Tecnologia na Saúde

Sucesso garantido: 5 vantagens de ter um software para médicos na clínica

Tem dúvidas sobre os benefícios de um software médico? Confira aqui todas as vantagens em adquirir um software para a sua clínica agora mesmo

Está com pouco tempo para ler o conteúdo? Experimente a ferramenta a seguir, clicando no play:

A tecnologia está avançando a cada dia, trazendo muitas vantagens como uma maior simplificação da rotina. E para a área da saúde isso não é diferente.

Informatizar a clínica médica vem sendo a solução encontrada por muitos gestores para otimizar os processos diários, para aumentar a produtividade e para reduzir os custos da clínica.

Além disso, um software para médicos possibilita que todas as informações da clínica e do consultório médico estejam centralizadas em um único lugar.

Mas ainda existem algumas dúvidas sobre os benefícios de sua utilização. Pensando nisso, separamos os 5 principais motivos de utilizar um software para médicos. Continue com a gente e não perca nenhum detalhe.

1. Organização e padronização dos processos

Por muito tempo, médicos tinham como “único” aliado os famosos prontuários em fichas de papel.

Aqueles cheios de anotações que continham variados tipos de caligrafia e, que em muitos casos, dificultava a interpretação no retorno do paciente.

Além disso, o uso de prontuários de papel pode proporcionar alguns riscos para a clínica, como perdas, estravios, além de ter baixa garantia de segurança quanto às informações contidas neles.

Com um software médico, muitos problemas foram resolvidos, principalmente com a possibilidade de realizar todas as anotações em formato digital.

Com o prontuário eletrônico, o médico pode fazer todas as anotações referentes ao diagnóstico do paciente. Isso facilita a busca por um paciente na base de dados, que é bem mais rápida do que na forma manual.

O prontuário online tem como grande vantagem a melhoria do fluxo de trabalho dentro de uma clínica.

Isto é, a secretaria não precisa procurar o histórico do paciente e levar ao médico: toda a comunicação é realizada por meio do sistema, que armazena as informações e as disponibiliza imediatamente quando necessário.

Além disso, o prontuário eletrônico não requer espaço físico. Dessa forma, esse ambiente que era utilizado para o armazenamento de documentos, pode se tornar um novo consultório ou até mesmo uma extensão da sala da espera, tornando o espaço ainda mais agradável aos pacientes.

2. Comunicação pela tecnologia mobile

A tecnologia vem estreitando o relacionamento entre médicos e pacientes.

Considerando a verdadeira explosão de dispositivos móveis nos últimos anos, não espanta que médicos queiram aliar as vantagens destas tecnologias para além do consultório.

Tablets, smartphones e outros dispositivos estão possibilitando uma melhoria no atendimento e uma otimização do tempo, o que aumenta consideravelmente a produtividade.

Segundo uma pesquisa elaborada pela Dello Health Insight e publicada em novembro de 2015, dos 1040 médicos consultados de 8 países diferentes, 82% deles possuem um smartphone ou têm acesso a um no trabalho, sendo que 77% deles usam o aparelho regularmente para realizar questões profissionais.

Além disso, a pesquisa apontou que o Brasil é o país onde os médicos fazem maior uso regularmente do smartphone, somando 90% dos entrevistados.

Tal reflexo não poderia ser diferente: clínicas passaram a utilizar a tecnologia mobile a seu favor:

  • Enviando de forma automatizada lembretes de consultas via e-mail e SMS, o que reduz a taxa de não comparecimento dos seus pacientes;
  • Estreitando a relação de confiança com o paciente através do envio de mensagens no dia do aniversário;
  • Entrando em contato com o paciente para saber como está seu estado após um procedimento específico;
  • Lembrando a chegada de um exame ou mesmo do envio de um diagnóstico;
  • Alertando sobre o retorno à consulta para a manutenção preventiva ou para compartilhar algum conteúdo informativo.

software_para_medicos_celular

3. Agenda online

Já teve que folhear as agendas para localizar datas e horários disponíveis para marcar uma consulta para um paciente? Ou mesmo apagar os nomes de pacientes que já desmarcaram e não foram retirados da agenda?

