Marca forte para sua clínica: qual a importância e como criá-la?

Marca forte para sua clínica: qual a importância e como criá-la?

Milene Polo Marketing Médico

Leia em 5 min.

Última atualização em 07/07/2021 por Yasmim Mayumi

Elaborar uma marca forte para sua clínica está bastante atrelado com o sucesso que você terá na sua clínica. Descubra aqui como você pode criar essa estratégia na sua clínica e seja referência na sua área de atuação. 

Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que, na área da saúde, basta abrir um consultório e colher os frutos de uma das profissões que garantem melhor retorno aos profissionais. No entanto, criar uma marca forte para sua clínica é fundamental para que isso de fato aconteça.

Não é porque você está lidando com a saúde das pessoas que não há necessidade de construir uma imagem forte, atraindo e fidelizando pacientes. Investir em estratégias que mostram que você pode fazer a diferença na qualidade de vida e no bem-estar de quem procura o seu atendimento é o pontapé inicial para o sucesso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Nele, abordamos a importância de criar uma imagem consistente para a sua clínica e apresentamos algumas dicas que vão ajudar a alcançar esse objetivo e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. Continue a leitura e saiba mais!

Como a marca da clínica impacta diretamente nos resultados?

Ter uma marca consolidada e que traga retorno satisfatório é o sonho de todos que se arriscam a abrir o próprio negócio. A marca faz parte do seu patrimônio, afinal, trata-se de um investimento.

Criar uma marca forte para a sua clínica é fundamental para atrair pacientes e despertar a confiança dos mesmos. A identidade visual proporciona o reconhecimento da marca e a postura adotada inspira a sua equipe — além de fidelizar os pacientes.

Segundo Márcio Luiz Lima de Souza, especialista em Marketing Estratégico (USP/SP) e professor de Marketing Médico da PUC/BH:

“A marca cumpre funções muito importantes, permite que seus pacientes reconheçam todo o esforço despendido para melhor atendê-los, é um elemento de posicionamento de mercado, é um facilitador na tangibilização do serviço, entre vários outros pontos positivos.”

O especialista ainda afirma que “é preciso construir uma marca que represente tudo aquilo que você queira transmitir para seu paciente. Seus valores, sentimentos, missão, um resumo do que você se preparou a vida toda para fazer e o faz bem, ou seja, a alma da sua marca”.

Todos esses elementos compõem uma marca: nome, traços e a forma de agir, e deixam impressões nos pacientes — por isso, é fundamental que elas sejam positivas. Uma gestão eficiente permite que a marca se desenvolva junto à sua clínica, trazendo bons resultados a curto, médio e longo prazo. 

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Qual a importância de investir em estratégias para fortalecer a imagem?

Seja qual for o segmento de atuação, as marcas mais populares e de maior sucesso não oferecem apenas benefícios funcionais: elas conquistam e fidelizam as pessoas também pelo apelo emocional.

Mas isso não acontece por acaso. É fruto de um bom planejamento e gerenciamento, com metas e objetivos traçados.

No caso da área da saúde, ao optar pelos serviços de uma clínica, os pacientes recorrem a determinados profissionais baseando-se justamente na carga emocional e nos valores que estão enraizados em sua memória.

Em tempos em que os relacionamentos estão fortalecidos por meio das redes sociais, não é incomum que os pacientes cheguem ao consultório após pedir referências em grupos ou ter encontrado algum artigo pertinente ao assunto — ou ao problema em questão — em alguma página da web.

É aí que mora a importância de se investir em estratégias que fortaleçam a imagem da clínica. Como o objetivo principal dessas ações deve ser criar e agregar valor à marca, o público-alvo passa a se identificar com o conteúdo divulgado. Isso aumenta a chance de fidelizar pacientes e, consequentemente, trazer resultados positivos ao consultório.

Para ganhar pacientes fiéis é necessário gerir a marca de maneira bem pensada, considerando não apenas a qualidade do serviço oferecido, mas elaborando cuidadosamente outros elementos envolvidos como slogan, logotipo, uniformes, etc.

Se você presta um ótimo atendimento, conta com uma boa identidade visual e aposta em canais de divulgação efetivos, as chances de vencer a concorrência aumentam significativamente. 

Quais as melhores práticas para criar uma marca forte para a sua clínica?

Para que você possa ter ainda mais sucesso, sendo referência na sua área de atuação, separamos 3 dicas práticas para que você consiga criar uma marca forte para a sua clínica. Continue a leitura e descubra!

Realize o Golden Circle

Você já ouviu falar na expressão Golden Circle, ou Círculo Dourado? O conceito é relativamente novo, mas já é utilizado por empresas focadas em desenvolvimento e competitividade. E pode ser facilmente aplicado no segmento da saúde.

Isso porque a aplicação do Golden Circle tem como principal objetivo valorizar um produto, ideia ou negócio. E é aí que entra a sua clínica médica, já que essa valorização é dada pela conquista de pacientes fiéis e busca por melhorias de resultados.

Na prática, realizar o Círculo Dourado para definir as estratégias de comunicação e marketing deve respeitar três etapas:

  • o que: ressaltar a qualidade dos serviços prestados;
  • como: estabelecer um plano de ação para expor os valores da clínica;
  • por que: a última etapa é na realidade o ponto de partida do Golden Circle, já que diz respeito ao diferencial do profissional, da sua clínica e quais iniciativas ele pode adotar para crescer.

Apple e Natura são duas gigantes do mundo dos negócios que praticam o Golden Circle, buscando transmitir sua missão e seus valores em todos os produtos comercializados. Nesse sentido, é interessante que o profissional da saúde estabeleça uma constância em atendimento e postura, fortalecendo a sua imagem e a do consultório.

Crie ações de marketing consistentes

Para criar uma marca forte para sua clínica, não tem jeito, é necessário elaborar um excelente planejamento de marketing médico. E para garantir o sucesso dessa estratégia, você precisa focar em algumas ações, como:

  • comunicar-se com os pacientes por meio das redes sociais e outros canais de divulgação;
  • buscar por soluções e assumir uma postura que diferencie o atendimento da concorrência;
  • investir e patrocinar algumas postagens nas  redes sociais;
  • adotar estratégias de marketing de conteúdo para atrair a atenção de pacientes em potencial.

Mantenha o foco no seu público

O principal serviço prestado por uma clínica médica é proporcionar aos pacientes qualidade de vida. E um bom profissional deve manter-se focado no diferencial que pode oferecer a essas pessoas.

Procure sempre destacar que os seus pacientes estão em primeiro lugar, tanto na divulgação, como no atendimento. Lembre-se que não importa o quanto você vai investir nas melhorias para a imagem da sua clínica, nada disso vai adiantar se você não estiver focado em prestar um atendimento que realmente faça a diferença.

Mesmo seguindo todas essas dicas, criar uma marca forte para a sua clínica é um trabalho para profissionais. Por isso, não hesite em contar com a colaboração de uma empresa especializada em marketing médico. Unindo a experiência de quem sabe o que está fazendo junto aos seus conhecimentos técnicos sobre o assunto, o resultado pode ser surpreendente. Invista! 🙂

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós-Graduação em Administração de Empresas na FGV.