12 canais no YouTube que todo médico deveria seguir

12 canais no YouTube que todo médico deveria seguir

Leia em 5 min.

O YouTube é a segunda plataforma de pesquisa mais utilizada mundialmente. Além de ser uma excelente forma de se manter atualizado sobre a área da saúde, você também pode utilizá-la para conquistar mais autoridade no mercado médico.

Viver em uma era pós-digital e não ter presença online é algo quase impossível nos dias de hoje. Afinal, estar presente nas mídias digitais é a melhor forma de manter contato com os pacientes fora do consultório, investindo na fidelização e aumentando os resultados.

Segundo o Alexa, o YouTube é a segunda plataforma mais visitada no mundo, perdendo apenas para o Google, que comprou o site em 2006. 

“O YouTube está disponível em mais de 90 países e possui mais de 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente, de acordo com as estatísticas de julho de 2018. Isso equivale aproximadamente a 1/3 de todos os usuários da internet.”

É inegável que o YouTube se tornou uma ferramenta poderosa para adquirir conhecimento e obter destaque em qualquer meio, principalmente, em uma área como a saúde, que está constantemente se inovando.

Continue a leitura e descubra 12 canais no YouTube que você precisa começar a seguir agora mesmo. Acompanhe!

Principais canais do YouTube para médicos 

A pesquisa Video Viewers de 2018, do Think With Google, afirma que em apenas 4 anos o consumo de vídeos aumentou 135%, enquanto o de TV cresceu 13%.

Para te ajudar a acompanhar conteúdo de qualidade nessa plataforma tão importante, separamos 12 canais que não podem ficar de fora da sua lista. Vamos descobrir quais são eles?

1. The Medical Futurist

O The Medical Futurist é o canal do Dr. Bertalan Mesk, PhD em Genômica, autor de livros como o The Guide to the Future of Medicine.

Seu canal aborda assuntos como o futuro da medicina, tecnologia e dispositivos que irão moldar a área da saúde, habilidades essenciais para os médicos do futuro, entre outros. 

“A missão do The Medical Futurist é provar que nós podemos melhorar o toque humano na Medicina, usando mais e melhores inovações tecnológicas.”

2. Drauzio Varella

O maior canal de saúde do Brasil foi criado pelo Dr. Drauzio Varella, que segundo ele, tem o intuito de “falar para todos com credibilidade e sem ser chato”.

Drauzio Varella é médico cancerologista formado na USP. Além de ter sido um dos pioneiros no tratamento da AIDs, ele é um educador, escritor e cientista mundialmente reconhecido, buscando ir além da área da saúde e também tratar sobre questões sociais em seus conteúdos.

3. TEDMED

Visando compartilhar histórias que informam, inspiram, engajam e provocam mudanças na comunidade médica, a TEDMED realiza um evento anual que traz o que há de mais novo e importante na área da saúde.

Além de mostrar todas as oportunidades de crescimento para o mercado, a TEDMED também informa aos profissionais de saúde sobre as inovações da Medicina.

4. Medicina é

O canal Medicina é tem como principal público os estudantes de Medicina, além de todas as pessoas que possuem o sonho de se tornarem profissionais de saúde.

Com diversos conteúdos educativos, como “Carta ao vestibulando de Medicina” e até vídeos de procedimentos médicos, o Medicina é inspira diversos profissionais e futuros médicos a seguirem nessa área tão fundamental para a sociedade.

5. Future of Health Tech

Como o próprio nome diz, o canal Future of Health Tech também aborda o futuro da saúde por meio da tecnologia.

Healthtech é o termo utilizado para se referir a empresas ou soluções que ajudam a melhorar a área da saúde com inovações tecnológicas, como softwares médicos, funcionalidades da Telemedicina, supercomputadores como o IBM Watson, dispositivos móveis inteligentes, e muito mais.

Neste canal, você pode acompanhar as últimas novidades tecnológicas para o mercado médico, e aprender como se preparar para todas essas mudanças.

6. Doutor Ajuda

Se você busca um local com vídeos didáticos feito para pacientes, o canal Doutor Ajuda é o lugar certo.

Seu principal objetivo é ajudar os pacientes a entenderem seus sintomas antes da consulta, ensinar práticas como lavar as mãos e limpar a casa de forma correta, além de compartilhar informações verídicas de profissionais de saúde

Em um mundo em que fake news se espalham rapidamente, contar com canais, como o Doutor Ajuda, é essencial para evitar o compartilhamento de informações incorretas que, normalmente, só causam pânico.

7. Harvard Medical School

Além de ser uma instituição renomada, a Harvard Medical School também está presente no YouTube.

Segundo a própria universidade, aqueles que visitarem regularmente o canal irão acompanhar as descobertas científicas mais recentes, descobrir novas tendências na área de pesquisa biomédica, e ter acesso a apresentações de profissionais líderes na área da saúde.

Canais no youtube para médicos

8. MedCanal

O MedCanal foi criado pelo João Paulo Mauler. Em 2013, quando tinha cerca de 30 anos, conseguiu passar em primeiro lugar no curso de Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sua história é emocionante: em 2012, João teve um ataque cardíaco mesmo sem ser parte de grupos de risco, e após sua recuperação, decidiu que queria ser médico para oferecer um atendimento humanizado aos pacientes.

Em seu canal, conteúdo médico de qualidade é compartilhado para todos aqueles que têm interesse em saber mais sobre a área da saúde, de forma didática e descontraída.

9. Exponential Medicine

Já pensou em seguir um canal que reúne líderes em inovação no meio médico? A Exponential Medicine apresenta os principais destaques das tecnologias que irão mudar o mercado em até 10 anos.

“Nosso canal no YouTube é onde compartilharmos conversas de todos os lugares do mundo para apresentar a conferência Exponential Medicine.”

10. Canal Médico

O Canal Médico tem como principal objetivo compartilhar depoimentos de médicos renomados para apresentar de forma mais profunda as especialidades clínicas.

Assim, aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre o mundo médico, podem seguir o canal para se manterem atualizados. 

11. Let’s Learn Public Health

A saúde pública é uma área fundamental que atua diretamente na prevenção da saúde, promoção de vida de qualidade e atendimento acessível para toda a população.

O canal Let’s Learn Public Health publica conteúdos educativos para ensinar a todos o que é saúde pública, e como ela ajuda a prevenir problemas de saúde antes deles acontecerem. 

É uma ótima referência para os profissionais que desejam compartilhar informações de fácil entendimento para seus pacientes, e educá-los ainda mais sobre a importância da prevenção.

12. iClinic – Software Médico

O canal da iClinic busca facilitar o dia a dia dos médicos com dicas realmente úteis que podem aumentar a produtividade do consultório e garantir sucesso na carreira médica. 

Desde assuntos como marketing médico, gestão em saúde e tecnologia, passo a passo de abertura de consultório e novidades da saúde, no canal iClinic – Software Médico você também pode aprender mais sobre o sistema da iClinic, suas funcionalidades e processos.

Ao longo dos vídeos, materiais exclusivos como eBooks e cursos também são compartilhados para profissionais de saúde, administradores de clínica e profissionais da recepção. 

Se você também deseja conquistar mais reconhecimento e destaque na sua especialidade, crie um canal no YouTube e comece a produzir vídeos para pacientes agora mesmo.

Acesse nossa websérie gratuita e aprenda um passo a passo completo sobre como produzir vídeos:

Wesérie: Como produzir vídeos para atrair pacientes para sua clínica? Assista tudo gratuitamente!

Você já seguia alguns desses canais? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe o artigo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.