Sistemas de gestão em saúde: por que são importantes?

Sistemas de gestão em saúde: por que são importantes?

Leia em 5 min.

Qual é o papel de um sistema de gestão em saúde na sua rotina médica? Como ele pode tornar seu dia a dia ainda mais produtivo? Descubra neste artigo por que esses sistemas são tão importantes para a área da saúde!

Está sem tempo para ler o artigo? Escute o áudio agora mesmo, basta clicar no play aqui embaixo:

Quem não quer ter um excelente desempenho na clínica, facilitando ainda mais a rotina médica? Com certeza, ao utilizar inovações tecnológicas como os sistemas de gestão, você ganha mais praticidade e agilidade em processos.

Afinal, por meio desses sistemas é possível ter um melhor controle de todas as atividades realizadas, como o agendamento de consultas, fluxo de caixa, o histórico dos pacientes, e muitos outros.

Apenas quem tem seu próprio consultório sabe que suas responsabilidades não se limitam apenas ao que se aprendeu na faculdade – também são exigidos conhecimentos em gestão e marketing médico, por exemplo, a fim de gerir o negócio da melhor maneira possível.

Continue lendo o artigo para conferir os principais benefícios de contar com um sistema de gestão na sua rotina médica!

O que é um sistema de gestão em saúde?

Um sistema de gestão ideal pode ajudar em diversas áreas da sua clínica, como no controle financeiro, fidelização de pacientes, atendimento e recepção. 

Em um mercado tão concorrido como a área da saúde, é importantíssimo estar constantemente se inovando e modernizando a clínica, principalmente para os médicos que desejam ser um destaque em sua especialidade.

Confira a seguir os 5 principais benefícios de obter um sistema de gestão para sua clínica. Boa leitura!

1. Controle de recursos

Com a rotina agitada, fica difícil saber exatamente quantos recursos estão sendo gastos, ou se os investimentos estão sendo de fato efetivos?

Quando não há um controle eficiente dos recursos disponíveis para a clínica, pode acontecer que o volume de despesas sejam extrapoladas e, na pior das situações, os custos chegam a ser maiores do que as receitas.

O sistema de gestão em saúde pode ajudar a evitar esse cenário tão comum entre os estabelecimentos médicos. 

Com os relatórios financeiros, por exemplo, você conseguirá ter uma visão mais ampla dos seus recursos, possibilitando a identificação de gastos desnecessários que estão prejudicando as finanças da clínica. Após o reconhecimento do problema, você pode criar ações para eliminá-lo e/ou reduzí-lo.

O sistema médico iClinic, por exemplo, conta não apenas com essa funcionalidade, como também disponibiliza relatórios e gráficos automáticos, que podem ajudar a descobrir qual o convênio mais rentável para sua clínica.

Além disso, algumas empresas de sistemas médicos constantemente produzem materiais educativos como cursos e vídeos voltados para auxiliar cada vez mais na gestão e controle financeiro de clínicas. Dessa forma, as chances de ter uma clínica de sucesso são cada vez maiores. 

2. Aumento de produtividade 

As recepcionistas da sua clínica gastam praticamente o dia inteiro confirmando consultas, até mesmo perdendo o foco em recepcionar os pacientes?

Quando você conta com o auxílio de um sistema de gestão na sua clínica, o tempo de toda a sua equipe é otimizado. 

Isso acontece porque os processos mais burocráticos – como controle do fluxo de caixa, elaboração de relatórios e agendamento de consultas – são automatizados.

Um sistema eficiente conta com funcionalidades como confirmação de consultas por SMS e e-mail, que automaticamente envia mensagens personalizadas para os pacientes um dia antes do atendimento, para lembrarem sobre o horário da consulta agendada. 

Além disso, existe o agendamento online, que permite que o paciente possa agendar sua consulta sem a necessidade de ligar para a clínica ou encaminhar um WhatsApp para ter sua consulta agendada. 

No caso do software médico iClinic, o agendamento online é integrado com a agenda do consultório, dessa forma, quando um paciente agenda uma consulta, o horário não fica mais disponível na visualização do agendamento online. 

Dessa forma, sua equipe terá mais tempo para focar na elaboração de estratégias para melhorar o atendimento e o desenvolvimento do consultório – o que aumenta as suas chances de atrair e fidelizar pacientes.

3. Segurança de excelência dos dados médicos

Seus pacientes iriam buscar atendimento em um local que perde fichas ocasionalmente ou que guarda dados médicos em uma gaveta, onde podem ser facilmente furtados?

Um sistema de gestão de qualidade pode garantir uma segurança de excelência não apenas para seu consultório, mas também para seus pacientes.

Diferentes dos sistemas instalados, alguns sistemas possuem armazenamento na nuvem, assim como o Facebook. Isso significa que seus dados ficam salvos na nuvem, e não em um dispositivo eletrônico.

Mesmo que o computador da sua clínica quebre, suas informações estarão totalmente protegidas, e podem ser acessadas facilmente de qualquer outro dispositivo, como seu smartphone. 

Alguns sistemas em nuvem ainda garantem que seus dados sejam guardados no banco de dados mais seguro do mundo, como o iClinic, que utiliza a AWS, usada também pela NASA e Casa Branca.

seguranca-nos-sistemas-de-gestao-em-saude

4. Garantia de organização da informação

Já aconteceu de duas consultas serem agendadas para o mesmo horário, ou um atendimento demorar mais do que deveria pela dificuldade de encontrar os documentos dos pacientes?

Os sistemas de gestão ajudam a organizar, de maneira eficiente, as informações de cada paciente e de todo o setor administrativo da clínica, facilitando a localização de dados e garantindo um atendimento de qualidade

Isso acontece por conta da centralização e integração dos dados da sua clínica. 

Com todas as informações reunidas em um único local, principalmente um sistema inteligente, erros como duplicidade de horários ou extravio de dados são completamente eliminados.

Algumas agendas médicas dos sistemas de gestão possuem integração com o prontuário eletrônico, o que garante um atendimento mais ágil e preciso. 

Sem contar com a possibilidade de bloquear horários, onde você se certifica que nenhuma consulta será agendada em um horário que você não pode atender.

5. Melhoria no atendimento

Por fim, mas não menos importante, damos destaque ao atendimento – um dos setores mais beneficiados com o sistema de gestão. 

Por meio dos sistemas, é possível torná-lo mais rápido e eficiente, devido ao uso de funcionalidades como o prontuário eletrônico, que possibilita que informações médicas sobre o paciente fiquem seguras , garantindo um atendimento completo, sem negligenciar nenhum sintoma.

Com a funcionalidade de confirmação de consultas que citamos mais acima no artigo, as recepcionistas podem realmente focar em recepcionar os pacientes da melhor forma possível.

Assim como com a ajuda dos relatórios e gráficos automatizados, você pode focar seu tempo em técnicas de fidelização de pacientes, ao invés de se preocupar em reunir todos os dados do seu consultório manualmente. 

Como você pôde observar, os sistemas de gestão em saúde são ferramentas indispensáveis para tornar a rotina do seu consultório mais ágil e descomplicada

Invista nessa ideia e melhore os processos do seu negócio, oferecendo um atendimento rápido e de qualidade para satisfazer seus pacientes.

Gostaria de contar com essa tecnologia na sua clínica? Baixe nossa checklist gratuita e veja como escolher o melhor sistema de gestão para seu dia a dia:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Entendeu a importância de um sistema de gestão em saúde? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.