendimento, tirar dúvidas, garantir que o ambiente da sala de espera esteja agradável e se dispor para resolver qualquer problema.

Além disso, a agenda médica online pode reduzir custos de telefone e papéis. Um dinheiro extra que poderá ser investido em outros setores do consultório.

5. Redução da fila de espera

Normalmente, os softwares médicos possuem uma lista de espera dentro da plataforma, onde ficam disponíveis os pacientes que estão aguardando um horário vago.

Assim, quando alguma consulta é cancelada, é possível checar qual é o próximo paciente da fila de espera, e reagendar rapidamente uma consulta que seria perdida.

Dessa forma, você otimiza um processo que antes era lento e manual, além de reduzir a fila de espera da sua clínica, consequentemente, tornando-a mais rentável.

6. Integração com o prontuário eletrônico

Em alguns softwares, como o iClinic, por exemplo, a agenda médica é totalmente integrada com o prontuário eletrônico.

Essa integração permite que o médico consiga acessar o prontuário diretamente pela agenda, apenas clicando em “iniciar atendimento”.

Essa integração de dados permite relatórios muito mais completos e precisos, além de centralizar todas as informações fundamentais em um único lugar, facilitando ainda mais a gestão da sua clínica.

Para saber mais sobre as vantagens dessa integração, dê uma olhada neste artigo.

Garanta mais segurança para sua clínica

Todos esses benefícios com certeza são incríveis para qualquer tipo de clínica, porém, uma das vantagens mais importantes que uma agenda médica online pode proporcionar, é uma segurança de excelência.

Isso acontece devido ao fato de que, diferente da agenda de papel, um software não é feito de um material frágil, e acidentes como perdas de arquivos, furtos, ou mesmo algo simples como derramamento de líquidos, não irão ocasionar na perda das informações da agenda.

Como o software fica disponível através de uma plataforma digital, como a Netflix, por exemplo, seus dados sempre estarão sempre seguros, principalmente se o banco de dados usado for a AWS, usado pela NASA e também pela iClinic.

A agenda médica online traz ótimos resultados, um investimento ideal que poderá revolucionar completamente a rotina da sua clínica.

Conheça o nosso caso de sucesso e confira como essa funcionalidade auxiliou o Dr. Vinicius Alves duplicar seu número de atendimentos:

“O pessoal aqui ainda usa outro sistema, arcaico, dá problema, é instalado em servidor, queima o HD, eu mostro pra eles o iClinic e pergunto: por que vocês não usam? O iClinic foi uma ferramenta que a gente encontrou para organizar o consultório e também organizar minha vida.”

Quer conhecer como a agenda médica funciona na prática? É só clicar aqui embaixo:

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

O conteúdo foi útil pra você? Deixe sua opinião reagindo ou comentando aqui embaixo, e compartilhe o conteúdo para divulgar esse diferencial incrível para seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.