Administração e Gestão

Métricas para clínicas: como medir seu desempenho e garantir o seu sucesso

Medir o desempenho da sua clínica é fundamental para garantir a satisfação do paciente e o seu sucesso. Sendo assim, de nada adianta apenas promover ações no intuito de melhorar a performance do estabelecimento se você não medir seus resultados. Por meio das métricas para clínicas será possível identificar gargalos e corrigi-los antes de algum problema surgir.

É possível mensurar esses resultados? Claro! Com o auxílio dos Key Performance Indicators (KPIs) - ou indicadores-chave de desempenho - você poderá ter o que precisa nas mãos. Os KPIs são indicadores utilizados com o objetivo de medir o desempenho de todos os processos da clínica.

Para ajudá-lo nessa missão, separamos os principais KPIs que você deve utilizar para alcançar seus objetivos com mais eficiência. Continue a leitura deste post e confira!

Identifique quais são os objetivos e as necessidades da clínica

Saber onde você quer chegar é o primeiro passo para definir os principais KPIs para a sua clínica. Sendo assim, antes de promover qualquer ação é importante estabelecer que tipo de informação será obtida por meio desses indicadores.

Dessa forma, você poderá utilizá-los para avaliar - tanto em quantidade quanto em qualidade - todos os processos da sua clínica, como setor financeiro, atendimento ao paciente, campanhas de marketing etc.

Com os objetivos traçados e as necessidades identificadas, todo esse processo se torna mais fácil, pois você poderá ter em mãos dados úteis que ajudarão a melhorar os seus resultados.

Estabeleça métricas para clínicas e alcance os seus objetivos

Ao identificar seus objetivos e suas necessidades, já é possível estabelecer quais métricas para clínicas podem ser colocadas em práticas para alcançar os resultados que você espera. Confira as principais!

Satisfação do paciente

Elaborar um prático questionário de satisfação é essencial para verificar se o atendimento oferecido está satisfazendo as necessidades dos seus pacientes. Sendo assim, é fundamental saber o quanto eles estão satisfeitos com a pontualidade, a estrutura da clínica, entre outros pontos. Com esses dados, você conseguirá melhorar seus processos e, consequentemente, fidelizar pacientes.

metricas-para-clinicas-como-medir-seu-desempenho

Tempo na sala de espera

A maioria das pessoas não gosta de esperar. Por esse motivo, é importante você medir o tempo de espera dos seus pacientes, a fim de promover ações para diminuir esse tempo sem perder qualidade no atendimento.

Frequência de atendimento

É necessário avaliar qual é a quantidade de pacientes atendidos diariamente na sua clínica e como está a qualidade desse atendimento. Se a sua clínica oferece mais de uma especialidade médica, é importante fazer esse cálculo separadamente, a fim de identificar qual delas é mais procurada e promover ações para atrair mais pacientes para as demais.

Número de cancelamentos de consulta

Analise também qual é o índice de consultas canceladas ou de pacientes que simplesmente não aparecem, sem apresentar o motivo da falta. Nesse momento, você poderá identificar se a falha está no atendimento administrativo ou no atendimento médico.

As métricas para clínicas são consideradas ferramentas indispensáveis para otimizar todos os processos dentro dela. Sendo assim, é importante ressaltar que os KPIs precisam ser medidos periodicamente, com o intuito de não deixar passar nenhum detalhe.

Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe agora mesmo o nosso eBook e saiba como avaliar os resultados da sua clínica!

eBook Grátis: Saiba como avaliar os resultados do consultório. Clique aqui e baixe agora o ebook!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus