Aprenda a aumentar o faturamento do seu consultório ou clínica médica!

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Principais tópicos

Aumentar o faturamento do seu consultório ou clínica médica é essencial para garantir o bom funcionamento da empresa e uma remuneração justa para os profissionais.

É a partir do faturamento que se torna possível crescer, fazer investimentos no ambiente, além de investir também na carreira profissional, por isso, esse é um objetivo comum entre os médicos empreendedores e gestores de clínicas.

Dessa forma, planejar o crescimento é importante para manter os gastos cotidianos da clínica e também oferecer as melhores soluções aos pacientes por meio da tecnologia.

Além disso, para exercer sua vocação plenamente e atender cada vez mais pacientes, não é necessário apenas ser um excelente médico, mas também ser um ótimo empreendedor.

Como funciona o faturamento de uma clínica médica?

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Quando uma empresa registra uma venda ou a prestação de um serviço, isso significa que ela está registrando um faturamento.

Ou seja, quando a empresa vende um produto ou serviço, deve registrar essa venda e realizar a emissão da nota fiscal ao final desse processo.

Sendo assim, o faturamento de uma clínica médica é a soma de todos os valores obtidos com os procedimentos e atendimentos médicos em um determinado período.

Quais erros e desafios impactam o faturamento da clínica?

Os erros mais comuns na administração de consultórios são cometidos devido à falta de conhecimento em empreendedorismo.

Os médicos empreendedores, aqueles que decidem abrir seu próprio consultório para oferecer aos pacientes um atendimento personalizado, precisam ampliar seus conhecimentos e ir além da medicina tradicional.

Conheça os erros mais comuns na administração de consultórios:

  • Subestimar a importância de recepcionistas e secretárias;
  • Permitir atrasos constantes e faltas;
  • Não ter um planejamento estratégico com metas e objetivos;
  • Ausência de gestão financeira;
  • Desconsiderar o marketing médico;
  • Não se preocupar com a LGPD;
  • Disponibilizar apenas uma forma de pagamento;
  • Falhas na comunicação interna;
  • Falta de atualização profissional e visão em inovação;
  • Não ter um software médico especializado em administração de consultórios.

Precificação

Se o seu objetivo é ter um consultório mais lucrativo, é fundamental que você entenda os custos envolvidos em seu trabalho e saiba se você está sendo remunerado adequadamente por ele.

Clínicas bem geridas são ótimos negócios, que dão retornos sólidos, recorrentes e crescentes para seus sócios e/ou proprietários. Daí a importância do médico fazer esse esforço em troca de um grande ganho.

A precificação de clínicas e consultórios precisa levar em conta critérios como custos fixos, custos variáveis, impostos, taxa de cartão, atendimento de retorno, lucro, pró labore, entre outros que você vai conferir neste conteúdo.

Baixe gratuitamente nossa planilha de precificação de consultas para calcular o preço ideal para seu atendimento.

Tributação e impostos

Ao abrir um consultório ou clínica médica é preciso conversar com o contador e definir, de acordo com seu faturamento, despesas e margem de lucro previstas, se a melhor opção de tributação é por pessoa física ou ainda por pessoa jurídica e qual será a modalidade tributária escolhida para o caso de pessoa jurídica.

A gestão tributária não é tarefa simples, visto que é preciso ter controle total sobre o que a sua clínica paga, para que seja possível controlar e reduzir os custos no seu negócio.

Você já pode contar com alguns recursos e ferramentas que garantem uma boa gestão clínica, como um software médico. 

Afinal, um sistema médico consegue garantir um ótimo controle financeiro para sua clínica por meio de ferramentas como repasse automático, fluxo de caixa, pagamento online e histórico de transações, estendendo-se também à organização dos seus impostos e tributos.

Ausência de gestão financeira

Ao decidirem empreender, muitos médicos e profissionais de saúde não conseguem dedicar a atenção necessária à gestão do negócio, limitando-se ao exercício da profissão e ao atendimento de pacientes.

Entretanto, tanto a sobrevivência quanto o crescimento da clínica dependem de uma boa gestão financeira. Por isso, é essencial que você entenda os aspectos mais relevantes dessa administração e separe parte do seu tempo para tratar do assunto.

Como gestor é normal ter inúmeras tarefas para executar. Por isso, usar um software para te ajudar na organização de eventos, tarefas e até fluxos de estoque pode ser muito útil.

Ao possuir um software médico online para sua gestão, automaticamente você estará organizando todos os procedimentos e diminuindo seu custo de funcionamento.

Desse modo, é possível evitar que ocorram alguns erros simples, que no fim das contas podem ser prejudiciais para o futuro da sua clínica. 

Absenteísmo de pacientes

Certamente, o principal impacto negativo do absenteísmo de pacientes é o prejuízo financeiro. O não comparecimento representa uma receita a menos no caixa, diminuindo a lucratividade do negócio.