Além de significar perda de tempo, também impacta na produtividade e na qualidade do atendimento, já que ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido.

Com um software para médicos, a tarefa de agendamento de consultas pode ser bastante facilitada.

Além disso, remarcações e cancelamentos podem ser controladas com maior facilidade, dando mais autonomia para que outros pacientes possam antecipar suas consultas.

Nunca foi tão fácil manter a agenda da sua clínica organizada. Sendo possível acessá-la por meio de qualquer tipo de dispostivo 24 horas por dia.

4. Faturamento e gestão financeira

Outro bom motivo para você utilizar um software médico é a gestão financeira.

Com um sistema você pode centralizar todos os dados financeiros, em um fluxo de caixa com despesas, recebimentos e gastos fixos.

Com ele é muito mais fácil ter controle das contas a serem pagas e saber quais procedimentos são mais lucrativos.

Além disso, permite que, a qualquer momento, o médico possa gerar relatórios quanto aos seus atendimentos, como:

  • quantidades de consultas realizadas;
  • motivos dos cancelamentos;
  • controle de convênios;
  • formas de pagamento das consultas.

Dessa forma, é possível que as decisões sejam tomadas estrategicamente, com base na análise do negócio e, melhor, aumentando consideravelmente a receita.

software_medico_gestao_financeira

5. Segurança e Privacidade dos dados

Um software para médicos na nuvem é realmente seguro? Essa é uma das principais dúvidas na hora de adquirir um sistema para a clínica.

Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, a segurança é uma das grandes vantagens de um software médico. Alguns órgãos, como o CFM, regulamentam o funcionamento dessas ferramentas.

A segurança destes softwares deve ser a mesma utilizada pelos bancos, ou seja, precisam ter sigilo absoluto quanto aos dados. Além disso, é essencial que os sistemas realizem backups dos dados e apresentem a certificação digital SSL (o HTTPS que aparece ao lado da URL do site), indicando a segurança e privacidade das suas informações.

Como escolher um software para médicos?

Um sistema de gestão de clínicas eficiente não atua apenas como um meio de registro de informações; ele passa a substituir processos que antes eram feitos em papel.

Agora que você já conhece bons motivos para adquirir um software para médicos, saiba alguns cuidados que você precisa ter ao escolher um sistema para sua clínica ou para seu consultório.

A escolha de um sistema para uma clínica ou para um consultório médico é uma decisão importante e que deve levar em conta alguns pontos:

  • Quanto você deseja investir?
  • Qual o estado dos equipamentos e da infraestrutura da sua clínica e do consultório médico?
  • Quais processos que você deseja informatizar e automatizar?
  • Quantos usuários vão utilizar o sistema?
  • Existem informações que deverão ser importadas para o sistema? Quais são?

Durante o processo de escolha da empresa para a implantação do software questione:

  • Quais requisitos sua clínica deve ter? Qual o custo total?
  • O sistema em nuvem é fácil de utilizar? Necessita de treinamento?
  • A empresa oferece suporte rápido ao cliente?
  • O sistema pode ser utilizado em tablets e smartphones?
  • O software possui reclamações nas redes sociais ou no Reclame Aqui?

O ideal é que você aproveite o período de testes grátis de todos os softwares e faça uma comparação entre eles, tanto pelas funções que cada um oferece, quanto pelos serviços e atendimento da empresa que vende o software.

Nesta planilha é muito fácil comparar os sistemas que você está analisando. Baixe gratuitamente:

Planilha de Comparação de Softwares Médicos

Se você já quiser começar a testar um software para a sua clínica, comece com o iClinic. Nós temos um período de teste grátis:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic, você tem 14 dias grátis. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus