Conheça agora 5 vantagens do agendamento médico online

Conheça agora 8 vantagens do agendamento médico online

Leia em 5 min.

A tecnologia na área médica vem trazendo muitas inovações que só trazem benefícios para para todo mundo. O agendamento médico online também veio para revolucionar a agenda das clínicas médicas! Descubra quais as vantagens de adquirir essa inovação para a sua clínica lendo o artigo.

A tecnologia aliada à saúde vem trazendo inúmeras vantagens, como exames mais precisos e menos invasivos, facilidade de acesso ao conhecimento e inúmeros softwares para ajudar na gestão de clínicas e organização de consultas. Uma das grandes vantagens desses softwares é permitir o atendimento médico online.

A utilização desse recurso otimiza o atendimento e facilita a vida tanto do médico quanto do paciente – principalmente na marcação de consultas. Essa ferramenta é cada dia mais utilizada em hospitais, clínicas e consultórios.

Continue lendo o artigo para entender mais sobre os benefícios adquiridos com essa ferramenta!

A importância de priorizar o conforto e a comodidade dos pacientes

Disponibilizar atendimento médico online não significa atender aos pacientes pela internet, mas permitir que eles visualizem a sua disponibilidade para o agendamento e façam esse processo com autonomia, sem necessariamente entrar em contato com a sua clínica.

Essa é uma ferramenta que facilita a vida de todos os envolvidos em uma consulta: médicos, profissionais da recepção e o próprio paciente.

Tornar essa tarefa mais conveniente traz conforto e comodidade para aqueles que necessitam do tratamento, algo muito importante quando se trata de saúde. Não é raro que as pessoas negligenciem uma consulta médica simplesmente por não terem tempo de parar durante a rotina e fazer o agendamento.

Vantagens da agenda médica online

A agenda online pode fazer muito pelo pelos profissionais e pacientes, além de promover uma rotina mais prática e facilitada. Escolhendo o aplicativo certo, é possível agregar vários outros benefícios. Entenda!

agenda-do-medico

1. Adequação à era digital com o agendamento médico online

Estamos na era digital: a tecnologia e o acesso à internet estão entremeados em nossa vida. Uma pesquisa da TIC Domicílios, de 2016, aponta que dos 107,9 milhões de brasileiros conectados à Internet, 43% dos usuários fazem o acesso pelo celular.

Utilizando o agendamento médico online, você está modernizando sua clínica e mostrando que acompanha as inovações tecnológicas para facilitar a vida de todos.

Além disso, como a maioria dos brasileiros utiliza a internet pelo celular, será bem fácil para seus pacientes agendarem uma consulta. Basta acessar o site, ou aplicativo de agendamento, com esse dispositivo que vive na palma da mão de praticamente todo mundo.

2. Marcação de consultas disponível 24 horas

Um sistema eletrônico de agendamento de consultas permite que o paciente, onde quer que esteja, acesse a agenda online do médico em tempo real e marque a consulta quando quiser.

Um sistema que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana é infinitamente superior ao restrito agendamento por telefone em horário comercial, utilizado na maioria dos consultórios médicos.

A necessidade de consultar um médico pode surgir a qualquer momento e, com o agendamento online, o paciente pode marcar a consulta assim que houver demanda, inclusive em fins de semana, durante viagens ou em casa.

3. Redução de custos

Só quem possui consultório sabe como é difícil contratar e manter um recepcionista eficiente para atender às inúmeras ligações e cuidar dos agendamentos com agilidade.

O uso de um sistema digital permite que o recepcionista foque em outras atividades e seja ainda mais produtivo, já que muitos pacientes marcarão pelo sistema online. Além disso, seus gastos com telefonia serão reduzidos, já que também haverá menos ligações de confirmação para fazer.

Existem sistemas que oferecem recursos como lembretes de consulta via e-mail ou SMS. Assim, a redução nas faltas dos pacientes e dos custos com telefonia é certa.

