O que é a medicina de precisão e como implementá-la no consultório?

medicina de precisao atendimento medico de um bebe

Principais tópicos

A medicina de precisão é uma abordagem recente no tratamento e prevenção de doenças que têm em consideração a variabilidade genética, ambiental e de estilo de vida de cada indivíduo.

O objetivo da medicina de precisão é aplicar esse conhecimento e transformá-lo tanto em testes diagnósticos, como em tratamentos específicos e dirigidos a cada indivíduo com base na sua informação genética. 

É completamente diferente do modelo tradicional, que normalmente possui um tratamento universal para cada doença, independentemente das características individuais de cada paciente.

A medicina de precisão traz diversas vantagens, como um tratamento mais eficiente para o paciente, atendimento personalizado e diminuição de riscos durante o tratamento.

Além disso, por meio desses testes, é possível determinar qual o melhor tratamento para cada doente em particular, bem como planos de prevenção da doença. 

A medicina de precisão oferece um tratamento personalizado de acordo com as características do paciente. Confira mais do assunto neste artigo!

O que é a medicina de precisão?

medicina de precisao atendimento

A medicina de precisão busca oferecer um tratamento individualizado para cada paciente, levando em consideração aspectos como genética, características biológicas, influências ambientais e outras características.

Como o próprio nome diz, o objetivo é oferecer o tratamento mais preciso possível, com uma eficiência completa em todos os processos. 

A medicina de precisão, também conhecida como medicina personalizada, possui uma visão mais humanizada e completa.

Cada tratamento é personalizado para cada paciente, visando entregar a solução exata no momento certo. Na medicina de precisão, não basta saber o diagnóstico do paciente para começar o tratamento. 

Todo o histórico do paciente é avaliado, e diversos testes são realizados, como o próprio teste genético, para averiguar qual medicamento será mais eficiente no tratamento.

Segundo o relatório da SciELO, a medicina de precisão “promete oferecer, com base na identificação das características genéticas do paciente, a prática médica mais eficiente, diminuindo os custos da atenção médica.”

A medicina de precisão e personalizada são similares?

Alguns autores defendem que o modo de prevenir e tratar doenças deveria ser adaptado ou “personalizado” de acordo com as características biológicas, bioquímicas e fisiológicas de cada indivíduo, e vem daí o termo “medicina personalizada” como sinônimo da medicina individualizada e de precisão.

Porém, observa-se uma preferência ao termo “medicina de precisão”, já que o termo “medicina personalizada” poderia ser mal interpretado, significando tratamento e prevenção para um único paciente, sem benefícios coletivos.

Já a medicina de precisão aborda e classifica as pessoas em subpopulações que se diferenciam em sua predisposição a uma doença ou tratamento específico. 

Isso permite a execução de um plano de tratamento mais assertivo, levando em conta medicações e hábitos saudáveis para reduzir o risco de doenças ou realização de exames de monitoramento com mais antecedência.

Quais as vantagens da medicina de precisão?

medicina de precisao atendimento medico

Segundo o World Economic Forum, a medicina de precisão tem potencial de transformar a medicina e pode agregar valor aos cuidados de saúde, melhorando os seus resultados, ao mesmo tempo que reduz seus custos

As aplicações de medicina de precisão são variadas e abrangem diversos estágios da vida dos pacientes. 

Elas vão desde testes para avaliar algum tipo de mutação genética no feto, passando por diagnósticos mais precisos de câncer e até mesmo auxiliando na escolha do melhor tratamento para diversas outras doenças crônico-degenerativas como o Alzheimer.

Veja outros benefícios que a medicina de precisão pode oferecer:

Mais assertividade no diagnóstico

A medicina de precisão tem o potencial de inaugurar uma nova era na forma como tratamos e diagnosticamos doenças.

Ao incorporar tecnologias de monitoramento que permitem utilizar a maior quantidade possível de informação sobre o paciente, a medicina de precisão passou a garantir  um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais efetivo.

Essa prática permite, por exemplo, identificar quais pacientes têm maiores chances de se beneficiar de uma medicação específica ou de ter efeitos colaterais mais sérios.

Além disso, também é possível identificar a predisposição de uma pessoa a certas doenças, ou seja, antes que elas se manifestem clinicamente, possibilitando o tratamento precoce e a prevenção.

Informações genéticas e moleculares dos pacientes

Há muito tempo a medicina utiliza informações individuais como idade, histórico familiar e estilo de vida de um modo geral, a fim de customizar o tratamento de diversas doenças. 

O que há de efetivamente novo no conceito de medicina de precisão é a genética: a disponibilidade de informação sobre o perfil genético do indivíduo e como ele se relaciona com o surgimento de doenças e com a resposta individual aos tratamentos.

Com a medicina de precisão, seria possível utilizar dados genéticos para indicar previamente a capacidade de resposta do indivíduo e, assim, triar quais grupos de pacientes seriam mais beneficiados por quais tipos de terapias. 

Isso tornaria o tratamento mais eficaz para o paciente, além de reduzir custos e eventuais desperdícios.

A detecção de determinadas variantes genéticas

Em síntese, a genética molecular estuda genes isolados ou fragmentos curtos de DNA para identificar variações que podem levar a uma doença genética. 

Seu resultado pode confirmar ou excluir a existência de uma condição genética ou auxiliar a prever a probabilidade de uma pessoa desenvolver ou passar adiante uma doença genética, variações que podem gerar anomalias.

Além disso, essas variações genéticas também podem estar correlacionadas com a suscetibilidade de o indivíduo desenvolver uma resposta adversa (cuja testagem prévia poderia indicar um tratamento alternativo) ou com a dosagem ideal de medicamento a ser ministrada.

Produtos mais seguros e eficazes

O desenvolvimento de tratamentos mais adequados, customizados para diferentes tipos de indivíduos, de acordo com suas características genéticas, com o ambiente onde vivem ou com seu estilo de vida, é o objetivo da medicina de precisão.

A promessa da medicina de precisão de entregar o tratamento correto para a pessoa certa, no momento certo, além de melhorar a qualidade do tratamento para o paciente, reduz desperdícios derivados da aplicação de tratamentos ineficazes.

Isso porque a medicina de precisão associa conhecimentos da estrutura genética e dos mecanismos de ação dos medicamentos para prever as doses que possam ser mais eficazes e seguras para determinado indivíduo ou grupo.

Maior contribuição para o avanço da pesquisa científica

A ciência e as novas tecnologias têm sido, historicamente, o fator-chave a impulsionar o aumento da longevidade e a melhora da qualidade de vida do ser humano.

Se considerarmos apenas o último século, a expectativa de vida aumentou em mais de trinta anos e os avanços científicos e tecnológicos são o principal fator a explicar essa melhoria nas condições de saúde.

Um conjunto de tecnologias emergentes que podem revolucionar a forma como diagnosticamos e tratamos as doenças é relacionado à medicina de precisão, pois ela modifica a forma de assistência à saúde, tornando o indivíduo o seu foco.

Melhor integração de registros eletrônicos de saúde

A melhor integração de registros eletrônicos de saúde no atendimento ao paciente, permite que os profissionais de saúde e pesquisadores acessem dados médicos com maior facilidade. 

Os aplicativos de comunicação, como as redes sociais e o e-mail também já estão presentes em inúmeras instituições e têm ajudado a reinventar a relação médico-paciente.

Assim, o primeiro passo para coletar essas informações e armazená-las de forma segura e prática é com o uso de um prontuário eletrônico em um software médico na nuvem.

Nos últimos anos, os dados obtidos por meio dos registros eletrônicos de saúde, trouxeram previsões mais assertivas em relação à eficácia do tratamento e prevenção de doenças para grupos específicos de pessoas.

Como funciona a medicina de precisão?

medicina de precisao consulta infantil

Perfil genético, genoma, metaboloma, microbioma, lipidoma, tanto a genética quanto características sociobiológicas são consideradas nessa vertente da medicina, como já mencionamos no conteúdo.

O avanço da tecnologia e dos conhecimentos na medicina permitiu que os profissionais de saúde identificassem que cada remédio e intervenção têm impactos diferentes em cada paciente, devido às suas características.

Por isso, a medicina de precisão funciona a partir do levantamento de todas essas informações, para que os especialistas consigam criar medicamentos e definir tratamentos precisos.

Com a ajuda de outras inovações, como a impressora 3D, inteligência artificial e pílulas digitais, os médicos podem literalmente criar remédios personalizados para cada paciente.

Atualmente também é possível ter essa personalização ao solicitar que o paciente peça seu remédio em farmácias de manipulação.

Os testes genéticos na medicina de precisão

Testes genéticos são ferramentas que possibilitam a identificação de alterações em cromossomos, genes e proteínas, com a utilização de vários métodos.

Por exemplo, testes forenses utilizam sequências de DNA para identificar um indivíduo para propósitos legais ou estabelecer relações biológicas entre pessoas. Todos os demais estão relacionados à saúde, para fins preventivos ou de tratamento.

Esses testes são importantes para a medicina de precisão, pois por meio deles é possível prever quais doenças uma pessoa tem mais chances de desenvolver e quais tratamentos funcionam ou não para um determinado paciente.

Além disso, oferecem aos pesquisadores a oportunidade de coletar volumes elevados de dados de grupos diversos de pessoas. 

E se esses dados atenderem aos padrões científicos, podem originar futuras melhores práticas ou diretrizes clínicas para o tratamento de doenças específicas.

Evolução da medicina de precisão no Brasil

A medicina de precisão ainda não é popularizada em território brasileiro. Ainda há muito avanço pela frente, mas alguns marcos são importantes na história do Brasil, como:

É possível notar que cada vez mais há um incentivo pela Medicina de precisão. Não poderia ser diferente, pois ela traz mais qualidade e agilidade para todo o sistema de saúde.

A Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão, por exemplo, lista áreas que são essenciais para o desenvolvimento dessa vertente:

  • Genética;
  • Farmacogenética;
  • Nutrigenética;
  • Oncogenética;
  • Epigenética;
  • Epigenômica médica;
  • Nutrigenômica;
  • Transcriptômica;
  • Metabolômica;
  • Proteômica;
  • Exposoma;
  • Interactoma;
  • Bioética;
  • Bioinformática;
  • Inteligência cognitiva;
  • Big Data;
  • Diagnóstico molecular;
  • Microbioma;
  • Imunoterapia;
  • Células tumorais;
  • Biópsia líquida.

5 passos para implementar a medicina de precisão na clínica

medicina de precisao medicos conversando

A medicina de precisão envolve um tratamento mais complexo, e consequentemente mais completo, do que a medicina tradicional. 

Porém, para implementá-la com eficiência na sua clínica, é preciso estar atento a alguns aspectos fundamentais. Confira quais são eles a seguir. 

1. Tenha uma equipe multidisciplinar

Para implementar a medicina de precisão na sua clínica, é preciso ter o apoio de diferentes especialistas, como geneticistas, bioquímicos, até mesmo biólogos e médicos com diferentes especialidades.

Para entregar um diagnóstico e tratamento precisos, analisando o paciente como um todo, é necessário ter diferentes pontos de vista, principalmente quando falamos de opiniões de especialistas competentes e preocupados com o paciente tanto quanto você.

É importante alinhar com os profissionais que farão parte da sua equipe, como cada processo deverá ser feito, assim como as melhores práticas, visando entregar uma experiência incrível para os pacientes.

2. Invista em equipamentos de qualidade 

Para oferecer todas as análises e testes necessários que a medicina de precisão aborda, é essencial ter equipamentos de qualidade na sua clínica.

Se você planeja oferecer testes genéticos, que estão muito presentes na prática da medicina de precisão, é preciso de um planejamento em relação ao investimento necessário para obter os equipamentos certos. 

3. Tenha uma estrutura personalizada 

medicina de precisao medica

A maior parte das clínicas contam com uma estrutura padrão de estabelecimentos médicos, com uma recepção, sala de atendimento e banheiros. 

Porém, quando falamos sobre uma clínica que pratica a medicina de precisão, é fundamental ter uma estrutura personalizada.

Você precisará contar com salas exclusivas para exames, que possuam um espaço apropriado para os equipamentos e continuem sendo confortáveis para os pacientes. 

Como sua equipe contará com diversos especialistas, você precisará de mais salas de atendimento do que uma clínica comum, visto que eles também precisam de um espaço para trabalhar e atender.

É extremamente importante que toda a estrutura seja organizada e prática para todos os profissionais, porque como ela abrigará diferentes especialistas e equipamentos, será necessário uma organização maior por parte de todos.

4. Integre os dados médicos da clínica 

A precisão dessa nova abordagem da medicina é eficiente justamente por contar com diferentes análises e pontos de vista, possibilitando a avaliação de outros aspectos além de apenas a doença do paciente.

Para garantir que essa eficiência se mantenha, integrar todos os dados médicos da clínica é um passo fundamental, afinal, de nada adianta realizar diversos testes, e cada profissional fica com o resultado isolado.

Durante o desenvolvimento de cada tratamento dos pacientes, lembre-se de alinhar com todos os especialistas a importância do compartilhamento de dados, visando oferecer a melhor experiência possível. 

5.Conte com a ajuda da tecnologia

Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia está cada vez mais presente na medicina, auxiliando em diversos processos, seja com equipamentos mais avançados, ou com sistemas inteligentes. 

Sem a tecnologia, os testes genéticos, exames bioquímicos, análises dos exames laboratoriais, nada disso seria possível. A medicina de precisão por si só já conta com uma grande ajuda da tecnologia.  

Um passo fundamental para implementar de fato a Medicina de precisão na sua clínica é estar aberto para as inovações tecnológicas. 

Quando pensamos na integração de dados mencionada no tópico acima, por exemplo, uma ótima inovação que a tecnologia trouxe para a área da saúde foram os softwares médicos

Os softwares médicos contam com diversas funcionalidades que ajudam no dia a dia do profissional da saúde, como a agenda, prontuário eletrônico, relatórios e gráficos automáticos sobre gestão e finanças, entre outras ferramentas.

Se o seu objetivo é integrar todos os dados da sua clínica em um único sistema e otimizar processos, considere ter um sistema médico para os especialistas do seu negócio. 

Os desafios da medicina de precisão

medicina de precisao consulta

Apesar do potencial promissor que a medicina de precisão possui de melhorar a eficiência no tratamento e na prevenção de doenças, alguns desafios precisam ser superados para que seu crescimento ocorra:

Acessibilidade

Muitas das tecnologias necessárias para o desenvolvimento da medicina de precisão foram criadas há pouco tempo na Europa e ainda não são acessíveis ao mundo inteiro.

Além disso, também são necessários o estabelecimento de padrões e o investimento em tecnologias que viabilizem a integração, e o compartilhamento e a utilização de dados de saúde, especialmente os genéticos, em grande volume.

Custos

As tecnologias para realizar o sequenciamento de grandes quantidades de DNA não custam barato, e os medicamentos criados para tratar doenças a partir de variações moleculares ou genéticas provavelmente têm pressionado esses gastos para cima. 

É preciso maiores investimentos em pesquisas científicas, ferramentas tecnológicas e informatização de sistemas de saúde, para que sejam permitidos a integração e o fácil acesso a dados de saúde de pacientes.

Questões éticas, sociais e legais

O tratamento e acesso (para fins de pesquisa) aos registros eletrônicos de saúde são fundamentais, mas também deve-se levar em conta a preservação da privacidade do paciente, assim como o sigilo de informações pessoais e de saúde.

Portanto, criar mecanismos que preservem essa privacidade sem, contudo, eliminar a possibilidade de utilizar essas informações para aprimorar o sistema de saúde e a geração de evidências, é um desafio importantíssimo para a medicina de precisão.

Conclusão

A medicina de precisão se mostra como uma realidade promissora, modificando não somente a rotina médica, mas os impactos econômicos que a busca por novos tratamentos.

Uma das promessas da medicina de precisão é predizer quais grupos populacionais seriam mais suscetíveis a determinadas doenças e, assim, direcionar intervenções de saúde pública. 

Os benefícios individuais do uso dessas tecnologias são claros, mas ainda há desafios para seu uso coletivo, tendo em vista, principalmente, seus custos.

Apesar disso, os estudos indicaram que a implementação de vários desses testes foi custo-efetiva, ou seja, o aumento de custos foi mais do que compensado pelos efeitos positivos na expectativa e na qualidade de vida dos pacientes.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online