Por que utilizar um sistema para clínicas? Conheça 7 motivos

Conheça 8 motivos para utilizar um sistema para clínicas

Leia em 8 min.

Você sabe como um sistema para clínicas torna seu dia ainda mais produtivo e rentável? Confira neste artigo os 8 principais benefícios que ele pode trazer para seu consultório. 

Na sua rotina, existem processos repetitivos, que demandam inúmeras horas do seu dia ou da sua equipe, como confirmação de consultas ou organização dos documentos físicos do consultório?

Com um dia a dia tão agitado que um consultório costuma ter, é fundamental contar com a ajuda de um sistema para clínicas. 

Um sistema que permite otimizar processos de forma simples e prática, proporcionando mais agilidade nos atendimentos e facilidade para solucionar as questões mais burocráticas, com certeza é um grande diferencial.

Além disso, as tendências da área da saúde mostram que cada vez mais os pacientes buscam um atendimento mais modernizado e digital.

Segundo a pesquisa realizada pela Accenture, quase todos os pacientes entrevistados no Brasil, no total 94% utilizam ou estão dispostos a usar tecnologia em seu tratamento.

“A velocidade da adoção do digital nos últimos dois anos mostra que os pacientes buscam a utilização de ferramentas digitais para acompanhar sua saúde. […] Os provedores devem investir em ferramentas digitais para se adaptar às expectativas dos pacientes.”

Pensando em te ajudar a entender as vantagens que um sistema para clínicas pode trazer para a sua rotina, elaboramos este artigo com os 8 principais benefícios dessa ferramenta para seu consultório. Continue a leitura e descubra! 

Principais benefícios de um sistema para clínicas

Você quer oferecer um atendimento de qualidade para seus pacientes?

Para os médicos que desejam entregar o melhor serviço médico possível, a tecnologia não pode ser deixada de lado. Afinal, ela é uma grande aliada quando o assunto é otimizar processos egarantir uma experiência incrívelpara seus pacientes. 

Nesse sentido, é importante que você considere o investimento em um sistema para clínicas para tornar a sua rotina e a de seus colaboradores mais eficiente.

Por meio de um sistema, é possível ter um controle maior sobre todas as áreas do seu consultório, otimizando sua gestão e, consequentemente, diminuindo as chances de cometer equívocos que podem comprometer o bom desenvolvimento do negócio.

Além disso, de acordo com a pesquisa citada acima, “consumidores (87%) e médicos (94%) concordam que essas ferramentas fortalecem o engajamento dos pacientes com sua saúde.”

Confira a seguir como um sistema para clínicas realiza tudo isso na prática. Boa leitura!

1. Centralização das informações

Os dados sobre seu financeiro, agenda e gestão do consultório, estão espalhados em diferentes locais? Para encontrar as informações, você demora um tempo considerável? 

A rotina de uma clínica é sempre muito corrida. Nesse sentido, ter que procurar cada informação em lugares diferentes pode tornar as atividades um tanto quanto cansativas, não é mesmo?

Com o auxílio de um sistema para clínicas, todos essas informações podem ser centralizadas em um só lugar, permitindo que você tenha acesso a elas a qualquer hora e de onde estiver.

Essa integração dados permite uma acessibilidade incrível, e não apenas isso: também possibilita que o sistema entregue relatórios e gráficos automáticos sobre a gestão do seu consultório.

acessibilidade-de-um-sistema-para-clinicas

Assim, você não perde tempo para localizar um dado importante na hora da pressa, garantindo uma análise mais profunda e efetiva, além de economizar espaço, que antes eram reservados apenas para guardar documentos. 

Todas essas vantagens também economizam recursos, afinal, como todos os dados da clínica podem ser armazenados no sistema, o custo que antes era voltado para documentos físicos, pode ser direcionado para um investimento que realmente traz retorno. 

2. Agilidade nos processos

Os profissionais da recepção do seu consultório perdem muito tempo apenas confirmando consultas, e mal conseguem recepcionar bem os pacientes que chegam para um atendimento?

