Live no Instagram da clínica: 6 dicas para transmissão ao vivo de sucesso

Live no Instagram da clínica: 6 dicas para transmissão ao vivo de sucesso

Leia em 4 min.

Quer implementar uma estratégia de live no Instagram da sua clínica, mas tem dúvidas de como realizá-la? Descubra mais sobre esse recurso e como ele pode ser útil na atração e fidelização de pacientes.

Quando o assunto é marketing digital, as plataformas costumam oferecer novos recursos periodicamente. Se você utiliza as redes sociais, já deve ter se deparado com a live no Instagram, novidade do aplicativo que vem se popularizando a cada dia.

A ferramenta é muito simples: permite a criação de vídeos ao vivo, cujo acesso pode acontecer somente em tempo real. E funciona muito bem para promover o nome de profissionais, inclusive os da saúde. No caso dos médicos, estimula a interação e os aproxima ainda mais dos pacientes

Seja você adepto ou não ao Instagram, não se preocupe! O artigo de hoje explica do que se trata essa ferramenta e traz dicas para realizar uma boa transmissão ao vivo e os benefícios de acertar na estratégia. Continue a leitura e acompanhe!

Sobre a live no Instagram

A live no Instagram foi um recurso lançado para que os perfis da rede pudessem realizar transmissões ao vivo. Basta selecionar a opção “ao vivo” na câmera da própria plataforma. Assim que vai ao ar, os usuários podem assistir, curtir e comentar em tempo real.

A ferramenta já é bastante utilizada pelos chamados influenciadores digitais, pessoas que têm um grande número de seguidores nas redes, e também por diferentes empresas. 

Isso porque a ferramenta promove a aproximação entre o perfil e os usuários, ótimo para estabelecer uma relação com seguidores e divulgação da imagem. No caso dos médicos, pode auxiliar na atração de novos pacientes, bem como fidelização dos pacientes.

Principais dicas para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram

Não é difícil fazer uma boa live no Instagram. O aplicativo em si é muito simples de ser utilizado e o recurso não demanda alto valor em investimento ou qualquer tipo de customização. Assim, você não precisa investir em programas de edição que só especialistas conseguem operar. 

Tantas facilidades favorecem o uso dessa ferramenta por qualquer profissional da área da saúde. Se você está disposto a assumir essa missão, veja 6 dicas para fazer uma transmissão de sucesso!

1. Elabore um roteiro

Uma das características da live no Instagram é ser um vídeo mais informal. Mesmo assim, é fundamental para a sua imagem como profissional criar um roteiro antes de iniciar a transmissão.

Nome, data, assunto e principais tópicos que você pretende abordar devem ser incluídos nesse documento. Seguindo essa trilha, você garante que nenhuma informação seja esquecida ao entrar no ar.

2. Prepare o cenário

Como médico, o melhor cenário para a live certamente é o consultório. Mesmo assim, é importante se certificar de que o local está silencioso e bem iluminado.

Desligue o telefone fixo e as notificações do celular antes de iniciar. Feche as janelas para que possíveis barulhos de vento e trânsito não atrapalhem e, caso o ar condicionado faça muito barulho, o mantenha desligado. 

3. Realize a divulgação da ação

Você já tem um perfil profissional no Instagram? Faça uma postagem informando a data, o horário e o tema a ser abordado na live.

Se o seu perfil ainda está em construção, envie essas informações via e-mail, SMS ou qualquer outro canal que você utiliza para se comunicar com os seus pacientes. Essa atitude é muito importante para que os atuais e futuros seguidores possam se programar e acompanhar o conteúdo.

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4. Teste ferramentas como luz e som

Se você ainda é novo no universo do marketing digital, teste a gravação no celular. Grave a si mesmo seguindo o roteiro e reproduzindo o conteúdo que pretende transmitir ao vivo.

A prática colabora para trazer fluência à fala, aprimorando a oratória e revisando as possíveis falhas. Além disso, você vai saber se o ambiente está adequado nas questões referentes ao som e à iluminação.

5. Interaja com o público

É importante conversar com os seguidores durante a live, mostrando que você se importa com as dúvidas, opiniões e realmente está ali para trazer uma solução aos problemas de cada um deles.

Lembre-se sempre de que a sua missão é promover a saúde dos pacientes, algo que preocupa a todos. Aqueles que resolvem acompanhar as lives estão em busca de qualidade de vida, portanto, é normal que façam muitas perguntas.

Assista a algumas lives antes e observe como as pessoas fazem na hora de responder aos questionamentos. 

6. Configure o Instagram para salvar o conteúdo

O próprio aplicativo permite que a transmissão fique disponível por 24 horas após o seu encerramento. Não deixe de selecionar essa opção. Dessa forma, mais pessoas podem ser impactadas, seguir o perfil da clínica e aguardar a próxima live.

A importância de utilizar esse recurso de modo correto

As transmissões ao vivo, por si só, têm uma grande vantagem. O público precisa se conectar na hora certa, pois o conteúdo não fica salvo e disponível na plataforma. Ao promover uma live, você consegue disponibilizar o vídeo por no máximo 24 horas. Depois, ele é excluído da plataforma.

Por isso, seguir os passos sugeridos acima — como o de comunicar aos seguidores e pacientes — é tão importante para garantir o público. Caso você estabeleça uma periodicidade nas transmissões, sempre trazendo questões relevantes, a tendência é que as pessoas façam a propaganda para amigos e familiares, aumentando o número de visualizações.

Além disso, utilizando hashtags (#) segmentadas, pessoas que ainda não conhecem o seu consultório podem acessar o conteúdo. O resultado é a possibilidade de captar novos pacientes e se tornar uma autoridade em sua especialidade de atuação

A live no Instagram é uma forma bastante eficiente de divulgar o seu nome e mostrar todo o seu potencial como médico. Se você não se sente seguro para realizar o processo sozinho, solicite ajuda de uma agência de marketing especializada em atender profissionais da área da saúde. 🙂

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.