Veja como o PACS pode ajudar profissionais da saúde e clínicas médicas

pacs profissionais conversando

Principais tópicos

O sistema PACS (Picture Archiving and Communication System) serve principalmente para armazenamento de imagens médicas e comunicação entre setores de clínicas e hospitais.

Esse sistema de gerenciamento oferece inúmeras vantagens para as clínicas médicas, como: 

  • Padronizar as imagens em formato DICOM, que auxilia na organização e busca; 
  • Facilitar o fluxo de trabalho uma vez que os exames são acessados diretamente nos computadores dos médicos durante as consultas; 
  • Oferecer mais qualidade de imagens a serem laudadas; 
  • Garantir praticidade e segurança no armazenamento.

O PACS também permitiu o desenvolvimento e a padronização de soluções que contribuem para a democratização de exames e resultados rápidos, como a Telemedicina.

Se você está pensando em utilizar o PACS no seu consultório ou clínica médica, continue lendo este artigo para tirar suas dúvidas!

O que é e qual a importância do PACS?

pacs computador com sistema iclinic

A sigla PACS significa Picture Archiving and Communication System,ou, em tradução direta, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens

Sua principal função é armazenar imagens e fazer a comunicação entre os setores de clínicas, hospitais e centros de diagnósticos. Um PACS deve assistir todo o fluxo, desde a obtenção do exame, passando pelo processo de laudo e diagnóstico até o monitoramento. 

A grande vantagem do PACS é a forma integrada e automatizada como tudo acontece.

Com o avanço tecnológico do compartilhamento de dados por meio do PACS, os problemas relacionados à perda de exames e o excesso de volume de papel foram minimizados.

Além disso, com esse sistema, os centros de diagnósticos por imagem se beneficiam no quesito praticidade, otimização de tempo e também na redução de custos com materiais para impressão.

Sistemas PACS permitem o acesso aos exames de imagem de forma organizada, segura e remota. 

Algumas opções contam ainda com visualizadores próprios na ferramenta, que permitem que as imagens sejam analisadas dentro do software com alta definição e qualidade. 

Como surgiu o PACS?

O PACS surgiu na década de 1980, quando a internet começou a se popularizar e alguns aparelhos passaram a digitalizar informações médicas.

Com a evolução das necessidades médicas, a tecnologia exigiu que estes aparelhos fizessem a transmissão de dados de um setor para outro, entre clínicas e até de um hospital para outro.

Com isso surgiu a necessidade de criar um sistema que realizasse a transmissão desses dados. Entretanto, esse sistema só era compatível entre aparelhos do mesmo fabricante. 

Ou seja, o sistema de um fabricante não era compatível com o sistema do concorrente. 

Por exemplo, uma tomografia realizada por determinado sistema não poderia ser lida por um sistema de outra marca. O PACS surgiu para resolver esse problema de incompatibilidade entre as diferentes tecnologias.

A criação do DICOM

pacs consulta infantil

O DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine – Comunicação de Imagens Digitais em Medicina) surgiu em 1983, foi a base para a criação do PACS. 

Em resumo, o DICOM é o conjunto de normas que padroniza o armazenamento de imagens médicas em formato eletrônico.

O DICOM consiste em um conjunto de normas que estabelece um formato eletrônico único para armazenamento e comunicação de informações médicas.

Ele estabelece normas para que imagens geradas por equipamentos de ressonância magnética, radiografias, tomografias possam ser compartilhadas entre sistemas.

O padrão DICOM já está em sua terceira versão, e preza pela compatibilidade dos novos formatos de imagens de diagnóstico, ao mesmo tempo que mantém a compatibilidade com os formatos antigos.

Além de promover a padronização nas trocas dos diversos formatos de imagens médicas, o padrão DICOM é responsável por facilitar o desenvolvimento e expansão dos sistemas PACS.

Quais as vantagens do sistema PACS?

pacs consulta online

As funcionalidades do PACS são responsáveis por transformações profundas nas operações de clínicas e consultórios. Os principais benefícios destacados por gestores incluem: 

Torna os processos médicos mais aprimorados

O sistema PACS permite a padronização da linguagem e a maneira como as imagens são compartilhadas entre as clínicas médicas. 

Assim, a ferramenta pode ser entendida com facilidade e usada por diferentes profissionais, o que minimiza a burocracia ou aumenta a eficiência.

O resultado é bastante positivo para integração entre os profissionais de saúde, dados mais completos e aprimoramento dos processos desenvolvidos.

Na gestão, as clínicas ainda contam com vantagens como redução de nos custos e investimentos de manutenção com servidores locais, pessoal especializado e implementação de sistemas, além da redução no número de impressões de exames.

