Como aumentar o engajamento no Instagram da sua clínica

Como aumentar o engajamento no Instagram da sua clínica?

Leia em 7 min.

A maioria dos seus pacientes, se não todos, provavelmente estão presentes em redes sociais como o Instagram. Confira aqui como você pode atrair mais pacientes e aumentar o engajamento do Instagram da sua clínica.

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: a divulgação da sua clínica só será efetiva se ela for feita nos lugares certos, e com a mensagem correta.

O engajamento no Instagram pode ser definido como a forma de interação dos usuários da rede com o conteúdo publicado na plataforma. Nesse caso, está relacionado com a quantidade de seguidores, curtidas e comentários recebidos pelo perfil da sua clínica médica.

De acordo com o paronama da Mobile Time/Opinion Box, o Instagram está presente em 65% dos smartphones brasileiros, e dos que possuem, 84% acessam o aplicativo todo dia ou quase todo dia.

Provavelmente seus pacientes também estão interagindo com essa plataforma. Pensando nisso, fica claro a importância de investir em comunicações no Instagram.

Em um mercado tão concorrido como a área médica, oportunidades que auxiliam seu estabelecimento a alcançar o sucesso não podem ser deixadas de lado. Todos sabem que uma conta no Instagram dificilmente terá grande sucesso sem ter boas fotos. No entanto, nem só do apelo visual depende um perfil popular na rede.

Conheça agora mesmo 5 formas de atrair mais pacientes utilizando o Instagram da sua clínica.

5 formas de aumentar o engajamento no Instagram da sua clínica

O objetivo de todo o médico, independente da sua especialidade, é atender seus pacientes com um atendimento de excelência, afinal, essa é a sua vocação: cuidar das pessoas.

Porém, para alcançar esse objetivo é preciso ter consciência de que a partir do momento que você administra uma clínica, você deixa de ser apenas um médico, e se torna um médico empreendedor.

O Instagram contribui de diversas formas para que o AAFR (atrair, atender e fidelizar mais pacientes, rentabilizando sua clínica) seja alcançado de forma efetiva.

Segundo o livro Contágio, escrito por Jonah Berger, especialista em marketing, o boca a boca é o impulsionador de 20% a 50% de todas as decisões de compra.

Existe alguma forma melhor de causar uma divulgação boca a boca, se não utilizando a plataforma presente em mais da metade dos smartphones brasileiros?

Continue lendo o artigo e confira as melhores práticas de divulgação no Instagram!

1. Desenvolva um calendário editorial

Obter engajamento no Instagram depende de uma boa organização da sua rede social. E quando se trata de postagens nessa plataforma, a adoção de um calendário editorial garante otimização do tempo e uma distribuição eficiente do conteúdo.

Um calendário editorial é uma programação, cronograma sobre os conteúdos (fotos, textos) que serão postados no Instagram. Assim, você consegue manter controle sobre as datas de divulgação, temas do conteúdo, entre outros.

Dessa forma, você tem uma organização efetiva e evita erros comuns como postar mais conteúdos do que seus pacientes podem ou querem ler, temas repetitivos e um visual desorganizado.

Uma boa dica é dividir essas postagens ao longo dos dias e apostar em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, colaborando para que você aproveite boas oportunidades de divulgar conteúdos interessantes e atraentes.

Boas estratégias demandam tempo de planejamento. Por isso, contar com o auxílio de um bom calendário de publicações colabora para dar um direcionamento a essas ações.

2. Utilize as ações de geotag para atrair mais pessoas

As geotags são formas de inserir a localização geográfica do seu negócio nas redes sociais. Sendo assim, aqueles que visitam a sua clínica podem compartilhar a localização em tempo real.

Isso acontece muito nos Stories do Instagram, em que as pessoas costumam postar fotos e boomerangs enquanto esperam por uma consulta.

Elas funcionam através do GPS do smartphone. A rede coleta os dados de localização de sua clínica e relaciona ao perfil do consultório. Assim, ao realizar a postagem, os seguidores dos pacientes podem clicar e encontrá-lo tanto na rede, como pelo endereço.

geotag-para-atrair-pacientes

A ferramenta também pode ser utilizada nas suas próprias postagens. O uso das geotags promove benefícios como:

  • aumenta o engajamento da sua clínica com seguidores e pacientes em potencial;
  • facilita a busca dos usuários que procuram pela especialidade que você atende, na região em que está localizado.

Criar as geotags no Insta é um trabalho muito prático, no entanto, requer a integração do perfil com o Facebook. Se a sua clínica já tem uma conta na plataforma, o caminho se torna mais fácil ainda.

O primeiro passo é clicar na opção check-in na hora de fazer uma nova postagem na conta do Face. No campo pesquisar, se não houver o nome da sua clínica listado, você deve clicar em “Adicionar” e então, basta configurar as informações do local indicado como endereço e foto.

3. Patrocine suas publicações

Você já ouviu falar do Instagram Ads?