Com a ajuda de sistemas de qualidade como os softwares médicos, os profissionais de saúde poderão centralizar todos os dados dos pacientes e utilizar as informações para otimizar e organizar melhor o sistema de atendimento.

Com a correria do dia a dia, é normal que todos estejam sempre muito ocupados, e isso torna o esquecimento das consultas um fator comum entre os pacientes.

A organização de sua agenda permite o envio de lembretes de consulta para os pacientes, seja via ligação, SMS, e-mail ou WhatsApp.

Com o uso de uma agenda integrada a um software médico, é possível realizar envios via SMS, e-mail e WhatsApp de forma rápida, automática e em poucos cliques.

Além disso, o software médico também pode te mostrar um relatório sobre as faltas dos pacientes, o que permite que você relacione qual é o perfil mais comum de pacientes que costumam faltar.

Como aumentar o faturamento da sua clínica?

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Tenha um plano financeiro e gerencie as finanças

Uma clínica que possui planejamento financeiro, registra todas as movimentações financeiras e consegue ter lucro o suficiente para realizar investimentos.

Como resultado, os pacientes terão acesso aos melhores equipamentos do mercado, bem como o melhor da tecnologia em seu atendimento, como um prontuário eletrônico que pode ser acessado de qualquer lugar.

Mas, para isso é preciso um plano financeiro que pode ser de curto, médio ou longo prazo. Os planos financeiros de longo prazo focam nas metas estratégias da empresa, enquanto os de curto prazo são focados em resultados rápidos.

Para elaborar um plano financeiro você pode seguir os seguintes passos: 

  1. Defina seu objetivo e as metas que serão utilizadas para alcançar esse objetivo;
  2. Faça um diagnóstico da sua situação financeira para entender quais são suas necessidades (oportunidades e riscos);
  3. Invista no que vai te trazer retorno, como um software de gestão;
  4. Acompanhe os resultados;
  5. Siga seu planejamento, mas o atualize, se for necessário.

Automatize os processos

Quando o assunto é saúde, a gestão do tempo é um fator determinante. Há pouco espaço para erros e atrasos. Por essa razão, investir na automatização de processos na clínica deve ser uma prioridade.

Um sistema médico permite que você obtenha relatórios e gráficos com dados muito mais completos, do que se você fizesse manualmente com várias planilhas ou arquivos de papel espalhados pela clínica.

No iClinic, por exemplo, você pode obter relatórios com apenas alguns cliques, mostrando informações valiosas como qual convênio é mais rentável para seu consultório.

Como resultado, a automatização de processos em clínicas garantirá o intercâmbio de informações entre os setores e o paciente poderá ser acompanhado desde o primeiro atendimento até os serviços de alta complexidade que serão prestados a ele.

Desenvolva ações para atrair novos pacientes

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Do ponto de vista comercial, seu objetivo deve ser manter um crescimento de receita consistente ano a ano, o que só pode ser alcançado quando mais pacientes escolherem sua clínica. 

Sendo assim, a aquisição de novos pacientes dará à sua clínica a oportunidade de crescer em volume, ver melhores margens e permanecer relevante entre seus concorrentes.

Uma estratégia bem definida para captar pacientes é o primeiro passo para transformar um potencial paciente em um paciente fiel. 

Para isso, é melhor começar com uma abordagem focada nos itens abaixo:

  • Entenda as necessidades que levam pacientes à sua clínica;
  • Estude a concorrência;
  • Estabeleça uma meta;
  • Trabalhe na excelência do atendimento;
  • Tenha uma boa infraestrutura.

Além disso, estar presente no meio digital é fundamental, pois as gerações buscam, cada vez mais, saber sobre os serviços e o profissional antes de marcar uma consulta.

Investir em conteúdo para as redes sociais da clínica é uma ótima estratégia que pode atrair novos pacientes, além de ajudar no processo de fidelização.

Trazer um conteúdo exclusivo sobre o seu consultório pode aumentar a confiança das pessoas em agendar uma consulta, além de estabelecer uma transparência nas relações com seus pacientes.

Use métricas

Se você deseja monitorar e mensurar o desempenho do seu negócio, as métricas financeiras são as principais ferramentas para obter resultados precisos.

Elas são aplicáveis às receitas e despesas, ou seja, a todas as operações que impactam os resultados financeiros de uma empresa.

Algumas métricas que você pode acompanhar são: 

Invista em marketing médico

O marketing para médicos é fundamental para uma clínica de sucesso, mas simplesmente investir em publicidade não é o suficiente. 

Para ter os melhores resultados, é preciso ter uma estratégia muito bem pensada, que envolve desde conhecer as regras do CFM até entender o mercado das redes sociais.

