Lista de transmissão no Whatsapp: principais motivos de utilizá-la na clínica

Lista de transmissão no Whatsapp: principais motivos de utilizá-la na clínica

Leia em 5 min.

Fazer uma lista de transmissão no WhatsApp é muito fácil e pode otimizar diversos processos da rotina médica no que diz respeito ao envio de mensagens.E já que a ferramenta tem revolucionado a comunicação e troca de informações, é importante estar por dentro dos recursos disponíveis.

Certamente você utiliza o WhatsApp diariamente, não é verdade? De acordo com as últimas informações anunciadas, o aplicativo alcançou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

E considerando que o app é um recurso utilizado todos os dias pela maioria dos brasileiros, existem funções que podem auxiliar — e muito — o dia a dia da sua clínica, como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp.

Deseja melhorar a fidelização dos pacientes e otimizar os resultados de interação antes e depois das consultas? Então, não perca este post. Abordamos maneiras de utilizar a ferramenta e o passo a passo de como criar uma. Faça uma boa leitura!

Benefícios em utilizar o Whatsapp

Lançado em 2009 na Califórnia, o WhatsApp foi criado com o objetivo de acompanhar as inúmeras possibilidades que a internet móvel começou a proporcionar no que diz respeito às mensagens instantâneas e aplicativos.

O aplicativo se popularizou rapidamente, e no Brasil substituiu o uso do SMS, ganhando bastante adesão devido a sua comodidade.  Mas quais são as principais vantagens de utilizá-lo na sua clínica?

Rapidez

Essa é uma das grandes vantagens tanto para a clínica quanto para o paciente. Atualmente recebemos inúmeros informações no email e redes sociais, e como garantir que a sua mensagem foi recebida?

Com o Whatsapp essa preocupação não existe, pois a entregabilidade é totalmente garantida. Além disso, os pacientes utilizam essa ferramenta para se comunicarem constantemente, dessa forma, com certeza irão visualizar a mensagem da clínica.

Comodidade

Com certeza, o aplicativo trouxe muita praticidade para o dia a dia, pois tanto o paciente quanto a clínica podem utilizar o aplicativo tanto no celular quanto no computador. Além disso, podem escolher os melhores horários para visualizar e responder. Diferentemente de ligações, que é necessário que a pessoa esteja no local e no horário para receber a comunicação.

Outro ponto muito importante, é o fato de que os pacientes se sentem mais confortáveis com o aplicativo, se sentindo iguais para contactar a clínica quando for necessário.

Ainda tem dúvidas se você deve ou não utilizar o Whatsapp na sua clínica? Tire suas dúvidas agora mesmo aqui.

O que são as listas de transmissão no Whatsapp?

A lista de transmissão é um dos recursos disponíveis no Whatsapp, permitindo o envio de mensagens para diversas pessoas de uma só vez. Essa funcionalidade permite alcançar até 256 contatos, sendo possível encaminhar, além de mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios.

Todos os destinatários são pré-determinados e recebem a mensagem enviada de maneira privada e individual, sendo possível acompanhar se ela foi recebida e visualizada, sem precisar selecionar os contatos de novo quando novas mensagens precisarem ser enviadas.

Isso poupa tempo de ambas as partes e ainda deixa o paciente mais tranquilo, uma vez que a ferramenta traz a ideia de um contato mais rápido e direto com a equipe da clínica ou consultório.

Quais são as melhores formas de utilizar a lista de transmissão no WhatsApp?

Já começou a perceber como a criação da lista de transmissão pode melhorar o marketing e a fidelização dos seus pacientes? Confira as ações mais eficazes para se utilizar as funcionalidades do app.

lista-transmissao-whatsapp

Confirmação de consultas

Mesmo que cada paciente tenha uma data e horário específico de consulta, é possível criar uma lista de transmissão no WhatsApp para as pessoas que serão atendidas ao longo de uma semana.

Assim, ao receber o aviso, ela relembra da data de marcação logo no início da semana e consegue se programar melhor, o que diminui as chances de desmarcações em cima da hora e não comparecimentos.

