Como sistemas melhoram seu atendimento e a satisfação dos seus pacientes?

Como um sistema médico aumenta a satisfação dos seus pacientes?

Leia em 5 min.

Você sabe como um sistema médico torna sua recepção mais agradável e te ajuda a fidelizar seus pacientes? Descubra aqui como isso acontece na prática e conheça as vantagens de obter um sistema para seu consultório.

Para se destacar em um mercado que só cresce a cada ano, saber como aumentar a satisfação dos seus pacientes é essencial, principalmente para os médicos que além de atender, também administram um consultório.

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, conquistar um cliente novo costuma ser 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar um atual.

Muitos profissionais pensam que investir em um sistema não traz um bom retorno, pois apenas focam no processo de atendimento dos pacientes, e não vêem em como essa ferramenta ajuda a atrair e fidelizar, por exemplo.

Para aqueles que desejam alcançar todos os aspectos do AAFR (Atrair, Atender, Fidelizar e Rentabilizar) ter um sistema médico de qualidade que ajude em todos esses processos é fundamental no sucesso do negócio.

Neste artigo mostraremos como um sistema médico pode aumentar a satisfação dos seus pacientes e fidelizá-los. Continue a leitura e descubra!

Sistema médico no processo de fidelização de pacientes

Para fidelizar pacientes não basta apenas oferecer um atendimento excelente durante a consulta.

Toda a experiência do paciente com seu consultório precisa ser positiva, e isso inclui processos como agendamento de consultas, garantia de segurança e uma recepção agradável. 

Saiba como um sistema médico ajuda em todas essas áreas e facilita tanto a sua rotina, quanto a dos seus pacientes. Boa leitura!

1. Mais acessibilidade

Seus pacientes têm acesso rápido aos seus próprios dados ou precisam esperar que você esteja no seu consultório?

De acordo com as normas exigidas pelo CFM, o prontuário deve estar sempre disponível para o paciente, e uma cópia autêntica deve ser disponibilizada quando solicitado por ele ou seu responsável.

Disponibilizar ou acessar as informações do prontuário é difícil para os médicos que ainda usam prontuários de papel, ou utilizam um sistema instalado que só pode ser acessado no consultório.

Isso significa que, em uma situação de emergência, você só teria acesso aos dados do seu paciente depois de chegar no consultório, o que poderia gastar um tempo precioso. 

Cada vez mais as pessoas, incluindo seus pacientes, querem acesso à informações de forma rápida e prática, sem muitas complicações. 

Pensando nisso, obter um sistema médico pode ser muito vantajoso, pois a maioria possui um armazenamento na nuvem, ou seja, podem ser acessados de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Fornecer mais acessibilidade para seus pacientes em um mundo cada vez mais digital é um ótimo diferencial, não acha?

Para descobrir outros diferenciais que fidelizam pacientes, assista ao nosso vídeo:

2. Agendamento online 

Quantas opções de agendamento você oferece a seus pacientes? Eles precisam ligar diretamente no seu consultório? 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, seus pacientes estão cada vez mais exigentes em relação à praticidade no agendamento e na procura de serviços.

Se para agendar uma consulta seu paciente precisa esperar um tempo considerável no telefone, ou até mesmo esperar horas para ser respondido por mensagem, talvez ele simplesmente acabe desistindo e procurando uma opção mais fácil ou rápida.

Com o serviço do agendamento online, você pode disponibilizar uma agenda online que fica acessível 24 horas por dia, todos os dias da semana para a marcação de consultas. 

Dessa forma, seu paciente só precisa de um dispositivo eletrônico, acesso à internet, e pronto! Consulta agendada de forma rápida e prática. Fica fácil fidelizar quando até a experiência do agendamento é incrível. 

3. Lembretes e confirmação de consultas por SMS e E-mail

Seus pacientes costumam esquecer o dia que marcaram uma consulta?

Saber qual foi o motivo por trás da falta de um paciente é um tanto complicado, mas a maioria dos casos costumam ser um motivo bem simples, como puro esquecimento. 

Essas faltas prejudicam não apenas o seu negócio, com perdas financeiras e atrapalhando seu fluxo de trabalho, como também prejudicam seu paciente, que precisará aguardar ainda mais tempo para ser atendido.

Foi pensando nessas situações tão recorrentes nos consultórios médicos que alguns sistemas oferecem o serviço de lembretes e confirmações de consultas por SMS e e-mail de forma automática.

Esse processo pode, inclusive, ajudar a reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes.

4. Menos tempo na sala de espera

A sala de espera do seu consultório está sempre lotada? 

Quando pensamos em um estabelecimento médico, normalmente já imaginamos uma recepção cheia com pacientes cansados ou estressados. Infelizmente, esse cenário ainda é muito comum na maioria dos consultórios. 

Segundo a pesquisa iClinic sobre tendências do mercado médico, um paciente costuma passar 66% do tempo aguardando na sala de espera, ao invés de estar em atendimento.

Apesar de muitos médicos empreendedores não perceberem, a sala de espera é um local extremamente importante para a experiência do seu paciente.

A recepção é o espaço onde seu paciente vai ter o primeiro e último contato com o seu consultório, e garantir que essas experiências sejam positivas é uma ótima estratégia de fidelização.

sala-de-espera-do-consultorio

Mas, como um sistema médico torna a sala de espera do seu consultório mais organizada?

Com a ajuda de uma agenda médica eficiente, que normalmente os sistemas médicos oferecem, você pode visualizar de forma prática todas as consultas agendadas, quantos procedimentos serão feitos na semana, e ainda obter relatórios de quanto tempo cada procedimento costuma durar.

Assim, você pode calcular melhor o tempo que uma consulta realmente demora e não marcar procedimentos longos próximos um do outro, por exemplo.

Com isso, você não lota a sua sala de espera, não deixa seus pacientes irritados e ainda oferecer um atendimento de qualidade

5. Recepção mais acolhedora

Os profissionais da recepção do seu consultório estão constantemente lutando contra o tempo e com inúmeras atividades a serem realizadas?

Com algumas das funcionalidades já comentadas que um bom sistema médico oferece – como o agendamento online, confirmações de consultas e a praticidade da agenda médica online – sua recepcionista fica menos sobrecarregada e pode focar em atividades realmente produtivas.

Assim, ao invés de ficar quase o tempo todo confirmando as consultas do dia, ela pode oferecer um serviço de recepção excelente para os pacientes que acabaram de chegar no consultório.

Quer saber mais sobre como um sistema aumenta a produtividade da sua recepcionista? Confira este artigo.

Além disso, como um sistema centraliza todos os dados seu consultório na plataforma, dispensando aquelas pilhas de papéis que antes eram necessárias, uma sala que era usada apenas para guardar documentos pode ser um outro consultório ou até mesmo uma ampliação da recepção.

Atender todas as necessidades dos seus pacientes e administrar um consultório não é uma tarefa fácil, mas como vimos durante o artigo, você não precisa fazer todas as atividades sozinho.

Contar com a ajuda de um sistema médico, você pode otimizar diversas áreas do seu negócio, aumentando ainda mais a satisfação dos seus pacientes que irão contar com um consultório modernizado.

Para cuidar da saúde dos seus pacientes, primeiro é preciso cuidar da saúde do seu consultório. 

Quer saber ainda mais técnicas de fidelização? Conheça nosso eBook gratuito com 15 técnicas incríveis de fidelizaçãode pacientes:

eBook Grátis: Aumente a fidelização dos seus pacientes com essas 15 dicas. Clique aqui e baixe agora!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos, não se esqueça de reagir e deixar sua opinião aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.