O PACS também gera mais segurança, uma vez que todas as informações relacionadas a exames e pacientes ficam armazenadas em servidores em nuvem pelo tempo necessário previsto por lei.

Contribui para a otimização de tarefas de gestão e operação

Com o PACS, os exames podem ser organizados de acordo com o tipo, data ou paciente e armazenados digitalmente em um só lugar. Assim, fica mais rápido encontrá-los.

Previne perda de informações importantes

No PACS, os arquivos são armazenados digitalmente, em um sistema seguro. 

Então, além de impedir que essas informações sejam perdidas, ele torna a função de encontrá-las quando preciso, por pessoas autorizadas, menos complicada e burocrática.

Além disso, vale ressaltar que o sistema PACS armazena todos os documentos de forma criptografada e o acesso somente é permitido por meio de um login e senha previamente cadastrados.

Permite a integração com outros sistemas

Por intermédio do PACS, os exames de imagem podem ser visualizados não somente por computadores, mas também por dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets. 

Dessa forma, o histórico de exames de um paciente fica sempre acessível, o que otimiza o monitoramento da sua condição de saúde, além de melhorar a avaliação que o público tem da clínica médica.

Otimiza o diagnóstico clínico

A qualidade da resolução das imagens digitais emitidas pelo PACS contribui para a agilidade e a rapidez com que um médico consegue analisar um resultado de exame, elaborar um diagnóstico e estabelecer o tratamento mais apropriado.

Além disso, não há limite de tempo para conclusão do laudo, pois o usuário pode salvá-lo no sistema para terminar em outro momento. Após a conclusão, o laudo pode ser impresso ou mesmo compartilhado digitalmente.

Dessa forma, todo mundo sai beneficiado: o centro de diagnóstico que vai ser cada vez mais requerido por seus parceiros, os profissionais de saúde que ganham a confiança dos pacientes, bem com o paciente que recebe o diagnóstico e tratamento adequado.

Entenda as principais funcionalidades de um PACS

pacs profissionais de saude

Biblioteca médica com acervo de imagens de referência

Em algumas situações, para confirmar um diagnóstico e tirar dúvidas, é necessário consultar manuais de imagens especializadas e até mesmo outros profissionais da área. 

Tendo esses materiais de apoio, é possível realizar o laudo dos exames com muito mais agilidade e segurança.

Protocolos de visualização para mamografia

O PACS permite visualizar e personalizar protocolos para exames de mamografia, o que torna a interpretação e o diagnóstico das imagens muito mais ágil. 

Além disso, o sistema permite criar etapas de visualização do mesmo exame, aplicando filtros e outras ferramentas de manipulação, como a magnificação e a lupa. 

Dessa forma, é possível fazer comparações com exames anteriores dentro do mesmo protocolo, facilitando a usabilidade.

Marcador automático de vértebras

No método tradicional, é preciso marcar manualmente cada vértebra no exame. Já com o marcador automático de vértebras, o sistema identifica automaticamente a posição das vértebras nos exames.

Download progressivo

Um sistema de download progressivo do PACS permite carregar e visualizar as imagens aos poucos, não sendo necessário aguardar o download de todos os arquivos.  

Reconhecimento por voz

Com esse recurso, o profissional pode ditar as informações enquanto o laudo é transcrito automaticamente, não sendo necessário digitar. 

Calculadora para radiologistas

Um sistema de automação como o PACS oferece também a calculadora para radiologistas. A calculadora do PACS substitui o uso dos recursos analógicos, dando acurácia à entrega dos resultados. 

Os recursos de cálculo do sistema possibilitam obter medidas exatas de áreas específicas e volumes, o que facilita a identificação de patologias.

Com esse recurso é possível medir órgãos não esféricos sem precisar recorrer a uma calculadora física ou dispositivo móvel.

O PACS como suporte para a telerradiologia

pacs profissionais em estudo clinico

A telerradiologia é uma técnica que permite, por meio da internet, que pacientes tenham, de alguma forma, acesso a especialistas em suas consultas e exames, algo nem sempre disponível em pequenas cidades.

Nas grandes cidades, o diferencial da Telemedicina fica por conta da agilidade com que o atendimento acontece.

Para citar o exemplo da telerradiologia, aqui a agilidade e a qualidade dos laudos a distância são os grandes diferenciais. 

Depois de realizar um exame normalmente em uma clínica ou hospital, as imagens são enviadas pela internet para uma central de telerradiologia. Nela, especialistas em menos de 24 horas, elaboram um laudo a distância, que também é disponibilizado online.

