vantagens de ter um software para médicos na clínica

Software para médicos: 7 principais vantagens para sua clínica

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica

Leia em 8 min.

Última atualização em 09/11/2020 por Yasmim Mayumi

Um bom software para médicos pode tornar sua rotina mais produtiva, organizada, e ainda garantir toda a segurança necessária aos dados do seu paciente.

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A tecnologia está avançando a cada dia, e dentre suas muitas vantagens, pode-se citar a simplificação da rotina, organização e otimização de vários processos. Para a área da saúde, isso não é diferente.

Informatizar a clínica médica vem sendo a solução encontrada por muitos gestores para aumentar a produtividade, melhorar os atendimentos e reduzir os custos da clínica.

Além disso, um bom software médico possibilita que todas as informações da clínica e do consultório médico estejam centralizadas em um único lugar.

O Dr. Pedro Diniz comprovou na prática toda praticidade e a eficiência que a modernização advinda de um software pode trazer:

“Eu comecei com o prontuário que aprendemos na faculdade. Eu escrevia nas fichas de papel toda vez que o paciente vinha ao consultório. Aquilo estava virando uma bagunça, não estava tendo controle. Então fui atrás de ferramentas de gestão.”

Pensando nisso, separamos os 7 principais motivos para utilizar um software médico no seu consultório. 

Continue a leitura!

7 vantagens de um software para médicos

Apesar de todos os avanços tecnológicos, muitos médicos ainda usam o apenas o papel em seus atendimentos, mesmo que essa seja uma prática improdutiva e que coloca em risco a segurança das informações.

O Dr. Eduardo Bertero sabe da importância da informatização em sua profissão:

“Eu sei que tem profissional até hoje que ainda usa papel. Lembro que naquela época, em 96, meus colegas tinham, por exemplo, 100 metros quadrados no consultório, e precisavam deixar uma sala só para guardar ficha de papel. Para mim isso sempre foi muito arcaico.”

Para garantir os avanços necessários e a modernização que a sua clínica e seus pacientes merecem, um software médico é fundamental.

Continue a leitura e descubra todos os benefícios!

1. Organização dos prontuários e das informações 

Seus prontuários de papel são cheios de anotações com variados tipos de caligrafia e rasuras? Já foi difícil encontrar alguma informação em meio a tantos arquivos?

Essa situação, em muitos casos, dificulta tanto o entendimento das anotações, como a eficiência da gestão da clínica.

Além disso, o uso de prontuários de papel pode proporcionar alguns riscos para a clínica, como perdas, extravios, e a baixa garantia de segurança quanto às informações contidas neles.

Com o prontuário eletrônico, o médico pode fazer todas as anotações referentes ao diagnóstico do paciente, o que facilita a busca na base de dados e a torna bem mais rápida do que na forma manual.

Confira o funcionamento do prontuário eletrônico no vídeo a seguir:

E como não é necessário espaço físico para armazenar os documentos, o ambiente que anteriormente era utilizado pode se tornar um novo consultório ou até mesmo uma extensão da sala da espera.

Veja o depoimento do Dr. Sergio Duccini sobre a melhoria da organização de seus prontuários com o software médico iClinic:

“Entre quase 3 mil prontuários, um que estivesse fora da ordem alfabética, precisaria ficar uma semana procurando. Espaço custa muito caro. Além da praticidade para minha secretária, que não precisa ficar perdendo tempo localizando ficha de paciente. O tempo é caro, eu ganho espaço e ganho dinheiro com o iClinic.” 

2. Prontuário eletrônico personalizado

Não seria bom ter um prontuário do seu jeito, e prepará-lo de acordo com sua especialidade ao adicionar campos como IMC, curva de crescimento, prescrição de óculos e outros?

Com um software médico, além disso tudo, você também pode anexar fotos de exames, informações e documentos, e deixá-lo pronto para que o seu trabalho seja feito com muita eficiência e praticidade.

Com isso, suas informações ficam centralizadas, você realiza diagnósticos mais precisos, e oferece aos pacientes a melhor experiência possível com seus atendimentos.

