SEO para clínicas: veja como conquistar a primeira página do Google

SEO para clínicas: veja como conquistar a primeira página do Google

Leia em 4 min.

O Google é a ferramenta mais utilizada quando falamos de pesquisas. Seu alcance é de 90% do total de buscas feitas no Brasil, segundo reportagem da página do Jornal da Globo. Mas você sabe como que as pesquisas são feitas? Já ouviu falar de SEO?

Estar na primeira página de pesquisa do Google é uma grande vantagem competitiva para as clínicas médicas. Afinal,conquistar novos pacientes é algo complexoe que exige ações estratégicas de marketing para que aconteça, visto que o principal elemento que se deve passar é o da confiança e segurança.

Ter um planejamento adequado de SEO para clínicas incluso nas ações de marketing da sua empresa pode garantir que os pacientes em potencial, aqueles que ainda não conhecem o seu trabalho sintam-se confortáveis e confiantes em procurá-lo.

Quer entender um pouco mais sobre a aplicação do SEO para que mais pessoas conheçam a sua clínica? Continue lendo e saiba mais!

O que é SEO?

A tradução direta da sigla SEO (Search Engine Optimization) é “otimização para mecanismos de busca“, que define basicamente o significado e objetivo da técnica.

Essa otimização é feita por meio de um conjunto de práticas que auxiliam no processo de categorização da informação. Dessa forma, quando uma pessoa pesquisa algo relacionado com o conteúdo que sua empresa publica, ela aparece entre os principais resultados.

Por exemplo: você tem uma clínica que presta serviços relacionados à nutrição, e um possível paciente pesquisa sobre alimentos adequados para uma dieta low carb. Se o seu blog ou site tiver alguma publicação que utilize essas palavras-chaves e siga outras regras de SEO, é possível que um post da sua clínica apareça nessa pesquisa.

Porque o SEO para clínicas é importante?

O SEO ajuda a empresa a conquistar uma maior visibilidade na vitrine virtual que é a internet. Hoje em dia é preciso estar presente nos meios de comunicação mais utilizados, e, além disso, os conteúdos publicados precisam ser robustos e bem planejados.

Se sua clínica está na primeira página do Google, a insegurança do paciente ainda não teve contato com seu trabalho diminui, pois, sua clínica passa a mensagem de integridade e credibilidade.

Quais são as principais dicas para melhorar o SEO e alcançar a primeira página do Google?

Para que o SEO para clínicas funcione da forma correta, alguns elementos precisam ser considerados. Não basta sair publicando sobre qualquer assunto. Essa deve ser uma tarefa estratégica. Por isso, selecionamos algumas dicas valiosas para você.

seo-para-medicos

Escolha as palavras-chave mais estratégias

As palavras-chave são os termos que conectam o seu conteúdo com a pesquisa do seu paciente. Por isso, elas devem ser escolhidas de forma estratégica. Nesse momento, é preciso focar no seu público-alvo e imaginar com que conteúdos como sua clínica pode ajudá-lo.

Quais são os problemas que você deseja resolver? Quais tipos de atendimentos e especialidades sua clínica oferta?

Além disso, existem ferramentas que auxiliam no processo de escolha das palavras-chave. Com o Google Trends eGoogle Keyword Planner, por exemplo, você pode verificar quais são os termos mais pesquisados dentro do ramo de atividade que sua clínica presta serviço.

Produza conteúdo de qualidade

Para criar credibilidade não basta estar na primeira página do Google e ter uma correta aplicação do SEO. Se o conteúdo produzido não agregar valor e mostrar que você sabe como resolver o problema do paciente, ele não irá procurar seu atendimento.

Os conteúdos devem responder às perguntas do paciente de forma precisa, mas não pode ser algo cansativo. A clareza nas informações é fundamental quando falamos de produção de conteúdo.

Utilize as ferramentas adequadas para analisar e otimizar os resultados

Depois do planejamento, da criação da estratégia de conteúdos e da aplicação das técnicas de SEO, é preciso que os resultados sejam monitorados para garantir que o que foi planejado está sendo alcançado.

Escolher as ferramentas mais precisas traz dados concretos para que você verifique quais aspectos do marketing estão no caminho certo, e quais devem ser aperfeiçoados.

Quais são as melhores ferramentas para acompanhar o resultado?

Buscando as ferramentas de maior precisão, selecionamos algumas que podem auxiliar no monitoramento dos resultados das ações de SEO tomadas. Confira!

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que analisa os dados dispostos no Google. Para utilizá-lo é preciso cadastrar um código no site. A partir desse cadastro, a ferramenta coleta as informações disponíveis na rede para geração de relatórios.

Esses relatórios informam o número de visitas na sua página, quanto tempo os pacientes gastaram com seu conteúdo e quais os conteúdos mais vistos. Em suma, o comportamento deles em suas páginas. Com essas informações você pode refinar suas ações de marketing, para que sejam mais assertivas.

Google Search Console

Você já se perguntou como seu paciente conseguiu encontrar um conteúdo publicado no seu blog, mesmo não estando na primeira página do Google? OGoogle Search Console, diferente de analisar comportamentos, faz com que você entenda o caminho que seu paciente fez até que sua página ter sido encontrada.

Conhecer esse caminho é de fundamental importância, pois, possibilita a identificação de outras palavras-chave que sejam de interesse do seu paciente, auxiliando no desenvolvimento da estratégia de marketing da clínica.

SEMRush

Parte da criação de estratégia é analisar seus concorrentes. O SEMRush surgiu com o objetivo de proporcionar as empresas um acompanhamento dos resultados do concorrente. Assim, você sabe quais são as palavras-chave que ele utiliza e quais são os resultados alcançados por ele.

A partir dessas informações, você pode melhorar sua estratégia de marketing, analisando como fazer com que seu conteúdo seja acessado ao invés dos posts do concorrente.

O SEO para clínicas é algo complexo, que deve ser realizado e acompanhado de forma regular, para que os resultados esperados sejam alcançados. Para que sua aplicação seja mais assertiva, a contratação de uma agência de marketing pode ser o ideal para potencializar seu negócio e sua capacidade de fazer com que seus pacientes conheçam a sua marca.

Agora que você sabe um pouco mais sobre SEO, aproveite para potencializar suas ações de marketing com nosso curso sobre marketing médico. 🙂

Curso Básico de Marketing Médico

E agora vamos colocar todas essas dicas em prática? Comente aqui embaixo o que achou do conteúdo, e não esqueça de reagir e compartilhar com seus amigos!


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.