Nesse sentido, o sistema PACS está diretamente relacionado à adoção de serviços de telerradiologia de maneira mais ágil e eficiente, pois pode ser integrado a sistemas de Telemedicina para viabilizar essa prática.

Com o uso do PACS é possível diminuir a ociosidade dos radiologistas, oferecer chances de maior remuneração aos profissionais e permitir diagnósticos mais rápidos para pacientes, com redução de filas de entrega de exames. 

Além disso, o monitoramento remoto de pacientes permite, para estes, maior autonomia e proatividade para o autocuidado, detecção precoce de alterações clínicas e flexibilidade para os ajustes no tratamento.

Como o PACS impacta no dia a dia de uma clínica médica?

pacs profissionais de saude no consultorio

Um sistema PACS impacta positivamente na eficiência de centros de imagem e no dia a dia de uma clínica, por meio da:

  • Redução do tempo da entrega de laudos;
  • Diminuição do risco de perda das imagens dos exames;
  • Redução do número de imagens duplicadas;
  • Maior capacidade de armazenamento;
  • Redução da impressão de exames e laudos;
  • Padronização dos processos;
  • Maior qualidade e eficiência de processos e fluxos de trabalho;
  • Maior produtividade da equipe médica;
  • Maior segurança no armazenamento de dados;
  • Integração com dispositivos externos, como visualizadores DICOM avançados, “workstations”, modalidades, e outros PACS (recebimento e envio de imagens DICOM com funções automática, manual ou “Query & Retrieve”);
  • Redução do risco de erros no diagnóstico, quando o PACS oferece visualizador DICOM integrado ao editor de laudos.

O que deve ser avaliado na escolha do PACS?

Existem diversas empresas e fornecedores que disponibilizam sistemas do tipo PACS. Há diferenças em termos de funcionalidades, interface, hospedagem e outras características.

Para optar por um sistema PACS você deve avaliar alguns fatores, entre eles: 

  • Visualizador de imagem integrado robusto: certifique-se de que o sistema PACS possui visualizador de imagem integrado. Essa funcionalidade é essencial, pois não adianta armazenar imagens de exames se não for possível acessá-las para análise de modo integrado;
  • Segurança de dados: tenha certeza de que o sistema possibilita o acesso seguro e criptografado para os usuários tanto localmente quanto remotamente;
  • Capacidade de integração com software de terceiros: informe-se se o sistema a ser contratado possibilita integração HL7 com outros sistemas, como RIS, HIS e EMR. Dessa forma, se optar por adotar sistemas complementares, haverá a possibilidade de integração.

O PACS e os padrões da LGPD na saúde

pacs pc com sistema iclinic

A LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados. Ela dispõe acerca do tratamento dos dados pessoais por pessoas físicas ou jurídicas para proteger os direitos de liberdade e privacidade da pessoa natural.

Por tratamento de dados, pode-se incluir todas as ações realizadas com as informações coletadas de uma pessoa, como coleta, transmissão, acesso, registro, comunicação, entre outros. Sua abrangência inclui meios físicos e digitais.

Ao coletar e armazenar dados sensíveis, é essencial utilizar apenas plataformas que são desenvolvidas exclusivamente para a área da saúde.

O sistema PACS oferece um local para armazenar todos os exames de imagens realizados na sua clínica. 

Com um sistema totalmente criptografado, esses dados estarão seguros contra invasões e vazamentos, o que irá lhe proporcionar muito mais tranquilidade.

Junto com o sistema PACS, outras tecnologias também investem em segurança compartilhada, aumentando a garantia de dados sigilosos como exames médicos.

E, uma vez que os servidores e banco de dados são todos integrados, mecanismos de criptografia e proteção digital se aplicam em todas as etapas, criando um sistema unificado e mais eficiente.

Conclusão

Clínicas e consultórios médicos vêm adquirindo cada vez mais recursos tecnológicos que auxiliam em um diagnóstico mais rápido e preciso, a fim de torná-lo mais dinâmico e eficaz. 

Os exames chegam aos médicos com muitas informações processadas em diferentes softwares e hardwares. Com o elevado número de informações contidas no exame, aumenta-se o tamanho e a quantidade de imagens presentes no exame do paciente. 

Os sistemas PACS (Picture Archive and Communications System) podem adquirir, transmitir, armazenar e exibir informações de imagens médicas

Um sistema em nuvem auxilia na eficiência do armazenamento de imagens médicas, possibilitando o acesso ao exame/laudo do paciente a partir de qualquer localidade, independentemente da plataforma utilizada para o acesso. 

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online