Como o e-mail marketing ajuda a estratégia de marketing de conteúdo da sua clínica?

Como o e-mail marketing ajuda a estratégia de marketing de conteúdo da sua clínica?

Leia em 9 min.

Você sabe o que é marketing de conteúdo e como o e-mail marketing ajuda nessa estratégia? Veja neste artigo como esse canal fideliza seus pacientes e eleva o nível do seu atendimento.

Se já ouviu falar sobre o marketing de conteúdo, sabe que ele pode melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes com o seu serviço médico, engajando-os no tratamento. E o e-mail marketing é uma estratégia fundamental nesse processo.

De acordo com o estudo da Deloitte, “a tecnologia está se tornando uma prática essencial da medicina. Os benefícios dos cuidados onlines ajudam os profissionais a aumentarem sua produtividade, focando mais nos pacientes e os ajudando a terem um papel maior no cuidado da sua própria saúde.”

Confira a seguir como o marketing de conteúdo consegue melhorar a experiência de seus pacientes na prática. Boa leitura!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para atração e fidelização de pacientes através de conteúdos relevantes e úteis, que além de mostrar sua autoridade no assunto, também agrega mais um diferencial ao seu serviço médico.

Com um marketing de conteúdo eficiente, você pode engajar ainda mais seus pacientes, educá-los e aumentar os pontos de contato entre eles e seu consultório, além de atrair novos pacientes através de materiais.

Elaborar um conteúdo realmente útil para seus pacientes torna sua imagem profissional mais atrativa, e também colabora na construção de uma marca forte para o seu consultório.

A melhor forma de divulgar seus materiais é através das mídias digitais, como o Facebook, Instagram, seu próprio site, ou até mesmo por meio do e-mail marketing. 

Nessa era pós-digital em que vivemos, estar ou não presente na internet não é mais a questão, o foco é como você vai estar posicionado nos diferentes canais. 

Confira a seguir quais são as 6 principais vantagens de adotar o marketing de conteúdo no seu consultório. 

Principais vantagens do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais fundamental para qualquer consultório de sucesso, que deseja se tornar uma verdadeira referência em sua área

Dê uma olhada nas principais vantagens de adotar esse tipo de estratégia para a divulgação do seu serviço médico.

1. Ajuda na construção de uma marca forte para o seu consultório

Independente do segmento de um negócio, seu sucesso está fortemente relacionado com a marca, ou seja, a mensagem que você passa para seus clientes.

Isso não é diferente quando falamos sobre clínicas e consultórios médicos. A imagem que o seu consultório passa para seus pacientes, assim como a sua própria imagem como profissional da saúde, é um ponto fundamental.

Para garantir que você esteja passando a mensagem certa para seus pacientes, uma ótima dica é investir no marketing de conteúdo. Afinal, existe uma maneira melhor de construir uma excelente imagem, do que um bom conteúdo?

De acordo com a Revista DOC, “o universo digital pode ser parceiro dos profissionais, permitindo que fortaleçam e concretizem sua marca no mercado, deixando os pacientes mais confiantes”.

Se o seu objetivo é construir uma marca forte para o seu consultório, focar em conteúdos atrativos e que agreguem valor para seus pacientes é o primeiro passo.

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2. Aumenta o engajamento dos seus pacientes

Cada vez mais o acesso a informação se torna mais fácil por meio da internet, e constantemente somos bombardeados com diversos tipos de conteúdos.

Segundo os dados que a especialista Fernanda Costacurta abordou no iClinic Experience 2019, 86% das pessoas consideram a internet como principal fonte de informações de saúde.

Tudo isso mostra a importância dos profissionais da saúde disponibilizarem materiais educativos para seus pacientes, a fim de compartilhar informações corretas e validadas por um especialista.

Além de ajudar seus pacientes com dados confiáveis, você também aumenta o engajamento deles durante o tratamento, pois mostra que você é um profissional dedicado aos pacientes mesmo fora do consultório.

3. Reforça sua autoridade na área

Para conseguir exercer sua profissão, foi preciso muito esforço e dedicação não apenas durante a vida acadêmica.

Porém, em uma realidade onde a população médica cresce mais que a população geral do país, é preciso mostrar constantemente sua autoridade em sua especialidade, e seus diferenciais em relação a outros médicos.

Segundo o CFM, nos últimos 47 anos o crescimento da população médica foi de 665,8%, enquanto a população geral do Brasil cresceu 119,7%.

Uma das melhores soluções para essa mudança do mercado é a sua presença e divulgação de diversos tipos de conteúdos relevantes, que mostram o domínio do seu conhecimento. 

Com isso, você possui maiores chances de ser atrativo e lembrando pelos seus pacientes.

