Qual é o futuro da Medicina?

Futuro da medicina: inovações tecnológicas e sua contribuição à saúde

Leia em 7 min.

Cada vez mais a tecnologia está presente na vida das pessoas e, junto com ela, inovações tecnológicas na área da saúde estão contribuindo para aumentar a qualidade de vida dos pacientes e descomplicando a rotina dos médicos.

Você se recorda de como era o seu dia a dia sem algumas tecnologias que hoje estão inseridas em nossa rotina, como Netflix, Spotify, WhatsApp ou Google Chrome?

As inovações tecnológicas estão evoluindo constantemente e na área da saúde isso não é diferente. Entre os inúmeros avanços da medicina nos últimos tempos, a tecnologia está cada vez mais presente tanto na vida dos médicos, quanto na dos pacientes.

Estar atualizado sobre as principais inovações tecnológicas, e para onde o futuro da medicina está se encaminhando, é essencial para qualquer profissional da área da saúde. Continue lendo o artigo e descubra qual é o futuro da medicina perante vantagens da tecnologia.

Tecnologias que estão revolucionando a medicina

É inegável que a tecnologia está trazendo cada vez mais eficiência não apenas para os médicos, mas principalmente para os pacientes. A principal missão dos profissionais da área da saúde é cuidar do paciente, então todas as melhorias que impactem a sua experiência  são bem vindas.

No vídeo abaixo, comentamos sobre as novas tecnologias na saúde e como elas facilitam a rotina dos médicos. Clique no player para assistir:

Conheça agora as principais revoluções que a tecnologia está trazendo para a medicina, e como a rotina da clínica está sendo beneficiada.

Softwares médicos na nuvem

Os softwares médicos estão contribuindo, cada vez mais, para transformar a rotina agitada dos profissionais da área saúde em um dia a dia produtivo e organizado.

Diferente da antiga organização com agendas físicas e prontuários dos pacientes em papel, que não garantem nenhuma segurança ou proteção contra perda de dados, os softwares médicos em nuvens trazem soluções para os principais problemas das clínica médicas – e ainda liberando espaço físico.

Para ter acesso a um software médico em nuvem, basta ter internet, um dispositivo, e possuir um login e uma senha cadastrados na plataforma. Nada precisa ser instalado no seu computador, muito menos há necessidade de assistência técnica, caso ocorra algum erro no sistema.

Os softwares trazem constantes melhorias e inovações, além de atualizações diárias que garantem que seus dados médicos não sejam perdidos. Como suas informações estão em nuvem, é impossível que seus dados sejam perdidos em acidentes ou furtos. Além disso, os softwares utilizam criptografias para assegurar que apenas quem possui a permissão de acesso certa veja informações sigilosas dos pacientes.

software-medico-na-nuvem

Como o software médico em nuvem não é instalado, e sim uma plataforma digital que pode ser acessada de diferentes dispositivos, isso significa que você pode acessar sua agenda médica ou prontuário eletrônico do paciente em qualquer lugar. Dessa forma, a organização da sua rotina fica bem mais fácil.

Quer saber quais são as principais vantagens do software médico em nuvem e como exatamente ele funciona? Confira tudo aqui.

Telemedicina

Um dos principais obstáculos que os médicos enfrentam em fazer um acompanhamento correto e constante da saúde dos pacientes, é a disponibilidade e distância de ambos.

A maioria das pessoas não conseguem retornar o número de vezes que deveriam ao médico devido à correria do dia a dia. O objetivo da telemedicina é complementar o atendimento médico presencial, com ajuda de inovações tecnológicas para realizar um acompanhamento remoto, como no caso dos dispositivos wearables.

A telemedicina traz inúmeras vantagens para os profissionais da área da saúde, mas principalmente para os pacientes: com a implementação da tecnologia, os pacientes possuem maior facilidade de acesso aos médicos, além de economia de tempo e recursos.

Dispositivos móveis

Além dos dispositivos médicos que a tecnologia trouxe para contribuir com um atendimento mais ágil e eficaz, como os equipamentos de raios-X, implantes, e entre outros, os dispositivos móveis trazem diversos aplicativos relacionados a saúde que diminuem as barreiras entre o médico e o paciente.

Esses aplicativos trazem diversas inovações, como por exemplo, acompanhamento em tempo real dos sinais vitais do paciente, coleta mais precisa de dados, e prontuários eletrônicos online.

Um exemplo prático dos dispositivos móveis são os dispositivos wearables, relógios que utilizam a internet para monitorar batimentos cardíacos, qualidade do sono, distância percorrida e número de passos de um paciente diariamente.

futuro-da-medicina-wearable

Alguns desses dispositivos já possuem funcionalidades mais avançadas como monitoramento do nível de açúcar no sangue, temperatura da pele, entre outros. Essas informações não apenas melhoram a qualidade do atendimento, como podem prevenir doenças e ajudar a salvar vidas.

Segundo a pesquisa divulgada pela Universidade de Stanford, uma pesquisa feita com 419 mil usuários, resultou em um alerta para 0,5% relatando que seus batimentos cardíacos estavam irregulares. Entre eles, 450 procuraram médicos especialistas e foi detectada fibrilação atrial em 153 pessoas.

