Como aproveitar as datas comemorativas para encantar seus pacientes

Como aproveitar as datas comemorativas para encantar seus pacientes

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Você já assistiu um comercial de dia das mães que o fez sentir saudades de sua mãe? É algo sutil, mas essas lembranças deixam você mais predisposto ao consumo. Confira neste artigo como aproveitar as datas comemorativas para encantar e melhorar seu relacionamento com seus pacientes.

Assim como as lojas físicas aproveitam das datas comemorativas para aumentar as vendas, as clínicas e consultórios médicos também podem usufruir das datas comemorativas para atrair mais pacientes e encantá-los. O marketing emocional realizado nessas datas pode ajudar sua clínica a se aproximar dos pacientes de forma mais pessoal.

Criar um bom relacionamentocom o paciente é algo essencial, pois ao se sentir acolhido e seguro pelo médico que o trata, as chances de fidelização são altíssimas. Usar as datas comemorativas de forma descontraída pode ser exatamente o que você precisa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar na criação de uma estratégia para usar as datas comemorativas para atrair pacientes. Continue lendo e confira!

Mapeie as datas antecipadamente

Há muitas datas comemorativas disponíveis no calendário. Não apenas as mais comuns, como Natal e Páscoa, mas também datas como o Halloween e Saint Patrick’s Day podem ser incluídas no planejamento das ações de marketing da sua clínica.

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Como estamos falando de alguns possíveis custos extras a incidirem nesses períodos, fazer um mapeamento de todas as datas que a clínica deseja incluir no plano de marketing é fundamental para que esse gasto esteja calculado no orçamento.

Está em dúvida sobre como usar o marketing médico de acordo com seu orçamento? Confira este artigo.

E como estamos falando de clínicas médicas, por que não incluir algumas datas relacionadas à sua especialidade? Isso ajuda a tornar seus pacientes mais engajados com o serviço que você oferece a eles.

Conheça seus pacientes

É muito importante que suas ações de marketing sempre estejam direcionadas aos seus pacientes. Assim, ao escolher as datas comemorativas, faça com que elas sejam interessantes para eles.

Por exemplo, uma comemoração de dia das crianças não faz sentido se sua clínica atende apenas adultos, assim como comemorar o dia do dentista em uma clínica obstétrica pode não ser uma ação muito eficiente.

Crie campanhas de marketing temáticas para cada data

Promoções que conseguem ser ligadas a datas comemorativas tendem a gerar mais resultado que em períodos não sazonais, afinal, as pessoas já estão mais propícias ao consumo.

É preciso incluir no planejamento qual tipo de serviço pode ser ofertado em cada data comemorativa escolhida, por esse motivo é muito importante relacionar sua especialidade com as datas comemorativas do setor.

Por exemplo, caso você tenha uma clínica pediátrica, no dia das crianças você pode realizar algum evento na sua clínica, ou fazer um vídeo felicitando as famílias e as crianças que você atende.

Não se esqueça de assistir nosso vídeo sobre fidelização de pacientes e confira outras dicas incríveis:

Faça campanhas de e-mail marketing

Uma das formas de utilizar as datas comemorativas é enviando e-mails aos pacientes. Esse conteúdo deve ser bastante claro e breve, mas precisa conter dados importantes sobre a data que se está comemorando.

Um bom exemplo são as campanhas de doação de sangue. No dia 25 de novembro comemora-se o dia do doador de sangue. Então, por que não enviar um e-mail aos seus pacientes com informações sobre a importância da doação de sangue?

Você pode explicar como acontece o procedimento, locais de coleta, documentos necessários, e entre outros.

É importante ter em mente que o assunto deve agregar valor, principalmente quando é enviado diretamente para o e-mail do seu paciente.

Invista na decoração

A parte mais divertida é incorporar a data comemorativa na sua clínica. Os pacientes se sentem acolhidos, e é principalmente nesse momento que eles são mais impactados pelo marketing médico.

O ambiente é um dos principais fatores que fazem o paciente se sentir “em casa”, por isso, em uma data importante como o Natal, trazer uma árvore de natal ao seu consultório pode fazer com que ele se sinta mais à vontade, melhorando os níveis de qualidade de atendimento.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são as facilitadoras das campanhas de marketing, e a forma mais fácil de alcançar a atenção de seus pacientes. Sabe aquele e-mail que falamos alguns tópicos acima? Ele pode se transformar um post completo e informativo no seu Instagram, por exemplo.

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A utilização de imagens ilustrativas para postar algumas dicas costumam ser bastante engajadoras. Você pode postar no Facebook um post sobre como cuidar da diabetes no Dia Mundial do Diabetes, por exemplo, fazendo com que o conteúdo seja fácil de ser consumido, absorvido e compartilhado pelos seus pacientes.

E se além das informações você conseguir fazer um link com alguma promoção, as redes sociais serão o melhor canal para divulgação. Além disso, os pacientes ficarão atentos também para as próximas promoções de outras datas comemorativas.

Distribua mimos para os pacientes

Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo?

A distribuição de presentes, por mais simples que sejam, faz com que os pacientes se sintam valorizados, e esse sentimento ajuda a fazer com que eles voltem a visitar sua clínica e procurar seu atendimento.

Os pacientes percebem os esforços que a clínica faz para que eles fiquem satisfeitos, e isso auxilia no processo de fidelização, afinal, como não voltar para um lugar que te presenteou?

Estabeleça métricas de acompanhamento

O grande objetivo de utilizar as datas comemorativas com as ações de marketing do seu consultório é aumentar a satisfação dos seus pacientes atuais e fidelizá-los, e também fazer com que novas pessoas conheçam o seu negócio.

Portanto, para garantir que os resultados planejados sejam atingidos, é preciso que eles sejam monitorados. Estabelecer métricas de desempenho das campanhas é essencial para que as ações sejam aperfeiçoadas ao longo do tempo.

A melhor forma de verificar se as expectativas foram atendidas é com a aplicação da métrica Net Promoter Score (NPS), uma pesquisa de satisfação focada em apenas uma pergunta: “em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nosso serviço para um amigo ou familiar?”

Os resultados podem ser calculados da seguinte forma:

  • pontuação de 0 a 6: pacientes insatisfeitos — são aqueles responsáveis pelo marketing negativo;
  • pontuação de 7 a 8: pacientes neutros — ainda não fidelizados, não tem preferência pelo seu atendimento;
  • pontuação de 9 a 10: pacientes promotores — se sentiram satisfeitos com o atendimento e indicariam sua clínica a conhecidos, ajudam no marketing positivo da clínica.

Se aproximar dos pacientes e criar um vínculo com eles é importante para um consultório médico. Trata-se de uma forma de conhecer melhor quem veio em busca de ajuda, o que faz com que o atendimento oferecido sejamais personalizado.

Utilizar das datas comemorativas como estratégia de encantar os pacientes é um bom começo para torná-los fiéis a sua clínica.

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