Como a Dra. Luciana realiza marketing de relacionamento com o iClinic?

Como a Dra. Luciana realiza marketing de relacionamento com o iClinic?

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso Leave a Comment

Leia em 8 min.

Abrir seu próprio consultório, administrá-lo e conciliar a vida pessoal são desafios que a Dra. Luciana Michel superou com sucesso, isso sem nunca deixar o marketing de relacionamento para seus pacientes de lado. Confira aqui como ela realizou tudo isso com excelência.

Decidir ter seu próprio negócio, principalmente em um mercado competitivo como o da saúde, é uma escolha desafiadora. Para isso não basta apenas ter o conhecimento da medicina, é preciso ir além e buscar especialização em assuntos como gestão e marketing

A Dra. Luciana Michel queria que a Alphagastro, sua clínica, abrisse suas portas da melhor forma, por isso, realizou um curso de gestão e decidiu escolher o melhor software médico para o consultório

Um software eficiente não deve ter apenas um ótimo prontuário, mas auxiliar em áreas como marketing médico e relacionamento com pacientes. Por isso, a empreendedora e Dra. Luciana optou pelo iClinic.

Descubra neste artigo como ela conquistou todos seus objetivos em um mercado tão concorrido com o iClinic. Acompanhe!

Como a Dra. Luciana Michel abriu seu próprio consultório com sucesso? 

A cirurgiã Dra. Luciana foi a primeira médica da família, e desde criança ela sabia que queria seguir na área de cuidado com as pessoas. Escolheu medicina e cursou a faculdade na PUC de Sorocaba, se especializando em cirurgia digestiva na França.

“A área cirúrgica é mais resolutiva e como os resultados são mais decisivos, o acompanhamento ambulatorial não costuma ser intenso. Quando estava na França, me apaixonei pela área de transplante de fígado e pâncreas.”

Além de ter se especializado na França, a Dra. Luciana também se apaixonou por um francês, com quem é casada há 7 anos. Atualmente ambos moram no Brasil com seus dois filhos.

Porém, de onde surgiu a vontade da cirurgiã Luciana de ter seu próprio consultório? Por que decidiu ser uma médica empreendedora?

“Sempre trabalhei com serviço público, porém, também sempre tive uma vontade empreendedora, queria ter meu próprio negócio. Além disso, gosto muito de tecnologia, estou antenada nas novidades da área da saúde, sempre fui muito tecnológica.”

Como a própria Dra. Luciana comentou na entrevista, seu sonho era administrar seu próprio consultório, e para começar esse sonho, criou a marca e o logo do seu negócio sozinha.

“Por um período, aluguei uma sala em um consultório e abri as portas sozinha. Já havia trabalhado com grandes equipes médicas de São Paulo, mas elas não têm muito interesse em te fazer crescer dentro da equipe, por conta dos cirurgiões mais antigos que já dominam o espaço.”

O consultório foi alugado na região de Alphaville em São Paulo, e logo a localização se mostrou uma escolha certeira para o negócio.

“No início também fiz um plano de marketing. Os pacientes começaram a chegar por meio do Google ou por indicações de amigos que me conheciam. Já estou atuando apenas no particular há 3 anos.”

O empreendimento da Dra. Luciana cresceu tanto que hoje ela conta com dois sócios. Na verdade, o consultório deu tão certo, que a sociedade decidiu abrir uma sede própria na mesma região, e deixar o espaço alugado. 

“Estamos criando uma clínica especializada em aparelho digestivo. Todos os exames, especialidades necessárias estarão disponíveis no Alphagastro, todas as patologias relacionadas a aparelho digestivo poderão ser tratadas na clínica.”

Como a Dra. Luciana Michel escolheu o iClinic como software médico da Alphagastro?

A nova sede da clínica Alphagastro, administrada pela cirurgiã Dra. Luciana e seus dois sócios, terá duas salas próprias no prédio central de Alphaville. Pensando em abrir o negócio da melhor forma possível, decidiram ter um software médico com antecedência. 

“Estamos selecionando tudo que há de melhor, mais especializado e tecnológico possível dentro da clínica, e foi nesse processo que conheci o iClinic.”

A cirurgiã Dra. Luciana é parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Ela também cursa pós-graduação de doenças funcionais, e além de se especializar ainda mais na área da saúde, também decidiu realizar um curso de gestão. 

