Como sair de férias e ter a agenda lotada com o iClinic?

Como sair de férias e ter a agenda lotada com o iClinic?

Leia em 5 min.

Quer ter sua agenda lotada mesmo quando está de férias ou fora do consultório? Descubra aqui como as funcionalidades do software médico iClinic podem te ajudar a alcançar isso da melhor forma. 

Quando o período de férias ou final de ano chega, muitos médicos se preocupam com uma questão fundamental para o bom funcionamento de um consultório médico: o número de consultas agendadas. 

Normalmente, quando os profissionais da saúde voltam das suas merecidas férias, as agendas médicas não estão completas. Afinal, ninguém estava presente no consultório para atender as ligações, então não havia como o paciente realizar a marcação de consultas.

Pensando em evitar esse tipo de situação, o software médico iClinic desenvolveu funcionalidades para que sua agenda consiga estar cheia mesmo quando você está de férias, fora do consultório, sem nenhum profissional de recepção para atender ligações.

A Clínica Médica Madrid, por exemplo, conseguiu desenvolver uma ótima estratégia de marcação de consultas com a ajuda do agendamento online do iClinic, agora, a agenda da Dra. Aline está constantemente lotada de pacientes.

“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o WhatsApp diretamente”.

Continue acompanhando o artigo e descubra as principais funcionalidades do iClinic que permitem que sua agenda continue lotada, mesmo no período pós férias. Boa leitura!

Principais formas de ter uma agenda lotada com o iClinic

Existem algumas funcionalidades do iClinic que afetam diretamente o processo de ter sua agenda lotada, mesmo quando você volta de férias, como o próprio agendamento online do iClinic.

Segundo uma pesquisa realizada pela Saúde Coletiva sobre sistemas de agendamento online, algumas das vantagens dessas plataformas são a boa relação do custo-benefício, acesso virtual que beneficia quem mora em lugares distantes, entre outros aspectos.

“A utilização de um sistema de agendamento digital pode ter importante papel na redução de erros na área médica, funcionando com o objetivo de proporcionar aos usuários a agilidade na marcação de seus procedimentos.”

Conheça um pouco mais sobre essa funcionalidade, além de outras ferramentas do iClinic que também ajudam para que sua agenda esteja sempre cheia. Confira!

1. Agendamento Online

Já pensou em disponibilizar uma agenda online para que seus pacientes marquem suas consultas sem precisar ligar ou ir até o seu consultório?

O agendamento online do iClinic fica na plataforma AgendarConsulta.com, a qual é  uma agenda disponível 24 horas, todos os dias da semana, e está sempre acessível para seus pacientes.

Dessa forma, seus pacientes podem agendar uma consulta a qualquer momento que precisarem, mesmo que seu consultório esteja fechado. Incrível, não concorda?

Isso significa que você pode curtir suas férias tranquilamente, sem precisar se preocupar com a marcação de consultas. Basta disponibilizar o link do seu agendamento online para seus pacientes antes de se ausentar.

Além disso, o agendamento online é totalmente sincronizado com a sua agenda médica do iClinic

Com isso, todas as consultas agendadas no seu perfil do AgendarConsulta.com vão automaticamente para a sua agenda do sistema, e vice-versa. O mesmo processo acontece caso alguém cancele algum atendimento.

Caso você tenha o serviço de lembretes e confirmação de consultas por SMS e e-mail na sua conta, as mensagens personalizadas vão automaticamente para todos os agendamentos, inclusive aquelas feitas pelo seu agendamento online. Assim, você não precisa se preocupar em conferir manualmente os agendamentos das duas agendas. 

Para saber mais sobre como o agendamento online da iClinic funciona, assista ao nosso vídeo explicativo:

2. iClinic Marketing

Já pensou em ter uma ferramenta de e-mail marketing completamente personalizada e automatizada para profissionais da saúde?