Apesar de garantirem o bom funcionamento do consultório, muitos processos burocráticos e repetitivos são bastante cansativos. 

Pensando nisso, um sistema para clínicas consegue facilitar todos os processos do consultório, tornando a realização deles mais ágil e eficiente. Como o processo de confirmação de consultas, por exemplo.

Um sistema para clínicas eficiente oferece um serviço de lembretes e confirmação de consultas automático, que pode inclusive, reduzir 30% das faltas dos seus pacientes.

Dessa forma, as recepcionistas podem utilizar seu tempo de forma mais produtiva, como oferecendo um atendimento incrível para aqueles pacientes que estão aguardando a consulta. 

Com um sistema também é possível analisar cada detalhe do fluxo de caixa, possibilitando a verificação de eventuais gargalos que estão impedindo o consultório de ter um bom desenvolvimento.

Assim, você conseguirá elaborar estratégias para sanar esses problemas e direcionar os recursos que estavam sendo mal utilizados para outros setores que podem trazer melhores resultados.

3. Agendamento de consultas

A agenda física do seu consultório costuma ser cheia de rasuras? Ou ainda um paciente foi agendado em um horário que você não pode atender?

Com uma agenda médica online eficiente, todos os erros mais comuns relacionados a marcação de consultas são totalmente eliminados

Isso acontece porque um sistema para clínicas permite que você bloqueie horários que não pode atender. E, para realocar uma consulta, não é necessário rabiscos, basta mudar o atendimento para outro horário. 

Além disso, alguns sistemas oferecem funcionalidades exclusivas como a de multiprocedimentos, em que você pode marcar vários procedimentos em uma única consulta, tornando sua organização mais prática. 

Tudo isso sem contar com o serviço do agendamento online, que disponibiliza o agendamento de consultas para seus pacientes 24 horas por dia, de onde estiverem.

Basta que eles tenham um dispositivo eletrônico com acesso à internet, e pronto! Atendimento marcado sem a necessidade de entrar em contato direto com o seu consultório.

Segundo a pesquisa de tendências do mercado médico,  os pacientes demoram cerca de 18 dias para conseguirem agendar uma consulta. Dessa forma, ao oferecer o serviço de agendamento online, você pode tornar seu consultório uma verdadeira referência.

4. Equipe mais produtiva e rentável

Na correria do dia a dia, já aconteceu de algumas tarefas ficarem atrasadas, gerando um estresse tanto em você quanto em seus colaboradores?

Como vimos em todo o conteúdo, o sistema pode tornar sua equipe mais produtiva de diversas formas, seja automatizando processos ou oferecendo funcionalidades que facilitam a organização.

Basta pensar em como o tempo que antes as recepcionistas reservavam para organizar fichas de pacientes, e agora pode ser gasto em um curso profissionalizante, por exemplo, já que todos esses dados estão no sistema e podem ser encontrados com apenas alguns cliques

Inclusive, algumas empresas de sistemas médicos que realmente se importam com seus clientes, oferecem diversos conteúdos para ajudar você e sua equipe na jornada para o sucesso, como um curso para recepcionistas de clínicas

Curso para Recepcionista de Clínica

Com todos esses benefícios que apresentamos até aqui, podemos chegar à conclusão de que um bom sistema para clínicas ajuda a melhorar a produtividade da equipe

Isso porque até os processos mais burocráticos são simplificados, possibilitando que o time tenha tempo suficiente para atender a todas as demandas sem se sobrecarregar.

5. Gestão de excelência

Atender pacientes e ao mesmo tempo administrar um consultório não é uma tarefa fácil, principalmente para os médicos que querem ampliar ainda mais o seu negócio.

Por isso, contar com a ajuda de um sistema para clínicas pode tornar a gestão muito mais prática e eficiente

Como já mencionamos acima, alguns sistemas entregam relatórios e gráficos automáticos sobre as áreas do seu consultório a qualquer momento que precisar, bastando apenas que você realmente use o sistema e adicione informações necessárias.

Assim, você consegue avaliar de maneira mais precisa como anda o setor financeiro do seu consultório e os dados dos pacientes. 

