Como a Dra. Thatiane Mahet consegue atrair e fidelizar seus pacientes

Como a Dra. Thatiane Mahet consegue atrair e fidelizar mais seus pacientes

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Conversamos com a Dra. Thatiane Mahet, Pediatra e autora do Best Seller “O Grande Livro do Bebê” que, além de dar diversas dicas sobre como iniciar a carreira na medicina e ser um melhor profissional da saúde, contou o segredo de como ela consegue ter uma agenda lotada de pacientes particulares.

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Dra. Thatiane, de forma breve, quais foram suas experiências e seu histórico na Pediatria?

Fiz medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fiz residência em Pediatria no Instituto de Pediatria da UFRJ, fiz pós-graduação em alergia e imunologia também na UFRJ e fiz uma pós-graduação em nutrição infantil pela Universidade de Boston.

Depois da minha residência, eu alugava horários em consultórios de colegas e, um ano e meio depois, abri meu consultório próprio ao final da minha pós-graduação de alergia e imunologia, em 2014.

Hoje você atende apenas pacientes particulares, e está com a agenda cheia até os próximos 3 meses. Quais as principais atividades que você fez para ter esse sucesso na lotação de sua agenda?

Acredito que quando você lida bem com os seus pacientes, você trata bem e tem uma relação próxima que permita a criação de confiança, os pacientes te apoiam muito e te indicam muito.

Hoje existe um público que se sente carente de bons profissionais. Muitas pessoas estão sem plano de saúde, por diversos motivos. Eles têm a noção de que precisam de um pouco mais de assessoria, então estão mais dispostos a pagar mais por isso.

Assim, eu consegui oferecer um preço acessível que a pessoa consegue pagar, com uma boa assessoria. Dessa forma, o paciente prefere pagar para ter uma assessoria do que não tê-la, e as pessoas vão indicando para outros amigos e familiares.

Confira também: 15 técnicas para fidelizar seus pacientes

Você tem que pensar em qual público você quer alcançar. Você tem que entender o que as pessoas estão precisando e estão dispostas a pagar, e oferecer um diferencial, porque senão elas não vão pagar, elas vão preferir ser atendidas por um outro médico, ou um médico de plano de saúde.

Sempre procurei fazer alguns trabalhos na internet, como Instagram, Facebook, cheguei a usar o Google Adwords para fazer propaganda, e também sempre me mostrando proativa e buscando a indicação de outros profissionais de outras especialidades.

Quando lancei o meu livro, houve uma grande repercussão, que também aumentou o movimento do consultório.

O boca-a-boca dos próprios pacientes acaba sendo o principal.Um paciente chega a levar de 10 a 12 outros pacientes por meio da indicação. Você tratar bem o paciente, fazer com que ele sinta confiança em você, faz com que ele te indique, e vira a sua principal propaganda.

Tive uma paciente que creio que me indicou para mais umas 30 pessoas. Acho que fui pediatra de todas as amigas dela. É engraçado que elas até se encontram no consultório.

Acompanhe a satisfação de seus pacientes e saiba quais deles estão mais dispostos a te indicar para amigos e familiares clicando aqui.

Você tem um site e um blog com muitos acessos. Como essas duas atividades te ajudam a ter sucesso como Pediatra?

Principalmente para a pessoa confiar no meu trabalho. O paciente não vai simplesmente pesquisar pelo contato do profissional. O paciente pega o celular, digita o nome do profissional e vê onde ele se formou, qual especialidade, quais as opiniões de outros pacientes dele.

Então, a partir do momento que você faz um site e um blog legal e cria uma marca visual, você faz com que se crie uma imagem de autoridade no assunto e faz com que o paciente passe a confiar mais em você.

Isso acaba até facilitando o trabalho depois, pois quando o paciente chega no consultório, ele já vem com uma sensação boa e tem uma expectativa de que vai ser bem atendido e vai gostar do profissional.

Essa sensação de confiança permite que fique muito mais fácil de cativar o paciente, que depois pode virar um boca-a-boca positivo, e por aí vai.

Para o médico que está buscando atrair e fidelizar mais pacientes, que dica você daria?

