8 dicas de marketing digital para profissionais de saúde

marketing digital equipe medica

Principais tópicos

Conheça as técnicas de marketing digital para profissionais de saúde que podem expandir seu alcance no Google e nas redes sociais, gerando mais atendimentos e consultas.

A tecnologia tem propiciado inovações significativas não só para a nossa vida pessoal, mas também para o mercado de trabalho de diversas categorias profissionais.

A área da saúde, por exemplo, passa por uma verdadeira revolução digital em seus processos e protocolos.

Prova disso é a popularização da Telemedicina nos últimos anos. 

Por meio da medicina a distância, é possível que pacientes em locais remotos ou com dificuldades de mobilidade possam receber atendimento médico sem a necessidade de deslocamento até um consultório ou hospital.

A inteligência artificial é outro exemplo de desenvolvimento tecnológico na área da saúde. Ela pode ser usada para analisar padrões em grandes conjuntos de dados de saúde, permitindo que sejam identificados fatores de risco para doenças. 

Além disso, a IA pode ajudar a encontrar o tratamento mais adequado para cada paciente, levando em consideração as suas características individuais e desenvolvendo intervenções preventivas.

Toda essa digitalização do mercado e da indústria facilita não só a prestação de serviços, mas também a prospecção de pacientes por profissionais das mais diversas áreas da saúde. 

Com alguns conhecimentos e a assistência de uma agência de marketing digital, você pode impulsionar sua agenda e alavancar a quantidade de atendimentos realizados.

Neste artigo, você vai receber dicas e informações valiosas sobre 8 estratégias de marketing digital que têm o poder de fazer o seu alcance e reconhecimento dispararem entre pacientes em potencial na internet. Boa leitura!

O que é o marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam a tecnologia e a internet para promover produtos e serviços por meio de diversos canais online de comunicação, como sites, redes sociais e e-mails. 

O objetivo do marketing digital é atrair, engajar e converter clientes em potencial, além de manter relacionamentos duradouros com os clientes existentes. 

Por meio de diversas ferramentas e técnicas, o marketing digital permite que empresas e profissionais atinjam um público-alvo específico, aumentem sua presença na internet e melhorem seus resultados de negócios.

Toda essa interação online ajuda a estabelecer relacionamentos comerciais profundos, criando uma conexão que fideliza e engaja os clientes. 

Isso torna o marketing digital uma estratégia indispensável para as empresas e os profissionais que desejam alcançar e manter o sucesso, tendo a internet como aliada.

Além disso, o marketing digital tende a ser mais eficiente do que as estratégias de marketing tradicionais, como anúncios na TV, rádio ou materiais impressos, que atingem um público amplo, mas não necessariamente segmentado.

Essa segmentação é baseada, por exemplo, em dados de comportamento e hábitos dos milhões de usuários de buscadores, como o Google, entre outras páginas online.

8 dicas de marketing digital para profissionais de saúde

marketing digital medica sorrindo

Como você viu, as estratégias e as ferramentas do marketing digital têm grande potencial para impulsionar as carreiras de profissionais das mais diversas categorias. E isso é especialmente verdade para quem trabalha na área da saúde.

Não importa se você tem uma clínica, se é um profissional autônomo que presta atendimentos nas casas dos pacientes ou se usa a Telemedicina, o marketing digital pode ajudar a preencher a sua agenda e fazer os seus resultados melhorarem.

Veja a lista abaixo e coloque em prática as 8 estratégias de marketing digital que separamos especialmente para você que cuida do bem mais precioso de qualquer pessoa: a saúde.

1. Site próprio

Ter um site é uma excelente forma de fazer com que o seu nome seja encontrado 24 horas por dia no Google, que é o site de buscas mais usado no Brasil e no mundo.

Além disso, ter um site próprio demonstra seriedade, profissionalismo e transmite confiança aos pacientes em potencial que estejam à procura da sua especialidade. 

2. Marketing de conteúdo

Tendo um endereço eletrônico próprio, você poderá criar e compartilhar conteúdo relacionado à saúde e promover seus serviços de forma mais informativa e relevante.

No seu site, você pode ter um blog para publicar artigos, por exemplo, sobre dicas de saúde e questões relacionadas à especialidade profissional que você desempenha. 

Além disso, você também pode usar as redes sociais a seu favor para fazer postagens e publicar vídeos que promovam os seus serviços e ensinem sobre o que você faz.

3. SEO (otimização para mecanismos de busca)

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization (em português, a sigla pode ser traduzida como otimização para mecanismos de busca). 

Trata-se de um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade de um site nas páginas de resultados de sites de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing.

Por meio de algumas táticas, como o uso de palavras-chave inseridas no conteúdo criado, no meta título, na meta descrição e na URL das páginas, o site e o conteúdo dele são impulsionados e sobem posições no ranqueamento dos buscadores.

4. Tráfego pago

Já pensou em ter o seu nome ou o nome da sua clínica em destaque e no topo das páginas de resultados do Google? 

Isso é possível com a exibição de anúncios de tráfego pago entre os resultados para buscas por palavras-chave relacionadas aos serviços prestados em sua clínica.

Além disso, também é possível contratar anúncios pagos em plataformas de redes sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads, para atingir o feed de públicos mais segmentados e alcançar pessoas que tenham o perfil que te interessa.

5. E-mail marketing

marketing digital computador

O e-mail segue como um dos principais canais de comunicação online para o marketing de empresas e profissionais.

Com a elaboração e o disparo de campanhas de e-mail marketing, você consegue manter um relacionamento próximo com os pacientes, além de também informá-los sobre a sua especialidade e dados relevantes sobre saúde.

