Marketing de relacionamento para clínicas: 6 motivos para investir

Marketing de relacionamento para clínicas: 6 motivos para investir

Leia em 3 min.

Investir em marketing de relacionamento é fundamental para atrair mais pacientes e ganhar a confiança deles. Veja o que mais é preciso ser feito e garanta o sucesso da sua clínica!

O marketing de relacionamento para clínicas é muito importante para garantir uma boa experiência do paciente. Sempre que alguém procura ajuda médica, está em busca não apenas de profissionais competentes, mas também de pessoas que saibam oferecer um atendimento humanizado e realmente se importem com o bem-estar do próximo.

Nesse momento, você precisa investir em marketing de relacionamento para atrair a atenção do seu público-alvo e ganhar a confiança dele. Assim, com o passar do tempo, ele poderá vir a se tornar um defensor da sua clínica e indicará seus serviços para todos que conhecer.

Ainda não está convencido sobre a importância do marketing de relacionamento para clínicas? Então, acompanhe a leitura deste artigo até o final, pois listamos 6 motivos para você investir nessa eficiente estratégia!

1. Humanização do atendimento

O atendimento humanizado é um dos preceitos do marketing de relacionamento para clínicas. Isso porque ele enxerga todas as necessidades do paciente, oferecendo a ele todo o suporte necessário para que se sinta confortável e confiante no profissional que o está atendendo. Além de gerar retornos positivos, o atendimento humanizado também contribui para desenvolver um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

Lembre-se sempre de esclarecer as dúvidas dos pacientes, explicar sobre todos os procedimentos e os tratamentos que serão realizados. Utilize a escuta ativa e mostre empatia durante a comunicação, seu tom de voz pode fazer toda a diferença no atendimento.

2. Fortalecimento da marca

Em meio a tanta concorrência, criar uma identidade forte é fundamental para ajudar a clínica a se desenvolver. Nesse sentido, o marketing de relacionamento se mostra um aliado para fortalecer a imagem da clínica no mercado.

Com isso, os pacientes sempre assimilarão seus serviços à qualidade e eficiência, tornando sua clínica cada vez mais consolidada no seu segmento e contribuindo, até mesmo, para que vire referência na sua área de atuação.

3. Maior atração e retenção de pacientes

O marketing de relacionamento para clínicas é indispensável quando o assunto é atração e retenção de pacientes. Facilitar a comunicação, por exemplo, é uma forma de otimizar a ligação com o público-alvo.

Nesse momento, disponibilizar artigos para quebrar as principais objeções de seus pacientes é uma excelente estratégia de se relacionar com eles de maneira eficiente. Além do mais, nunca deixe de responder aos questionamentos nos mais variados canais de comunicação, principalmente nas redes sociais.

4. Comunicação e identificação facilitadas

Por falar em redes sociais, precisamos destacar aqui a importância da sua clínica estar presente nelas, a fim de possibilitar um marketing de relacionamento eficiente. Mas, antes, verifique em quais delas seu público-alvo está presente. Por exemplo, se ele interage apenas no Facebook e no Instagram, não faz sentido criar campanhas no Twitter, não é mesmo? Com isso, a comunicação e a identificação da sua clínica serão otimizadas, colaborando para que os pacientes possam entrar em contato com ela sem nenhum contratempo.

fidelizacao-de-pacientes

5. Formação de cadastro dos pacientes

Contar com uma formação de cadastro de pacientes é essencial para tornar as estratégias de marketing de relacionamento ainda mais eficazes. Esse cadastro precisa conter, no mínimo, e-mail, número de telefone, data de aniversário e endereço. Todas essas informações vão colaborar para oferecer um atendimento personalizado ao seu paciente.

6. Empatia pelos colaboradores

O marketing de relacionamento também vai preparar seu time de colaboradores para prestar um melhor atendimento aos pacientes. Dessa forma, seu público será orientado de maneira eficiente, tanto pessoalmente quanto por meio de qualquer outro canal de comunicação.

Todos esses motivos são mais do que suficientes para que você tenha certeza de que vale a pena investir em marketing de relacionamento para clínicas. Não deixe de colocar essa estratégia em prática para conquistar mais pessoas interessadas nos seus serviços.

Quer conhecer 15 técnicas para fidelizar os pacientes da sua clínica? Baixe nosso e-book especial agora mesmo e fique por dentro do assunto! 🙂

eBook Grátis: Aumente a fidelização dos seus pacientes com essas 15 dicas. Clique aqui e baixe agora!

Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.