Em geral, ao investir em marketing médico você poderá perceber vantagens como:

  • bom relacionamento com os pacientes;
  • maior conhecimento sobre o seu público-alvo;
  • possibilidade de ajudar mais pessoas;
  • facilidade para encontrar pacientes com o perfil ideal;
  • qualidade superior na comunicação por diferentes canais de atendimento;
  • construção de autoridade na internet;
  • investimento significativo na carreira e na credibilidade profissional;
  • melhor custo-benefício de divulgação;
  • contribuição para processos mais eficientes no consultório.

O marketing hoje está muito relacionado à tecnologia, que por si só já proporciona uma série de vantagens, tal como maior conhecimento sobre as necessidades do paciente e a segmentação na promoção de serviços.

Monte uma boa equipe de trabalho

Todo negócio precisa de condições ideais para obter bons resultados. Dentro dessas condições, incluem-se os processos de contratação e gestão de pessoas, que são a chave para se ter a equipe ideal.

Habilidades técnicas são requisitos importantes na seleção de candidatos, assim como experiências no mercado, excelente comunicação, entre outros.

Porém, o que muitos empresários vêm notando como diferencial para ter uma equipe produtiva é a compatibilidade da personalidade do colaborador em relação à cultura organizacional e ao perfil dos gestores.

Além disso, os profissionais podem trocar ideias e desenvolver estratégias mais ricas e completas para dar conta das demandas de trabalho. 

Como são várias pessoas, com experiências diversificadas, cada um pode trazer uma contribuição diferente.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Há diversas opções de formas de pagamento que podem ser adotadas, entre as mais tradicionais até as novidades surgidas recentemente.

Além do dinheiro em espécie, são formas de pagamento comuns os cartões de crédito, cartões de débito, boletos bancários, vales, crediários e cheques.

Com a digitalização dos processos, hoje é possível usar também diversos pagamentos online, como carteiras digitais, uso de QR Code e o PIX, que tem crescido bastante o uso nos últimos anos.

Os hábitos do consumidor brasileiro vem mudando rapidamente, principalmente quando se trata de formas de pagamento.

De acordo com o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, publicado em 2020 na Veja, os brasileiros triplicaram o uso de pagamentos pelo celular, saltando de 8% em 2018 para 21% em 2019.

Já os cartões de débito e crédito eram usados em 2019 como principal forma de pagamento por 52% do público — em 2018, o percentual era de 27%.

Outro resultado interessante foi a queda no uso do dinheiro vivo: apenas 25% da população ainda utilizava as cédulas e moedas nas compras, em comparação com os 40% do ano anterior.

Evite glosas

A glosa é o não pagamento pela operadora de saúde de algum item presente na conta hospitalar de um paciente após seu atendimento por motivos técnicos ou administrativos.  

Em geral, isso acontece porque o prestador não fez a cobrança da forma correta, pela falta de informações sobre a cobrança, uso de equipamentos e materiais não combinados, ou ainda preços de materiais acima da média. 

Assim, o convênio analisa o pedido feito, repassa o valor segundo seu entendimento e glosa os valores que não foram previamente estabelecidos. 

Como parte fundamental do controle do fluxo de caixa das clínicas, as glosas são problemas de solução complexa, pelas consequências que trazem.

Porém, a partir do momento que você conta tecnologias como agendamento online e prontuário eletrônico, as ocorrências de glosas diminuem consideravelmente.

Se você unir essas duas ferramentas a um software médico de qualidade, que automatiza processos e garante um padrão de qualidade, as glosas podem ser completamente eliminadas. 

Veja abaixo algumas dicas de como evitar as glosas na sua clínica

  • Emissão de guias no padrão TISS: auxilia no preenchimento das guias a serem enviadas pelo convênio, evitando erros comuns como esquecimento de preencher as guias;
  • Cadastro de convênios no software médico: a recepcionista já cadastra os planos de saúde do paciente e essa informação fica disponível para o médico;
  • Geração de relatórios sobre relação entre receita e convênio: o médico pode descobrir qual é o convênio que traz mais ou menos receita para o consultório, auxiliando na tomada de decisões;
  • Prontuário eletrônico: o prontuário eletrônico auxilia a troca de informações entre profissionais de saúde por ser muito mais seguro e compartilhável. Pois, ao contestar uma glosa de um plano de saúde, é importante ter todas as informações bem documentadas. Em um prontuário eletrônico é possível centralizar todos os arquivos do paciente, como anamnese, solicitação de exames, resultados de exames, prescrições, entre outros.

Invista em treinamento e capacitação de funcionários

Investir em uma política de treinamentos e capacitações periódicas irá refletir na relação da sua clínica com o seu paciente. Por exemplo, o treinamento pode trabalhar habilidades pessoais como empatia, atenção, autoestima, senso de oportunidade e outras

O desenvolvimento dessas competências em seus colaboradores fará com que eles se tornem melhores atendentes para os pacientes, aumentando o nível de satisfação do seu público.