O Instagram Ads são anúncios que você pode circular tanto pelo feed, quanto pelos stories (status que ficam disponíveis apenas 24 horas) da rede social. A ferramenta de anúncios do Instagram permite o formato de vídeo, foto, ou até os dois.

Esses anúncios podem trazer mais seguidores, cliques, visualizações em vídeos e entre outros. Para conseguir utilizar essa ferramenta, é preciso criar uma conta no gerenciador de negócios do Facebook.

Depois de criar a conta, basta usar o gerenciador de anúncios. Com ele, é possível segmentar exatamente quem você quer atingir com aquela publicação, especificando características como idade, gênero, interesses de consumo e muito mais.

Isso significa que caso você seja uma ginecologista, é possível segmentar seu anúncio para atingir mulheres de 16 a 30 anos, por exemplo. Dessa forma, você garante que sua mensagem chegue aos pacientes certos.

É importante estar atento as especificações dos anúncios. Os vídeos, por exemplo, não podem passar de 120 segundos e as medidas devem ser as mesmas das imagens, quadrada (1080x1080px) ou retangular (1200x628px).

Para quem deseja obter resultados incríveis e aumentar o engajamento da clínica, o Instagram Ads é a ferramenta ideal. Além disso, você pode pausar o anúncio a qualquer momento, caso perceba que ele não está funcionando.

4. Monitore e analise os resultados

Tudo o que envolve as redes sociais deve ser monitorado e analisado. Afinal, não há maneira mais segura de avaliar se você está seguindo uma estratégia adequada.

Por isso, é essencial aplicar as métricas de avaliação de desempenho nas suas postagens do Instagram.

Todas os dados sobre a interação do público com a conta da sua clínica no Instagram estão presentes no relatório do aplicativo, que pode ser facilmente acessado na aba “Configurações”, no item “Informações”.

Lá, estão disponíveis as seguintes avaliações:

  • forma na qual os seguidores interagem com o seu conteúdo;
  • horários em que seus seguidores costumam estar ativos;
  • número de visitantes do seu perfil;
  • número de pessoas que clicaram no link disponível na biografia do seu perfil;
  • número de pessoas que clicaram na opção ligar ou enviar e-mail;
  • cliques no site: número de cliques feitos no link na bio;
  • quantas pessoas viram ao menos uma de suas publicações semanais;
  • quantas pessoas foram alcançadas pelas suas publicações semanais;
  • quantidade de vezes que uma mesma pessoa acessou um mesmo conteúdo;
  • número total de pessoas que viram uma determinada publicação;
  • quantidade de vezes que uma publicação foi enviada a outras pessoas por meio de mensagens ou repostadas no Stories de outros perfis.

Estar atento a esses números é imprescindível para avaliar que tipos de conteúdo são mais valorizados pelos seus pacientes.

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Quanto mais satisfeitos estiverem com o que foi postado, maior será o engajamento. Essa também é uma forma de fazer a aposta certa para se tornar autoridade em um determinado assunto.

5. Esteja sempre presente

Manter um bom engajamento no Instagram está diretamente relacionado à periodicidade das publicações e à presença do seu perfil na rede.

Curtidas, comentários e postagens com perguntas são algumas das formas que garantem a interatividade. Um dos princípios para ter um público engajado é dar esse engajamento a outros perfis.

Quanto mais você interage com essas pessoas, mais você fica bem visto na plataforma, já que a tendência é que haja retribuição também na forma de curtidas, comentários e seguidores.

A dica de ouro é: lembre-se sempre de responder os comentários dos seus pacientes. Isso mostra que você está atendendo às opiniões dos pacientes e realmente se importa, um grande diferencial para um profissional da saúde.

O ideal é que isso aconteça com naturalidade, portanto, certifique-se de seguir perfis que possam se relacionar com as atividades da sua clínica. Pense naqueles que inspiram postagens, estratégias, uma nova forma de atendimento e que também tragam novidades.

No entanto, é necessário manter o controle, já que o Instagram limita as ações do usuário em 400 por dia e depois marca essa interatividade como SPAM. Portanto, seja moderado!

Outro ponto que merece atenção é a compra de seguidores. Por mais tentador que pareça, não utilize essa tática!

Perfis fakes que não se interessam pelo conteúdo compartilhado não trazem retorno. Além disso, os usuários percebem esse tipo de comportamento e a sua clínica pode perder a credibilidade.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda não se sente seguro para promover o engajamento no Instagram, não hesite em contratar uma agência de marketing para otimizar ainda mais os resultados da ferramenta, atraindo os pacientes certos para o seu consultório!

Periodicamente, o Instagram insere novas funcionalidades e altera as regras de engajamento da plataforma. Então, não deixe de estar atento as mudanças da rede social e não perca tempo para se adequar à essas novidades.

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Conhece mais médicos que poderia se beneficiar com uso do Instagram? Compartilhe o conteúdo com eles, e não se esqueça de comentar sua opinião aqui embaixo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.