Branding para clínicas médicas: o que é e qual sua importância?

Branding para clínicas médicas: o que é e qual sua importância?

Principais tópicos

Conhecer a importância e o conceito de branding para clínicas médicas é essencial para garantir o sucesso da sua clínica. Entenda mais sobre o assunto neste post!

A concorrência no mercado está acirrada, principalmente no segmento da saúde, pois os profissionais têm buscado se especializar cada vez mais para entregar os melhores resultados para os seus pacientes. Nesse sentido, é de suma importância investir em branding para clínicas médicas.

O branding é muito importante para que você consiga se conectar verdadeiramente com os seus pacientes e, assim, melhorar a percepção de valor dos serviços prestados pela sua clínica. Dessa forma, os pacientes estarão muito mais dispostos em optar por seus serviços sem se importar com o preço, pois eles enxergarão o valor real dessa aquisição.

Sabendo de sua importância para a sua clínica, neste post também vamos mostrar o conceito de branding, quais são as vantagens de investir nessa técnica e quais estratégias podem ser colocadas em prática para obter os melhores resultados. Confira!

O que é branding?

O branding é a gestão de fortalecimento da marca. Nesse momento, todos os esforços são voltados para tornar a marca mais reconhecida no mercado e mais desejada por seus consumidores. Essa estratégia permite que sejam trabalhadas a concepção da marca até as ações de marketing, a fim de alcançar um objetivo comum: atrair a atenção do paciente.

Para construir o branding para clínicas médicas, muitas ações precisam ser realizadas em conjunto para que a marca possa ser consolidada, por isso, não espere por um milagre, pois esse processo leva tempo para ser concluído. Então comece o quanto antes a sua estratégia!

O que é uma marca?

Há quem pensa que a sua marca é o seu logo, o seu nome, o seu site etc. Tudo isso ajuda a construir uma marca, mas não podem ser considerados como os únicos elementos para determinar esse conceito.

Isso porque a marca é tudo aquilo que remete à sua clínica ou a você, como profissional. Além disso, é algo que diferencia o seu serviço dos demais, portanto, quanto mais clara e objetiva ela for, mais ela conseguirá se enraizar na mente do seu público-alvo, tanto de forma negativa quanto positiva.

Quais são as vantagens de investir em branding para clínicas médicas?

A seguir, listamos os principais benefícios ao se investir em branding para clínicas médicas. Acompanhe!

Fortalece a identidade da marca

Hoje em dia, as pessoas não buscam apenas preços acessíveis, mas, sim, procuram por serviços de confiança e querem ter a certeza de que estão fazendo a escolha certa. O branding ajudará a melhorar a percepção de valor dos seus serviços, fortalecendo a identidade de sua marca no mercado.

Aumenta a autoridade da clínica

Ao consolidar a sua marca no mercado, os potenciais pacientes entenderão que a sua clínica tem credibilidade. Esse é um detalhe que influenciará muito na decisão do seu público, pois a autoridade da clínica aumentará, fazendo com que as pessoas pensem duas vezes antes de optar por outro serviço de saúde.

O branding para clínicas médicas ajudará a passar uma boa reputação e segurança para os pacientes em potencial, fatores que são importantíssimos na hora de posicionar a marca como referência no seu segmento.

Atrai mais pacientes

Com um branding bem trabalhado, as chances de sua clínica atrair mais pacientes aumenta. Isso porque essa estratégia consegue passar a confiabilidade necessária para deixar o paciente seguro, ciente de que está em boas mãos. Nesse sentido, não é só a marca que está sendo oferecida ao público, mas a reputação e os valores que a clínica carrega também, e isso faz toda a diferença na hora de captar novos pacientes.

Quais são as melhores estratégias?

Algumas estratégias são fundamentais para garantir o sucesso do branding para clínicas médicas. A seguir, apresentamos as mais relevantes. Veja!

Crie uma identidade visual

Sempre que você vê aquele “m” gigante e amarelo, imediatamente lembra do McDonalds, certo? A identidade visual é isso, ela caracteriza-se pelas representações visuais utilizadas para representar a sua marca, como estilo de foto, logo, cores, fontes etc. Quanto mais alinhada ela for ao perfil da sua clínica e do seu público-alvo, mais eficiente será a associação na mente dos pacientes que buscam opções de marcas para realizar suas consultas e tratamentos.

Sendo assim, determine um estilo que possa atrair a atenção do seu público, para que eles sempre se lembrem da sua clínica ao ver o seu logo.

branding-2

Defina a personalidade da sua marca

Nesse momento, também é necessário definir a personalidade da sua marca. Descubra quais são os adjetivos que ela apresenta. Pense em como ela seria se fosse uma pessoa, como ela agiria em determinadas situações etc. Essas questões ajudarão você a ter uma visão mais clara sobre como deve ser a imagem da sua clínica perante os seus potenciais clientes.

Saiba qual é a linguagem adequada

Embora você tenha conhecimentos aprofundados sobre o seu segmento, essas informações precisam ser passadas de maneira clara e objetiva para o seu público-alvo. Isso é importante porque as pessoas não têm um conhecimento aprofundado sobre o assunto e, por isso, usar uma linguagem muito técnica na hora de criar o branding para clínicas médicas pode ser uma ação muito prejudicial para os seus objetivos.

Descubra em quais canais seu público está

Verifique em quais canais o seu público se encontra para otimizar o engajamento com a marca, pois estar presente onde eles costumam interagir mais é essencial para conseguir bons resultados.

Além das redes sociais, é de suma importância que você crie um site, ou um perfil médico, para ser localizado nos mecanismos de busca. Nele, você pode apresentar todas as novidades e informações da sua clínica e dar destaque para a tecnologia que ela utiliza.

Crie conteúdos relevantes

Os conteúdos relevantes são essenciais para melhorar a visibilidade de sua clínica e, ao mesmo tempo, aumentar a sua autoridade no ramo. Nesse sentido, é importante frisar a importância de desenvolver um conteúdo alinhado com a identidade da sua marca, a fim de tornar a estratégia de branding ainda mais eficiente.

O branding para clínicas médicas é uma estratégia que vai ajudá-lo a se fortalecer no mercado, mostrando ao seu público-alvo as vantagens oferecidas de uma maneira simples, inteligente e didática. No entanto, vale ressaltar a importância de contratar um equipe especializada para assegurar que tudo será feito corretamente.

Quer receber mais conteúdos relevantes como este no seu email? Então assine agora nossa newsletter para enviarmos mais informações relevantes para você! 🙂

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online