Envio de avisos gerais

Seu consultório vai passar por uma reforma e deixará de realizar consultas por determinado período? Um dos médicos da clínica entrará de férias? O endereço de atendimento mudou e você precisa repassar essa informação rapidamente para os pacientes? Quer desejar felicitações de final de ano?

Esses e outros avisos importantes podem ser enviados por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp e deixar seus pacientes informados quanto às novidades e mudanças da clínica.

Além de essa ação trazer ganhos para a imagem do seu empreendimento — afinal, demonstra que você se preocupa em deixar as pessoas informadas — agrega valor ao serviço prestado e contribui com a sensação de um atendimento mais próximo.

Além disso, as pessoas que recebem a mensagem podem respondê-las e a interação é mais direta. O aplicativo notifica seus usuários instantaneamente, o que contribui para uma taxa de abertura bastante significativa.

Campanhas de marketing

A lista de transmissão no WhatsApp (quando desenvolvida com cautela) tem o potencial de ser uma excelente estratégia de marketing. No entanto, é preciso executar as ações de acordo com as restrições apresentadas no Manual de Publicidade Médica.

Assim, depois de compreender as normas estabelecidas e estar por dentro dos limites do marketing médico, é hora de colocar as ações em prática.

Quando falamos especificamente dessa ferramenta de comunicação incrível que é o WhatsApp, é importante mencionar a redução de custos. Afinal, o aplicativo é gratuito e a clínica diminui os gastos com ligações telefônicas, além de otimizar o tempo do colaborador responsável por enviar as mensagens.

Se sua clínica já tem uma estratégia de marketing estruturada, outra possibilidade é a divulgação de conteúdos relevantes do blog do consultório  como materiais educativos e informativos. Isso contribui para que a equipe clínica se torne referência na área de atuação e conquiste cada vez mais pacientes.

Como fazer uma lista de transmissão no aplicativo?

Criar uma lista de transmissão no WhatsApp é um processo bem intuitivo e rápido. Entretanto, é preciso se atentar a alguns pontos antes de começar a utilizar o recurso. Veja:

  • somente os pacientes que têm o seu contato recebem as mensagens: certifique-se que todas as pessoas salvem o contato da clínica no próprio telefone. Dessa forma, a taxa de entrega e leitura é muito mais efetiva;
  • as listas suportam até 256 pessoas: se a ação planejada pretende atingir um grande número de pessoas, é possível fazer quantas listas forem necessárias. Você ainda consegue segmentar os pacientes de acordo com o perfil em cada uma dessas listas, por exemplo pacientes de convênio e pacientes particulares;
  • utilize o WhatsApp empresarial: essa versão facilita ainda mais a comunicação com os pacientes, tornando-a mais segura, uma vez que eles ficam cientes de que a interação é realizada diretamente com um perfil profissional.

Agora que já entendemos quais são os cuidados a serem tomados, veja o passo a passo para começar a disparar mensagens importantes de uma maneira prática e produtiva para seus pacientes:

  • abra o aplicativo e selecione o botão “Listas de Transmissão” no topo da tela de conversas;
  • vá em “Nova lista”, na parte inferior da nova tela que se abriu;
  • em seguida, escolha os contatos digitando os nomes ou tocando no botão ( + ) para escolher da sua lista. Neste ponto, vale lembrar que é importante salvar previamente todos os contatos no telefone móvel da clínica.
  • toque em “criar” e pronto! Agora é só escrever a mensagem com o conteúdo de preferência.

Viu como criar uma lista de transmissão no WhatsApp pode ser um recurso excelente para atender aos pacientes e fortalecer uma comunicação mais segura, prática e direta?

Além de otimizar a experiência dos pacientes e ser uma ferramenta acessível e de simples utilização, o app ainda reduz custos e a versão empresarial pode ser baixada facilmente na Apple Store e no Google Play.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre como utilizar os meios virtuais para se relacionar com os pacientes, não deixe de baixar o nosso eBook sobre Redes Sociais. Vale a leitura! 🙂

redes sociais para medicos e profissionais da saude

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e deixe seu comentário aqui para a gente!


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.