Quer conhecer 15 aplicativos médicos que ajudam a cuidar da saúde do seu paciente? Confira aqui e veja na prática como os dispositivos móveis funcionam.

Como a tecnologia está contribuindo na fidelização de pacientes?

Os pacientes estão cada vez mais empoderados e exigentes em relação a sua saúde, o que faz muito sentido, afinal, é da qualidade de vida deles que estamos falando.

Cada vez mais as pessoas tem procurado se informar, seja na internet ou por dispositivos móveis, como cuidar da sua saúde. Por isso, é importante se manter atualizado e utilizar a tecnologia a seu favor para fidelizar pacientes e entregar um serviço médico de excelência.

Confira como a tecnologia está facilitando a fidelização de pacientes por meio de suas inovações.

Atendimento eficaz e humanizado

Como já mencionamos no artigo, a telemedicina, dispositivos móveis e softwares médicos estão trazendo cada vez mais agilidade e precisão durante o atendimento. Mas as inovações tecnológicas não param de surpreender.

No campo cirúrgico, por exemplo, hospitais dos Estados Unidos estão usando a Realidade Aumentada e a tecnologia de imagens 3D para realizar cirurgias. Com essa tecnologia, é possível ver de maneira precisa o corpo humano em três dimensões.

Além disso, com as informações integradas em um único lugar como os softwares médicos, os profissionais possuem mais tempo para focar no paciente, escutar atentamente e olhar nos olhos, entregando um atendimento humanizado.

Quer saber como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado? Confira esse caso de sucesso com a Dra. Kelly Oliveira.

“Conforme a complexidade da operação vai aumentando, mais necessidade tecnológica eu vou ter pra manter um nível de qualidade para os nossos pacientes e nossos profissionais.”

Diagnósticos mais precisos

Com as informações coletadas através dos dispositivos móveis, e em tempo real, os diagnósticos se tornam cada vez mais precisos.

informacoes-precisas

Isso acontece por conta de todos os dados dos pacientes estarem constantemente atualizados e, caso o médico use um software médico com prontuário eletrônico, todas as informações estarão integradas em um único lugar, permitindo relatórios mais completos sobre a saúde do paciente.

Prevenção e tratamento acessível para todos

Antigamente, era praticamente impossível detectar sintomas de certas doenças com antecedência, impossibilitando o tratamento preventivo. Porém, com a ajuda da tecnologia, procedimentos eficazes estão sendo usados para prevenir cada vez mais obstáculos na vida do paciente.

Tecnologias como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons) permitem que tumores sejam identificados com menos de dois milímetros em fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

Com o desenvolvimento desses recursos, cada vez mais pessoas possuem acesso a um monitoramento eficaz da sua saúde. Esse avanço é extremamente importante para todos, e a tecnologia mostra que a tendência é ampliação desse acesso de forma mais efetiva.

Principais benefícios da tecnologia na medicina para profissionais da área da saúde

Durante o artigo percebemos que o avanço da tecnologia está contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos pacientes, facilitando também a vida dos médicos, com os dispositivos móveis e softwares médicos.

A seguir, iremos explicar como a tecnologia está beneficiando todos os profissionais da área da saúde.

Rotina mais organizada e rentável

Com o uso de um software médico em nuvem, todas as informações da sua clínica poderão ser acessadas em qualquer lugar, através de diferentes dispositivos, como celular, tablet, ou computador.

Dessa forma, você pode organizar sua rotina na clínica facilmente, antes mesmo de chegar a ela. Caso apareça algum compromisso importante de última hora, você pode checar sua agenda médica e avisar com antecedência o paciente que marcou consulta naquele horário.

Com uma boa organização, sua rotina não fica apenas mais prática, mas também se torna mais rentável, uma vez que suas prioridades e energias estarão focadas nas atividades certas.

Agendamento online

Os benefícios do agendamento online, outro avanço importante da tecnologia aliada à saúde, facilita a marcação de consultas para pacientes, ajudando os médicos a aumentarem sua fonte de receita e proporcionando uma boa experiência aos pacientes antes mesmo deles irem à clínica.

agendamento-online

Com uma plataforma de agendamento online, o paciente pode marcar uma consulta sem entrar em contato direto com a clínica, e o melhor: a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta ele acessar o perfil do médico ou da clínica, selecionar o horário desejado e confirmar a consulta.

Esse serviço também facilita a rotina dos recepcionistas de clínicas, que não precisam mais gastar tanto tempo confirmando cada consulta manualmente e podem focar suas energias para atividades mais produtivas, como melhorar a gestão da clínica.

Descubra como o agendamento online te ajuda a ter uma clínica de destaque.

Essas são as principais inovações tecnológicas que estão contribuindo para levar a medicina a um futuro mais eficiente e produtivo. Ficou interessado em implantar essas inovações na sua clínica? Confira nosso eBook grátis sobre o assunto:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Qual é a sua perspectiva para o futuro da medicina? Conte sua opinião nos comentários aqui embaixo, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.