3. Processos otimizados e acessibilidade

Dificuldade para encontrar um prontuário, horários desorganizados e informações perdidas ou rasuradas: esse cenário é comum para você?

Se sim, saiba que as melhorias na organização, na acessibilidade, e no fluxo de trabalho dentro da clínica estão entre as principais vantagens de um software médico.

Com ele, informações da sua clínica, desde o financeiro, até a agenda e os prontuários, tudo fica centralizado no sistema e pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar.

Isso acontece graças à tecnologia na nuvem, que armazena seus dados em um servidor seguro e te permite acessá-los de maneira online em qualquer dispositivo mediante a autorização necessária.

É como acessar o facebook: com seu login e sua senha, você entra em sua conta, e aquelas informações não ficam salvas em sua máquina, e sim na nuvem que, por esse motivo, também previne perdas e extravios.

Entenda mais sobre a tecnologia na nuvem no nosso vídeo:

Confira como o acessibilidade melhorou a rotina do Dr. Ferdinando Félix:

“Posso acessar o prontuário em diferentes locais, como na minha casa, no hospital, na minha clínica. Consigo solucionar as dúvidas da paciente e deixar tudo registrado.”

4. Melhora na relação com os pacientes

Você possui um bom relacionamento com seus pacientes? Esse relacionamento inclui estratégias de fidelização? Para isso você pode, mais uma vez, contar com a tecnologia.

Tablets, smartphones e outros dispositivos estão possibilitando melhorias nos atendimentos, otimização do tempo, e ainda um excelente relacionamento com os pacientes.

Com isso, além de fidelizá-los, você poderá diminuir em até 30% a taxa de absenteísmo da sua clínica, e aproveitar outros benefícios advindos dessa prática.

Esse relacionamento pode ser feito por meio de uma ferramenta de e-mail marketing, por exemplo, que irá permitir o envio de mensagens automáticas e personalizadas para toda sua base de pacientes.

Com o e-mail marketing, você pode enviar mensagens promocionais, avisos sobre mudança de horários, conteúdos educativos ou de instruções para um exame e até recados de aniversário.

Assim, você fideliza seus pacientes e eles terão a certeza que seu atendimento vai muito além do consultório e, desse modo, as chances de te indicarem a alguém aumentam demais.

Confira a opinião da Dra. Lizanka Marinheiro sobre a importância de um bom relacionamento com os pacientes:

“Hoje as pessoas buscam os médicos muito mais para serem ouvidas, do que necessariamente para tratar patologias mais raras, então você vê que a saúde é algo mais simples do que parece, principalmente se investirmos forte na prevenção.”

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5. Agenda e marcação de consultas online

Você já precisou folhear as agendas para localizar datas e horários disponíveis para marcar uma consulta? Ou mesmo apagar os nomes daqueles que já desmarcaram e não foram retirados da agenda?

Além de significar perda de tempo, isso também impacta na produtividade e na qualidade de seus atendimentos, já que ninguém gosta de esperar muito para ser atendido.

Com um software para médicos e ferramentas como o agendamento online, a marcação de consultas pode ser bastante facilitada para todos, e fica disponível para seu paciente durante 24 horas por dia!

Essa marcação é feita com o AgendarConsulta, um site em que você disponibiliza seu perfil médico, e então é encontrado pelos pacientes, que poderão conferir seus horários e marcar consultas via internet.

Além disso, a agenda de um software é bem mais organizada do que a de papel. Com ela, você bloqueia horários, personaliza os procedimentos por cores e ainda pode descobrir a duração média de cada consulta.

Assim, você se organiza para evitar atrasos e levar o melhor atendimento possível para o seu paciente. Nunca foi tão fácil manter a agenda da sua clínica organizada! 

6. Faturamento e gestão financeira

Já imaginou poder contar com um sistema que automatiza toda a gestão financeira da sua clínica?

Com um software médico de qualidade, você pode centralizar todos os seus dados financeiros em um fluxo de caixa com despesas, recebimentos e gastos fixos.

