Como obter a assinatura digital no iClinic?

Como obter a assinatura digital no iClinic?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 4 min.

A prescrição eletrônica traz diversos benefícios para os médicos, como redução de erros e uso de papel, praticidade para o dia a dia, entre outros. Confira neste artigo como obter ainda mais vantagens com a assinatura digital no iClinic.

Também conhecida como certificação ou certificado digital, a assinatura permite que você assine receitas de medicamentos para seus pacientes de qualquer lugar, e a qualquer momento.

Inclusive, com a assinatura digital é possível prescrever e assinar os medicamentos controlados, que exigem uma receita de controle especial. 

O iClinic permite que você instale sua assinatura digital no sistema. Assim, você centraliza suas funcionalidades em um único local, garantindo mais segurança e facilidade para a rotina da sua clínica.

Veja uma parte do depoimento da Dra. Thamy, um dos casos de sucesso da iClinic, sobre a prescrição eletrônica do sistema:

“Agora eu fiz a assinatura digital pela Memed e está sendo muito bom. Não preciso encontrar presencialmente as pacientes apenas para prescrever, eu apenas envio por SMS a receita. Antes eu estava mandando por Sedex, mas o que eu gastei em 2 dias de encomenda, é quase um ano de assinatura digital.”

Como a prescrição de medicamentos do iClinic é integrada com a Memed, você também tem acesso ao banco de medicamentos mais atualizado do país.

Continue a leitura e descubra mais sobre a assinatura digital no iClinic! 

Como obter uma assinatura digital?

Segundo um estudo publicado na Revista Jurídica da UNIGRAN, o certificado digital é um documento eletrônico que permite as pessoas assinarem, digitalmente, um documento seguro e válido juridicamente.

“As vantagens no uso de certificados digitais são inúmeras, como dar agilidade nos processos burocráticos, reduzir custos, prover maior segurança nas transações pela Internet, dar respaldo legal e sigilo nas negociações.” 

A assinatura digital contém um nome e um número público exclusivo, chamado de chave pública. Além dos benefícios citados acima, ela também contribui para a economia de uma imensa quantidade de papel.

Para os profissionais de saúde, as vantagens da assinatura se tornam ainda maiores, uma vez que eles lidam diretamente com dados sensíveis de pacientes

A segurança dos dados médicos é um tópico cada vez mais discutido na área da saúde, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Se você também deseja assegurar a proteção das informações dos seus pacientes, e obter a praticidade da assinatura digital, confira a seguir como você pode obtê-la.

  • Escolha uma autoridade certificadora da ICP-Brasil: o padrão ICP-Brasil garante autenticidade e integridade de documentos eletrônicos. Para obter sua assinatura, é essencial escolher uma autoridade certificadora recomendada pela ITI (Instituto Nacional de Tecnologia e Informação);
  • Obtenha sua assinatura digital: após escolher uma autoridade certificadora, você deverá preparar uma série de documentos que comprovem sua identidade, como RG, CPF, CRM, entre outros. A maioria das autoridades exigem um preenchimento de formulário online para a validação desses documentos;
  • Configure sua assinatura: ao seguir os passos exigidos pela autoridade, em breve você poderá configurar sua assinatura digital para o formato que desejar. O CFM recomenda a assinatura por meio de token (dispositivo eletrônico gerador de senhas) ou smartcard (cartão inteligente).

Cada empresa de assinatura digital possui suas próprias particularidades, por isso, lembre-se de entrar em contato com o suporte da sua autoridade, caso tenha alguma dúvida sobre o processo a ser seguido.

Veja a seguir um passo a passo completo para ativar sua assinatura digital no iClinic. 

Acompanhe!

Como instalar sua assinatura digital no iClinic?

“Usar o certificado digital é a certeza da negociação segura, da confiança na mensagem que envia ou recebe.”

Como o estudo da Revista Jurídica citado no começo do artigo afirma, a criptografia (conjunto de técnicas que codificam os dados) da certificação digital torna praticamente impossível a quebra de sigilo das informações.

Quando a assinatura digital ocorre por meio de um software médico, como o iClinic, a segurança dos dados médicos se torna ainda maior.

Afinal, o sistema foi desenvolvido exclusivamente para a área da saúde, buscando seguir todas as exigências da NGS (Nível de Garantia de Segurança) e do CFM.

Para saber mais sobre a segurança dos dados no iClinic, baixe nosso conteúdo gratuito:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Agora, dê uma olhada nos 3 passos práticos que você deve seguir para obter a assinatura digital no iClinic!

1. Adquira uma assinatura digital 

Parece óbvio, mas é importante esclarecer que não é possível contratar um certificado digital pelo iClinic. Você pode apenas ativá-lo, uma vez que já tenha adquirido. 

Por isso, caso ainda não tenha feito esse passo, siga nossas dicas do tópico “como obter uma assinatura digital”. 😉

2. Instale a assinatura no seu dispositivo eletrônico

Se você já tem seu certificado digital, significa que o processo mais burocrático já passou. Agora, basta instalá-lo no dispositivo eletrônico que você realiza seus atendimentos, como seu computador ou smartphone.

Cada autoridade certificadora exige diferentes processos de instalação. Na maioria dos casos, basta baixar seu certificado digital por meio de um programa disponibilizado pela autoridade.

A assinatura digital no iClinic ainda não funciona em smartphones, mas essa melhoria já está sendo desenvolvida pelos nossos especialistas.

3. Adicione a extensão de assinatura digital no seu navegador

Após instalar seu certificado no dispositivo escolhido, você irá instalar a extensão “Web PKI” no navegador que você acessa o iClinic, como Chrome, Opera, Firefox, entre outros. 

Essa extensão permite que sua assinatura digital seja acessada diretamente pelo iClinic. Dessa forma, você pode assinar seus documentos digitais por meio do prontuário eletrônico

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do sistema, ou deixe um comentário aqui embaixo. Iremos adorar te responder!

Ainda não conhece o iClinic? Teste gratuitamente o sistema agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.