Marketing Médico

Minha clínica nas redes sociais: devo ou não aderir?

O uso das redes sociais pode ser uma excelente ferramenta para divulgar a clínica e atrair novos pacientes. Veja aqui o passo a passo para elaborar sua estratégia.

Não está com tempo para ler no momento? Escute o conteúdo a seguir, clicando no play:

Muitos profissionais da saúde, sejam eles recém-formados ou mais experientes, optam por empreender e abrir a sua própria clínica. Porém, como fazer que os pacientes saibam da sua existência? Como divulgá-la?

Uma das maneiras que dão um bom retorno e tem um custo baixo é a criação de páginas da clínica nas redes sociais.

Se você quiser saber como dar os primeiros passos para divulgar sua clínica nas redes sociais, veja as dicas PRÁTICAS no vídeo a seguir:

Primeiros Passos

O mundo está cada vez mais conectado e a grande maioria das pessoas utiliza as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras plataformas.

Segundo uma pesquisa realizada em 2017, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais, gastando aproximadamente 3 horas por dia nesses canais.

Nada melhor do que estar presente nesses meios para que os futuros pacientes interajam, conheçam e venham a procurar o profissional. É uma ótima estratégia de comunicação com o público em geral.

A presença nas redes sociais é essencial, mas vale a pena ressaltar a importância de que o profissional deve primeiro consultar as normas vigentes do conselho que regulamenta a sua profissão. Isso é necessário porque alguns deles limitam as informações que o profissional pode divulgar na rede.

O Conselho Federal de Medicina(CFM), por exemplo, estabelece limitações para o marketing médico e tem regras para anúncios, placas, peças publicitárias e redes sociais.

Sua clínica nas redes sociais: como começar?

Ao divulgar a sua clínica e o seu trabalho online, você interage mais com os pacientes, o que será útil tanto para eles quanto para a sua clínica ou consultório.

Com a divulgação online você poderá informar melhor as pessoas e contribuir para que elas se mantenham mais informadas.

Um bom começo é criar uma página no Facebook. É rápido, fácil e uma maneira de convidar as pessoas para interagir com a sua clínica. Nessa página, além das informações básicas, você pode dar dicas para um dia a dia mais saudável, como alimentação e atividades físicas que ajudam a prevenir certas doenças.

Você pode também ter um blog da clínica, e usá-lo para fazer posts explicativos e divulgar esses textos nas redes sociais.

Muitas pessoas usam a internet para pesquisarem sobre doenças e sintomas, por isso, é importante fazer textos interessantes e com informações científicas relevantes e verdadeiras.

Com a divulgação desses textos, você incentiva a interação entre pacientes e futuros pacientes.

Quer saber mais como implementar essa estratégia de elaboração de conteúdos para a sua clínica. Baixe este eBook sobre Inbound Marketing.

Outra ferramenta muito importante e que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado é o Whatsapp. Este canal é um importante ponto de contato com os pacientes. Se ainda não o utiliza, este é o momento para começar. Quer saber mais sobre como utilizar o Whatsapp na sua clínica? Confira esse conteúdo.

Vale ressaltar que para ter um bom resultado nas redes sociais, é importante que os posts sejam frequentes e atrativos. Eles precisam despertar nas pessoas a vontade de compartilhar e comentar, para que a página ganhe cada vez mais seguidores.

Por que é importante investir nas redes sociais?

O marketing boca a boca tem uma grande importância, mas é uma estratégia que se conquista com o tempo, pois não é de uma hora para outra que os pacientes indicarão o seu trabalho.

Ao utilizar as redes sociais você alcança ainda mais o sucesso da sua clínica. Isso porque:

  • É gerado uma confiança maior no seu trabalho e no seu atendimento por meio da elaboração de conteúdos relevantes;
  • A relação médico e paciente fica muito mais estreita, já que o paciente pode conversar com você por meio de diferentes canais.

Além disso, você vai conseguir mais pacientes, se posicionará como referência na sua área de atuação, podendo encontrar oportunidades profissionais ainda melhores.

Isso faz com que as redes sociais se tornem grandes aliadas dos profissionais que querem divulgar a sua clínica.

Veja caso de sucesso do Dr. Marcelo Bragança dos Reis e descubra como ele implementou o uso das redes sociais na clínica e quais foram os impactos gerados.

Gostou do conteúdo? Comente aqui nos comentários como você realiza a sua estratégia com o uso das redes sociais.

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