Além disso, é possível verificar a quantidade de consultas no mês, entre outras informações importantes que você consegue a partir de relatórios e que te ajudam a ter mais controle sobre seu consultório.

Com isso, você consegue estipular melhor seus objetivos, pois terá em mãos dados reais, que realmente vão ajudá-lo a tomar a decisão mais adequada para cada situação.

6. Atendimento personalizado para seus pacientes

Você realiza algum contato com seus pacientes depois que eles já realizaram a consulta no seu consultório? A experiência com seu serviço realmente só começa quando eles chegam no estabelecimento?

Um sistema para clínicas garante que toda a experiência dos seus pacientes seja feita de maneira personalizada e principalmente humanizada

O agendamento, por exemplo, pode ser realizado de maneira online, como vimos no caso do agendamento online, onde ele marca uma consulta de forma muito mais rápida e sem complicações.

Dessa forma, seus pacientes percebem que seu serviço é de uma qualidade maior mesmo sem ter estado no consultório.

Uma funcionalidade como o e-mail de aniversariantes permite que você envie, de forma automática, mensagens personalizadas de aniversário para seus pacientes. Essa ação fortalece ainda mais a relação médico e paciente. 

A única coisa que você precisa fazer é habilitar o serviço e lembrar de adicionar a data de nascimento na hora do cadastramento do paciente.

Além disso, um sistema pode melhorar o serviço de recepção do seu consultório, aumentando a produtividade de toda a sua equipe. Quer saber mais como isso acontece, confira este artigo.

7. Segurança dos dados médicos

Você deve estar se perguntando: será que um sistema para clínicas é seguro? 

Se o sistema for na nuvem, sim, ele é extremamente seguro. Principalmente se for de uma empresa séria que garante essa segurança utilizando diversas técnicas.

Um sistema que possui uma segurança de excelência apresenta criptografias de ponta, fornecendo segurança em nível bancário, além disso, utiliza uma base de dados realmente eficiente como a AWS, que é usada também pela NASA e Casa Branca.

Além disso, você também pode verificar se o site é seguro através do HTTPS (e o cadeado), que aparece na URL do sistema, como mostra a imagem abaixo:

segurança-na-url-software-medico

Esse código mostra que o site realmente fornece segurança para sua navegação.

Lembre-se de que a segurança das informações de seus pacientes é fundamental para assegurar a credibilidade do seu consultório, por esse motivo, em hipótese alguma, elas devem estar vulneráveis.

8. Melhor controle financeiro

Você sabe onde estão os gargalos do seu consultório? Tem ideia se algum investimento trouxe retorno?

O controle financeiro é um dos principais setores dentro do seu consultório, pois somente por meio dele é possível identificar gargalos que podem comprometer o bom desenvolvimento do seu negócio. 

Porém, para obter uma gestão financeira de qualidade, existem processos a serem seguidos diariamente, o que pode tomar muito tempo, dependendo da forma de como essa gestão é feita.

Nesse sentido, um sistema para clínicas pode solucionar esse problema, pois oferece todas as ferramentas necessárias para simplificar esses processos e consultar às informações, sem deixar passar nenhum detalhe.

Isso acontece por meio de um sistema que entrega um serviço completo de finanças, gerando relatórios automáticos e precisos, ajudando a visualizar facilmente qual o saldo geral do seu consultório, quais procedimentos estão trazendo mais retorno, entre outros. 

Esses são apenas alguns benefícios que você terá ao contratar um sistema para ser aliado da sua clínica. 

Mas na hora de escolher o seu sistema, lembre-se também da importância de pesquisar por uma empresa especializada em clínicas médicas, buscando por uma que seja de qualidade e bem conceituada no mercado.

Ficou interessado em obter um sistema para clínicas? Baixe gratuitamentenossa checklist, que contém os principais requisitos de um sistema ideal, e faça a melhor escolha: 

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Conhece mais alguém que poderia usar esses benefícios que um sistema oferece? Compartilhe o conteúdo com ele e não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários aqui embaixo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.