Com ele, é muito mais fácil ter controle das contas a serem pagas e saber quais procedimentos são mais lucrativos.

Ao registrar suas movimentações no sistema, o fluxo de caixa é construído automaticamente, bem como relatórios, gráficos e registro de saldo da conta bancária.

Essas relatórios automáticos trazem a relação de receita e procedimento, receita e convênio, faltas de pacientes, contas pendentes, entre outros.

Dessa forma, você não perde tempo e fica focado em tomar decisões estratégicas com base na análise do seu negócio, e o melhor: aumentando consideravelmente a receita.

Entenda mais sobre os relatórios financeiros de um software médico no vídeo abaixo:

A Dra. Imara Queiroz comprovou esses benefícios na prática:

“Os meus resultados aumentaram, consegui ter um controle melhor da minha gestão. Antes minha secretária fazia os relatórios manualmente, mas agora com o iClinic consigo acompanhar isso no dia a dia.”

7. Segurança e privacidade dos dados

Um software para médicos na nuvem é realmente seguro? Essa é uma das principais dúvidas na hora de adquirir um sistema para a clínica.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a segurança é uma das grandes vantagens de um software médico

A segurança destes softwares deve ser a mesma utilizada pelos bancos, ou seja, precisa ter sigilo absoluto quanto às informações

É essencial que os sistemas realizem backups (cópias de segurança) dos dados e apresentem a certificação digital SSL – o HTTPS que aparece ao lado da URL do site -, que garante a segurança e privacidade.

Além disso, com um bom software médico você também conta com:

  • Criptografias de ponta: dados sigilosos de pacientes são acessados exclusivamente via login e senha de profissionais de saúde autorizados (os mesmos utilizados por sistemas bancários);

  • Servidores de armazenamento seguros: os dados coletados devem permanecer em sistemas criteriosamente escolhidos, como é o caso da AWS, o mesmo servidor utilizado pela Nasa e pela Casa Branca;

  • Armazenamento na nuvem: todas os dados ficam armazenados na nuvem do servidor, e não no dispositivo, o que garante o acesso imediato de qualquer local e protege as informações de furtos e acidentes.

Confira o que aconteceu com os dados da Dra. Carolina Tajra:

“Para minha surpresa, naquele mesmo ano, os prontuários de uma das clínicas, que eram instalados no computador, foram hackeados. Todos os dados dos pacientes foram roubados, agradeço muito porque eu tinha o iClinic, senão teria perdido todas as informações.”

Baixe nosso eBook gratuito e saiba mais sobre a segurança dos dados no iClinic, o sistema mencionado pela Dra. Carolina:

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Como escolher um software para médicos?

Um sistema de gestão de clínicas eficiente não atua apenas como um meio de registro de informações; ele passa a substituir todos os processos que antes eram feitos em papel.

Agora que você já conhece bons motivos para adquirir um software para médicos, saiba alguns cuidados que você precisa ter ao escolher um sistema para sua clínica ou para seu consultório.

Afinal, é uma decisão muito importante e que deve levar em conta alguns pontos:

  • Quanto você deseja investir?

  • Qual o estado dos equipamentos e da infraestrutura da sua clínica e do consultório médico?

  • Quais processos que você deseja informatizar e automatizar?

  • Quantos usuários vão utilizar o sistema?

  • Existem informações que deverão ser importadas para o sistema? Quais são?

Durante o processo de escolha da empresa para a implantação do software questione:

  • Quais requisitos sua clínica deve ter? Qual o custo total?

  • O sistema em nuvem é fácil de utilizar? Necessita de treinamento?

  • A empresa oferece suporte rápido ao cliente?

  • O sistema pode ser utilizado em tablets e smartphones?

  • O software possui reclamações nas redes sociais ou no Reclame Aqui?

O ideal é que você aproveite o período de testes grátis de todos os softwares e faça uma comparação entre eles, tanto pelas funções que cada um oferece, quanto pelos serviços e atendimento da empresa.

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Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.