Redes sociais das clínicas: 5 principais ferramentas para criação de imagens

Redes sociais das clínicas: 5 principais ferramentas para criação de imagens

Leia em 5 min.

As redes sociais impactam tanto na atração como na fidelização dos pacientes. E as imagens divulgadas precisam ser atrativas e de alta qualidade. Pensando em ajudar na rotina corrida da clínica, separamos algumas ferramentas que facilitam o trabalho de criação de imagens para as redes sociais. Listamos as principais delas neste post!

Você já ouviu falar que a internet é uma vitrine virtual dos negócios online? A realidade do mundo dos negócios está mudando, e a cada dia que passa as empresas estão investindo mais na principal maneira de prospecção dos pacientes: a internet.

Com isso, a forma de divulgar o seu conteúdo também muda. Hoje, investir em comunicação visual é algo imprescindível para o negócio crescer. A forma como a empresa se comunica pode gerar diversas consequências, pois é a partir desse conteúdo que ela vai criar sua identidade e a imagem percebida pelo mercado.

Quando falamos em clínicas médicas, o assunto fica ainda mais importante, pois estamos tratando de saúde e de qualidade de vida, e não da compra de produtos. Por esse motivo, conhecer algumas ferramentas para criar imagens para redes sociais é fundamental para transmitir confiança e idoneidade para o seu público.

Quer saber quais são as ferramentas mais indicadas e como elas podem ajudar na comunicação visual da sua clínica? Continue a leitura deste post!

Por que é tão importante ter uma identidade visual?

O grande objetivo do marketing é que a percepção de cada marca esteja conforme a identidade visual que ela deseja transmitir ao seu público-alvo. Essa imagem percebida será o marketing positivo que a empresa precisa para crescer — ou o negativo, que pode gerar sérias consequências ao negócio.

Para uma clínica, o aspecto de confiança que as imagens e a composição do site e do blog devem transmitir é o principal elemento para a prospecção de novos pacientes, assim como para a fidelização dos antigos. Quando se trata de saúde, a imagem percebida deve ser de segurança e expertise no que se está oferecendo.

Quais são os principais impactos de uma comunicação visual ineficiente?

Se a comunicação visual falhar, é possível que a imagem da clínica seja afetada, afastando os potenciais pacientes e gerando um marketing negativo para o negócio. Assim, a clínica terá menos pacientes e sentirá as consequências diretamente na sua rentabilidade.

Quais são as ferramentas para criar imagens para redes sociais mais adequadas?

A seguir, listamos as principais plataformas para criar imagens e posts interessantes para as redes sociais da sua clínica ou do seu consultório. Confira!

1. Canva.com

O Canva é uma das melhores ferramentas para criar imagens para as redes sociais. O site oferece diversas opções previamente diagramadas de conteúdos, sejam eles posts no Facebook ou Instagram, sejam banners para blog ou cabeçalhos de email.

É uma ferramenta fácil de operar, permitindo que os conteúdos criados tenham um aspecto mais profissional. O Canva tem uma grande variedade de opções de fotos, ícones e demais elementos gratuitos, e você pode gerar quantas imagens desejar, sem limites.

O site oferece ainda a opção de compra de alguns elementos específicos, que giram em torno de $1 cada — além de oferecer um plano premium para quem deseja uma variedade ainda maior de opções. Para utilizar o Canva basta entrar no site, criar uma conta e deixar a criatividade fluir.

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2. Adobe Photoshop

As ferramentas da Adobe estão voltadas para produções mais profissionais e dominam o mundo do design gráfico. O Photoshop é uma das opções mais completas, oferecendo uma infinidade de possibilidades. Ele conta com recursos de edição de imagens, recortes e montagens mais profissionais do que as demais ferramentas online.

No entanto, é um instrumento que exige mais conhecimento e técnicas. Por ser mais profissional e oferecer tantos recursos, sua operação é um pouco mais difícil e menos intuitiva.

Para utilizá-lo é possível baixar a versão de avaliação de forma gratuita. Com ela você pode usar o programa durante um período de 7 dias. Os planos da versão paga variam entre R$ 43 e R$ 348, e se diferenciam de acordo com as facilidades oferecidas — entre elas, outras ferramentas de edição de imagem, como o Lightroom.

3. Stencil

A ferramenta Stencil é muito similar ao Canva em relação à facilidade de uso, e seu foco também é a criação de imagens para os conteúdos online. O site oferece diversos modelos de posts de social media, entre eles posts para Facebook, gráficos e imagens para email.

O Stencil foca na agilidade para a criação de um conteúdo de boa qualidade. Ele também oferece a versão gratuita, mas com a limitação de 10 imagens por mês. Há a possibilidade de expandir os recursos utilizando as versões pagas de $9 e $12 mensais.

4. Adobe Spark

O Adobe Spark é uma opção mais simplificada de ferramenta de conteúdo digital oferecida pela conceituada Adobe. O app permite, além da criação das imagens para os posts das redes sociais, o desenvolvimento de vídeos curtos, que podem aumentar ainda mais o potencial de comunicação visual.

A versão gratuita oferece uma grande variedade de imagens e ícones para composição das imagens, mas alguns recursos são específicos para a versão paga (R$ 35 mensais), que permite mais personalização nos conteúdos.

5. Pixlr

O Pixlr é uma ferramenta completa para a criação de conteúdos digitais. Assim como o Photoshop, a plataforma está voltada a um público mais experiente, pois diferentemente do Canva, não oferece opções previamente montadas de conteúdo. O Pixlr pode ser utilizado na versão web app e também na mobile app.

Assim como os demais sites, o Pixlr oferece uma versão gratuita bem completa, mas com alguns itens específicos para os usuários premium. A grande vantagem da ferramenta é que ela oferece dois modelos de edição: o X, para edições rápidas, e o PRO, para composições mais elaboradas.

As ferramentas para criar imagens para redes sociais podem quebrar um galho quando falamos de produções de comunicação básicas, mas muitas vezes administrar uma clínica e atender os pacientes já toma todo o seu tempo, e o marketing não pode ser negligenciado.

Deixar o trabalho nas mãos de uma agência de marketing pode auxiliar seu processo de crescimento, pois a atividade será tratada por especialistas que vão trabalhar diretamente com isso, permitindo que você tenha tempo de proporcionar um atendimento de excelência aos seus pacientes e gerar seu próprio marketing positivo com a qualidade do seu trabalho.

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.