Um tratamento médico só será bem sucedido quando o paciente acreditar e confiar no seu médico.
Só assim a pessoa vai sair do consultório realmente decidida a fazer todo o tratamento prescrito, alterar a sua rotina de vida em busca da sua saúde e levar o tratamento até o final para que a doença seja verdadeiramente sanada ou pelo menos controlada.
Embora a confiança seja essencial, conquistá-la nem sempre é fácil.
Quantas pessoas já foram em vários médicos, ouviram o mesmo diagnóstico, o mesmo tratamento e só começaram a seguir quando foram a um profissional que realmente as deixou seguras?
É esse profissional que todo médico precisa ser: o que passa segurança ao paciente e consegue que ele seja fiel às orientações, obtendo sucesso no protocolo terapêutico.
Por que conseguir a confiança do paciente?
A primeira coisa para pensar é que, para ter sucesso em sua profissão e nos protocolos terapêuticos estabelecidos, é preciso que o paciente não apenas tome os medicamentos corretos, mas também conte tudo o que sabe e sente.
Afinal, a anamnese bem feita é essencial na rotina clínica e ela só é possível com a cooperação do paciente.
Isso só acontece quando há confiança na relação médico e paciente.
Além disso, o próprio paciente, quando ouvido, acaba dando dicas e pistas sobre a sua vida que podem colaborar não apenas para o diagnóstico do problema atual, mas também para evitar o desenvolvimento de novas doenças ou até que ela transmita algo a sua família.
Outro fator que implica fortemente nesta relação é de que é comum que os pacientes apresentem mecanismos psicológicos de defesa na hora da consulta. Isso acontece por várias razões e é um tema que não deve passar desapercebido, pois está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento.
Lembre-se de que, como todo profissional de saúde, o médico precisa enxergar o indivíduo como um todo e levar em conta a sua atuação na sociedade. Por isso, além do tratamento, é necessário agir para impedir a disseminação da doença.
Como já falamos, o protocolo correto só será realizado se o paciente sair da consulta feliz, satisfeito e confiando no médico.
Como se tornar esse profissional?
Como em qualquer outra relação humana, a confiança plena é algo conquistado aos poucos.
Se depois da primeira consulta o seu paciente voltar a você e quando chegar tiver realmente cumprido o protocolo estabelecido, pode ser um sinal de que as coisas estão começando a dar certo.
Para isso, é essencial saber ouvir.
Uma das maiores reclamações dos pacientes é o atendimento impessoal de alguns médicos, que fazem consultas de menos de cinco minutos e nem ao menos estabelecem contato visual com o paciente.
Por isso, para se tornar um médico que possui a confiança dos pacientes, é preciso saber ouvir e explicar tudo com calma ao paciente.
Além do sucesso no tratamento e de uma boa relação, este é um fator que influencia diretamente na indicação do médico por parte de seus pacientes e na reputação do profissional de saúde.
Prolongue o tempo de consulta, ouça o que ele tem a dizer.
Lembre-se de que o paciente estará cheio de dúvidas e muitas vezes, até mesmo medo. Esteja preparado para esclarecer tudo e seja sempre sincero.
Seja agradável, sincero, trate bem as pessoas, olhe nos olhos, não dê palpite do que foge da sua alçada e certamente a relação entre você e seu paciente será melhor e de confiança.
Para fechar, a nossa dica é enviar um e-mail desejando feliz aniversário. É uma ótima maneira de engajar seus pacientes. Essas mensagens, apesar de muito simples, têm a capacidade de aproximar os pacientes e aumentar a satisfação deles com sua clínica. Saiba como automatizar isso aqui.