“Eu queria fazer tudo certinho e o médico tem essa deficiência em gestão. Nós sabemos ser médicos mas não sabemos ser gestores. Sempre tive vontade de empreender, porém faltava o conhecimento técnico.”

Diferente de alguns médicos que abrem seus consultórios, a cirurgiã Dra. Luciana não queria se lançar no desconhecido. Ela queria procurar o que havia de melhor para o seu negócio. 

“No curso de gestão, há um módulo chamado Consultório do Futuro, onde eles apresentam todas as inovações tecnológicas que podemos implementar. Tive contato com vários prontuários eletrônicos, e no final decidi ter o iClinic.”

Marketing de relacionamento da Dra. Luciana

“Usava outro prontuário eletrônico e decidi trocar porque achei o iClinic muito alinhado com os meus valores e a visão de futuro que quero para o meu consultório.”

A Dra. Luciana comentou que a Alphagastro está em obras, e o novo local irá funcionar exclusivamente como clínica de aparelho digestivo.

“Ter o iClinic antes da abertura oficial da AlphaGastro era fundamental para irmos modulando o sistema, porque ele permite muita personalização. Queria estar em uso para quando abrirmos as portas, estarmos totalmente personalizados com o que nossa especialidade demanda.”

Além da personalização, outro aspecto que foi decisivo para que a Dra. Luciana escolhesse o iClinic foi seu módulo de marketing. Continue a leitura!

Como o iClinic ajuda o marketing de relacionamento da Dra. Luciana Michel?

Além de procurar os melhores equipamentos para a Alphagastro, a cirurgiã Luciana também se preocupou desde o começo com o marketing médico do consultório.

Algumas das estratégias de marketing utilizadas são: site próprio, página profissional no Facebook, perfil no Instagram, anúncios pagos como Google Ads, tudo isso com ajuda de uma agência que auxilia no marketing do consultório. 

Porém, a Dra. Luciana também reconhece a importância do marketing de relacionamento, uma estratégia voltada especialmente para fidelização de pacientes.

“O marketing de relacionamento eu faço sozinha. Uma das coisas que me chamou muita atenção no iClinic é que facilita muito esse marketing de relacionamento com o cliente, e a maior parte das empresas não oferecem esse serviço.”

Fazer o curso de gestão ajudou a administradora a reconhecer a importância do marketing focado na fidelização de pacientes, algo que uma boa parte dos médicos ainda não implementou em seus consultórios.

“Antes de fazer o curso de gestão, pensava que marketing era apenas para captar novos clientes. Na verdade, aprendi que existe uma pirâmide de captação, e atrair novos pacientes é muito mais difícil do que fidelizar aqueles que já te escolheram.”

Como a própria Dra. Luciana comentou, captar novos pacientes envolve muito mais investimento. Ao valorizar o paciente que já te escolheu e entregando uma experiência única, você garante a fidelização e ele se torna um promotor do seu serviço. 

“No marketing de relacionamento, o investimento é muito mais de tempo. É tratar o paciente bem, lembrar dos retornos, exames de prevenção, tudo isso é feito com um simples e-mail.”

Uma das funcionalidades favoritas apontadas pela Dra. Luciana é o iClinic Marketing, plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde.

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

Apesar da vida acadêmica da medicina ser extensa, assuntos essenciais para garantir o bom funcionamento de um consultório, como o marketing médico, não são abordados, e muitas agências não são especializadas na área da saúde.

“A maior parte das agências, que custam caro, são essas que captam novos pacientes. Ferramenta de e-mail marketing quase nenhuma agência faz, e por isso o módulo de marketing do iClinic ajuda muito.”

É claro, o prontuário eletrônico também é uma das funcionalidades favoritas da Dra. Luciana, afinal, é um dos documentos mais utilizados na rotina médica de todos os profissionais de saúde.

Poder personalizar o prontuário conforme a gente precisa é um diferencial muito grande. Podemos montar e desmontar conforme nossas necessidades. O layout também é muito intuitivo, não precisei fazer curso nenhum para entender como tudo funcionava.”

Outro diferencial, apontado pela administradora da AlphaGastro, é o atendimento da equipe de vendas e equipe de suporte da iClinic, principalmente por conta do processo de migração que a Dra. Luciana está passando, já que anteriormente utilizava outro sistema.

Estou sendo assessorada por vocês em todo o momento da migração, inclusive com resposta imediata a cada dúvida que tenho. Sabemos que a migração não é do dia pra noite, mas estou sendo muito bem atendida.”

