Fidelização de Pacientes

Afinal, qual a importância de conhecer os seus pacientes?

Você sabe qual a importância e os impactos de conhecer os pacientes que frequentam a sua clínica?

Quanto tempo você dedica a conhecer seus pacientes? A princípio, pode parecer uma pergunta impertinente, afinal, com tanta gente que passa pela sua clínica, poderíamos considerar praticamente impossível lembrar de todo mundo. Entretanto, não estamos falando apenas em decorar nomes e tratamentos, mas, sim, em abrir canais de comunicação eficazes para que o seu paciente se sinta ouvido e acolhido.

Muitas vezes, não basta um bom atendimento, no que diz respeito aos serviços médicos, para que o paciente fique realmente satisfeito. É claro que a qualidade dos profissionais e serviços prestados são fatores importantíssimos, entretanto, oferecer um atendimento humanizado e contar com a tecnologia para reunir o máximo de informações sobre o paciente são complementos essenciais para fidelizá-los.

Se você quer entender melhor por que deve dedicar-se a conhecer melhor o seu paciente, continue lendo. Listamos, a seguir, alguns benefícios desse relacionamento mais próximo.

Realizar atendimento de excelência

Ninguém gosta de chegar a um local, onde os atendentes vivem mal-humorados e não demonstram o menor interesse em ouvi-lo. Quando se trata de um paciente em uma clínica, a situação ainda ganha um agravante: a fragilidade trazida pela enfermidade. Portanto, é importante treinar sua equipe para dedicar atenção a solucionar as dúvidas do paciente e recebê-lo sempre com alegria.

Para uma abordagem de maior proximidade, você pode usar a tecnologia a seu favor. A partir da implantação de sistemas de gestão para clínicas, será possível reunir dados pessoais e clínicos dos seus pacientes e se comunicar com eles de maneira mais personalizada. Esse, certamente, será um grande diferencial, já que "não é em todo lugar" que as pessoas são tratadas dessa forma.

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Criar estratégias de marketing efetivas

Já que é possível reunir informações do seu paciente, por que não utilizá-las para oferecer conteúdos relevantes para ele? A partir do conhecimento do quadro de saúde e dos interesses de cada um, você pode utilizar as redes sociais e aplicativos de comunicação para se manter em contato com essas pessoas.

Muitas vezes, um post bem escrito responde as dúvidas do seu paciente, que se sentirá motivado a continuar acompanhando suas páginas. E-mails e campanhas também podem ser enviados, de acordo com o perfil de cada um. Mas é importante segmentar esse material, para não "bombardear" as pessoas com materiais que não são relevantes para elas.

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Estabelecer uma relação de confiança

Quando tratamos o paciente de maneira personalizada, ele tende a confiar mais no serviço prestado. É por essa razão que a empatia deve estar presente em toda relação que envolva médico e paciente. Entrar em uma clínica onde os atendentes mal sabem onde procurar as fichas, e não fazem ideia de qual tratamento a pessoa está realizando, tende a afastá-la.

Diagnósticos bem embasados e registrados em um prontuário eletrônico permitem conhecer o histórico do paciente, com poucos cliques. Dessa forma, ele perceberá que o atendente "sabe com quem e do que está falando" sempre que entrar em contato com sua clínica. Se levarmos em conta que nem sempre o concorrente agiria da mesma forma, trata-se de um grande diferencial.

Como se pode ver, conhecer seus pacientes demanda tempo e dedicação. Além disso, você pode implantar ferramentas de apoio, como o prontuário eletrônico, que permite integrar informações de todos os exames, diagnósticos e tratamentos realizados, formando um histórico completo das consultas, e de fácil acesso. Empresas especializadas em sistemas para clínica são as mais indicadas para ajudá-lo nessa questão.

Se você gostou do post e deseja implantar esse atendimento diferenciado em sua clínica, leia também o post "Tudo o que precisa saber sobre Prontuário Eletrônico"!

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