7 passos para fidelizar os pacientes da sua clínica

Por que é importante fidelizar os pacientes da sua clínica?

Leia em 4 min.

Para garantir seu lugar no mercado da saúde, é essencial que você saiba as melhores técnicas para fidelizar os pacientes da sua clínica. Confira aqui quais são as vantagens de investir nesse processo e as melhores técnicas. 

Criar estratégias para fidelizar pacientes é uma prática essencial para os médicos que, além de atender pacientes, também possuem seu próprio consultório, e acabam sendo médicos empreendedores.

Segundo o estudo publicado pela RGSS (Revista de Gestão em Sistemas de Saúde), a importância da fidelização fica clara quando analisamos o aumento constante da competitividade no mercado de saúde.

Há uma “exigência de um nível de qualidade cada vez maior por parte dos pacientes. Se tratando de serviços de saúde, essa importância torna-se ainda mais evidente, por lidar com a vida dos pacientes.”

Oferecer um atendimento excelente, diferente do que a maioria dos profissionais realizam, não basta para manter seu consultório funcionando, principalmente em um mercado tão competitivo como é o da saúde.

Quer saber a importância de fidelizar pacientes na sua clínica? Entenda sobre esse processo e as melhores práticas que você pode aplicar. Continue a leitura e descubra!

5 principais vantagens de fidelizar pacientes

Além de ser um passo fundamental para garantir o funcionamento do seu consultório, e ajudar na divulgação do seu serviço médico, investir no processo de fidelização também melhora sua relação com os pacientes.

Confira a seguir os principais benefícios que você pode obter se investir corretamente nessa estratégia. Acompanhe!

1. Agenda sempre cheia

Para poder oferecer o melhor atendimento para seus pacientes, antes você precisa garantir que sua agenda esteja equilibrada com um bom número de consultas.

Além das consultas serem sua principal fonte de receitas, é o melhor momento para se conectar com o paciente, e entregar um atendimento humanizado, mostrando seu diferencial. 

É importante lembrar que os outros pontos de contato,que o paciente possui com o seu consultório não devem ser deixados de lado, como a recepção e a própria marcação de consultas.

Com um ótimo atendimento médico, uma recepção confortável e facilidade na hora de agendar uma consulta, seu paciente com certeza verá seu consultório como uma referência, e retornará caso precise de outro atendimento.

Um paciente satisfeito também significa um promotor do seu serviço, ou seja, mais pessoas conhecerão seu consultório por conta da recomendação de um paciente feliz que já passou por você. 

Pensando nisso, uma das principais vantagens de fidelizar pacientes é a garantia de uma agenda cheia

Hoje em dia, as pessoas buscam atendimento de qualidade, principalmente quando o assunto é saúde. Se sua clínica já oferece isso, saiba que você está no caminho certo para fidelizar seus pacientes.

2. Reconhecimento positivo do seu serviço médico

Outro benefício conquistado ao investir em estratégias para fidelizar pacientes é receber reconhecimento positivo pelo serviço que você oferece a eles.

Uma das maneiras de medir a satisfação dos seus pacientes é realizar uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score), que avalia de 0 a 10 o quão satisfeitos seus pacientes estão com o seu atendimento.

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Você também pode deixar um espaço para comentários e sugestões, visando encontrar pontos de melhorias, e identificar quais estratégias estão funcionando positivamente. 

Depois de realizar a pesquisa, você também pode usar os dados para divulgar seu consultório, mostrando que a maior parte dos seus pacientes estão satisfeitos com o seu trabalho, entre outros.

3. Melhora no engajamento dos pacientes

Normalmente, os pacientes não se enxergam como um agente importante da sua própria saúde, colocando todas as expectativas no médico durante a consulta.

Uma das técnicas de fidelização é o próprio médico incentivar o paciente a se ver como responsável por sua saúde, e na relação médico e paciente, ambos se tornam parceiros durante o tratamento.

Os pacientes fidelizados tendem a se dedicar mais aos tratamentos, por confiarem genuinamente nos profissionais, além de possuírem uma tendência maior a seguirem as orientações de forma correta. 

4. Fidelizar é mais barato do que atrair novos pacientes

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, fidelizar pacientes é de 5 a 7 vezes mais barato do que investir na atração de novos pacientes.

Atrair pacientes é um processo importante, principalmente quando você está começando no mercado. 

Porém, ao longo do tempo, manter seus pacientes se torna fundamental, porque mostra a qualidade do seu serviço

Além disso, uma das melhores estratégias de marketing é o marketing boca a boca, que é realizado gratuitamentepelos seus pacientes. Essa estratégia nada mais é do que os comentários positivos feitos voluntariamente sobre seu serviço.

Assim, ao oferecer um ótimo serviço e promover o marketing boca a boca pelos seus pacientes, você reduz os investimentos em marketing e mídia paga.

5. Melhora na relação médico e paciente

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar. Fidelizar pacientes não se trata apenas de obter mais renda financeira, mas também em melhorar a relação com seus pacientes.

Todo profissional da saúde tem como missão cuidar dos pacientes, isso é um fato. 

Porém, para continuar oferecendo uma experiência incrível para seus pacientes, e permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer seus serviços, fidelizar pacientes é um passo essencial.

Investindo no processo de fidelização, você mantém os pacientes que já conhecem seu serviço com você, realizando um acompanhamento eficiente e melhorando ainda mais suas saúdes. 

Além disso, vendo seu esforço e dedicação, seus pacientes perceberão esse diferencial e terão ainda mais confiança em continuar com o seu consultório. Uma ótima melhora na relação, não acha?

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Conseguiu ver a importância de fidelizar os pacientes do seu consultório? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.