agenda médica para consultórios

Conheça as vantagens da agenda médica para consultórios

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 27/08/2021 por Yasmim Mayumi

A agenda médica para consultórios pode revolucionar seu negócio com funcionalidades que agilizam e organizam melhor o seu dia a dia.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player para escutar nossa gravação:

Para organizar melhor os processos de um consultório, manter uma agenda com informações atualizadas é essencial, principalmente para médicos que atendem em mais de um local.

Com uma agenda médica online, é possível alcançar diferenciais importantes que auxiliam na rotina do médico, das recepcionistas, e trazem grandes benefícios

Assim, você conquista mais organização no consultório, oferece mais tempo para a recepcionista focar em outras atividades e tem mais produtividade durante o dia.

Neste artigo, você vai conferir 5 diferenciais da agenda médica para consultórios.

Continue a leitura!

5 diferenciais da agenda médica para consultórios

Sua agenda médica já ficou desorganizada devido à inúmeras rasuras e caligrafias diferentes? 

Se sim, saiba que essa é uma situação muito comum em alguns consultórios médicos. Porém, é extremamente prejudicial para a rotina de todos os colaboradores.

Com uma agenda médica online, esses e outros problemas são resolvidos, e você consegue agilizar bem mais o seu dia a dia.

Faça um teste grátis para conhecer essas vantagens na prática.

Teste gratuitament o software médico iClinic e tenha uma agenda organizada

Confira agora 5 benefícios da agenda médica online!

1. É acessível de qualquer lugar

Você atende em mais de um local? Sente dificuldades em organizar seu dia por esse motivo?

A realidade de muitos médicos consiste em atender em diferentes clínicas, consultórios e hospitais. Como organizar esses atendimentos da melhor forma possível dentro da rotina?

Nesse sentido, a agenda médica online é uma excelente facilitadora. 

Com ela, você consegue acompanhar todas as suas atividades a qualquer hora e qualquer lugar por meio de um dispositivo com acesso à internet, como tablet, celular ou computador.

Dessa maneira, você centraliza seus compromissos e fica alinhado, sem precisar entrar em contato com o profissional da recepção se tiver alguma dúvida quanto a seus atendimentos.

Uma ótima forma de acompanhar suas atividades e tê-las disponíveis sempre que alguma dúvida surgir.

Confira nosso vídeo e descubra mais motivos para ter uma agenda médica online:

2. Possibilita o envio de lembretes de consulta aos pacientes

Já imaginou poder enviar lembretes automáticos de consulta aos seus pacientes?

Com a agenda online de um software médico de qualidade, é possível realizar o envio de lembretes de consulta a todos os pacientes agendados

Esses envios podem ser feitos via SMS ou e-mail de forma automática, só precisam ser habilitados e personalizados dentro do sistema. 

Também existe a possibilidade de realizar o envio de lembretes por WhatsApp em poucos cliques diretamente no sistema.

Assim que recebem os lembretes, os pacientes respondem sim ou não àquela consulta, e os status dos agendamentos mudam automaticamente na agenda.

Essa é uma ótima possibilidade para realizar encaixes de pacientes, já que a recepcionista pode selecionar na lista de espera os que estão aguardando pela consulta e encaixá-los no horário vago. 

Com os envios, a recepcionista também economiza tempo por não precisar ligar para cada paciente e confirmar as consultas.

Além disso, o problema de esquecimento dos pacientes é resolvido, e você reduz as faltas no consultório.

3. Está sempre atualizada

Com o uso da agenda de papel, é difícil manter todos os seus atendimentos atualizados e organizados, não concorda?

Com a agenda médica online, qualquer alteração feita nos agendamentos aparece na mesma hora para todos os colaboradores do consultório.

Por isso, sempre que um paciente responde ao lembrete de consulta, ou liga para solicitar a transferência da consulta para um novo horário, você tem todas as informações atualizadas.

Afinal, qualquer alteração na agenda aparece instantaneamente para você, e não há a necessidade de entrar em contato com a recepcionista quando quiser se atualizar sobre seus agendamentos.

Todas as informações da agenda médica online podem ser acessadas pelo médico e pela recepcionista ao mesmo tempo, o que possibilita a atualização constante sobre seus compromissos.

A agenda do sistema iClinic, por exemplo, possui essas e outras vantagens. Confira em nosso vídeo:

4. Apresenta lista de espera e lista de pacientes do dia

Com a agenda médica online para consultórios, você pode habilitar a opção de receber em seu e-mail a lista de pacientes do dia seguinte com todos os status de agendamento atualizados. 

Essa é uma excelente forma de se manter sempre organizado em relação às suas consultas, não acha?

Outro recurso bastante útil é a lista de espera. Com ela, é possível ver quais pacientes estão aguardando por uma liberação de horário. 

Essa facilidade somada aos lembretes automáticos de consulta permite a realização de encaixes de horários de forma muito mais ágil e eficiente

Sem a agenda médica online, os encaixes são mais trabalhosos, já que a lista de espera pode estar em uma pasta separada, e sem todos os dados necessários para o agendamento.

Além disso, nem sempre sobra tempo para verificar essa lista, e muitas vezes fica difícil mantê-la atualizada. 

Com uma lista de espera organizada e os dados dos pacientes centralizados em um só lugar, a recepcionista só precisa clicar no nome do paciente e criar um agendamento.

Com isso, você evita horários vagos na sua agenda e aumenta o retorno financeiro do consultório 

5. Traz mais organização e centraliza suas informações

Com todos os recursos que uma agenda médica online traz para seu consultório, seu dia a dia fica mais organizado. 

Na agenda do iClinic, você consegue personalizar seus procedimentos com cores e durações diferentes, o que ajuda bastante a aumentar a organização visual

A centralização de informações também é um ponto importante, já que você terá todos os dados dos cadastros dos pacientes em um só lugar, e não precisará manter centenas de fichas em uma sala de arquivos.

Com o prontuário integrado com a agenda online, essa centralização é ainda maior, pois você consegue acessar o prontuário pela própria agenda do sistema.

Graças a essa facilidade, você não precisará ocupar espaço com o armazenamento de papéis em seu consultório.

O Dr. Sergio Duccini sabe o quanto essa otimização é importante:

“Antigamente você precisava de salas para guardar fichas, a recepcionista poderia errar a ordem do alfabeto na hora de arquivar, e você nunca mais achava a ficha do paciente. Com a internet, isso não acontece mais.”

Ao acessar as informações dos pacientes de forma muito mais simples dentro do sistema, você alcança mais agilidade e organização, pois não será necessário procurar o que se deseja dentre tantos papéis.

A centralização das informações, atualizações instantâneas, lembretes de consulta e o acesso de qualquer lugar levam modernização para seu consultório e otimizam a experiência do paciente.

Em nosso checklist gratuito, você confere como acabar com os problemas de sua agenda médica, é só clicar na imagem para baixar:

Checklist Grátis: Uma checklist completa com soluções práticas para acabar com os principais problemas de sua agenda médica. Clique aqui!

Espero que este artigo tenha te ajudado! 

Antes de ir, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus colegas e deixar nos comentários como você organiza a agenda em seu consultório hoje. 😉


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.