Dicas para aumentar a visibilidade do médico na internet

Visibilidade do médico na internet: 7 dicas para aumentá-la

Santé Marketing Marketing Médico

Leia em 4 min.

Última atualização em 24/11/2021 por Yasmim Mayumi

Aumentar a visibilidade do médico na internet é um objetivo que pode ser alcançado por meio de um site, blog, perfil médico online, redes sociais, google meu negócio e agendamento online.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player abaixo:

A internet transformou radicalmente o modo de vida da sociedade. Na Medicina não é diferente.

De acordo com um levantamento realizado pelo Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet, segundo os respondentes da pesquisa.

Ainda que existam limitações e regras dos conselhos de ética de cada profissão a serem seguidas, a internet é uma oportunidade excelente para estabelecer autoridade e aumentar a visibilidade do médico na internet.

O novo perfil de pacientes, cada vez mais informados, exige que o médico tenha mais responsabilidade e cuidado em relação às suas informações online.

Neste texto nós selecionamos 7 dicas para aumentar a visibilidade do médico na internet. Comece agora mesmo a colocar sua estratégia em prática! Continue a leitura!

Guia para aumentar a visibilidade do médico na internet

Para aproveitar todo o potencial que as ferramentas digitais oferecem é preciso elaborar uma estratégia consistente de marketing médico. Assim, o profissional de saúde pode utilizar a internet a seu favor para conscientizar seus pacientes e manter sua agenda cheia.

Veja como ter essa consistência nos 7 passos a seguir:

1. Crie um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (GMN) é uma funcionalidade gratuita na qual você pode cadastrar sua clínica ou consultório. A ferramenta é essencial para o paciente encontrar os contatos e local de atendimento dos médicos facilmente.

Se antes as pessoas buscavam por um médico por indicação de familiares, hoje o primeiro passo para encontrar um profissional é procurá-lo na plataforma de buscas mais conhecida: o Google!

É importante destacar que os dados e a foto do perfil devem ser atualizados, afinal, de nada adianta o médico ter um perfil no GMN sendo que o telefone está incorreto, por exemplo.

Além disso, também é possível responder avaliações, tirar dúvidas, abastecer a plataforma com posts, fotos do local, participação em congressos, cursos e atualizações.

Atualmente, contar com um perfil estratégico no Google Meu Negócio pode aumentar muito sua visibilidade e resultar em mais pacientes para você.

Google Meu Negócio para clínicas e consultórios

2. Tenha um site atrativo e fácil de navegar

Ao criar um site é preciso ter em mente que você está elaborando uma vitrine na qual os pacientes visualizarão o seu trabalho e a imagem que você quer passar.

Por isso, é essencial que as informações sejam bem organizadas, com layout profissional e estrutura funcional.

No seu site, você pode ter seu currículo, seus serviços, locais onde atua, botão de agendamento de consulta e até mesmo um blog.

O blog é o espaço ideal para compartilhar conteúdos com seus pacientes, como dicas de prevenção e saúde. É também uma ótima maneira de aparecer no Google sem anunciar.

Tudo isso, claro, sem esquecer da otimização do site por meio das técnicas de SEO,  garantindo a legibilidade e bom ranqueamento no Google.

3. Disponibilize materiais ricos

Materiais ricos, em geral, são conteúdos mais extensos como eBooks e checklists sobre determinada questão de saúde para os pacientes.

Você pode disponibilizá-los mediante um formulário no seu site e condicionar o download a uma troca de informações. Por exemplo: “Insira seu e-mail e baixe o eBook agora mesmo”.

Os materiais ricos também ajudam a estreitar o relacionamento médico-paciente. Quando você produz conteúdo relevante, o paciente sente que você realmente está ajudando na solução das dúvidas que ele possui. 

4. Invista em Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo de valor autêntico e atualizado é a melhor forma de se posicionar como referência em sua área. E é aqui que entra o Marketing de Conteúdo.

Os pilares do Marketing de Conteúdo para médicos são: 

  • Planejamento consistente;
  • Conteúdo que traz benefícios para o paciente;
  • Humanização do perfil social;
  • Acompanhamento dos resultados.

Seguindo esses 4 passos básicos, você aumenta sua visibilidade e autoridade online, além de contribuir com a qualidade da informação sobre saúde na internet.

5. Invista em anúncios

Hoje em dia é raro encontrar pessoas que não tenham presença online. Com essa multiplicidade de usuários, tem sido mais difícil atingir com precisão o público-alvo que se deseja.

Para alcançar mais pessoas, uma das principais alternativas são os anúncios patrocinados. Seja no Google, redes sociais ou outras plataformas. Por isso, lembre-se de incluir no seu orçamento uma parcela para anúncios.

Nos anúncios digitais, é possível segmentar o público que se busca alcançar, de acordo com a persona definida no começo da sua estratégia de marketing digital. Ou seja, mais chances de conquistar o paciente ideal!

6. Tenha presença forte nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia dos pacientes. Logo, precisam estar inseridas no cotidiano dos profissionais de saúde também.

Por meio delas é possível compartilhar informações relevantes para a sociedade como um todo. Alguns exemplos disso são as dicas de prevenção de doenças e os posts de conscientização sobre a importância de consultar um médico regularmente.

Vale destacar que não basta estar online, é necessário estar ativo. Aqui uma boa estratégia é humanizar o perfil social. Ou seja, utilizar mais a sua imagem pessoal e apostar em uma linguagem  simples e educativa, que fuja dos jargões médicos.

Com uma presença forte nas redes sociais, é possível aumentar a visibilidade do médico na internet e estar mais próximo do paciente. 

7. Serviços online

Plataformas que oferecem agendamento online e a possibilidade de verificar os resultados de exames na internet são excelentes ferramentas para fidelizar pacientes.

Desse modo, os pacientes podem marcar consultas de forma online em qualquer momento do dia e sem precisar se deslocar ou entrar em contato com a recepção.

A automatização dos serviços é uma mudança que veio para ficar e quem souber aproveitá-la estará em vantagem.

Essas foram algumas dicas práticas para aumentar a visibilidade do médico na internet. E não se preocupe, você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com o auxílio de uma agência de marketing especializada, como a Santé. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos e deixar um comentário aqui embaixo!


Sobre o autor

Santé Marketing

Facebook

Atuam exclusivamente com Marketing em Saúde para clínicas, hospitais e profissionais de diversas especialidades. Englobam desde o planejamento, desenhando estratégias alinhadas aos seus objetivos, até a execução das ações e o acompanhamento dos resultados.