Telegram para médicos: 5 principais vantagens

Telegram para médicos: 5 principais vantagens

Yasmim Mayumi Marketing Médico

Leia em 6 min.

Última atualização em 11/02/2021 por Yasmim Mayumi

O Telegram é um aplicativo de mensagens gratuito com o objetivo de entregar mensagens rápidas com segurança. Os médicos podem utilizá-lo para se conectar ainda mais com os pacientes, e fidelizá-los.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player:

Em 2020, o Telegram alcançou 400.000.000 de usuários mensais. Segundo a empresa, o aplicativo é o mais baixado em mais de 20 países, e seu ritmo de crescimento é extremamente acelerado.

“O Telegram é como SMS e email combinados — e pode atender a todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios. Em adição a isso, temos compatibilidade com chamadas de voz com criptografia de ponta a ponta.”

Porém, o que isso significa para os médicos? Como eles podem utilizar os diferenciais  do aplicativo em benefício de seus pacientes, e sua vida profissional?

Continue a leitura e descubra!

O que é o Telegram?

O Telegram foi criado em 2013 pelos russos Pavel e Nikolai Durov. Segundo os fundadores:

“O Telegram é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança, é super-rápido, simples e grátis. Você pode usar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores.”

Como seu armazenamento é na nuvem, além de ter mais proteção de dados e agilidade, também é possível criar grupos de até 200.000 participantes, ou ter canais de transmissão com audiência ilimitada.

Você pode enviar mensagens, fotos, stickers (figurinhas), PDF, gifs, entre outros arquivos de qualquer tipo. 

A principal vantagem do aplicativo é que a GDPR (Regularização Geral de Proteção de Dados) é seguida desde 2018, e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) se baseou nessa regularização.

Ou seja, você pode criar grupos com seus pacientes, e transmitir suas mensagens de uma maneira muito mais segura.

Aprenda mais sobre a LGPD no vídeo abaixo:

Quais são as principais diferenças entre o Telegram e o WhatsApp?

O Telegram é armazenado na nuvem e tem sincronização contínua. Diferente do WhatsApp, ele pode ser acessado simultaneamente de diferentes dispositivos.

No WhatsApp Web, por exemplo, é obrigatório ter conexão com o celular para poder usá-lo no computador. O Telegram tem uma versão independente para cada dispositivo, não exigindo essa conexão.

O WhatsApp também limita o envio de arquivos em até 16 MB, enquanto o Telegram tem o limite de 2 GB, imensamente maior.

A exclusão de mensagens é outro diferencial, já que além de excluí-las sem avisar para todo mundo, também é possível editá-las, caso tenha digitado algo errado.

No Telegram, você também terá um nome de usuário, e ao invés de passar seu número para pessoas que têm o Telegram, basta passar seu nome.

Dessa forma, você não precisa compartilhar seu número pessoal, já que o aplicativo não o mostra, o que garante a sua privacidade.

A principal desvantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é a popularidade. Hoje, no Brasil, a maior parte das pessoas têm apenas o WhatsApp.

Entretanto, o crescimento do Telegram se torna mais rápido a cada ano.

5 vantagens do Telegram para médicos

A taxa de entrega do Telegram é 100%, uma métrica difícil de ser alcançada. O e-mail, por exemplo, tem uma taxa de entrega altíssima, mas que devido a erros como spams, não chega a 100%.

Além dessa vantagem, existem outras 5 que são fundamentais no relacionamento entre médico e paciente.

Veja a seguir quais são elas!

1. Fortalecimento do marketing de relacionamento com os pacientes

O marketing médico é usado cada vez mais para fidelizar pacientes e garantir que uma relação duradoura seja construída. O marketing de relacionamento é a vertente que tem unicamente esse objetivo.

Para continuar o contato com o paciente, mesmo no pós-consulta, ou encantar aqueles que ainda não se consultaram com você, mídias sociais como o Telegram são as respostas.

A jornada do paciente começa desde o momento que alguém busca por um profissional de saúde, e continua quando a consulta acaba. O paciente pode se esquecer do médico, ou ser fidelizado.

Aprenda mais sobre a jornada do paciente no vídeo abaixo:

Ao produzir um conteúdo de qualidade e publicá-lo no seu grupo no Telegram, você pode mostrar para os pacientes que é uma autoridade na sua área de atuação.

Dessa forma, eles não se esquecem de você, e têm a chance de interagir mesmo fora do consultório, o que leva ao encantamento. 

2. Enquetes para engajar a interação

Você pode criar um grupo que permite a conversa entre participantes, ou configurá-lo para que apenas você e os administradores possam enviar mensagens.

Em qualquer uma dessas opções, é possível criar enquetes e realizar pesquisas com seu público. 

Para criá-las, basta entrar no seu grupo, clicar no ícone de clips de papel, selecionar “Enquete”, e configurá-la com suas perguntas.

Assim, você consegue respostas rápidas e interage com seus pacientes. Você pode perguntar sobre qual tipo de conteúdo eles gostariam de receber, ou quanto tempo costumam demorar em uma sala de espera.

Nada mais eficiente do que buscar feedback dos seus clientes para melhorar, não concorda?