4. Educa seus pacientes

Como já mencionamos no artigo, seus pacientes possuem fácil acesso a diversos tipos de informações, porém, não necessariamente são dados confiáveis, muito menos corretos. 

O próprio especialista Dr. Daniel Kruglensky mencionou em sua palestra no iClinic Experience 2019 que ninguém chega em seu consultório sem ter procurado seu nome no Google, ou olhado seu perfil.

Pensando na diversidade de dados que seus pacientes estão consumindo, é importante que, como médico, você ajude a educá-los com um conteúdo confiável sobre a saúde.

Isso também ajuda no processo do tratamento do paciente, e na construção de uma relação duradoura entre vocês, pois assim ele consegue ver que você realmente se preocupa e consegue ser atencioso, mesmo com a rotina agitada de um médico.

5. Impede que você seja facilmente esquecido

Em um mundo tão tecnológico como o nosso, acabamos ignorando certas informações e nos esquecendo sobre boa parte do que lemos durante o dia, guardando apenas o que foi essencial ou interessante.

Não é à toa que grande parte dos motivos por trás das faltas dos pacientes é o simples esquecimento. Enviar um lembrete por SMS, por exemplo, reduz em até 30% as faltas dos pacientes.

Para garantir que você não seja facilmente esquecido pelos seus pacientes, é fundamental que você invista em um bom marketing de conteúdo. Dessa forma, você pode estar em contato com os seus pacientes mesmo quando eles não estão no consultório.

Ao ler um artigo, ver um post em alguma rede social, ou até mesmo assistindo um vídeo seu no Youtube, seus pacientes se lembram de quem você é e não se esquecem do seu nome quando precisarem de uma outra consulta.

Segundo a pesquisa do Think With Google, em 4 anos o consumo de vídeos cresceu em 135%, enquanto o de TV, apenas 13%.

Quer produzir vídeos para seus pacientes? Assista nossa websérie sobre como produzir vídeos agora mesmo:

6. Auxilia na atração e fidelização de pacientes

Todos os pontos que mencionamos durante o artigo, como a construção de uma marca forte, engajamento mais efetivo dos pacientes, impede que você seja esquecido facilmente, ajudando nos processos de atração e fidelização de pacientes.

Para fidelizar pacientes, oferecer um atendimento médico incrível não é o suficiente. 

Você precisa criar uma experiência única em todos os pontos de contato que seus pacientes possuem com seu consultório, e isso inclui a experiência digital, como o consumo de conteúdos. 

Através de uma linguagem prática e didática, seus pacientes irão perceber sua preocupação em compartilhar informações corretas, além de notarem mais uma vez seu conhecimento em sua área de especialidade.

Esses são ótimos diferenciais que boa parte dos profissionais ainda não oferecem.

A atração de pacientes é um passo que vem como consequência dessa estratégia, afinal, pacientes fidelizados se tornam pacientes promotores do seu serviço.

7 benefícios de usar o e-mail marketing para o marketing de conteúdo

O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas do marketing de conteúdo, principalmente por conta de dois fatores: você consegue enviar uma mensagem diretamente para seus pacientes, e avaliar os resultados de maneira assertiva. 

Segundo o Radicati Group, 4,2 bilhões de pessoas usarão o e-mail até o final de 2022.

Existem diversos benefícios em adotar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo do seu consultório. Confira quais são os principais a seguir.

1. Custo baixo

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é que ele não exige um alto investimento financeiro para ser colocado em prática.

Diferente das redes sociais como o Facebook e Instagram, as ferramentas de e-mail não necessitam de alto investimento para que você consiga alcançar um bom número de pessoas, no caso, seus pacientes.

Basta que você tenha seus endereços de e-mails, e pronto! Você pode enviar conteúdos educativos e relevantes para seus pacientes.

O tipo de custo, que você pode ter com uma estratégia de e-mail marketing, é com a contratação de uma boa ferramenta que otimiza esse processo. 

Afinal, com uma rotina de atendimentos e administração do consultório, é difícil ter tempo para enviar os e-mails manualmente e individualmente para seus pacientes.

2. Métricas fáceis de analizar 

A maioria das mídias digitais não fornece uma análise fácil e prática sobre suas postagens, até porque elas possuem suas próprias configurações para mostrar apenas o que é relevante para seus usuários.

O e-mail já é um contato muito mais direto, pois com ele você tem a garantia de que os contatos selecionados receberão aquela mensagem, salvo exceções, como algum erro técnico da ferramenta.

Além disso, uma boa ferramenta de e-mail marketing consegue entregar um relatório completo e visual sobre os resultados dos seus e-mails, como quantas pessoas abriram a mensagem, quantas clicaram.

3. Contato constante com seus pacientes

O e-mail marketing permite que você mantenha um contato constante com seus pacientes, principalmente se você contar com a ajuda de uma ferramenta de marketing eficiente.

Para manter um contato contínuo com seus pacientes, você pode criar uma sequência de e-mails que pode ser enviada de forma automática – com uma ferramenta de e-mail marketing – para os contatos selecionados.

Essa sequência é um conjunto de e-mails que são enviados para seus pacientes de forma contínua, para lembrá-los de orientações médicas de algum tratamento ou procedimento específico, ou até mesmo para lembretes de retorno.

Os e-mails em sequência ajudam muito no ponto de não deixar seus pacientes esquecerem de você, ou de que precisam marcar um retorno.

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4. Bom retorno financeiro

Como normalmente não é exigido um valor alto para investir nessa estratégia, mesmo que você conte com uma boa ferramenta, o retorno financeiro acaba sendo muito alto e vantajoso para o seu consultório.

Os pacientes que normalmente poderiam ter se esquecido de marcar um retorno, ou escolhido outro profissional porque não enxergou tanto valor no atendimento, podem acabar se encantando pelo bom conteúdo dos e-mails, ou pelo simples fato de você se preocupar em manter contato pós-consulta.

O especialista Philip Kotler afirma que reter clientes costuma ser 5 a 7 vezes mais barato do que atrair novos clientes, e é exatamente nisso que o e-mail marketing pode te ajudar.

5. Melhore a experiência dos seus pacientes

Existem vários tipos de e-mail que podem ser enviados em uma estratégia de e-mail marketing, com diferentes focos para seus pacientes. Veja um pouco sobre os principais deles:

  • E-mails informativos: o conteúdo desse e-mail traz informações relevantes da área da saúde, como um material sobre prevenção de doenças, mitos ou verdades sobre um assunto específico, entre outros assuntos que mostram seu conhecimento e autoridade;
  • Pesquisa de satisfação (NPS): um e-mail voltado para coletar dados sobre a satisfação dos seus pacientes no seu consultório, incluindo aspectos como atendimento, estrutura do estabelecimento, entre outros pontos importantes;
  • E-mails de aniversariante: uma mensagem parabenizando todos os pacientes que fazem aniversário naquele dia, para mostrar que além de ser um excelente profissional, você também se lembra dos pequenos detalhes;
  • Lembretes de retorno: mensagens com o objetivo de lembrar seus pacientes de marcarem um retorno no seu consultório;
  • Newsletter: caso você tenha seu próprio site, blog, onde você posta conteúdos com certa frequência, você pode mandar uma newsletter para seus pacientes, um e-mail com os principais artigos postados na semana ou novidades do consultório, por exemplo.

Todos esses tipos de e-mails contribuem para tornar a experiência dos pacientes com o seu serviço médico ainda mais incrível, porque eleva o nível de seu atendimento em algo além da consulta.

Você pode utilizar uma sequência de e-mails para enviar orientações médicas periódicas para os pacientes que realizaram algum procedimento cirúrgico, evitando que eles se esqueçam de alguns cuidados essenciais do tratamento.

6. Estenda seu atendimento além da consulta

Durante todo o artigo mencionamos como o marketing de conteúdo e suas estratégias te mantém em contato com o paciente mesmo quando ele não está fisicamente perto de você, o que acontece também no e-mail marketing.

Muitos profissionais acabam tendo dificuldade em manter contato com os pacientes depois que eles finalizam a consulta ou um tratamento, por conta da correria do dia a dia, ou até mesmo por falta de conhecimento sobre como realizar esse contato da melhor forma.

Com a ajuda do e-mail marketing e um conteúdo interessante e educativo, você consegue levar seu atendimento muito além do que a presença física. Em um mundo tão digital como o nosso, isso é extremamente importante, não acha?

7. Fortalecimento da relação médico e paciente

Quando falamos principalmente dos dois tópicos mencionados acima, a melhora da experiência do paciente e o atendimento além da consulta, esses fatores acabam resultando em um fortalecimento entre a relação médico e paciente.

Normalmente, a duração das consultas não costumam durar muito tempo, o que acaba dificultando na hora de criar uma relação, principalmente uma relação de confiança.

Para conseguir fidelizar seu paciente e mostrar que está interessado, é essencial que você invista na experiência pós-consulta, em algo além da experiência física do consultório.

Analisando todos os pontos do artigo, o e-mail marketing parece ser a solução ideal para esse problema. 

Quer começar a implementar essa estratégia agora mesmo? Conheça o iClinic Marketing, uma nova forma de estar perto do seu paciente, mesmo quando ele não está fisicamente próximo a você:

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Conseguiu aprender um pouco como o e-mail marketing ajuda na divulgação do seu consultório? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários se você já aplica essa estratégia no seu dia a dia!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.