Envio de lembretes diminui a taxa de faltas dos pacientes

Como o envio de lembretes diminui a taxa de faltas dos pacientes?

Felipe Lourenço Marketing Médico Leave a Comment

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Última atualização em 04/11/2020 por Maria Beatriz Oliveira

Um problema frequente no cotidiano dos profissionais de saúde é a quantidade de consultas perdidas: pacientes que marcam, ocupam sua agenda, mas não comparecem.

Estas faltas, além de comprometerem o tratamento dos pacientes, também tem impacto no faturamento da clínica, uma vez que certa fatia de tempo no dia é perdida e poderia ser utilizada para o atendimento de outro paciente.

Adotar uma política simples de envio de lembretes pode diminuir casos de não comparecimento no consultório.

Razões para não comparecer

Em primeiro lugar é necessário entender os motivos que levam o paciente a se atrasar ou não comparecer a sua consulta.

Desta forma você poderá definir quais os melhores meios de envio de lembretes para lembrá-los do compromisso.

Dentre os motivos mais comuns encontram-se imprevistos pessoais ou profissionais do paciente, mas na maioria dos casos, o esquecimento da consulta é principal razão que leva a ausência.

Telefonemas

Ligar ao paciente lembrando da consulta é a maneira mais utilizada até o momento, principalmente por ser mais pessoal.

Entretanto, este hábito consome muito tempo de secretárias e recepcionistas, além de elevar os custos de telefonia.

Um outro ponto é que, para serem efetivas, as ligações dependem da disponibilidade do paciente em atender o telefonema, o que pode não ocorrer.

Além disso, algumas pessoas podem considerar essas ligações invasivas, especialmente se ocorrem em horários inconvenientes.

E-mails

O envio de e-mails é uma forma automatizada de enviar lembretes, mas existe o risco de que o paciente não leia a mensagem a tempo, isso porque nem todo mundo lê seus e-mails diariamente.

Além disso, ainda existe o risco do lembrete cair na caixa de SPAM e nem chegar a ser visualizado, caso não seja enviado da forma correta.

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SMS

O envio de lembretes via SMS é sem dúvida alguma a forma mais eficaz para aumentar a assiduidade de pacientes em suas consultas.

Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 30% a taxa de não comparecimento.

As mensagens SMS possuem baixo custo de envio, não consomem tempo da equipe, já que podem ser automatizadas, não são invasivas, uma vez que o paciente abrirá somente quando tiver tempo, e possuem uma alta probabilidade de leitura já que a maioria das pessoas carrega seus celulares consigo onde quer que estejam.

Procure entender seus pacientes e estabeleça uma política de envio de lembretes utilizando estes canais de forma combinada.

O envio de lembretes por e-mail e SMS são funcionalidades oferecidas pelo iClinic, sistema líder de mercado em softwares online para gestão de clínicas e consultórios.

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Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador e CEO da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.