Agendamento online do iClinic para pediatras: 6 benefícios

Agendamento online do iClinic para pediatras: 6 benefícios

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 7 min.

Última atualização em 12/04/2022 por Yasmim Mayumi

O agendamento online do iClinic auxilia os pediatras a melhorarem a jornada do paciente ao possibilitar a marcação de consultas de forma online, a qualquer momento.

O agendamento online para pediatras ajuda na rotina dos consultórios e também na de muitas famílias que, com a correria do dia a dia, acabam se esquecendo de agendar uma consulta no horário comercial.

A pediatra Andréa Cerutti já utiliza essa ferramenta, e sabe da importância dela para melhorar a experiência dos pacientes:

“Eu criei formas de lidar com o paciente não apenas na consulta, mas na pré-consulta e no pós-consulta. Você precisa levar em conta como os pacientes vão realizar o agendamento, se existem maneiras de facilitar essa experiência, como o agendamento online. Essa atenção faz com que o paciente se sinta mais acolhido e seguro.”

Neste artigo, você vai conferir como implementar o agendamento online do iClinic em seu consultório e 6 benefícios dele para pediatras. 

Continue a leitura!

Como implementar o agendamento online do iClinic em seu consultório pediátrico?

O agendamento online está disponível gratuitamente em todos os planos do iClinic. 

Para implementá-lo no sistema, a primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil médico online gratuito no AgendarConsulta.

Acesse o site do AgendarConsulta e clique em “Criar perfil médico“. Depois, preencha seus dados, leia e aceite a política de privacidade, bem como os termos de uso, e clique em “Criar perfil gratuitamente”.

Você será direcionado à uma página para editar seu perfil e adicionar mais informações. 

Aqui, é importante preencher seus dados corretamente e da forma mais completa possível para transmitir credibilidade e atrair pacientes.

Após preencher as informações, clique no botão verde “Salvar e ver perfil” para finalizar a criação de seu perfil médico.

Agora, para habilitar o agendamento online, clique em “Editar meu perfil” no canto superior direito da página.

Ao retornar à edição de seu perfil, você encontrará no canto direito o botão verde “Habilitar o agendamento online“.

Antes de clicar, certifique-se de que está logado na conta iClinic, a qual deseja ter a agenda disponibilizada no seu perfil médico. Essa é uma opção para todos os assinantes do sistema. 

Após ter certeza que está na conta certa, clique no botão verde de “Habilitar o agendamento online”. Você será redirecionado para a página de configuração do seu perfil online. 

Então, selecione o tempo de antecedência para marcação de consultas, e role a tela para baixo para selecionar quais convênios serão aceitos. Não esqueça de salvar.

Pronto! Você habilitou a opção de agendamento online em seu consultório e integrou sua agenda iClinic com o AgendarConsulta. 😉

Se você tiver um site médico, pode disponibilizar o agendamento dentro dele também. Converse com nossa equipe de suporte para receber as orientações necessárias.

Baixe nosso guia gratuito e saiba mais sobre o AgendarConsulta:

Guia gratuito do AgendarConsulta: aumente sua presença online e conecte-se com seus pacientes

6 diferenciais do agendamento online do iClinic para os pediatras

Além do agendamento online ser gratuito, ele é integrado com a agenda do sistema e outras funcionalidades importantes, como os lembretes de consulta.

Confira a seguir 6 benefícios do agendamento online do iClinic para pediatras:

1. Agilidade na marcação de consultas e mais tempo disponível para as recepcionistas

Com o agendamento online, seus pacientes conseguem realizar agendamentos de forma simples e rápida por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Essa funcionalidade é ótima tanto para os pacientes, que poderão marcar consultas com poucos cliques, como para você e as recepcionistas, que terão mais tempo disponível para focar na recepção dos pacientes.

Para os pediatras, esse tempo disponível é ainda mais valioso, pois as recepcionistas podem deixar a sala de espera pronta para receber as pessoas e ajudar as famílias.