Normalmente, o suporte da iClinic responde em até três minutos durante o horário comercial, e essa agilidade é algo que facilita muito quando alguma dúvida acaba surgindo no dia a dia.

“Às vezes tenho dúvida sobre algo do software, mando mensagem no chat e me respondem na hora como solucionar. Estão sempre muito presentes em todo o processo do uso do sistema. Os relatórios e gráficos também facilitam muito na hora da gestão.”

Dra. Luciana no marketing de relacionamento

Vocês têm uma escuta muito atenta, acredito que é isso que faz com que vocês estejam criando um prontuário que se adapte a qualquer especialidade. Vocês escutam os médicos com as necessidades deles.”

A Dra. Luciana, além de realizar a entrevista para ser um dos nossos casos de sucesso, também aceitou ajudar nossa equipe de produto a entender como uma possível funcionalidade do sistema deveria ser para ajudar os médicos no dia a dia. 

“Tenho uma reunião marcada com a equipe de produto para ajudar a entender como um módulo de reembolso iria ajudar, isso é um grande diferencial de vocês.”

Principais desafios na rotina da Dra. Luciana Michel e como ela lida com eles

Para entender ainda mais como é o dia a dia da Dra. Luciana, que além de ser médica, também é administradora, esposa e mãe de dois filhos, perguntamos quais eram seus principais desafios na rotina. 

“Meu maior desafio é conseguir responder vários compromissos ao mesmo tempo. Muitos compromissos acontecem praticamente na mesma hora, e desempenhar o papel de esposa, mãe e cirurgiã, tudo no mesmo dia, é muito desafiador.”

O segundo maior desafio apontado pela cirurgiã é a presença de poucas mulheres em sua área de atuação. 

“Minha área é uma profissão predominantemente masculina. Na minha residência não havia muitas mulheres realizando cirurgia, e hoje quando vejo o mapa cirúrgico, principalmente na rede privada, muitas vezes encontro apenas meu nome como presença feminina.”

A Dra. Luciana comentou que muitas mulheres, quando se tornam mães e esposas, acabam largando sonhos anteriores porque é realmente muito difícil conciliar uma especialidade cirúrgica, com todos esses papéis. 

“É uma especialidade imprevisível, às vezes eu entro para realizar uma cirurgia que deveria durar uma hora e acabo ficando muito mais. Já pensei em largar, só não larguei porque é muita paixão, não me vejo fazendo outra coisa.”

Apesar da ausência das mulheres em sua especialidade, esse também é um aspecto que pode se tornar um importante diferencial para a Alphagastro, como a própria Dra. Luciana comentou: 

“Ser mulher entre vários homens na concorrência por pacientes é difícil. Como o marketing médico acaba sendo muito individual por conta da imagem do profissional, saber como surpreender pacientes é essencial para aumentar as recomendações. A mulher sabe fazer isso muito bem, ela tem facilidade em ter mais empatia, o toque feminino também é um diferencial para saber se destacar.”

Outro diferencial extremamente importante da Alphagastro é a constante preocupação para entregar a melhor experiência possível para seus pacientes, um aspecto que a própria iClinic busca com seus clientes.

“Nós aprendemos com o cliente. A gente escuta muito o paciente para melhorar a experiência dos próximos que virão, e eu percebo que essa é uma filosofia norte da iClinic. Procuramos nos aliar com empresas que tenham nossos valores. Esse relacionamento é o que conta, e a iClinic está muito alinhada com os valores da Alphagastro.”

Além disso, a empreendedora está constantemente buscando inovações para implementar na clínica, principalmente aquelas que ainda não estão sendo exploradas por seus concorrentes.

“Minha próxima aventura na Alphagastro é a produção de podcast, com um conteúdo orientado para pacientes e até mesmo outros profissionais de saúde que buscam informações da minha área. Porque também é importante compartilhar informações de qualidade para outros especialistas.”

Todos esses fatores contribuíram para que a Dra. Luciana tivesse sucesso no processo de abertura de seu próprio negócio. 

Não basta apenas decidir empreender, é importante buscar conhecimento em gestão, marketing médico, ferramentas de qualidade, como um software médico.

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Contatos da Dra. Luciana Michel:

Endereço: Alameda Madeira, 328 – 23° andar – Conjunto 2313 e 2314, Alphaville – Barueri – SP

E-mail: luciana@alphagastro.com

Telefone: (11) 999797608


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.