Qual a importância e como realizar a gestão de pessoas na clínica?

Qual a importância e como realizar a gestão de pessoas na clínica?

Felipe Lourenço Gestão da Clínica

Leia em 3 min.

Última atualização em 02/07/2021 por Barbara Bueno

Os desafios de gerir uma clínica ou consultório no dia a dia são muitos.

Por isso, o mais importante para é dispor de profissionais competentes, seguros de suas habilidades e, principalmente, motivados a promover saúde.

Para que isso seja alcançado, clínicas e consultórios precisam ir a fundo na preparação e treinamento dos seus profissionais.

Entender os desafios de cada profissão, saber como se comunicar e motivar a equipe são pilares dessa jornada do médico empreendedor.

Por isso, separamos algumas informações importantes para ajudar você a gerir os funcionários de sua clínica. Confira:

O que é gestão de pessoas?

A Gestão de Pessoas é responsável por administrar e gerir o capital humano.

Essa área da gestão é responsável por contratações, criação de uma cultura organizacional, definição de processos internos enfim, todos os mecanismos que fazem o seu consultório funcionar de verdade.

Afinal, se não fossem você e seus colaboradores, nada aconteceria dentro da clínica.

Fazer a Gestão de Pessoas em clínicas e consultórios é uma forma de garantir que seus colaboradores estejam ocupando os cargo certos, realizando todas as tarefas, motivados, e, claro, atendendo bem seus pacientes.

Sem a Gestão de Pessoas, os processos podem ficar desorganizados e os resultados do seu consultório prejudicados.

Como fazer a gestão de pessoas em clínicas e consultórios?

A interação humana possui muitos aspectos que parecem invisíveis numa primeira observação.

Porém, quando se começa a **reconhecer os diferentes tipos de personalidades de cada profissional **é que se entende por que algumas pessoas trabalham de maneiras e ritmos completamente diferentes de outras.

Compreender os tipos de personalidade dos seus colaboradores possibilitará:

  1. Antecipar possíveis problemas;
  2. Atribuir tarefas específicas ao profissional baseando-se em perfil e temperamento;
  3. Saber o momento exato em que determinado profissional precisa ser motivado;
  4. Criar um ambiente de trabalho produtivo.

Claro, tudo isso é essencial para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e aumentar a produtividade da sua clínica.

Treinamentos e motivação da equipe

Adquirir alguns conhecimentos em psicologia é de grande ajuda na construção de um ambiente em que os profissionais estão motivados.

Você pode aumentar a motivação da sua equipe de várias maneiras.

Seja investindo em um treinamento específico para um colaborador, oferecer incentivos baseados em desempenho, e até mesmo alguns dias de folga de acordo com a performance do colaborador.

Uma técnica que pode te ajudar nessa motivação é o Endomarketing.

O endomarketing é uma espécie de marketing feito de dentro para fora, ou seja, você desenvolve estratégias voltadas para entender os interesses dos funcionários e adotar ações para que eles se sintam motivados com as funções que desempenham.

Investir em treinamentos e cursos é uma ótima forma de recompensar seus colaboradores.

Além de dar a oportunidade para que conheçam uma nova área ou então se especializarem na tarefa que já desempenham, dessa maneira você melhora a qualidade técnica da sua equipe.

Afinal, o desenvolvimento e retenção de talentos é um capital muito importante dentro de qualquer empresa.

O papel do gestor

Fazer a gestão de pessoas em clínicas é parecido com jogar xadrez, embora com uma diferença marcante: administrar pessoas não tem a ver com dominá-las, mas saber como elas se comportam para poder, de alguma maneira, prever os seus comportamentos e aproveitar o máximo de suas capacidades.

Em outras palavras, conhecer a fundo as pessoas com que se trabalha é o passo mais importante para poder geri-las.

Invista em um clima organizacional agradável e recompensador.

Quando você se preocupa genuinamente com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários, isso se reflete na otimização dos processos, e na qualidade das atividades.

A área da saúde é muito estressante e exige muito dos profissionais, seja com a complexidade das tarefas ou com a carga emocional dos pacientes, por isso tem um bom ambiente na clínica é muito importante para gerir bem seus funcionários.

A construção de um time ideal envolve a mistura de perfis diferentes de profissionais no mesmo grupo, já que cada um trará suas forças particulares para agregar ao quadro geral.

Com a atribuição da tarefa correta ao profissional correto, todos  trabalharão com mais satisfação e isso consequentemente se traduzirá também na satisfação dos pacientes, que é, afinal de contas, o objetivo final.

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Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.