Tecnologia na Saúde

Por que utilizar um sistema para clínicas? Conheça 7 motivos

Um sistema para clínicas tem como principal objetivo tornar o seu dia a dia mais efetivo. Conheça os motivos pelos quais você precisa implementá-lo já!

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada quando o assunto é otimizar processos e garantir uma boa experiência dos pacientes. Nesse sentido, é importante que você considere o investimento em um sistema para clínicas para tornar a sua rotina e de seus colaboradores mais eficiente.

Por meio desse sistema, também será possível ter um controle maior sobre todos os departamentos da clínica, possibilitando uma melhor gestão dos recursos e, consequentemente, diminuindo as chances de cometer equívocos que podem comprometer o bom desenvolvimento da organização.

A seguir, vamos apresentar sete motivos pelos quais esse tipo de tecnologia não pode faltar na sua clínica. Acompanhe!

1. Centralização das informações

A rotina de uma clínica é sempre muito corrida. É preciso confirmar datas e horários de consultas com pacientes, dar uma atenção especial ao fluxo de caixa e contas a pagar, cuidar de fornecedores, estoques de medicamentos etc. Nesse sentido, ter que procurar cada informação em lugares diferentes pode tornar as atividades um tanto quanto cansativas, não é mesmo?

Mas com o auxílio de um sistema para clínicas, todos essas informações podem ser centralizadas em um só lugar, permitindo que você tenha acesso a elas a qualquer hora e de onde estiver, não sendo necessário se dirigir ao computador da secretária sempre que precisar tirar alguma dúvida sobre qualquer assunto.

2. Facilitação dos processos

Emitir relatórios, analisar o fluxo de caixa e verificar quais compromissos precisam ser pagos naquele dia são ações que precisam de muita atenção, pois qualquer deslize pode comprometer o bom funcionamento e, até mesmo, a imagem da clínica perante seus pacientes e fornecedores.

Um sistema para clínicas consegue facilitar todos os processos do consultório, tornando a realização deles mais ágil e eficiente. Por exemplo, é possível analisar cada detalhe do fluxo de caixa, possibilitando a verificação de eventuais gargalos que estão impedindo o consultório de ter um bom desenvolvimento.

Com isso, você conseguirá elaborar estratégias para sanar esses problemas e direcionar os recursos que estavam sendo mal utilizados para outros setores que podem trazer melhores resultados.

3. Controle das atividades

Quanto mais compromissos você tem, mais difícil se torna controlar as atividades de sua clínica. É bem verdade que as funções precisam ser delegadas entre seus colaboradores, mas é muito importante que você esteja ciente do que acontece lá dentro para não ser surpreendido negativamente.

Com um sistema para clínicas eficiente, você consegue ter uma visão geral de todos os departamentos da organização. Sendo assim, é possível avaliar a qualquer momento como anda o setor financeiro, os dados dos pacientes, verificar a quantidade de consultas no mês, entre outras informações importantes que você consegue a partir de relatórios.

Com isso, você consegue estipular melhor seus objetivos, pois terá em mãos dados reais, que realmente vão ajudá-lo a tomar a decisão mais adequada para cada situação.

4. Atendimento personalizado dos pacientes

Sempre que um paciente precisa consultar com qualquer profissional, ele deve entrar em contato com o consultório por telefone ou presencialmente para realizar o agendamento das consultas, certo? No momento em que ele é atendido pelo profissional, ele percebe que seu histórico é registrado em blocos de anotações pouco convencionais.

Um sistema para clínicas possibilitará que todo esse processo seja realizado de maneira personalizada, garantindo uma boa experiência para o seu paciente. O agendamento, por exemplo, pode ser realizado de maneira online, e caso não exista um horário disponível na data que o paciente deseja, ele pode ficar na lista de espera.

Assim, se qualquer outra pessoa cancelar a consulta, ele tem a oportunidade de usar o horário do paciente desistente.

5. Otimização do tempo de trabalho

Com a correria do dia a dia, muitos compromissos podem ficar pendentes, ocasionando um acúmulo de tarefas que pode sobrecarregar seus colaboradores e, inclusive, você. Dessa forma, todos estarão mais propensos a desenvolver transtornos como ansiedade, estresse e depressão, os quais podem contribuir para o absenteísmo na clínica e prejudicar a rotina dela.

Nesse sentido, o sistema ajuda a otimizar o tempo de trabalho. Sendo assim, o tempo que o profissional gastava para procurar o prontuário do paciente e examiná-lo é simplificado por meio do prontuário eletrônico, o qual oferece todas as informações necessárias de todas as consultas que o paciente realizou e todos os exames também. Assim,o médico pode dar uma melhor atenção ao paciente, melhorando o relacionamento entre eles.

por-que-utilizar-sistema-para-clinicas

6. Segurança das informações

Você deve estar se perguntando: será que contar com um sistema para clínicas é seguro? Sim, é seguro. Mas você precisa escolher um empresa séria e com credibilidade no mercado para não ter prejuízos.

Prestadoras de serviços sérias têm a segurança como sua principal prioridade. Por isso, o sistema delas utiliza a mesma tecnologia de segurança que os bancos online. Assim, todas as informações da sua clínica e os dados dos seus pacientes estão sob sigilo. Sendo assim, não tem com o que se preocupar!

Lembre-se de que a segurança das informações de seus pacientes é fundamental para assegurar a credibilidade de sua clínica, por esse motivo, em hipótese alguma, elas devem estar vulneráveis.

Ainda tem dúvidas de como funciona a segurança dos dados em um sistema para clínicas? Leia este material sobre o tema.

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

7. Aumento da produtividade e lucratividade

Com todos esses benefícios que apresentamos até aqui, podemos chegar à conclusão de que um bom sistema para clínicas ajuda a melhorar a produtividade da equipe. Isso porque até os processos mais burocráticos são simplificados, possibilitando que o time tenha tempo suficiente para atender a todas as demandas sem se sobrecarregar.

Além disso, a lucratividade também pode ser beneficiada, pois os custos com mão de obra e materiais físicos para escritório, por exemplo, também serão diminuídos. Assim, é possível direcionar seus recursos de uma maneira que contribuam para o bom desenvolvimento da clínica.

Um sistema para clínicas pode ajudá-lo a oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Dessa forma, é possível conquistar a confiança deles e fazer com que retornem para novas consultas. Lembre-se de que a tecnologia é a sua aliada, a qual pode se tornar o principal diferencial competitivo do seu consultório.

Quer ter acesso a um sistema que oferece todas essas vantagens? Então entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos serviços! :)

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus