Pagamento Online do iClinic: permita que seus pacientes paguem de qualquer lugar

Pagamento Online do iClinic: permita que seus pacientes paguem de qualquer lugar

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

Última atualização em 25/05/2021 por Yasmim Mayumi

O Pagamento Online do iClinic gera cobranças no valor que você precisar e recebe pagamentos dos seus pacientes 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Você precisa atender pacientes, administrar seu consultório e gerir as finanças do seu negócio? 

Nós sabemos que lidar com todas essas responsabilidades não é uma tarefa fácil, por isso, o software médico iClinic é focado na gestão de clínicas e consultórios.

Ao usar a área de finanças do sistema, você consegue centralizar todas as suas movimentações financeiras, e ter funcionalidades automatizadas, como fluxo de caixa, relatórios, gráficos, entre outros.

O profissional Maximiliano Gigena, por exemplo, conseguiu melhorar suas finanças ao centralizá-las no nosso software.

“Depois que você customiza as finanças da sua clínica no iClinic, organizando seus procedimentos, valores, de forma bem estruturada, fica muito fácil de controlar depois, e funciona muito bem. É um controle financeiro excelente, que eu não tinha antes.”

Neste artigo você vai conhecer a mais nova funcionalidade do iClinic, o Pagamento Online, e conferir, na prática, como ele melhora ainda mais as finanças da sua clínica. 

Acompanhe!

O que é o Pagamento Online do iClinic?

Pagamento Online é o nome oficial da funcionalidade que gera links de pagamento dentro do sistema. 

Os links são compartilhados com seus pacientes para que eles possam pagar suas consultas particulares de qualquer lugar, com mais segurança e conforto.

Exigir pagamentos de um paciente antes ou depois da consulta pode ser uma situação desconfortável para muitos profissionais. 

O pagamento online permite que você, ou um funcionário da recepção, envie o link por mensagem ou e-mail, e o paciente paga no prazo acordado com a clínica.

Os pacientes estão cada vez mais acostumados a pagar contas de qualquer lugar, e oferecer essa praticidade é mais um diferencial do seu serviço. 

A pandemia de COVID-19 também mostrou a importância do pagamento a distância, para evitar o contato entre pacientes, cartões e recepcionistas, que mesmo com as medidas de segurança, podem transmitir alguma doença.

Entre as principais vantagens da ferramenta, podemos citar:

  1. Integração com o software médico: o Pagamento Online do iClinic tem integração com a agenda médica do sistema, você ou um usuário da recepção pode acompanhar o status de pagamento pelo próprio agendamento;
  2. Segurança de dados: os pacientes não precisam se preocupar com a segurança na hora do pagamento, pois nós não salvamos dados do cartão, o que impede uso de terceiros mal-intencionados;
  3. Aumento da satisfação do paciente: ao oferecer a facilidade de pagar a consulta pelo celular ou computador e trazer mais opções de pagamento na clínica, você mostra ao paciente que seu cuidado vai além da consulta;
  4. Diminuição da taxa de inadimplência: ao oferecer poucos meios de pagamento aos pacientes, você fica preso aos boletos, pagamentos à vista, ou confiança que os pacientes irão depositar nos dias acordados. Com o Pagamento Online, você garante que irá receber por suas consultas, ao mesmo tempo em que oferece praticidade para os pacientes;
  5. Melhora nas finanças da clínica: além de aumentar seus lucros, você também conquista um ótimo controle financeiro, uma vez que centraliza todas as movimentações no iClinic, e tem mais previsibilidade dos próximos meses com os relatórios automáticos.

Para ver como a área de finanças do iClinic funciona na prática, assista nossa websérie gratuita:

A seguir, você irá aprender como utilizar o Pagamento Online. Boa leitura!

Passo a passo para utilizar o Pagamento Online do iClinic

A época em que as clínicas recebiam apenas pagamento à vista ou em dinheiro ficou para trás, e para não passar a imagem de um profissional que ficou “parado no tempo”, é preciso buscar inovações.

O Pagamento Online do iClinic consegue melhorar seu controle e organização com esses simples passos:

1. Faça seu cadastro

Antes de começar a usar a funcionalidade, é preciso realizar seu cadastro, no qual é pedido dados pessoais como comprovante de residência, conta bancária, entre outros.

Nesta etapa você também vai escolher em qual e-mail os comprovantes deverão ser enviados.

Depois de finalizar seu cadastro, é hora de começar a usar a ferramenta!

2. Clique no agendamento do paciente

Para usar o Pagamento Online, é preciso ter marcado a consulta na agenda médica do sistema. Se o agendamento já está marcado, é só clicar em cima dele. 🙂

Você irá ver uma seção de “Cobrar agendamento” com informações como status do pagamento e valor. 

Na hora do agendamento, é essencial adicionar dados como o procedimento, e cadastrar os valores dos tipos de atendimento da clínica no sistema.

Assim, você terá relatórios mais completos sobre suas finanças! O vídeo abaixo ilustra como esse processo ocorre na prática.

3. Gere o link de cobrança

Na seção de “Cobrar agendamento”, você irá adicionar o valor total da consulta. Atualmente, o valor mínimo para gerar uma cobrança é de 1 centavo, e não há limite máximo.

Depois, é só copiar o link e enviar para o paciente pelo canal que desejar, como WhatsApp, Telegram, e-mail, SMS, entre outros.

Caso tenha errado o valor da consulta, não se preocupe. Você pode alterar o valor se o paciente ainda não realizou o pagamento, e não é necessário copiar o link novamente, porque ele continua o mesmo.

Ao receber o link, o paciente será direcionado para a página de pagamento do AgendarConsulta, nossa plataforma que conecta médicos e pacientes.

Ele poderá confirmar os dados da cobrança, e adicionar o cartão de crédito. Nenhum dado é salvo com o intuito de oferecer mais segurança.

4. Acompanhe o status do pagamento

O status “Aguardando pagamento” será alterado automaticamente para “Pagamento confirmado” quando o paciente pagar sua consulta. 

Após essa mudança, lembre-se que não é mais possível alterar o valor do link de pagamento. Caso seja necessário, você pode realizar um estorno para o paciente diretamente pelo iClinic.

Você ou o profissional da recepção da sua clínica podem acompanhar esse status na agenda em qualquer momento, e clicar em “Lançar recebimento” para registrar essa entrada no sistema.

Ao registrar todas as movimentações financeiras, você consegue ter relatórios completos sobre as finanças do seu negócio, além de uma previsão assertiva das próximas receitas e despesas.

O melhor de tudo é que todo esse processo pode ser feito por um profissional da recepção ou um administrador do consultório. 😉

5. Acompanhe seu relatório de pagamento online

Nas configurações da funcionalidade, você pode adicionar endereços de e-mail que receberão relatórios semanais com seu extrato.

Assim, você consegue entender o fluxo de pagamentos particulares da sua clínica a cada semana.

O Pagamento Online do iClinic é a funcionalidade ideal para quem deseja oferecer praticidade para os pacientes e aumentar o lucro da clínica ao diversificar os meios de pagamento.

Quer conhecer todas essas vantagens sem nenhum compromisso? Faça um teste grátis agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Novas assinaturas podem participar do Desafio iClinic. Caso assine o sistema e não fique satisfeito em até 30 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. 😉


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.