Tecnologia na Saúde

WhatsApp Empresarial: veja como usar na sua clínica

O WhatsApp revolucionou a forma de as pessoas se comunicarem, influenciando, inclusive, as relações entre os pacientes e seus médicos. Com a utilização do WhatsApp na clínica médica, a partir de uma simples mensagem grátis, é possível agendar ou cancelar consultas e tirar dúvidas dos pacientes, pois a comunicação tornou-se muito mais fácil.

O aplicativo acaba de lançar uma versão voltada para negócios, o WhatsApp Business ou, em português, WhatsApp Empresarial. Entenda como funciona esta nova versão e todas as vantagens e desvantagens de usá-la:

Qual é a diferença do WhatsApp Empresarial e do pessoal?

O WhatsApp Empresarial é uma versão do já conhecido app de comunicação voltada para a comunicação entre negócios de pequeno ou médio porte e seus clientes. A ideia é facilitar a comunicação entre ambos e torná-la mais segura e conveniente, uma vez que o cliente vai saber que realmente está interagindo com um perfil profissional e também a empresa não precisa utilizar o perfil pessoal de seus colaboradores.

Agora será possível para a clínica criar um perfil com mais informações, como descrição do negócio, endereço de e-mail, endereço físico e site oficial, além de automatizar respostas rápidas para perguntas frequentes, saudações apresentando a clínica e avisos caso não esteja em horário de atendimento.

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Além disso, os perfis empresariais contarão com um selo de verificação que será exibido ao lado do nome do contato na agenda do celular.

Uma constatação é de que esse será um grande canal de contato com os pacientes, portanto, se ainda não utiliza a ferramenta, esse é o momento para começar! Veja a seguir os benefícios e também os desafios de implementar o uso do aplicativo na clínica.

Facilidade de comunicação

Mais de 1 bilhão de pessoas (15% da população mundial) utiliza o WhatsApp. Por ser uma ferramenta fácil e amplamente difundida, é bastante vantajosa tanto para o paciente quanto para o médico. Ele permite a troca de informações multimídia, tornando possível o envio de exames em formato de PDF ou imagens, e tem um sistema de criptografia avançada que protege as mensagens, garantido o sigilo necessário. Portanto, o WhatsApp na clínica médica aproxima bastante o paciente do consultório e de seu médico responsável.

Veja 5 dicas para fazer o Marketing Digital da Clínica aqui.

Cuidado com sua vida pessoal

Um dos maiores erros cometidos por quem usa o WhatsApp profissionalmente é não separar a vida pessoal da profissional. Agora com a versão WhatsApp Business é possível ter uma conta do aplicativo separada para fins profissionais.

Utilize como imagem de perfil o logotipo da sua clínica ou uma foto com seriedade e cunho profissional. Dessa forma, evita-se o envio de mensagens excessivamente informais e a possível troca de mensagens erradas (postar sem querer uma foto pessoal para um paciente em vez de um parente, por exemplo).

Outra sugestão é só responder às mensagens em horário comercial e deixar o WhatsApp por conta da secretária, que deverá organizar cancelamentos e novos agendamentos e só repassar ao médico as dúvidas necessárias.

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Atenção às regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou um parecer a respeito do uso do WhatsApp entre médicos e pacientes, no qual deixa claro qual é a responsabilidade do médico no controle desse meio de comunicação.

Alguns pontos que devem ser ressaltados é que o contato entre médico e paciente pelo WhatsApp não deve constituir consulta completa e não pode ser remunerado. Agendamento de consultas, distribuição de materiais educativos e solucionar dúvidas são permitidos.

Veja no vídeo a seguir as 5 principais dúvidas quanto aos limites do Marketing Médico regidos pelo CFM:

Risco de enviar spam

É extremamente desagradável quando alguém recebe mensagens que não são de seu interesse pelo WhatsApp, portanto, evite mensagens chatas e desnecessárias. Pergunte na primeira consulta se seu paciente autoriza a comunicação por WhatsApp e deixe isso registrado no prontuário.

Se você quiser mandar curiosidades e informações médicas periodicamente, pergunte se ele tem interesse em recebê-las — embora possa ser mais propício fazer esses envios por email. Não perca tempo mandando mensagens de bom-dia ou vídeos engraçados. É uma conta profissional, use-a como tal.

Limitação do tempo gasto com o aplicativo

As pessoas são extremamente imediatistas, mas precisam entender que você tem vários outros compromissos além de responder mensagens. Estabelecer um tempo-limite para gastar por dia com o aplicativo e priorizar mensagens importantes são boas técnicas para garantir que o aplicativo te ajude, e não sugue sua energia.

Se está considerando utilizar o WhatsApp Empresarial na clínica, vai precisar de uma estratégia de comunicação para este novo canal, então baixe o Checklist de Comunicação Online com Pacientes aqui!

Conteúdo VIP: Saiba o que você pode e não pode fazer na comunicação online da sua clínica. Clique aqui e descubra!

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