Principais aplicativos médicos que você precisa conhecer agora mesmo

Principais aplicativos médicos que você precisa conhecer agora mesmo

Leia em 3 min.

Quer ter uma rotina com mais praticidade na sua clínica? Veja como os aplicativos representam recursos práticos e eficientes capazes de auxiliar o médico em suas atribuições!

Os smartphones são muito difundidos entre diferentes camadas da população. Devido ao uso abrangente desse produto, diversas empresas buscam se aproximar dos seus consumidores por meio de aplicativos, os quais otimizam o dia a dia e oferecem praticidade.

As funcionalidades variam desde o entretenimento até o auxílio em tarefas importantes, como solicitar um transporte ou pedir comida pelo celular. Seria possível, então, se utilizar de alguma forma de aplicativos médicos para médicos?

Pensando nisso, separamos as principais ferramentas utilizadas no âmbito da saúde, em especial os voltados para os profissionais da área. Quer saber quais são? Continue a leitura!

As inovações dos aplicativos médicos para médicos

Quando se trata de inovações na prática médica, é comum pensarmos logo em equipamentos e aparelhos de última geração, que possibilitam a realização apurada de procedimentos e exames mais qualificados.

Porém, a tecnologia pode estar presente de maneira sutil no cotidiano médico, sem deixar de ser crucial para auxiliar na assistência em saúde. Esse fato é comprovado por meio dos aplicativos, os quais podem ser acessados no momento da consulta.

Trata-se de uma forma de o profissional ter acesso a importantes informações na definição de condutas e tratamentos. Além disso, essas ferramentas podem auxiliar no melhor planejamento de operações do estabelecimento de modo geral.

Confira, a seguir, alguns aplicativos que figuram como inovadores e práticos para o cotidiano médico!

Os aplicativos mais utilizados

1. Whitebook (Pebmed)

O tradicional Black Book, muito conhecido no contexto de profissionais e estudantes de medicina, ganhou sua versão digital. Aproximadamente 20 médicos especialistas detêm a responsabilidade de atualizar o software Whitebook, baseando-se em livros e diretrizes atualizadas.

Se mostra indispensável para o sucesso na prática médica, visto que contém orientações quanto a prescrição de medicamentos, além de um bulário e tabelas com o CID-10 e os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Prescrição digital (Memed)

Utilizar receituários de papel contendo as prescrições já se mostrou uma prática com diversos vieses negativos, sendo o principal deles a perda do documento. O aplicativo Prescrição Digital promove maior adesão ao tratamento por parte do paciente, devido à sua disponibilização digital.

O benefício para o médico é a praticidade ao prescrever um medicamento, visto que o aplicativo acessa o banco de dados, identifica o nome do paciente, os protocolos cadastrados pelo médico, além de informar composições e orientações acerca da propedêutica.

Além disso, estabelece vínculo com farmácias, checando a disponibilidade do produto no estoque e oferecendo descontos para os consumidores. A prescrição, enfim, é enviada por SMS para o paciente.

aplicativos-medicos

3. Telemedicina (Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde)

O STT desenvolveu não apenas 1, mas sim 3 aplicativos voltados para facilitar o trabalho do médico. O STT Meus Exames apresenta um histórico dos exames realizados, os quais podem ser acessados por um número de protocolo ou código QR. Ainda sob essa perspectiva, existe o STT Móvel Laudos, que permite que o profissional responsável acesse as imagens a serem analisadas para laudo.

Por fim, o aplicativo de Teleconsultorias pode ser utilizado por médico ou paciente, permitindo a interação entre usuários a fim de viabilizar consultorias para o esclarecimento de dúvidas associadas ao caso clínico.

4. AgendarConsulta (iClinic)

O último aplicativo que iremos abordar é desenvolvido pela empresa iClinic. Seu software contempla os mais variados setores e respectivas atribuições em uma clínica. Porém, pode ser utilizado pelo médico dentro do próprio consultório, oferecendo acesso à agenda e indicando pacientes e procedimentos agendados.

Além disso, ele é totalmente integrado a agenda da clínica, ou seja, qualquer agendamento realizado pela plataforma já atualiza a agenda da clínica também.

Cada vez mais os desenvolvedores de software se preocupam com os aplicativos médicos para médicos, englobando as diversas necessidades que o profissional apresenta para realizar seu trabalho com excelência. Além disso, há a preocupação com o paciente e como melhorar a experiência dele com a assistência recebida em saúde.

Viu só como a tecnologia pode impactar todas as partes envolvidas na saúde? Baixe nosso e-book agora mesmo e saiba como implantar as inovações nessa área! 🙂  

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

 


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.