Marca forte para sua clínica: qual a importância e como criá-la?

Marca forte para sua clínica: qual a importância e como criá-la?

Leia em 5 min.

Elaborar uma marca forte para sua clínica está bastante atrelado com o sucesso que você terá na sua clínica. Descubra aqui como você pode criar essa estratégia na sua clínica e seja referência na sua área de atuação. 

Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que, na área da saúde, basta abrir um consultório e colher os frutos de uma das profissões que garantem melhor retorno aos profissionais. No entanto, criar uma marca forte para sua clínica é fundamental para que isso de fato aconteça.

Não é porque você está lidando com a saúde das pessoas que não há necessidade de construir uma imagem forte, atraindo e fidelizando pacientes. Investir em estratégias que mostram que você pode fazer a diferença na qualidade de vida e no bem-estar de quem procura o seu atendimento é o pontapé inicial para o sucesso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Nele, abordamos a importância de criar uma imagem consistente para a sua clínica e apresentamos algumas dicas que vão ajudar a alcançar esse objetivo e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. Continue a leitura e saiba mais!

Como a marca da clínica impacta diretamente nos resultados?

Ter uma marca consolidada e que traga retorno satisfatório é o sonho de todos que se arriscam a abrir o próprio negócio. A marca faz parte do seu patrimônio, afinal, trata-se de um investimento.

Criar uma marca forte para a sua clínica é fundamental para atrair pacientes e despertar a confiança dos mesmos. A identidade visual proporciona o reconhecimento da marca e a postura adotada inspira a sua equipe — além de fidelizar os pacientes.

Todos esses elementos compõem uma marca: nome, traços e a forma de agir, e deixam impressões nos pacientes — por isso, é fundamental que elas sejam positivas. Uma gestão eficiente permite que a marca se desenvolva junto à sua clínica, trazendo bons resultados a curto, médio e longo prazo. 

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Qual a importância de investir em estratégias para fortalecer a imagem?

Seja qual for o segmento de atuação, as marcas mais populares e de maior sucesso não oferecem apenas benefícios funcionais: elas conquistam e fidelizam as pessoas também pelo apelo emocional.

Mas isso não acontece por acaso. É fruto de um bom planejamento e gerenciamento, com metas e objetivos traçados.

No caso da área da saúde, ao optar pelos serviços de uma clínica, os pacientes recorrem a determinados profissionais baseando-se justamente na carga emocional e nos valores que estão enraizados em sua memória.

Em tempos em que os relacionamentos estão fortalecidos por meio das redes sociais, não é incomum que os pacientes cheguem ao consultório após pedir referências em grupos ou ter encontrado algum artigo pertinente ao assunto — ou ao problema em questão — em alguma página da web.

É aí que mora a importância de se investir em estratégias que fortaleçam a imagem da clínica. Como o objetivo principal dessas ações deve ser criar e agregar valor à marca, o público-alvo passa a se identificar com o conteúdo divulgado. Isso aumenta a chance de fidelizar pacientes e, consequentemente, trazer resultados positivos ao consultório.

Para ganhar pacientes fiéis é necessário gerir a marca de maneira bem pensada, considerando não apenas a qualidade do serviço oferecido, mas elaborando cuidadosamente outros elementos envolvidos como slogan, logotipo, uniformes, etc.

Se você presta um ótimo atendimento, conta com uma boa identidade visual e aposta em canais de divulgação efetivos, as chances de vencer a concorrência aumentam significativamente. 

Quais as melhores práticas para criar uma marca forte para a sua clínica?

Para que você possa ter ainda mais sucesso, sendo referência na sua área de atuação, separamos 3 dicas práticas para que você consiga criar uma marca forte para a sua clínica. Continue a leitura e descubra!

Realize o Golden Circle

Você já ouviu falar na expressão Golden Circle, ou Círculo Dourado? O conceito é relativamente novo, mas já é utilizado por empresas focadas em desenvolvimento e competitividade. E pode ser facilmente aplicado no segmento da saúde.

Isso porque a aplicação do Golden Circle tem como principal objetivo valorizar um produto, ideia ou negócio. E é aí que entra a sua clínica médica, já que essa valorização é dada pela conquista de pacientes fiéis e busca por melhorias de resultados.

Na prática, realizar o Círculo Dourado para definir as estratégias de comunicação e marketing deve respeitar três etapas:

  • o que: ressaltar a qualidade dos serviços prestados;
  • como: estabelecer um plano de ação para expor os valores da clínica;
  • por que: a última etapa é na realidade o ponto de partida do Golden Circle, já que diz respeito ao diferencial do profissional, da sua clínica e quais iniciativas ele pode adotar para crescer.

Apple e Natura são duas gigantes do mundo dos negócios que praticam o Golden Circle, buscando transmitir sua missão e seus valores em todos os produtos comercializados. Nesse sentido, é interessante que o profissional da saúde estabeleça uma constância em atendimento e postura, fortalecendo a sua imagem e a do consultório.

Crie ações de marketing consistentes

Para criar uma marca forte para sua clínica, não tem jeito, é necessário elaborar um excelente planejamento de marketing médico. E para garantir o sucesso dessa estratégia, você precisa focar em algumas ações, como:

  • comunicar-se com os pacientes por meio das redes sociais e outros canais de divulgação;
  • buscar por soluções e assumir uma postura que diferencie o atendimento da concorrência;
  • investir e patrocinar algumas postagens nas  redes sociais;
  • adotar estratégias de marketing de conteúdo para atrair a atenção de pacientes em potencial.

Mantenha o foco no seu público

O principal serviço prestado por uma clínica médica é proporcionar aos pacientes qualidade de vida. E um bom profissional deve manter-se focado no diferencial que pode oferecer a essas pessoas.

Procure sempre destacar que os seus pacientes estão em primeiro lugar, tanto na divulgação, como no atendimento. Lembre-se que não importa o quanto você vai investir nas melhorias para a imagem da sua clínica, nada disso vai adiantar se você não estiver focado em prestar um atendimento que realmente faça a diferença.

Mesmo seguindo todas essas dicas, criar uma marca forte para a sua clínica é um trabalho para profissionais. Por isso, não hesite em contar com a colaboração de uma empresa especializada em marketing médico. Unindo a experiência de quem sabe o que está fazendo junto aos seus conhecimentos técnicos sobre o assunto, o resultado pode ser surpreendente. Invista! 🙂

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.