WhatsApp Empresarial: veja como usar na sua clínica

Aprenda a usar o WhatsApp Empresarial na sua clínica

Flávia Saldanha Marketing Médico Leave a Comment

Leia em 6 min.

O WhatsApp revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, e o WhatsApp Empresarial auxiliou ainda mais as empresas que queriam estar mais próximas de seus clientes.

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O WhatsApp Empresarial é um excelente canal para se aproximar dos pacientes e investir na fidelização. 

Uma pesquisa da Opinion Box e Mobile Time sobre Mensageria no Brasil realizada em 2019, afirma que o WhatsApp possui, diariamente, 1 bilhão de usuários ativos

O WhatsApp é instalado em 97% dos smartphones dos usuários entrevistados, e 91% acessam o canal todos os dias.

Porém, é fundamental estar atento às normas do CFM, para garantir a segurança dos seus pacientes, e da sua imagem profissional. 

Continue a leitura e descubra como o WhatsApp Empresarial funciona na prática. 

Acompanhe!

Como o WhatsApp Empresarial funciona?

Diferente do WhatsApp pessoal, o WhatsApp Empresarial, conhecido também como WhatsApp Business, tem como principal intuito facilitar a comunicação de empresas e clientes

É importante enfatizar que o WhatsApp Empresarial foi desenvolvido para que os clientes – no seu caso, os pacientes – entrem em contato com o perfil profissional, e não o contrário.

Por isso, o WhatsApp é extremamente rígido em questão de envios de mensagens em massa, muitas vezes considerados como spam.

Para aprender como utilizar o WhatsApp Empresarial da maneira correta, acompanhe o conteúdo. 😉

1. Baixe o WhatsApp Empresarial

Entre na Google Play ou App Store, e busque por WhatsApp Business, seu logo é praticamente igual ao do WhatsApp, com a diferença do “B” no centro da imagem. 

O número do seu WhatsApp Empresarial não pode ser o mesmo do seu pessoal. Caso seu número já esteja sendo usado, ele irá pedir para que você o transfira para o WhatsApp Business

Você pode aceitar a sugestão e continuar, ou utilizar outro chip para não realizar essa transferência. 

O aplicativo fica com o nome “WA Business” no seu smartphone. 

Lembre-se que você pode utilizar tanto o WhatsApp quanto o WhatsApp Empresarial no mesmo smartphone, desde que os chips/números sejam diferentes.

2. Edite seu perfil 

No seu perfil profissional, você poderá incluir informações como endereço físico, descrição da sua clínica, horários, e-mail e site. 

Existem 3 tipos de contas profissionais:

  • Conta comercial: no começo, todos os profissionais de saúde possuem uma conta comercial, pois ela ainda não foi confirmada ou verificada. Seu ícone é cinza, e a foto do perfil aparece como ponto de interrogação para os pacientes;
  • Confirmada: quando o WhatsApp confirma que o número cadastrado corresponde ao telefone da empresa, sua conta é confirmada e ainda possui um ícone cinza;
  • Verificada: para ter a conta verificada, o WhatsApp precisa confirmar que o perfil pertence a uma marca autêntica. Não é possível pagar ou solicitar para ter uma conta verificada, todo esse processo é exclusivo da equipe do WhatsApp.

Segundo a própria empresa, não são todas as empresas que podem ser verificadas. 

Entre os principais critérios, é necessário ser uma marca conhecida e possuir um perfil completo com o máximo de informações possíveis.

3. Aprenda a usar as etiquetas

Uma das vantagens do WhatsApp Empresarial são as etiquetas. Com elas, você pode organizar cada conversa de forma rápida e prática.

Clique em “Configurações” e acesse “Etiquetas“. O próprio aplicativo já traz algumas como padrão: novo cliente, pagamento pendente, novo pedido, pago e pedido finalizado. 

As etiquetas padrões não fazem muito sentido para clínicas e consultórios médicos, por isso, é essencial personalizá-las.

Para criar etiquetas novas, basta clicar no ícone (+). A cor para cada etiqueta é distribuída de forma automática. 

Nas conversas, abra o menu sinalizado pelos três pontos no canto superior direito da tela, e adicione a etiqueta que deseja, como novo paciente. 

Como o WhatsApp Empresarial interfere na prática médica

4. Configure as respostas automáticas

As respostas automáticas são um dos principais benefícios do WhatsApp Empresarial. 

Você pode configurar respostas para serem enviadas automaticamente quando um paciente entrar em contato, e salvar modelos de respostas que mais costuma utilizar. 

Para isso, acesse suas configurações e clique em “Configurações da Empresa”. Você pode personalizar 3 tipos de mensagens:

  • Respostas rápidas: você pode salvar modelos de mensagens que mais costuma enviar para os pacientes, como uma mensagem de solução de dúvidas ou avisos de retorno;
  • Mensagens de ausência: para enviar uma mensagem automática durante o período que você não pode responder, basta programar uma mensagem de ausência;
  • Mensagens de saudação: uma mensagem de boas-vindas para os pacientes que estão entrando em contato com o seu perfil profissional. 

Você pode adicionar mais respostas rápidas clicando no (+), e definir atalhos para cada resposta com o comando “/nomedoatalho”.

5. Acompanhe os resultados do WhatsApp Empresarial

Em qualquer estratégia, é fundamental acompanhar os resultados de forma constante.

