Última atualização em 06/07/2021 por Yasmim Mayumi
Ultimamente a área de TI (Tecnologia da Informação) é mais do que uma estratégia de crescimento em clínicas e consultório. Essa área passou a ser responsável para garantir ainda mais eficiência na área da saúde.
Os benefícios da implementação de um sistema de informação vão desde o apoio à tomada de decisão médica, o auxílio direto ao paciente ao tornar ainda mais confiáveis e eficientes: consultas, tratamentos e exames.
Eficiência, segurança e produtividade são palavras fundamentais quando se trata do uso da tecnologia em clínicas e consultórios.
Dados sobre como área de TI pode aumentar a eficiência da área da saúde
O estudo GTAI (Índice Global de Adoção de Tecnologia), realizado em 2015 pela Dell, mapeia a importância do uso da tecnologia entre empresas do segmento da saúde,
Segundo dados dessa pesquisa:
-
53% dos entrevistados esperam que a TI melhore a segurança das informações;
-
50% têm expectativa que as novas tecnologias culminem em mais produtividade dos funcionários;
-
46% esperam a melhoria dos processos operacionais, e;
-
44% relatam a redução de custos.
Segurança dos dados
Com a possibilidade de armazenamento das informações na nuvem, os profissionais de saúde ganham segurança e capacidade de armazenamento ilimitada, ou seja, os dados dos pacientes estão sempre completos e seguros.
Antes, armazenados em um computador ou mesmo em outros dispositivos, os dados poderiam ser facilmente perdidos ou suscetíveis a erros humanos.
Com a utilização da Tecnologia da Informação, todos os processos passam a ser feitos de forma informatizada, o que possibilita que todos os dados fiquem armazenados no sistema e permaneçam acessíveis apenas aos profissionais autorizados.
Produtividade e eficiência
Uma das grandes vantagens de um sistema de informação é a integração de todas as informações do estabelecimento médico.
Quando todos os dados do paciente estão centralizados em um só lugar, é possível evitar que seja gasto tempo para procurar fichas, fazer agendamentos, ou relembrar todo o histórico refazendo perguntas que já foram feitas.
A área de TI resulta em mais eficiência na área da saúde por meio de um sistema de gestão atualizado e prático.
Com esse sistema é possível saber a rotina dos médicos, planejar horários de atendimentos, agendar procedimentos, e até mesmo melhorar a relação médico e paciente.
Mais gestão
Adotar um sistema de gestão especializado para clínicas e consultórios permite que você gerencie todas os processos internos de forma organizada e sem a necessidade de usar planilhas, dados e números desconexos.
O aumento da produtividade e o controle mais rigoroso das finanças culminam em economias e até mesmo na possibilidade de novos investimentos no seu local de trabalho, afinal, existe planejamento e conhecimento do fluxo de caixa.
Diagnósticos mais completos
A medicina diagnóstica foi a grande beneficiária de todos os avanços trazidos pela tecnologia para a área da saúde. Antigamente o tempo de espera entre o pedido de um exame e o resultado demorava muito tempo, até mesmo algumas semanas.
Com a tecnologia da informação, processos e procedimentos foram transformados e pacientes e médicos passaram a contar com diagnósticos mais rápidos e seguros.
Com isso, é possível diagnosticar as doenças e escolher o tratamento mais adequado de forma mais eficaz e com mais certeza.
A Tecnologia da Informação não só melhora a eficiência da área da saúde, na verdade, a tecnologia se tornou uma grande necessidade em clínicas e consultórios.
Saber usar esses avanços tecnológicos para melhorar o atendimento aos pacientes é um diferencial que traz retornos muito positivos.