O principal é você encontrar, dentro da sua especialidade, algum diferencial. Seja o seu modo de falar, seja estar disponível para o paciente (algo que pode ser importante em algumas especialidades). O meu diferencial, por exemplo, é minha disponibilidade. Cada especialidade vai ter a sua.

Se você é dermatologista, por exemplo, você pode ter um diferencial de fazer um procedimento que não é tão comum em outras clínicas e consultórios.

E daí esse diferencial vai ser o foco da sua divulgação, tanto na internet, quanto no boca-a-boca. O normal todo mundo tem. Você tem que achar aquilo que faz você diferente dos outros.

Veja mais dicas de como atrair pacientes no vídeo:

Para um Pediatra no começo de carreira, o que deve ser importante focar?

Focar não somente no paciente, mas também nos pais, pois são os pais que levam as crianças. Muitos profissionais quando saem da residência ficam muito focados na doença e não na pessoa. E Pediatria é muito mais acompanhamento daquela família do que da doença em si.

Os pacientes vão ter muitos resfriados, muita febre, mas os pais têm que, em primeiro lugar, confiar em você.

Você tem que saber o nome dos seus pacientes, tem que saber o nome dos pais. Não dá para chamar a mãe do paciente de “mãezinha”.

“Você tem que saber o nome dela quando ela entra no seu consultório, nem que para isso você use um software médico para você lembrar dos nomes. As pessoas gostam de ser lembradas”.

A família tem que se sentir amparada, e se sentir do seu lado. Isso envolve responder todas as dúvidas, mesmo que você possa achar que é uma dúvida “bobinha”, pois para aquela mãe não é. É o que chamamos de puericultura, que parece que se perdeu um pouco, e estamos tentando voltar a colocar em prática.

Como garantir mais agilidade no funcionamento da clínica e como manter todo o histórico do paciente disponível e organizado, para conseguir cumprir com as atividades que mencionou?

Hoje eu uso o iClinic, e configurei ele para o atendimento do meu dia a dia. Como ele me dá essa facilidade, toda minha consulta já está esquematizada dentro do sistema, e eu só vou apertando os botões, como um pedido de exame, por exemplo.

Eu só aperto um botão e o iClinic já digita tudo para mim sobre esse exame. Lá eu também deixo configuradas toda as medicações que eu uso com frequência, estando tudo digitalizado.

Eu também uso muito as “tags” no cabeçalho para colocar o que a criança já teve, seja alergia, rinite, etc, que fica muito fácil de ver os tópicos principais sempre que eu for fazer o atendimento dessa criança. Assim eu não preciso ficar lendo todo o prontuário pra lembrar do paciente.

Dentro do iClinic eu tenho tudo. Tenho o nome do pai, o nome da mãe, CPF do pai, CPF da mãe e todo o histórico para facilitar o meu dia a dia.

“Quando o paciente entra na sala, eu já tenho todo o histórico dele configurado, já vi o que fiz na última consulta e o que a criança já teve. Então em menos de 2 minutos eu tenho todo o histórico se eu não lembrar. Acaba sendo muito rápido”.

No início deu trabalho, investi um tempinho para configurar do meu jeito, mas hoje eu praticamente não escrevo nada. É aí que eu tenho muito mais tempo para conversar com os pais, e consigo focar em criar relacionamento com meus pacientes.

“Se você ficar só escrevendo e não olhar para os pais, você perde uma grande oportunidade de criar relacionamento”.

Se eu for digitar tudo o que os pais dizem, eu vou perder muito mais tempo. Então como eu tenho tudo pré-montado, eu consigo dar muito mais atenção ao meu paciente, então facilitou muito o meu dia a dia.

Gostaria de fazer como a Dra. Thatiane Mahet e ter mais tempo para se relacionar e fidelizar seus pacientes? Teste o iClinic gratuitamente agora mesmo:

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Contatos:

Dra. Thatiane Mahet CRM: 885860/RJ Avenida Ayrton Senna, 3000, Bloco Grumari, Sala 3020 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Telefone: (21) 3738-3335 E-mail: contato@clinicadrgilbertodepaula.com.br

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