3. Comunicação mais assertiva

O Telegram permite que você leia mensagens anteriores à sua chegada em um grupo. Mesmo que um paciente entre um ano depois da criação do grupo, ele ainda poderá ler a primeira mensagem enviada.

O melhor disso é que você pode fixar uma mensagem no topo, e garantir que todos leiam o conteúdo mais importante.

As hashtags (#) também permitem uma ótima organização da comunicação. Se você digitar #duvidasmaisfrequentes, e o paciente clicar nela, ele irá ver todas as mensagens do grupo com essa hashtag.

Tem receio sobre como se comunicar online com seus pacientes? Baixe nosso eBook gratuito para aprender todas as boas práticas:

Conteúdo VIP: Saiba o que você pode e não pode fazer na comunicação online da sua clínica. Clique aqui e descubra!

4. Chats secretos

Uma das funcionalidades mais exclusivas do Telegram são os chats secretos. Caso em algum momento você precise conversar com seu paciente sobre um assunto delicado, crie um chat secreto.

Basta clicar no ícone de lápis para criar uma nova conversa, depois em “Novo Chat Secreto”, e selecionar com quem deseja conversar. 😉

Além de ter a criptografia de ponta a ponta, que impede a decifragem da mensagem por terceiros, inclusive dos próprios funcionários do Telegram, não é possível encaminhar mensagens, e prints são avisados imediatamente, caso sejam tirados.

Você também pode programar um tempo de autodestruição para as mensagens e imagens.

Ao selecionar um tempo específico, como 5 segundos, aquilo que foi enviado é apagado automaticamente em ambos dispositivos.

Os chats secretos não fazem parte da nuvem do Telegram, e não podem ser recuperados. É uma segurança ainda maior, mas é importante lembrar que o histórico não fica salvo.

5. Possibilidade do uso de bots

Os bots são pequenos programas que executam determinada função. Você pode programar um bot para enviar uma mensagem de bom dia toda manhã no grupo, por exemplo.

Todavia, é necessário ter um conhecimento básico de programação para isso, ou você pode utilizar um já existente. 

No blog do Telegram, mencionado mais acima no conteúdo, está disponível um tutorial para as empresas e profissionais interessados em criar seus próprios bots.

Está interessado em se comunicar de forma automatizada com seus pacientes? Baixe nosso eBook gratuito para aprender um passo a passo completo:

Guia Prático: 4 estratégias para automatizar a comunicação com os pacientes. Clique aqui e baixe agora!

Passo a passo para usar o Telegram

Quer estar ainda mais próximo de seus pacientes e garantir que não será esquecido facilmente?

Leia os 3 passos que irão te ensinar como começar a sua jornada no Telegram para médicos. Acompanhe!

1. Crie sua conta

Para criar sua conta é preciso vincular um número, seja ele pessoal ou comercial. O mais indicado é que você tenha uma conta comercial, ou seja, um número do consultório.

Assim, você consegue separar sua vida pessoal e profissional, o que ajuda na organização e produtividade.

Para baixar o aplicativo, acesse o Google Play (android) ou a App Store (apple).

2. Personalize a sua conta

Acesse o Telegram por um dispositivo – lembre-se que você pode acessá-lo simultaneamente pelo computador e celular – para personalizar sua conta.

Adicione uma foto de perfil, nome, escreva uma frase para resumir sua biografia, e dê uma olhada nas suas configurações. Você pode configurar notificações, sons, privacidade, e chats.

A seção de  “Perguntas Frequentes” é rica para quem deseja aprender mais sobre o Telegram, e em “Fazer uma Pergunta” você pode entrar em contato com a equipe de suporte da empresa.

3. Crie um grupo ou canal de transmissão

Para interagir com seus pacientes no Telegram, além das mensagens privadas, existem duas opções:

  • Canal de transmissão: os canais têm seguidores ilimitados, mas seus pacientes podem apenas se inscrever, reagir às publicações e participar de enquetes. Ou seja, não podem enviar mensagens. É a melhor opção para quem não quer lotar o Telegram de mensagens, e enviar conteúdos de forma mais organizada;
  • Grupo: os grupos podem ter até 200 mil pessoas, e os pacientes podem participar de enquetes, reagir e enviar mensagens. É possível usar hashtags, mencionar outros usuários, responder mensagens específicas, e você pode nomear administradores para que eles tenham controle sobre o grupo.

Apesar do grupo ser mais difícil de controlar, é uma ótima opção para quem quer gerar discussões e coletar feedbacks.

Os grupos com mais de 500 integrantes também têm acesso à ferramenta de insights do Telegram. 

A funcionalidade mostra os conteúdos mais populares, dias e horários com mais engajamento, crescimento diário, total de mensagens enviadas, entre outros dados importantes para suas análises.

Para entender mais sobre marketing digital e como produzir conteúdos para seus pacientes, leia este artigo.

Viu como o Telegram para médicos pode ser vantajoso? Se você ainda não participa de nenhum canal e quer conhecer o aplicativo, faça parte do canal da iClinic.

Para ler mais conteúdos como este, cadastre-se gratuitamente nossa newsletter:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Compartilhe com a gente nos comentários qual é a sua opinião sobre o Telegram. 😉


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.