Principais ferramentas para monitorar as redes sociais da clínica?

Principais ferramentas para monitorar as redes sociais da clínica?

Leia em 5 min.

Hoje o mundo gira em torno das redes sociais. Mas, além de ser um bom meio de comunicação e entretenimento, as redes podem ser excelentes canais de marketing, uma forma fácil e de ampla abrangência para divulgar sua clínica!

O marketing digital é algo primordial para que um negócio tenha sucesso, tornando-se quase uma obrigatoriedade para quem quer enfrentar um mercado cheio de concorrentes.

Para um consultório médico não é diferente. Estar presente nas redes sociaisé de grande importância para ajudar nadivulgação da marca, esclarecer dúvidas de forma rápida, e principalmente na prospecção de novos pacientes.

Antes de agendar uma consulta, a primeira coisa que um paciente faz é pesquisar sobre a clínica, sobre a idoneidade e os resultados já atingidos pelos médicos, se eles serão capazes de atender suas necessidades, então ter um bom perfil é fundamental.

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Quais são as melhores ferramentas para potencializar seus resultados nas redes sociais?

A tecnologia está facilitando a vida das clínicas médicas. Hoje há muitas opções de ferramentas especializadas em melhorar o gerenciamento das redes sociais no mercado do marketing, e nesse post você vai descobrir quais são as melhores:

Sprout Social

A primeira ferramenta que promete ajudar no gerenciamento das redes sociais de sua clínica é oSprout Social. Ela surgiu com a ideia de administrar todas as redes sociais em um só canal.

Com isso, sempre que alguém citar sua clínica em qualquer rede social, o Sprout avisará, facilitando o relacionamento com os pacientes, melhorando o tempo de respostas e aumentando a eficiência do marketing digital.

Além disso, a ferramenta ainda ajuda na criação de análises analíticas e no foco em palavras-chave do seu segmento de mercado, fazendo com que você fique antenado sobre o que o seu público-alvo está procurando.

É uma ferramenta paga, e o custo varia de R$99 a R$149 por mês. Porém, há a possibilidade de fazer um teste gratuito antes de investir.

Google Analytics

O google sempre busca atender as necessidades digitais de seus clientes, e nessa ferramenta ele permite o monitoramento de quantas pessoas acessam seu site, quantas vezes retornam e de como eles se comportam durante as visitas.

As informações recolhidas do Google Analytics auxiliam a clínica a analisar se os investimentos de marketing estão surtindo o efeito esperado e apontar quais são os pontos fortes e fracos do conteúdo publicado, com base no interesse do paciente que acessa as suas redes.

Para utilizar essa ferramenta, o usuário precisa instalar um código de acompanhamento nas páginas que são de seu domínio, e a partir disso as estatísticas são levantadas.

google-analytics-para-clinicas

Mention

O objetivo do Mention é exatamente do que se trata seu nome: mapear todas as vezes que seu nome ou o nome de sua clínica é mencionado nas redes sociais. Todos os #suaclínica estarão disponíveis e fáceis de serem encontrados.

Assim, você saberá o que as pessoas estão falando de seus serviços, e principalmente poderá responder qualquer dúvida, reclamação ou elogios que seus pacientes façam mencionando sua marca.

Para utilizar o Mention você precisa baixá-lo no seu celular e cadastrar seu usuário no aplicativo. Também é uma plataforma paga, mas também oferece a oportunidade de um teste grátis.

Cyfe

O Cyfe tem o objetivo de ajudar também no gerenciamento das redes sociais, mas faz isso por meio de dashboards, quadros que podem ser completamente customizados de acordo com os parâmetros que você deseja.

Você pode escolher funções mais simples, como acompanhar o número de curtidas que você tem em determinado post, até situações mais complexas, como verificar quais são os aspectos que fazem com que você perca seguidores.

Dessa forma é possível alinhar os interesses de seus pacientes com o conteúdo que você publica, fazendo com que sua clínica tenha maior compatibilidade com as necessidades deles.

O Cyfe oferece versões gratuitas e premium, e possibilita a customização de acordo com as necessidades de cada clínica.

BuzzSumo

Saindo um pouco do gerenciamento de contas e entrando no aspecto de produção de conteúdo de qualidade e assertivo para seus pacientes, o BuzzSumo é uma ferramenta que ajuda a descobrir os assuntos mais recorrentes.

Ele também indica quem são as pessoas ou marcas que dominam as palavras-chave e assuntos do interesse de sua clínica, para que você descubra quem são seus concorrentes e qual o nível de conteúdo que você precisa desenvolver para alcançar ainda mais parcela de mercado.

O BuzzSumo é totalmente gratuito, e funciona a partir de simples buscas no site da ferramenta, de acordo com seus interesses.

Iconsquare

O Iconsquare é especializado no gerenciamento do Instagram. De acordo com arevista Abril, o instagram tem 15 vezes mais acessos que as outras redes sociais.

Por esse motivo, ter uma ferramenta que gerencie especificamente o conteúdo publicado nesta plataforma pode ser uma boa estratégia para alavancar os resultados do marketing digital da sua clínica.

Através dessa ferramenta, é possível verificar o histórico do seu público, o volume de curtidas e comentários e até o número de pessoas que não te seguiam, mas chegaram até a sua publicação graças a atividades de terceiros.

É uma ferramenta paga, porém, ao se inscrever, a plataforma permite a utilização grátis de duas semanas para que possa experimentar e verificar se atende às suas necessidades.

Canva

O foco do Canva é a preparação do conteúdo. Com muitas opções de designs diferentes, a ferramenta permite desde a criação de posts para redes sociais, até a criação de cartão de visitas e logo para a sua clínica.

O site é perfeito para deixar sua clínica com uma imagem profissional e criativa.

Para começar a criar os conteúdos basta acessar o site e fazer uma conta. É gratuito, mas há opções para clientes premium, que terão mais opções para composição do conteúdo.

Google Trends

Esta ferramenta é totalmente gratuita e te ajuda a analisar quais são os termos ou palavras-chaves mais buscados e populares durante um período de tempo.

Visto que os assuntos mais buscados no Google refletem também os conteúdos das redes sociais, utilizar o Google Trends ajuda no monitoramento de quais palavras o seu público está utilizando, auxiliando na comunicação com seus pacientes de assuntos relevantes e atuais.

Cada clínica deve ter uma identidade própria, e as redes sociais são importantes para compor essa imagem da clínica.

Lembre-se que omarketing digital é a porta de entrada para atingir os pacientes que deseja atrair, e também é o canal no qual perceberá o nível de satisfação do atendimento que você proporciona. Por esses motivos, invista em ferramentas que possam te ajudar a alavancar sua imagem digital.

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.