Dessa forma, você consegue manter um foco total nos pacientes e em suas famílias desde a marcação de consultas, até a finalização do atendimento.

Além disso, com o tempo mais livre, é possível implementar melhorias na recepção a fim de torná-la cada vez mais agradável para que os pacientes se sintam bem recepcionados e confortáveis enquanto esperam.

2. Marcações a qualquer hora e de qualquer lugar

Já imaginou ter sua agenda cheia mesmo quando voltar de férias?

Com o agendamento online, seus pacientes podem marcar consultas a qualquer hora e de qualquer lugar, mesmo se seu consultório estiver fechado.

Como pediatra, você sabe o quanto essa vantagem faz diferença para seus pacientes, principalmente para aquelas famílias que acabaram de ter um bebê, já que a correria pode atrapalhar a marcação de consultas.

A marcação de consultas a qualquer momento também alivia a ansiedade dos responsáveis por seus pacientes, uma vez que eles não precisarão esperar o consultório abrir para marcar o atendimento.

Saiba mais sobre o agendamento online do iClinic em nosso vídeo:

3. Integração com a agenda online do iClinic 

Ao assinar qualquer plano do iClinic, você terá o agendamento online disponível gratuitamente em sua conta e, para habilitá-lo, basta realizar os passos citados no início deste conteúdo.

A grande vantagem de utilizar o agendamento online do iClinic é que sua agenda online, disponibilizada por meio de seu site ou do AgendarConsulta, é totalmente integrada com a agenda do sistema.

Ou seja, qualquer marcação de horário feita pela recepcionista ou por um paciente de forma online, aparecerá automaticamente em ambas as agendas, o que não gera duplicidade de horários. 

Com essa integração você evitará o retrabalho das recepcionistas, que não precisarão conferir cada horário marcado online e acrescentar à agenda de forma manual. 

Outra vantagem é que você consegue se manter atualizado sobre seus horários mesmo se estiver fora do consultório, já que é possível acessar o sistema de qualquer lugar por meio da internet. 

Assim, você se organiza melhor em relação às consultas, e não fica dependente da recepcionista para conferir como está seu dia ou sua semana. 

4. Maior atratividade com a Teleconsulta 

Ao incluir seu agendamento online em um site como o AgendarConsulta, você disponibiliza seus horários para diversos pacientes que podem nunca ter ido ao seu consultório.

Isso ajuda a atrair um público maior para seus atendimentos sem que você precise ir atrás dessas pessoas.

No agendamento online, também existe a opção de possibilitar o agendamento de Teleconsultas, o que amplia ainda mais seu campo de atuação, pois você poderá atender pacientes do mundo todo.

Para habilitar a Teleconsulta no agendamento online, entre no sistema iClinic e clique em sua foto no canto superior direito. 

Em seguida, vá em “Configurações de profissionais” e selecione seu nome. Depois, clique em “Agendamento online” dentro do campo “Agenda” no menu lateral esquerdo.

Em “Você está configurando o agendamento online de”, selecione seu nome e deslize a tela para baixo até a parte de convênios. 

Nessa seção você pode definir em quais convênios aceitará a Teleconsulta. Para fazer isso, basta habilitar a opção dentro de cada convênio cadastrado em sua clínica.

Após realizar as mudanças, deslize a tela para baixo e clique no botão verde “Salvar“. 

A Teleconsulta traz diversas vantagens para a pediatria, já que essa especialidade exige um acompanhamento constante, mas nem sempre precisa ser feito de forma presencial. 

Saiba mais sobre a Teleconsulta iClinic:

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes a distância de forma segura

5. Otimização da jornada do paciente

A jornada online do paciente é tão importante quanto a presencial. Para otimizá-la ainda mais, os médicos podem contar com o agendamento online e ferramentas integradas a ele, como o pagamento online.

