A tecnologia de segurança e privacidade em um sistema médico

Como funciona a privacidade e segurança em um sistema médico?

Leia em 4 min.

Um sistema médico é realmente seguro? Sua privacidade é garantida nesses sistemas na nuvem? Tire todas as suas dúvidas e conheça as principais vantagens de um sistema médico neste artigo. 

Antes das inovações tecnológicas ocorrerem na área da saúde, muitas doenças eram incuráveis, ou quando finalmente eram diagnosticadas, já era tarde demais. 

Com a descoberta do raio X em 1896, aparelhos modernos, decifração do genoma humano em 2000, muitas situações mudaram drasticamente – para melhor.

De acordo com o estudo realizado pela REE (Revista Eletrônica de Enfermagem), a área da saúde deve utilizar a tecnologia como aliada, sendo indispensável para fornecer uma melhor qualidade de vida para o paciente. 

“É correto afirmar que a tecnologia favorece o atendimento imediato, o  diagnóstico mais preciso, fornece mais segurança a toda equipe multidisciplinar.”

O suporte tecnológico pode fornecer diversas vantagens que garantem um atendimento de excelência. 

Aplicativos médicos, monitoramento remoto do paciente, tomografia computadorizada, cirurgia robótica, sistema médico, são alguns exemplos de inovações que fornecem um tratamento mais preciso.

Um sistema médico pode atender às principais demandas de muitos profissionais da saúde, como otimização de processos repetitivos e manuais, centralização de informação, atendimento mais ágil e humanizado.

Porém, uma grande dúvida deixa muitos médicos receosos a se abrirem para essa inovação. Afinal, um sistema médico é realmente seguro? Como posso ter certeza de que tenho privacidade colocando meus dados na nuvem?

Continue lendo e veja como um sistema médico garante a sua segurança e privacidade, além de ajudar no processo de fidelização de pacientes. 

Segurança e privacidade em um sistema médico

Um sistema médico na nuvem funciona de uma maneira muito semelhante à Netflix. Um plano anual ou mensal é contratado, e todo mês é realizado um pagamento para que você continue usando a plataforma.

Você acessa o sistema através de uma conta, e todos os dados ficam armazenados nessa plataforma, e não no seu computador ou celular, o que significa que em casos de acidentes ou furtos, nada será perdido.

Diferente da maioria das plataformas digitais, como a própria Netflix, sistemas médicos possuem uma segurança absurdamente maior, afinal, estamos tratando de dados sigilosos e confidenciais.  

O iClinic, por exemplo, usa a criptografia SSL 256 bits, utilizada por sistemas bancários, além de ter a AWS como banco de dados, considerada a mais segura do mundo, usada também pela NASA e Casa Branca. Quer saber mais? Descubra aqui como funciona a segurança dos dados no iClinic

As criptografias garantem que apenas quem tem o acesso correto – nesse caso, profissionais da saúde – consigam olhar informações sigilosas dos pacientes. 

Os sistemas médicos realmente comprometidos com seus usuários sempre garantem que você tenha controle total sobre seus dados, permitindo uma exportação a qualquer hora.

Além disso, o CFM (Conselho Federal de Medicina) possui regulamentações quanto ao uso desses recursos tecnológicos, para que a integridade e confidencialidade sejam mantidas de fato.

Desde que o sistema médico siga essas exigências, e forneça uma segurança de excelência, a privacidade não apenas da sua clínica, mas dos seus pacientes também são garantidas. 

Alguns sistemas também garantem validade judicial dos prontuários eletrônicos, protegendo sua clínica e sua carreira quanto a qualquer mal entendido ou acidente. 

Para ter uma ideia mais clara de como a segurança de um sistema funciona, uma boa dica é contatar o suporte da empresa para esclarecer quaisquer dúvidas ou inseguranças, e já aproveitar para analisar se a equipe de suporte é eficiente e dedicada.  

Principais vantagens de utilizar um sistema médico

Os sistemas médicos são cada vez mais utilizados para auxiliar o médico durante a sua prática. Seja para consultas rápidas de listagens de medicamentos, ou para concentrar informações dos pacientes, tornando os processos mais ágeis.  

Por isso, muitos desses sistemas médicos são desenvolvidos sob a visão do médico, para servir como uma ferramenta de apoio à gestão e prática clínica.

No caso do iClinic, o sistema foi desenvolvido por profissionais especializados em Informática Biomédica da USP (Universidade de São Paulo) que, ao observarem os sistemas médicos existentes no mercado, perceberam uma grande possibilidade de melhoria, principalmente pela falta de um sistema que focasse em clínicas de pequeno e médio porte. 

informatica-biomedica-na-usp

Caracterizado por ser um sistema SaaS (Software como Serviço), o iClinic conta com prontuário eletrônico, agenda de consultas, cadastro de pacientes, prescrição eletrônica, confirmação de consultas via e-mail e SMS, agendamento online, e muito mais. 

Todas as funcionalidades desenvolvidas foram pensadas em atender às principais necessidades dos médicos. Inclusive, ao se cadastrar no sistema, você precisa selecionar sua especialidade porque há funcionalidades exclusivas para diferentes áreas. 

Para oftalmologistas, por exemplo, há um status de agendamento chamado “dilatando a pupila”, comunicando que o paciente está se preparando para o atendimento. 

Com funcionalidades como o prontuário eletrônico, a agilidade na hora da consulta permite um foco maior no paciente, ajudando na entrega de um atendimento mais humanizado.

Um sistema médico eficiente também consegue centralizar todos os dados da sua clínica e atendimentos, fornecendo relatórios e gráficos completos sobre a gestão da clínica, facilitando na análise e tomada de decisões sobre o estabelecimento.

Como sistemas na nuvem não são instalados, nem dependentes de um único dispositivo, a mobilidade se torna um grande diferencial. Afinal, basta um dispositivo eletrônico conectado à internet para acessar seus dados rapidamente.

Isso significa que em casos de emergência, ou até mesmo na hora de organizar seu dia, você pode acessar as informações que precisa de qualquer lugar e a qualquer momento que quiser.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios que um sistema médico pode trazer para sua rotina. Quer saber mais? Confira todas as vantagens que um sistema médico na nuvem promove na sua clínica. 

Está em dúvida se sua clínica realmente precisa de um sistema médico? Confira nossa checklist gratuita e saiba agora mesmo:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Tirou suas dúvidas sobre como um sistema médico garante privacidade e segurança? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.