6. Materiais ricos

Um material é considerado rico quando contém dados, informações e números que sejam capazes não só de informar, mas também de convencer os leitores (e potenciais pacientes) da importância do serviço que você presta.

Para isso, aposte no desenvolvimento de conteúdo educativo, como eBooks, guias e infográficos, para educar e informar o seu público-alvo sobre cuidados com a saúde, te transformando em referência e autoridade na sua área de atuação.

7. Marketing de influência

Os brasileiros passam muitas horas de seus dias consumindo o conteúdo de redes sociais. Fotos, vídeos e textos recebem inúmeros likes e compartilhamentos nessas plataformas. 

Portanto, além de alimentar os seus próprios perfis nas redes, busque influenciadores digitais e outros profissionais de saúde que tenham a ver com o que você faz.

Isso é importante porque você pode propor parcerias com esses influencers ou outros profissionais para tratar dos temas da sua especialidade e, assim, expandir o alcance e a credibilidade do seu nome nas mídias sociais.

8. Branding

Branding é o mesmo que gestão de marca e diz respeito às características que diferenciam um profissional ou empresa de seus concorrentes. 

Uma boa estratégia de branding pensa em questões que vão desde a identidade visual do site e dos materiais criados até a comunicação com o público-alvo.

Com uma gestão de marca eficiente e criativa, profissionais e clínicas da área da saúde passam a ter mais destaque, porque ganham personalidade própria e única segundo a percepção do público que você pretende alcançar.

Isso faz com que você ou sua clínica sejam lembrados pelas pessoas na hora de eventuais consultas ou atendimentos necessários.

Quais cuidados os profissionais de saúde devem tomar na criação de conteúdo?

marketing digital consulta

A elaboração de conteúdo é a melhor forma de apresentar os seus serviços a pacientes potenciais na internet. A produção de textos e vídeos ajuda a educar as pessoas sobre a importância do seu trabalho e a conscientizá-las sobre boas práticas de saúde.

No entanto, é importante se atentar à regulamentação em vigor do conselho que regula e fiscaliza a sua profissão na área da saúde. Dessa forma, você garante uma prospecção de pacientes que seja ética e que cumpra as normas determinadas.

Veja a lista abaixo e conheça 4 práticas que profissionais da área médica devem evitar em seu marketing na internet, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

1. Fotos de pacientes

A utilização de fotos de pacientes antes e depois de tratamentos, assim como selfies, é proibida em qualquer canal de comunicação, mesmo que os pacientes autorizem a divulgação.

2. Autopromoção

Embora profissionais da área da saúde possam conceder entrevistas em programas de TV e rádio com o objetivo de prestar informações, é vedada pelo Conselho Federal de Medicina a autopromoção em canais de mídia. 

Isso inclui a divulgação de números de telefone e endereços de clínicas médicas com a finalidade de atrair mais pacientes.

3. Divulgação de preço

Conforme as regras do CFM, preços, formas de pagamento ou parcelamento de tratamentos e procedimentos de saúde não podem ser divulgados em materiais de marketing médico.

4. Sensacionalismo

Não use expressões sensacionalistas no conteúdo criado para divulgar seus serviços.

Entre os termos que podem ser considerados exemplos de sensacionalismo, estão adjetivos como “o melhor” e “o mais eficiente”, além de promessas de “resultados garantidos”.

Use o marketing digital para impulsionar seus resultados na área da saúde

Neste artigo, você aprendeu que o marketing digital é uma ferramenta cada vez mais importante no mundo atual e, inclusive, no marketing com foco na área da saúde. 

Por meio do marketing digital, é possível alcançar um público maior, aumentar a visibilidade de profissionais e de clínicas ou consultórios médicos e, assim, construir uma reputação na internet.

Uma das maiores vantagens do marketing digital para a área da saúde é a possibilidade de segmentação do público-alvo, permitindo que a mensagem chegue diretamente aos pacientes em potencial que você deseja alcançar. 

Além disso, é possível criar conteúdos educativos, que ajudam a estabelecer a autoridade da clínica ou do profissional, transmitindo confiança ao público.

Outra grande vantagem das técnicas de marketing digital é o acesso a métricas e dados, que possibilitam avaliar o sucesso das ações colocadas em prática e identificar oportunidades de melhorias. 

Isso ajuda a planejar ações mais efetivas, reduzindo custos e maximizando o retorno sobre o investimento.

Você também leu neste post que o marketing na área da saúde possui limitações e regulamentações específicas. 

Portanto, é fundamental seguir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e do conselho específico da sua profissão. 

Lembre-se: a publicidade não pode ser enganosa, não deve conter informações que prometam resultados garantidos e não pode divulgar preços ou vantagens exageradas em relação a outros profissionais ou clínicas.

Em resumo, o marketing digital é uma estratégia importante para o marketing da área da saúde, mas é preciso que ele seja utilizado de forma ética e responsável. 

Quando feito corretamente, o marketing digital pode trazer muitos benefícios para a clínica, consultório médico ou profissional da área da saúde, ajudando a estabelecer uma presença forte e a atrair mais pacientes no ambiente online

Dúvidas frequentes

O que é o marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam a tecnologia e a internet para promover produtos e serviços por meio de diversos canais online de comunicação, como sites, redes sociais e e-mails.

Quais são as principais estratégias do marketing digital?

  1. Site próprio;
  2. Marketing de conteúdo;
  3. SEO (otimização para mecanismos de busca);
  4. Tráfego pago;
  5. E-mail marketing;
  6. Materiais ricos;
  7. Marketing de influência;
  8. Branding.

O que não é permitido no marketing digital com foco na área da saúde?

  1. Fotos de pacientes;
  2. Autopromoção;
  3. Divulgação de preço;
  4. Sensacionalismo.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online