Com o pagamento online do iClinic, você consegue enviar links de pagamento para seus pacientes por SMS, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal de sua escolha.

Essa facilidade ajuda tanto em consultas presenciais, quanto em Teleconsultas, e elimina o desconforto do momento da cobrança, pois assim que o paciente realiza o agendamento online, já é possível enviar o link de pagamento.

Com ele, os pacientes podem pagar pelas consultas a qualquer momento e não precisam ir até bancos apenas para fazer um saque.

Essa comodidade traz segurança a ambos os lados, e pode fazer grande diferença, principalmente em famílias com crianças pequenas.

Para habilitar o pagamento online no iClinic, clique em “Pagamento online” no menu superior do sistema. Depois, faça seu cadastro e envie todos os documentos necessários.

Em seguida, clique sobre o agendamento do paciente em sua agenda iClinic e selecione a opção “Cobrar agendamento“. Depois, clique em “Enviar cobrança” e copie o link gerado. 

Agora, basta enviar o link para seu paciente! Bem fácil, não concorda?

O pediatra Valdir Vitor entende o quanto as tecnologias podem auxiliar seus pacientes e ajudá-lo a entregar uma experiência ainda melhor para eles:

“Pediatria é uma especialidade em que a mãe precisa ter um contato muito próximo. Busco sempre dar um retorno sobre o tratamento, e deixo à disposição o  meu contato para o que for necessário. A dedicação e comprometimento são ferramentas importantes. Mas, hoje em dia, precisamos agregar outros valores, e a tecnologia vem para isso.”

6. Envio de lembretes e redução do absenteísmo dos pacientes

Como o agendamento online é totalmente integrado com o iClinic, é possível enviar lembretes de consulta aos pacientes via SMS, e-mail e WhatsApp

Esses envios são facilitados pois o AgendarConsulta valida todos os celulares cadastrados pelos pacientes. Ou seja, todos os agendamentos que caem para os médicos vêm de celulares reais.

Os lembretes de consulta são muito úteis para eliminar o problema do esquecimento dos pacientes e reduzir as faltas. 

Com a correria de muitas famílias, essa funcionalidade ajuda as pessoas a se lembrarem das consultas e se organizarem melhor para poder comparecer a elas.

Se você já possui os lembretes de consulta habilitados dentro do sistema, todos os pacientes agendados de forma online irão receber os lembretes automaticamente.

Caso não possua, clique em sua foto no canto superior direito, vá em “Configurações de profissionais” e selecione o seu nome. 

Para habilitar os lembretes por SMS, clique em “SMS” na parte de “Comunicação” do menu lateral esquerdo. 

Você será direcionado a uma página onde poderá configurar sua mensagem e selecionar o período de envio do lembrete. 

Após realizar as personalizações desejadas, clique na chave “Habilitar envio de SMS aos meus pacientes“. 

Para configurar os lembretes de consulta por e-mail, clique em “E-mail” no menu lateral esquerdo e em “Configurações de profissionais”.

Você poderá configurar a mensagem que deseja enviar e, após realizar a personalização, selecione a chave “Habilitar envio de e-mail aos meus pacientes“. 

Depois, deslize a tela para baixo e clique no botão verde “Salvar“. 

Por fim, para enviar um lembrete via WhatsApp, selecione o agendamento do paciente em sua agenda iClinic e clique em “Enviar lembrete de consulta“. 

Com o agendamento online do iClinic, você alcança mais praticidade em seu dia a dia, além de contar com a integração de outras funcionalidades importantes do sistema.

Todas essas vantagens auxiliam em sua organização e te ajudam a manter um foco total em seus pacientes!

Para testar toda essa eficiência na prática, clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o agendamento online do iClinic:

Agendamento Online: deixe que seus pacientes marquem consultas de qualquer lugar e a qualquer hora

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! 

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como analista de conteúdo há mais de 3 anos na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.