Teleconsulta iClinic ajuda a Dra. Ana a melhorar a experiência dos pacientes

Teleconsulta iClinic ajuda a Dra. Ana a melhorar a experiência dos pacientes

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso Leave a Comment

Leia em 7 min.

A Telemedicina se tornou uma realidade na área da saúde, e a Dra. Ana Moreira decidiu melhorar a experiência dos seus pacientes com a Teleconsulta iClinic.

O distanciamento social proporcionou diversas mudanças na rotina de todas as pessoas, e uma das mais latentes foi o uso da Telemedicina para atendimentos médicos.

Muitos imaginavam que o atendimento à distância não seria efetivo para algumas especialidades, como dermatologia, pediatria e cirurgia bariátrica, mas os profissionais de saúde perceberam enorme impacto que essa funcionalidade proporciona, inclusive, para os pacientes.

A Dra. Ana Moreira, por exemplo, é uma cirurgiã bariátrica que conseguiu utilizar a Teleconsulta iClinic perfeitamente em seus atendimentos, que não exigiam um exame físico.

Continue neste caso de sucesso e descubra como ela utilizou a Teleconsulta para tornar a experiência dos seus pacientes ainda mais agradável.

Como a Dra. Ana Moreira melhora a experiência dos seus pacientes?

A Dra. Ana é membro titular da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva), e IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders).

“Me formei em 2007 na faculdade de Medicina de Itajubá. No meio do curso eu me apaixonei pelo centro cirúrgico, sempre gostei muito da área de cirurgia geral.”

Em sua entrevista, a cirurgiã compartilhou um pouco sobre o começo da sua jornada na carreira médica.

“Fiz minha residência de 2008 a 2010, e depois realizei estágio em proctologia. Após terminar o estágio, tive a oportunidade de trabalhar em uma equipe de cirurgia bariátrica.”

Apesar de não ter iniciado na área bariátrica durante o curso de Medicina, ao trabalhar com a especialidade, acabou se encantando.

“É uma área desafiadora, com pacientes complexos, e procedimentos muito interessantes que trazem ótimos resultados. Comecei a me especializar na área em 2011, e hoje a obesidade é a minha paixão.”

Atualmente, a Dra. Ana trabalha em três clínicas diferentes, e utiliza seu instagram (@draanacmoreira) e site para disseminar informações relevantes sobre sua especialidade, também atraindo potenciais pacientes.

A profissional compartilhou como decidiu investir na estratégia de marketing médico, e como obteve retorno na sua prática.

“Comecei a abrir os olhos para isso a partir das minhas próprias experiências. Quando eu encontrava nas redes sociais um perfil com conteúdos relevantes, via que aquilo tinha um impacto muito grande na minha vida, porque aquela pessoa se tornava uma referência.”

Caso de sucesso Dra. Ana Moreira: Teleconsulta iClinic

“Então pensei em começar a compartilhar conteúdos sobre a minha especialidade, e passar a ser uma referência de conhecimento para as pessoas que buscam esse conteúdo. Sabemos que há muitas informações não verídicas na internet.”

Como a própria cirurgiã enfatizou em sua entrevista, a presença online é uma excelente forma de se aproximar dos seus pacientes, e educá-los de forma didática e humanizada.

“Os pacientes têm dúvidas que são muito recorrentes, e eles sabem que nos meus canais, seja no Instagram ou site, vão encontrar informações relevantes. Se nós temos boas informações e nos calamos, abrimos espaço para quem divulga conteúdos falsos.”

Além disso, os conteúdos educativos são essenciais para a fidelização, principalmente, quando os profissionais de saúde se preocupam com a experiência dos pacientes.

“A fidelização abrange diversos aspectos, que fazem parte da jornada do paciente. A jornada começa desde o momento em que surge na cabeça do paciente, a dúvida se deve nos procurar ou não.”

A fidelização tem muitas etapas, como a decisão de qual profissional o paciente irá se consultar, como ele vai realizar o atendimento, o pós-consulta, a preparação para o procedimento. Precisamos nos concentrar na experiência do nosso paciente, para que tudo seja suave e, principalmente, seguro.”