4. Conhecimento do perfil dos pacientes

Com um sistema informatizado de agendamento, você pode conhecer o perfil dos seus pacientes, informando-se quanto aos horários mais requisitados do consultório, descobrindo quais são os principais pacientes que desmarcam, entre outros. Isso pode auxiliá-lo a desenvolver outras formas de marketing direcionado.

Sabe-se, por exemplo, que 60% dos brasileiros que marcam consulta pela internet o fazem uma semana antes do atendimento. Além disso, 75,1% dos usuários desse serviço são mulheres.

5. Menor índice de abstenção

Alguns sistemas contam com um recurso destinado a lembrar os pacientes de suas consultas, via SMS ou e-mail, como citamos acima.

Essa prática reduz os custos com telefonia e os índices de absenteísmo, já que a pessoa pode cancelar rapidamente caso não possa comparecer. Caso ela faça o cancelamento diretamente no programa de atendimento médico online, o horário fica automaticamente disponível para outros pacientes.

6. Mais qualidade no atendimento

É inegável que a tecnologia está mudando a maneira como nos relacionamos. Hoje, até as compras do supermercado podem ser feitas com um clique e, nesse contexto, marcar uma consulta médica via telefone não parece ser um processo compatível com a realidade atual.

Quando ligamos para algum lugar em busca de atendimento, precisamos lidar com tempo de espera, filas e talvez até com uma linha ocupada. A receita é simples: ao telefonar, provavelmente temos que esperar. E quem está no consultório, também.

Ao utilizar o modelo online, os pacientes que foram à consulta não precisam esperar para que o recepcionista desligue para dar entrada no atendimento, da mesma forma que aqueles que desejam agendar não entram em contato direto com a clínica. Ou seja, a qualidade no atendimento melhora muito para todo mundo!

7. Redução de filas de espera

Um dos motivos que fazem um paciente desistir do agendamento ou procurar por outra opção de clínica é a demora para conseguir uma consulta.

Nem sempre é possível encontrar um horário adequado, no entanto, ter autonomia para pesquisar uma agenda online torna possível analisar toda a grade por um longo período. Dessa forma, é possível encontrar a oportunidade mais adequada, sem ter que encher o profissional da recepção de perguntas.

A consequência é uma diminuição expressiva da fila de espera. Uma vez que você escolhe seu horário sem depender da sugestão do recepcionista, a tendência é que haja mais possibilidades de atendimento disponíveis.

8. Conveniência no agendamento

Na correria do dia a dia, muitas pessoas não encontram tempo para ligar e ficar aguardando na linha de call centers para agendar consultas. Muitas vezes, inclusive, acabam marcando em outra clínica devida ao grande tempo de espera na linha.

Com o agendamento online, há mais rapidez, praticidade e esse problema é evitado completamente.

Como começar a modernizar a clínica

Para modernizar sua rotina e obter todas as vantagens listadas neste artigo, procure por um bom sistema especializado em gestão de clínicas médicas. Dê preferência para aqueles que podem ser acessados de qualquer lugar, inclusive do smartphones e tablets.

Dessa forma, você pode ter um controle ainda maior de todas as atividades, dentro e fora do consultório.

Além da automatização do agendamento, esses sistemas permitem uma gestão mais eficaz, otimizando a rotina de trabalho e resultando em um serviço de qualidade para os pacientes.

Como visto, há diversas vantagens que podem ser gerenciadas a partir da escolha de um sistema de atendimento médico online para clínicas e consultórios. Procure por um software inteligente que organize sua agenda e ajude na gestão da sua clínica, permitindo aumentar sua produtividade. Assim, com certeza, sua agenda ficará sempre muito cheia!

Está interessado em saber como acabar completamente com os problemas da sua agenda? Dê uma olhada no nosso material rico e veja as soluções práticas que separamos pra você.

Checklist Grátis: Uma checklist completa com soluções práticas para acabar com os principais problemas de sua agenda médica. Clique aqui!

Gostou do nosso artigo e quer continuar recebendo informações relevantes como essa? Então siga nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro das atualizações!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.