Como investir em anúncios em marketing médico?

Como investir em anúncios em marketing médico?

Leia em 5 min.

Investir em anúncios em marketing médico aumenta a atração de pacientes da sua clínica, além de trazer mais visibilidade ao seu trabalho. Anunciando de forma correta, você pode conquistar ótimos resultados em um curto prazo.

Você sabe como investir em anúncios em marketing médico? 

Muitos médicos possuem receio em realizar marketing médico por conta das regras estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), porém, saiba que é possível fazer anúncios atrativos, que atraiam novos pacientes para a clínica sem infringir nenhuma regra.

Essa estratégia ajuda a fortalecer a sua marca e a otimizar os seus resultados, alcançando um público que realmente se interessa pelos seus serviços.

Os benefícios dos anúncios em marketing não param por aí, e é sobre isso falamos neste artigo. Diferente da estratégia exclusivamente orgânica (ou seja, que não há um investimento em anúncios), essa ação traz retornos a curto e médio prazo.

A seguir, listamos os principais benefícios de investir em anúncios em marketing médico e, ainda, mostramos como essas estratégias devem ser criadas. Confira!

Quais os benefícios de investir em anúncio em marketing médico?

Antes de mostrarmos como as estratégias podem ser colocadas em prática nos anúncios em marketing médico, separamos os três principais benefícios dessa ação para mostrar o que a sua clínica tem a ganhar ao investir nessa estratégia.

1. Atrai mais pacientes

Para que uma clínica tenha sucesso, o primeiro passo é fazer com que as pessoas a procurem para solucionar seus problemas, certo? Pois bem, é isso que anúncios nas redes sociais proporcionam para você: a atração de mais pacientes.

Com as estratégias adequadas é possível alcançar um público que realmente tem interesse em adquirir seus serviços. A partir do momento que ele sabe que pode contar com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde, mais seguro ele se sente para marcar uma consulta. 

Essa a sensação que um anúncio bem-feito transmite: credibilidade para que o paciente se sinta tranquilo ao colocar o seu bem-estar nas mãos dos profissionais.

2. Melhora a credibilidade da clínica

Precisamos da um destaque ainda maior à credibilidade ao falarmos de anúncios de marketing. Essa é uma característica muito importante para quebrar uma das principais objeções dos pacientes quando o assunto é saúde: o medo de os serviços não serem de qualidade.

Em seus anúncios, você pode divulgar a estrutura da sua clínica, mostrar quais equipamentos ela tem disponível, quais são os serviços oferecidos e, inclusive, o nível de conhecimento dos profissionais que lá atuam. 

Todas essas informações ajudam o paciente a ter mais segurança na hora de fazer a sua escolha e, com isso, beneficiam a imagem da clínica no mercado.

como-investir-em-anuncios-em-marketing-medico

3. Transforma os profissionais em referência na área

Quanto mais conhecimento você passa, mais as pessoas confiam nos seus serviços. Nesse momento, os anúncios podem transformar os profissionais que trabalham na sua clínica em referências online em suas respectivas áreas de atuação.

Quanto mais contato com o público a sua clínica tiver, mais as pessoas a reconhecem pelo trabalho prestado e pelas informações relevantes que ela transmite. 

Ao trabalhar um anúncio em vídeo, por exemplo, os profissionais podem usar essa oportunidade para atender alguma dor dos pacientes, entregando dicas valiosas para que ela possa solucionar determinado problema e ter mais qualidade de vida.

Como criar uma estratégia de anúncios?

Somente este tópico renderia um livro. Isso porque existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática nesse momento, mas tudo depende dos seus objetivos. 

Porém, para quem está começando, o essencial é saber que:

  • é necessário conscientizar o seu público – ou seja, futuros pacientes – sobre a existência dos serviços que a sua clínica oferece, apresentando sua marca;
  • é preciso trabalhar a consideração do público para melhorar o seu engajamento;
  • uma estratégia fundamental é converter o seu público-alvo em reais pacientes, a fim de melhorar as suas metas e as respostas do seu público para as CTA’s (calls to action ou chamadas para ação, em tradução livre).

Para realizar as chamadas de ações (CTA’s) citadas no tópico acima, como o próprio nome diz, basta que você incentive seus potenciais pacientes a realizarem uma ação. Caso você tenha um agendamento online, pode colocar uma chamada como “Faça seu agendamento agora mesmo, é só clicar aqui: (link do agendamento online)”.

Quais as melhores plataformas para anunciar seus serviços?

Hoje, as redes sociais são umas das melhores plataformas para anunciar seus serviços. São esses ambientes online que mantém seus potenciais pacientes conectados. 

No entanto, é importante ressaltar que só vale a pena investir em anúncios para marketing médico nas plataformas que o seu público-alvo está presente. Assim, você otimiza seus custos e tem melhores resultados.

O Google Ads também é uma opção muito interessante e que não pode ser descartada. 

Afinal, muitas pessoas procuram por serviços de saúde nos mecanismos de busca antes de tomar uma decisão, e o Google é a plataforma de pesquisa mais utilizada no mundo. Portanto, não deixe de investir nessa ferramenta.

Quer saber como criar anúncios de qualidade no Google Ads? Leia este artigo.

Como criar anúncios que geram bons resultados?

Todas as plataformas apresentam características diferentes na hora de anunciar (com exceção do Facebook e Instagram, por serem integradas e da mesma companhia). Por essa razão, é indispensável que você estude bem as estratégias a serem aplicadas em cada ferramenta. 

O Facebook, por exemplo, possibilita a criação de anúncios em diversos formatos, como em foto, carrossel (quando várias imagens são exibidas), vídeo, coleção, Messenger ou apresentação multimídia. 

Depois disso, você deve acessar o seu gerenciador de anúncios e determinar os critérios da sua campanha (público-alvo, valor investido, entre outros aspectos). 

Você escolhe ainda o objetivo da campanha, que é o que determina a forma pagamento: por impressão, visualização ou conversão.

Quais os cuidados necessários ao anunciar para não infringir as regras do CFM?

As regras estabelecidas pelo CFM visam preservar a imagem dos profissionais da saúde e manter uma concorrência sadia e justa entre as partes. 

Nesse sentido, muitas regras foram impostas para que os profissionais possam divulgar seus serviços sem prejudicar ninguém, tanto seus colegas de profissão quanto seus pacientes. 

Entre as principais exigências que não devem ser cometidas de forma alguma, podemos citar:

  • anunciar uma especialidade que você não tem;
  • envolver-se com propagandas enganosas;
  • garantir, prometer ou até mesmo insinuar bons resultados nos seus tratamentos;
  • anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
  • divulgar fotos de pacientes, entre outros.

Ao investir em anúncios em marketing médico, você dá o primeiro passo para garantir o sucesso da sua clínica. Essa questão é fundamental para atrair mais pacientes e, inclusive, fidelizar aqueles que já buscam pelos seus serviços. 

Além disso, fortalece a sua autoridade no mercado, destacando-o de seus concorrentes.

Quer contar com profissionais especializados em anúncios de marketing médico? Então entre em contato conosco para saber como podemos ajudar! 🙂

iClinic Services: agência de marketing da maior especialista de gestão e marketing médico do Brasil

Agora já sabe como investir em anúncios em marketing médico? Conte pra gente aqui embaixo como você vai começar seus anúncios, e assine nossa newsletter para receber mais artigos sobre marketing médico.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.