Pensando justamente em melhorar a experiência dos seus pacientes em qualquer momento, mesmo durante uma pandemia, a Dra. Ana decidiu adotar a Teleconsulta iClinic em seu dia a dia.

Qual a experiência da Dra. Ana Moreira com a Teleconsulta iClinic?

“Hoje eu tenho a Teleconsulta do iClinic, e achei uma ferramenta fantástica por já estar integrada com o prontuário.” 

Além de ter a vantagem de possuir uma Teleconsulta para atender seus pacientes à distância, a Dra. Ana também concentrou todas as suas funcionalidades em um único local.

“Tenho tudo que eu preciso em uma única plataforma. No nosso dia a dia, já utilizamos várias ferramentas, e ter a Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico é excelente, fica tudo em lugar só, fica fácil para o paciente, e para mim também.”

A cirurgiã compartilhou que mesmo antes da pandemia, a Telemedicina já era uma prática que chamava sua atenção.

“Eu já era uma entusiasta da Telemedicina. Há 1 ano eu estava estudando sobre o assunto e me preparando para praticá-la. A pandemia acabou facilitando esse movimento, porque todos ficaram engajados nisso e apareceram ferramentas cada vez melhores, nós conseguimos direcionamento das entidades oficiais sobre como fazer isso do ponto de vista legal, e maiores garantias para assegurar que seria seguro.”

De fato, devido ao distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, todos os profissionais de saúde precisaram se adaptar à nova realidade.

“Nós temos um Código de Ética, de segurança, que nós precisamos respeitar, e o paciente também precisa participar disso. Essas discussões se ampliaram tanto ultimamente, e eu achei ótimo. É uma porta que se abriu e não vai mais fechar, felizmente, se tudo der certo, a Telemedicina veio para ficar e daqui é só pra melhor.”

Assim como muitos médicos, a Dra. Ana acredita que quando utilizada de forma correta, a Telemedicina só traz benefícios para a área da saúde.

“Eu escuto com frequência que o atendimento remoto perde qualidade, humanidade, e para falar a verdade, eu não vejo nada disso. São situações muito específicas que nós não conseguimos contornar pelo Teleatendimento, e nosso objetivo não é substituir o atendimento presencial, mas complementar.”

Como a profissional enfatizou em sua entrevista, a Telemedicina é uma vantagem tanto para os médicos, quanto para os pacientes.

“Eu arriscaria dizer que cerca de 80% dos atendimentos podem ser feitos de forma muito segura e resolutiva por uma ferramenta de Teleconsulta, e é importante que na medida do possível, o atendimento presencial seja feito em um segundo momento. Mas existem situações em que apenas o atendimento online é viável para o paciente, como durante um distanciamento social, regiões remotas, e nesses casos nós não vamos fazer nada? Não! Afinal, a Telemedicina está aí para isso.”

Diferente do que muitos profissionais imaginam, a Telemedicina permite um atendimento humanizado, da mesma forma que a consulta presencial. 

A Dra. Ana contou em sua entrevista, como buscou humanizar seu atendimento.

“Na questão de humanização, nós podemos sim realizar um atendimento humanizado e acolhedor. Basta respeitar tudo aquilo que é necessário, realizar um acordo sobre como o atendimento será feito, ter o consentimento do paciente para gravar a consulta, garantir que tudo será sigiloso, fazer a consulta em um ambiente tranquilo, e orientar que o paciente também faça.”

Continuar o atendimento médico de seus pacientes era uma questão essencial para a profissional, que sempre buscou inovar seu atendimento e compartilhar informações úteis mesmo fora da consulta.

“Na minha experiência, a Teleconsulta me aproximou de muitos pacientes. A maioria dos meus pacientes não estavam seguros para sair de casa, e nem por isso ficaram sem atendimento. Eu só vejo pontos positivos.”

Por que a Dra. Ana Moreira escolheu o iClinic como seu software médico?

