15 Aplicativos médicos para ajudar a cuidar da saúde de seus pacientes

15 aplicativos médicos para cuidar da saúde dos seus pacientes

Felipe Lourenço Tecnologia na Saúde

Leia em 6 min.

Última atualização em 01/10/2021 por Maria Beatriz Oliveira

Os aplicativos médicos são aliados fundamentais para cuidar da saúde dos seus pacientes, principalmente em um mundo que fica cada vez mais digital.

Quer escutar o artigo, ao invés de ler? Clique no player aqui embaixo:

Não adianta tentar evitar: seus pacientes vão pesquisar informações sobre saúde ou sobre os sintomas que eles têm em sites e aplicativos da web.

Esse movimento é popularmente conhecido como “Dr. Google”, e cada vez mais os pacientes buscam um cuidado digital, segundo uma pesquisa da Accenture

“Quase todos os consumidores entrevistados no Brasil (94%) utilizam ou estão dispostos a usar tecnologia para monitorar seu estilo de vida e sinais vitais.”

Mais de 85% dos pacientes concordam que ferramentas como aplicativos médicos e prontuários eletrônicos, fortalecem seus engajamentos com suas saúdes.

A verdade é que por mais que o médico informe e converse durante a consulta, é normal que o paciente procure algo a mais para ler ou para ajudar a acompanhar a sua situação.

Pensando nisso, como a tecnologia pode ser aliada da saúde?

A dica é utilizar o poder da tecnologia a seu favor, orientando os pacientes sobre a melhor forma de usá-la. Os aplicativos devem ser úteis e gerar benefícios, ou acabam tornando-se uma distração.

Continue a leitura e descubra 15 aplicativos médicos que podem te ajudar no cuidado da saúde dos seus pacientes!


Aplicativos médicos que todo profissional deveria ter para cuidar da saúde dos pacientes

Para ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias, os aplicativos médicos são uma excelente forma de começar. 

Seus pacientes podem acompanhar seus dados médicos diretamente nos smartphones, e você ainda pode receber informações sobre seus sinais vitais em tempo real

Eles também podem realizar anotações e tirar dúvidas, agregando ainda mais conteúdo que pode ser extremamente útil para o acompanhamento médico.

Separamos uma lista de aplicativos médicos interessantes para que você possa indicar aos seus pacientes.

1. Diário Cefaleia 

O aplicativo Diário Cefaleia armazena por meio de um calendário, dias e horários em que os pacientes sentiram dor de cabeça. Eles podem registrar informações como:

  • Local da dor;
  • Intensidade; 
  • Fator desencadeante (consequências no hábito alimentar, condição física, emocional, entre outros); 
  • Especificador da dor de cabeça.

O relatório pode ser enviado ao médico do paciente no exato momento em que as dores acontecem. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

2. Pillboxie

Seus pacientes já relataram que esqueceram de tomar os medicamentos necessários?

O aplicativo Pillboxie é essencial para os pacientes que se esquecem frequentemente de suas medicações.

Além de configurar lembretes, eles também podem registrar o formato e visual dos remédios, para encontrá-los mais facilmente.

3. Cardiograph 

O Cardiograph é excelente para os pacientes dos cardiologistas. O aplicativo mede a frequência cardíaca, e todos os resultados são salvos para análises futuras. 

Também é possível registrar informações como datas, locais e observações. O Cardiograph está disponível para iOS e Android.

4. WHO Info

O aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) está disponível na App Store e Google Play.

Com a WHO Info, seus pacientes ficam sabendo das últimas notícias da OMS, além de eventos, dicas sobre saúde, e o melhor de tudo: todas as informações são oficiais.

Dessa forma, você também pode evitar que seus pacientes vejam informações erradas na internet, também conhecidas como fake news.

5. Doctoralia

A Doctoralia é conhecida como o maior marketplace para médicos e pacientes do Brasil, e não é à toa.

Sua plataforma permite que os pacientes façam buscas rápidas para encontrarem diversos profissionais de saúde, além de proporcionar um ótimo marketing médico. 

Ela é fundamental para os pacientes que buscam um agendamento online e não querem se esquecer das suas consultas.

Aplicativo médico Doctoralia

6. Resuscitation!

Resuscitation! é um simulador virtual que coloca o paciente na função de profissional de saúde. 

