Educação médica: como se especializar ainda mais?

Educação médica: como se especializar ainda mais?

Leia em 4 min.

Os profissionais de saúde sabem que a educação médica não para na graduação. É preciso se atualizar constantemente e buscar novas especializações para se destacar ainda mais no mercado médico. 

Ingressar na faculdade de Medicina é um grande desafio, mas muitos médicos contam que entrar no mercado da área da saúde é um desafio ainda maior.

Apesar da grade curricular da faculdade de Medicina ser extensa e completa para a saúde, muitos conhecimentos fundamentais como gestão de tempo, administração e marketing médico, não são contemplados. 

Por isso, muitos profissionais de saúde que têm o desejo de abrir seu próprio consultório, encontram diversas dificuldades.

A pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo de 2017, divulgada pelo IBGE, mostra que mais de 300 mil empresas fecharam em até 4 anos

Uma boa parte dessas empresas são pequenos empreendimentos, classificação na qual clínicas e consultórios médicos se encaixam. 

Mesmo para os profissionais que não desejam administrar um negócio, alguns conhecimentos sobre empreendedorismo são essenciais para elevar a autoridade na especialidade e obter ainda mais sucesso profissional

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de como continuar sua educação médica com conteúdos de excelência. Acompanhe!

Como continuar a educação médica?

Segundo a estatística de Sobrevivência de Empresas no Brasil realizada pelo Sebrae, 95% das empresas que obtiveram sucesso adaptaram seus serviços às expectativas dos clientes.

89% das empresas ativas estão sempre atualizadas em relação às novas tecnologias do seu setor.”

Para ficar atento a todas as tendências da área da saúde, criar um relacionamento duradouro com seus pacientes e se destacar no mercado médico, é fundamental buscar especializações na área da saúde e continuar a educação médica.

Porém, como você pode continuar sua educação médica? É preciso começar outra faculdade?

Diversas instituições renomadas como a USP e FGV possuem cursos de especialização em gestão de saúde, planejamento estratégico, e muito mais. 

Além disso, existem cursos à distância que você pode começar a qualquer momento, sem precisar se deslocar até uma faculdade. Um curso de qualidade te fornece um conteúdo completo, e um certificado exclusivo

Seguir canais que abordam inovações do mercado médico também é uma ótima forma de continuar sua educação médica. Continue a leitura e confira como os canais da iClinic podem te ajudar nessa jornada. 

Conheça os canais da iClinic e especialize sua educação médica

A principal solução da iClinic é um software médico de gestão para clínicas e consultórios. Porém, nós buscamos ir além e ajudar os profissionais de saúde em todos os momentos possíveis.

Com o objetivo de empoderar o médico independente para oferecer uma saúde de mais qualidade para todos, os canais da iClinic possuem diversos conteúdos que ajudam na especialização dos profissionais. 

Veja a seguir quais são eles. 

1. Blog

Se você está lendo este artigo, já conhece o Blog iClinic. Neste canal procuramos abordar os seguintes assuntos:

  • Gestão da Clínica: dicas sobre como melhorar seu controle financeiro, aumentar a produtividade e conquistar uma administração de excelência;
  • Marketing Médico: abordamos desde marketing digital, técnicas para atrair e fidelizar pacientes, recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), até ferramentas para implementar essa estratégia;
  • Ferramentas para Clínica: explicamos tudo sobre softwares médicos, prontuário eletrônico e agenda médica. Você também irá aprender quais são os critérios mais importantes para escolher as ferramentas ideais para sua clínica, e as novidades do mercado médico;
  • Tecnologia na Saúde: divulgamos as principais inovações tecnológicas da área da saúde, como Telemedicina e Inteligência Artificial;
  • Conteúdos para Secretárias: como se destacar no trabalho de secretária? Nesta seção, publicamos materiais desenvolvidos especialmente para os profissionais da recepção;
  • Abrir Consultório: aqui você encontra tudo que você precisa para abrir seu próprio consultório, como conhecimento em empreendedorismo, além de descobrir todas as boas práticas de abertura, como regularização de estabelecimentos médicos;
  • Casos de Sucesso: quer ler depoimentos de profissionais de saúde que alcançaram sucesso em suas carreiras? É só acessar nossos casos de sucesso!

Uma ótima forma de se manter atualizado, não concorda? 

Você também pode acessar nossos materiais educativos e baixar eBooks, guias e checklists. Eles podem ser baixados gratuitamente e acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. 

São ótimos materiais para os profissionais que desejam um conteúdo mais completo sobre todos os assuntos que citamos no blog! 

2. Plataforma de cursos

Os Cursos iClinic possuem conteúdos mais extensos, além de serem totalmente onlines e oferecerem benefícios como certificado e materiais de apoio para estudos. 

Veja alguns dos nossos principais cursos:

  • Curso de Facebook para Médicos: aprenda as principais técnicas do Facebook para conquistar uma verdadeira autoridade online e atrair ainda mais pacientes;
  • Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios: saiba como conquistar uma gestão de qualidade para o seu consultório, sem cometer os erros mais comuns dos administradores; 
  • Curso de Como Abrir uma Clínica: conte com dicas exclusivas de profissionais em gestão para saber como abrir sua clínica;
  • Curso de Marketing Médico: torne-se uma referência na área da saúde com um ótimo marketing médico;
  • Curso para Recepcionista de clínica: neste curso explicamos como as secretárias e recepcionistas podem se destacar em suas carreiras.

Acesse nossa plataforma e conheça mais especializações. 😉

3. Canal no Youtube

Assim como muitas pessoas, tenho certeza que você também consome conteúdo em vídeo, ou pelo menos conhece outros profissionais que sempre acessam o Youtube. 

O canal da iClinic é a plataforma ideal para quem adora aprender por vídeos didáticos.

Nele, além de divulgarmos as principais novidades da área da saúde, como a LGPD e Telemedicina, também abordamos assuntos como jornada do paciente e casos de sucesso. 

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade. 😉

4. Redes sociais

Você gosta de acompanhar lives no Instagram ou Facebook?

Se a resposta for sim, você precisa seguir nossas redes sociais agora mesmo. 

Além de divulgar outros conteúdos como cursos e artigos, nós também realizamos lives com convidados especiais como a Dra. Sandra Franco, uma das colunistas do nosso blog.

Você pode ler um artigo escrito por uma advogada especialista em direito médico aqui

E aí, já acompanhava algum dos nosso canais? Se você gostou do conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais artigos, e não esqueça de nos visitar em outros sites.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.