No WhatsApp Business, você pode acompanhar as métricas do próprio aplicativo. Basta acessar suas configurações, ir em “Configurações da Empresa” e clicar em “Estatísticas“.

Dê uma olhada quais estão disponíveis no aplicativo:

  • Taxa de recebimento: quantidade de pacientes que receberam as mensagens enviadas;
  • Taxa de abertura: quantas mensagens foram de fato lidas;
  • Taxa de resposta: número de pacientes que responderam as suas mensagens;
  • Taxa de conversão: caso você tenha enviado algum link, é possível visualizar quantos pacientes clicaram pela taxa de conversão.

Ainda não é possível visualizar gráficos pelo WhatsApp, mas todas essas informações já são bastante úteis para produção dos seus relatórios.

Acompanhar os resultados é uma prática essencial que pode mostrar pontos de melhorias nas suas comunicações, e até mesmo ajudar na sua aproximação com os pacientes. 

O WhatsApp Empresarial também pode ser acessado por um computador, desde que esteja conectado com o smartphone. 

Ou seja, caso sua conexão com o smartphone não esteja boa, as mensagens também não chegarão ao WhatsApp Empresarial do computador. As estatísticas também não estão disponíveis na versão desktop.

Agora que você sabe como o aplicativo funciona, descubra quais são suas principais vantagens!

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Principais vantagens do WhatsApp Empresarial

De acordo com a pesquisa de Mensageria no Brasil, citada mais acima no artigo, o WhatsApp tem conquistado cada vez mais o espaço de troca de mensagens entre os brasileiros. 

“Quando perguntado aos usuários ativos mensais do WhatsApp qual o canal que consideram mais adequado para uma empresa enviar avisos que são do seu interesse como consumidor, 77% responderam WhatsApp.”

Confira a seguir quais são os principais benefícios do WhatsApp Business. 🙂

1. Boa taxa de abertura

Como vimos nos estudos sobre o WhatsApp, o aplicativo é extremamente popular entre a maioria da população e, provavelmente, com os seus pacientes. 

Devido a esse uso crescente, o WhatsApp Empresarial garante uma ótima taxa de abertura. Afinal, a maior parte dos seus pacientes provavelmente acessa o aplicativo todos os dias.

Porém, é importante lembrar que se o seu objetivo é enviar mensagens para uma grande quantidade de pacientes, o WhatsApp Business não é o canal ideal, pois não foi desenvolvido com esse objetivo. 

Em muitos casos, as mensagens podem ser marcadas como spam e nem sequer serem entregues. Uma boa dica é utilizar o aplicativo para lembretes de consulta ou retorno.

Para enviar comunicações em massa, você pode contar com uma plataforma de e-mail marketing desenvolvida exclusivamente para profissionais de saúde.

O e-mail marketing, além de possibilitar uma ótima taxa de entrega para milhares de pacientes, também é ideal para profissionais que buscam aumento de retornos, fidelização de pacientes e maior rentabilidade.

2. Facilidade na comunicação com os pacientes

Por conta da facilidade na comunicação, o WhatsApp Empresarial é uma ótima forma de fortalecer o relacionamento com seus pacientes. 

Normalmente, os profissionais de saúde só conseguem criar vínculos com os pacientes durante a consulta.

O marketing digital, seja por WhatsApp, Facebook ou outras redes sociais, pode ser um forte aliado na construção de uma relação duradoura. 

3. Cuidado com a sua vida pessoal 

É fundamental separar a vida pessoal, da profissional. O WhatsApp Business possibilita a criação de um aplicativo exclusivo para atendimento de pacientes.

Assim, você consegue ter uma organização mais eficiente e responder as mensagens apenas durante o seu horário de trabalho, e não a qualquer momento do dia. 

Para cuidar dos pacientes, você também precisa cuidar dos seus relacionamentos, e da sua vida. 

Principais regras do CFM em relação ao WhatsApp Empresarial

Para utilizar o WhatsApp Empresarial sem desrespeitar nenhuma regra do CFM, é essencial conhecer todas as suas exigências, e rever o Código de Ética do CFM.

Veja a seguir as principais regras do CFM sobre o uso do WhatsApp:

  • Atendimentos por WhatsApp são proibidos: o CFM deixa muito claro que atendimentos à distância não podem ser realizados pelo WhatsApp. Afinal, apesar do WhatsApp ter uma criptografia que assegura um certo nível de segurança, ele não foi desenvolvido para a área da saúde. Por isso, ele não possui respaldo jurídico para os profissionais de saúde;
  • Informações sigilosas não podem ser trocadas: por conta dos aspectos citado acima, é essencial que nenhum dado sensível seja trocado pelo WhatsApp. Caso seus pacientes enviem, oriente-os para que isso não seja feito novamente, citando até mesmo as orientações do Conselho;
  • Diagnósticos não podem ser realizados: da mesma forma que o atendimento à distância não é autorizado, nenhum diagnóstico pode ser enviado ou feito por WhatsApp;
  • Prescrição de medicamentos é uma prática expressamente proibida: para sua segurança e a de seus pacientes, nenhuma prescrição de medicamentos pode ser feita pelo aplicativo.

Você tem o WhatsApp Empresarial? Como costuma entrar em contato com seus pacientes? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários!

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Sobre o autor

Flávia Saldanha

Analista de Marketing na iClinic, foco em E-mail Marketing e Comunicação. Formada em Economia na USP, com ênfase em Negócios Internacionais.