O iClinic Marketing é a funcionalidade de e-mail marketing da iClinic, e é totalmente integrada ao nosso software médico, sendo acessada dentro do próprio sistema.

Diferente de outras plataformas de e-mail marketing, o iClinic Marketing é desenvolvido exclusivamente para médicos, contando com e-mails personalizados para as principais necessidades de um consultório.

Além disso, como a ferramenta é integrada com o software, você não precisa subir uma lista de contatos toda vez que quiser enviar um e-mail. Neste caso, todos os pacientes que têm um e-mail cadastrado podem ser adicionados nas listas dos e-mails. 

Você deve estar se perguntando: tudo bem, mas como o e-mail marketing pode lotar a minha agenda durante as férias? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas. 🙂

Existem várias formas de utilizar o e-mail marketing para aumentar o número de agendamentos. Nesse momento, vamos focar na situação em que você estará de fato de férias, e ninguém estará presente no consultório para agendar consultas manualmente.

Dentro do iClinic Marketing, existem dois tipos principais de e-mail: as campanhas e as sequências automáticas.

Campanhas de e-mail

As campanhas de e-mail são enviadas uma única vez para seus pacientes, sendo normalmente utilizadas para avisos pontuais, como informar que você estará em período de férias.

Com as campanhas de e-mail, você poderia enviar uma mensagem como o exemplo prático a seguir:

Olá [nome do paciente], tudo bem? Animado para o final do ano?
Estou enviando este e-mail para comunicar que no período entre os dias 21/12 até 02/02 do ano que vem, estarei em uma viagem de férias com a minha família, por isso, o consultório não estará aberto.
Caso você deseje agendar uma consulta durante esse período, por favor, faça-o por meio do meu agendamento online, que fica disponível 24 horas por dia: [link do agendamento online].
Você também pode mandar mensagens ou responder este e-mail para tirar dúvidas, e assim que possível, eu responderei.
Obrigada pela compreensão e ótimas festas,
Dr. iClinico

Viu como uma campanha pode ajudar a lotar sua agenda? Você pode duplicar as campanhas do iClinic Marketing, caso deseje usar novamente na próxima vez que entrar de férias. 

Além das campanhas de e-mail, as sequências automáticas de e-mail também podem ajudar muito nesse processo.

Sequências automáticas de e-mail

As sequências de e-mail, enviam e-mails automáticos de forma contínua, funcionando de fato como uma sequência. Um ótimo exemplo de uma sequência que pode te ajudar a lotar sua agenda, são as sequências de lembrete de retorno.

Para acessá-las no iClinic Marketing, basta clicar na seção “Marketing” do software, e depois em “Sequências automática de e-mails padrão”. Nela, você irá encontrar diversas opções, como retorno de 7 dias, 60 dias, 180 dias, 360 dias, entre outras opções.

A partir do momento que elas são ativadas, ocorre o envio automático do e-mail com lembretes de retorno durante o período programado, relembrando seus pacientes de marcarem um retorno. Caso eles marquem uma consulta, eles saem da lista de contatos.

Você também pode personalizar suas mensagens, e criar um e-mail parecido com esse:

Olá, [nome do paciente]! Como vai?
Estou aqui para te lembrar que, de acordo com a nossa última avaliação, seu retorno deve ser marcado para semana que vem. Agende ele assim que possível. 🙂
Você pode agendar a próxima consulta pelo meu agendamento online: [link do agendamento online], ou entrando em contato por ligação. 
Qualquer dúvida, é só me chamar. Abraços,
Dr. iClinico
[número do telefone do consultório]

A sequência automática de e-mails continuará funcionando mesmo que ninguém acesse o sistema, ou seja, até mesmo durante suas férias.

Viu como o iClinic pode te ajudar a conseguir uma agenda lotada, mesmo quando você não está no consultório? Para testar essas funcionalidades na prática, faça um teste gratuito agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

O conteúdo foi útil pra você? Para receber mais artigos como esse, não se esqueça de inscrever-se na nossa newsletter.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.