melhorar atendimento clinica

Como sistemas melhoram seu atendimento e a satisfação dos seus pacientes?

Diante de tantos desafios diários na rotina médica, é cada vez mais necessário encontrar meios de agilizar a gestão e os processos relacionados ao atendimento.

A importância disso é fácil de ser percebida:

Quanto menos tempo for gasto com questões burocráticas, mais tempo para cuidar do que realmente importa –  o paciente.

Trouxemos no artigo de hoje algumas formas de que os sistemas dispõem para melhorar seu atendimento e a satisfação dos seus pacientes.

Mais agilidade, menos tempo na sala de espera

Ao falar de agilidade em uma clínica, devemos sempre ter em mente que não se trata de rapidez na consulta, pois o cuidado deve ser feito em tempo adequado.

No entanto há uma série de rotinas no consultório que podem ser otimizadas para que o paciente esteja confortável, desde a marcação da consulta até o retorno, minimizando o seu tempo na sala de espera, uma das mais frequentes reclamações.

Nesse sentido, há várias funcionalidades de sistemas informatizados que podem auxiliar as tarefas do médico e da secretária, como:

  1. Acesso remoto;

  2. Agenda prática e flexível;

  3. Envio automatizado de lembretes;

  4. Prontuário eletrônico customizável;

  5. Controle financeiro.

Como tudo isso pode melhorar o atendimento?

Quando o médico não está no consultório, normalmente não tem acesso aos dados de todos os seus pacientes, algo fundamental para orientar a conduta em possíveis alterações no tratamento farmacológico, por exemplo.

Por isso é muito importante ter acesso 24 horas aos seus registros onde quer que você esteja.

Com o prontuário eletrônico e o acesso remoto, os sistemas permitem que você confira qualquer informação, quando for contatado por um paciente.

Além disso, com a informatização do prontuário, as chances de ocorrência de erros no consultório são minimizadas, evitando questões judiciais que nenhum médico quer.

Outro benefício fundamental trazido pelo prontuário eletrônico é a redução do tempo gasto ao pedir exames, receitar e ler a ficha do paciente, uma vez que não será mais necessário ter um monte de papéis espalhados pela mesa.

Diminuindo o tempo de espera e deixando o paciente mais satisfeito com o atendimento.

Facilidade de uso e mais velocidade nas tarefas diárias

A interface limpa e amigável dos softwares permite o agendamento de consultas de um jeito fácil e intuitivo, permitindo que a secretária esteja muito mais atenta às necessidades dos pacientes, acabando com o gargalo no fluxo de atendimento da recepção e deixando seus funcionários muito mais satisfeitos com o trabalho na clínica.

Outro problema muito recorrente em qualquer clínica é o não comparecimento às consultas, gerando ociosidade, perdas financeiras e prejudicando o fluxo de trabalho de todos os colaboradores envolvidos no atendimento.

Nesse sentido, o sistema possibilita o envio automático de lembretes de consultas, via e-mail ou SMS, reduzindo em até 30% a taxa de não comparecimento dos seus pacientes , além de trazer comodidade para o médico e para o paciente!

Ao cuidar da atenção à saúde, o médico é um profissional preparado para atender às necessidades dos seus pacientes.

Porém, muitos médicos têm dificuldades enormes para administrar as suas clínicas ou consultórios.

Com o auxílio dos sistemas, será possível fazer o controle financeiro e ter às mãos, no computador, no tablet ou no smartphone, várias ferramentas que vão te auxiliar a cuidar também da saúde da sua clínica.

Assim, os sistemas podem mesmo melhorar o atendimento – não só do médico, mas também da recepcionista – e a satisfação dos seus pacientes desde a marcação da consulta.

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