Além de ser recomendado para estudantes de medicina, seus pacientes também podem se divertir com o aplicativo e aprender um pouco mais sobre sua área. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

7. Medscape

Indispensável para qualquer médico que deseja se manter atualizado – e para qualquer paciente que queira eficiência -, o Medscape é um aplicativo aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão americano de controle de remédios e alimentos.

O app contém informações importantes sobre doenças e drogas a serem utilizadas.

Além de contar com informações sobre mais de 4 mil doenças e com mais de 120 calculadoras médicas, o aplicativo também traz notícias sobre os avanços médicos em todo o mundo.

É em inglês e possui versões tanto para Android quanto para iOS.

8. Evernote

Voltado para o profissional em si, o Evernote é um aplicativo bem completo para garantir que você se mantenha atualizado com a sua agenda.

Assim, você pode fazer anotações diretamente no aplicativo e depois acrescentá-las ao prontuário digital do paciente, por exemplo. 

É um aplicativo disponível tanto para o Android quanto para o iOS, e ainda conta com versão web, para o navegador do seu notebook.

Aplicativo médico Evernote

9. Any.Do

Outro aplicativo importante para a gestão e para organização pessoal, o Any.Do é um dos apps mais utilizados por quem quer gerir seu tempo de maneira mais eficiente

Nele, o médico pode inserir suas consultas futuras e também outros compromissos, como reunião com fornecedores.

Com uma interface intuitiva e inteligente, o médico pode ir adicionando seus compromissos conforme eles forem aparecendo, e o aplicativo fica responsável pela organização. 

Depois, é só conferir os compromissos no calendário para não perder nenhuma tarefa importante.

É um aplicativo em inglês, disponível para iOS e Android, e permite completa sincronização, inclusive com a versão web.

10. Genéricos BR

Outro aplicativo bastante útil para os médicos é o aplicativo Genéricos BR. 

Com ele, é possível ter acesso a uma lista completa com todos os medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além de fornecer o nome, o aplicativo também indica os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes, facilitando o trabalho de procura por uma alternativa a um remédio mais caro.

É em português e está disponível para iOS e Android.

11. MEDGuide Emergência Brasil 2.0

Emergências clínicas necessitam de um rápido atendimento e de uma tomada de decisão assertiva para garantir a saúde do paciente. 

Pensando nisso, foi criado o MEDGuide Emergência Brasil 2.0, um aplicativo que conta com um algoritmo para apoiar o atendimento médico em uma emergência.

Além de fornecer orientações sobre como o médico deve proceder, esse aplicativo também oferece indicações de drogas, permite a consulta de medicamentos por sintomas, e a análise de imagens médicas.

Totalmente em português, o MEDGuide está disponível para Android e iOS.

12. iClinic

O aplicativo da iClinic é essencial para os médicos que desejam acessar os dados do seu software médico de qualquer lugar.

Os usuários do iClinic podem iniciar um atendimento diretamente pelos smartphones, além de acessar funcionalidades como:

O aplicativo também conta com uma funcionalidade exclusiva de ligar para pacientes

13. Whitebook

O Whitebook é um aplicativo que dá suporte à tomada de decisão médica. Dê uma olhada em algumas de suas funcionalidades:

  • Mais de 300 guias de prescrição;
  • Suporte clínico;
  • Mais de 2.500 medicamentos cadastrados;
  • Calculadoras;
  • Busca universal;
  • Guias práticos para auxiliar o diagnóstico.

O Whitebook é gratuito, funciona offline e está disponível para Android e iOS.

14. Medicinia 

O Medicinia é um aplicativo feito exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes. 

Apesar de muitos já utilizarem outras ferramentas, como o Whatsapp, o diferencial do Medicinia é garantir segurança absoluta das informações compartilhadas.

Além disso, é uma maneira de separar assuntos profissionais dos pessoais, o que é ótimo para o profissional da saúde.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

15. Dr. Drauzio Primeiros Socorros

Esse é um bom aplicativo para você indicar para seus pacientes, e também para os acompanhantes e familiares deles. 

Com dicas simples, O Dr. Drauzio Primeiros Socorros explica o passo a passo de como agir em situações de emergência

Os conteúdos foram elaborados com a coordenação do Dr. Drauzio Varella, e também inclui um botão de emergência. Está disponível para Android e iOS.

Os aplicativos médicos não substituem a prática ou os conhecimentos médicos, mas certamente ajudam os pacientes a serem mais responsáveis pelos cuidado com a própria saúde.

Gostou da nossa coletânea de aplicativos médicos? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Já utiliza algum aplicativo médico? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários. 🙂


Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.