“Eu conhecia outras plataformas, mas duas entidades muito robustas e confiáveis, recomendaram o iClinic. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, e a Livance aqui de Campinas.”

Além de ter recebido indicações confiáveis em relação ao iClinic, a cirurgiã também notou que o sistema iria suprir suas principais necessidades.

O iClinic consegue resolver as principais lacunas de problemas de outros sistemas. Até o plano mais básico resolve meu problema de agilidade na recepção, porque nas clínicas em que o prontuário é de papel, gera uma demora de mais de 20 minutos para a secretária atender o paciente.”

Teleconsulta iClinic na experiência dos pacientes

“É uma ferramenta que a secretária da clínica consegue mexer, a minha secretária pessoal também consegue de casa, o agendamento fica completamente integrado, e eu não preciso ficar fazendo a ponte entre as duas. O iClinic resolveu vários problemas que eu tinha, de uma vez só.”

Os profissionais da recepção não são os únicos que ganham mais praticidade. Poder acessar suas informações de qualquer lugar também é uma vantagem importante para a Dra. Ana.

“É ótimo ter os dados disponíveis na palma da minha mão. Não é seguro andar com o prontuário do paciente pra cima e pra baixo, nem com foto no meu celular, e o iClinic oferece o armazenamento na nuvem, então hoje eu tenho acesso remoto a tudo.”

Como a própria profissional de saúde comentou, ter um software médico é fundamental para os médicos que buscam mais segurança e agilidade em suas rotinas.

“Há mais de cinco meses, eu já estou sentindo os benefícios de usar o iClinic, mas ainda está fresco na minha memória como é trabalhar com prontuário de papel, não ter os dados em tempo real, não ter integração da agenda das duas secretárias. E tem outros locais em que trabalho que possuem outros sistemas, mais difíceis de mexer. Estou super satisfeita com o iClinic.”

Além disso, ao buscar uma empresa de software médico, também é importante estar atento a outros aspectos, como o atendimento.

Tudo que eu precisei do iClinic até hoje foi muito bom. Fui atendida rapidamente, desde a época da venda, até o pós-venda e treinamento, todos foram solícitos e minhas perguntas foram solucionadas rapidamente, veio todo mundo para facilitar minha vida.”

O contato com a equipe de vendas foi essencial para a Dra. Ana optar pelo iClinic, porque viu um diferencial no atendimento da empresa.

“Até antes de eu efetivar a compra, percebi que quando vocês me contatavam, era para suporte, para avisar que estavam à disposição. Nunca me senti coagida a fazer a compra, como já me senti em outras situações. Vi que queriam me ajudar e não apenas empurrar a venda de um produto, isso foi um fator decisivo para mim.”

Os conteúdos educativos do iClinic também são importantes para a cirurgiã, que está conseguindo aprender mais sobre o sistema e suas funcionalidades.

“É muito difícil ficar nessa linha tênue de não empurrar a venda, e eu me senti muito acolhida o tempo todo, vocês estão no caminho certo. O tutorial do prontuário dentro do sistema também ajuda muito, e me mostra funcionalidades que eu não preciso neste momento, mas com certeza vou precisar em breve.”

A Dra. Ana também buscou uma empresa que valoriza o atendimento humanizado, da mesma forma que ela oferece para seus pacientes.

“A equipe de vendas e de suporte são muito boas, é um pessoal comprometido em entregar uma solução funcional, o programa é intuitivo, fácil, resolve problemas importantes da nossa profissão, vocês estão em um caminho super bom.” 

Atuar em três estabelecimentos diferentes e cuidar dos pacientes de forma humanizada são desafios complexos, que a Dra. Ana superou da melhor forma possível. 

Se assim como a cirurgiã, você também quer contar com a ajuda de um software médico eficiente, teste gratuitamente o iClinic agora mesmo:

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Contatos da Dra. Ana Moreira:

Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 1058, Cambuí – Campinas

E-mail: falecom@draanacmoreira.com.br

Telefone: (19) 996159984


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.