Além disso, alguns dos principais ganhos dos treinamentos periódicos dos funcionários incluem:

  • Redução de lacunas de conhecimento;
  • Diminuição no turnover (taxa de rotatividade de funcionários da clínica);
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Melhoria dos indicadores de desempenho;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Melhoria do alinhamento entre colaboradores e empresa;
  • Promoção da atração e retenção de talentos;
  • Manutenção da organização a nível competitivo no mercado

Otimize os processos de recepção da clínica

O atendimento automatizado é todo tipo de interação entre o paciente e o consultório que não depende do contato humano. Um exemplo disso é  quando um paciente consegue agendar uma consulta pelo seu site médico.

A automatização soluciona diversos problemas diretamente ligados com a satisfação dos pacientes, como tempo de espera para solucionar dúvidas e falta de proximidade com o profissional de saúde.

Com processos automáticos, você pode gerenciar seu negócio sem depender de outros profissionais, ou precisar de mais tempo.

E diferente do que muitos profissionais de saúde imaginam, a automação não é o oposto de humanização. Na verdade, o atendimento automatizado te proporciona mais tempo para cuidar dos pacientes.

Como fazer a gestão do seu fluxo de caixa?

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Fazer uma boa gestão do fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes da administração de uma empresa. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil para os empreendedores.

O fluxo de caixa  é uma ferramenta essencial no controle das contas, e uma vez feita na planilha ou em um software médico. Essa ferramenta fornecerá diagnósticos importantes de como está a sua clínica, ou seja, você terá um verdadeiro raio-x financeiro.

A definição de gestão de fluxo de caixa para os negócios pode ser resumida como o processo de monitorar, analisar e otimizar o valor líquido entre recebimentos e despesas de caixa. 

Ou seja, basicamente é gerir a movimentação de entrada e saída de dinheiro da empresa em um determinado período.

Para minimizar o risco de análises distorcidas, é aconselhável que, além de registrar toda a movimentação financeira da empresa, os seguintes passos sejam contemplados:

  • registro diário de todas as entradas e saídas de valores;
  • projeção de pagamentos e recebimentos futuros;
  • análise do saldo diário e também futuro;
  • alternativas com o uso do capital de giro em situações de déficit;
  • alternativas para investimentos em situações de superávit.

O que é um livro caixa?

O livro caixa tem registrado os recebimentos e pagamentos realizados em dinheiro durante um período, auxiliando na contabilidade da empresa e nos controles de gestão financeira.

o fluxo de caixa considera as transações financeiras da empresa, ou seja, atividades operacionais, financiamentos, investimentos e outros. 

Para ter esse documento organizado, é preciso registrar todos os pagamentos feitos no consultório, seja em dinheiro, cheque, cartão ou PIX, além dos custos, como conta de água, energia, telefonia e materiais.

O ideal é centralizar todas essas informações em um único lugar, de preferência em um software médico com gestão financeira, para evitar perder os dados em acidentes simples que acontecem com papéis.

Com um livro caixa organizado você evita problemas contábeis, falta de controle de pagamentos, dificuldade em realizar balanço patrimonial, assim por diante.

Formas de melhorar o seu fluxo de caixa

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Além de servir como um registro de todo dinheiro que entra e sai da empresa, o que aumenta sua organização, o fluxo de caixa também é essencial para a tomada de decisões. Para melhorar o seu fluxo de caixa você pode

  1. Registrar as movimentações financeiras diariamente: todas as movimentações financeiras, sejam elas entradas ou saídas, devem ser registradas no momento em que acontecerem. Assim, você garante que seus registros estão atualizados.
  2. Criar categorias financeiras: as categorias financeiras vão te ajudar a entender qual é a sua maior fonte de renda, qual é o seu maior gasto no consultório e como você pode aumentar seu lucro (sem precisar trabalhar mais por isso).
  3. Acompanhar o fluxo de caixa diariamente e fazer projeções financeiras: muitos administradores cometem o erro de analisar o fluxo de caixa apenas no final do mês, ao invés de consultar a ferramenta todos os dias.
  4. Separar as contas pessoais e as contas do consultório médico: separar as contas pessoais (Pessoa Física) e as contas PJ (Pessoa Jurídica) é um requisito básico para ter um fluxo de caixa organizado. 
  5. Centralizar a gestão financeira do consultório em uma única ferramenta: o ideal é que toda a sua gestão financeira seja centralizada em um único local, como em um software médico. Dessa forma, o fluxo de caixa é gerado automaticamente a partir dos registros financeiros adicionados pela equipe do consultório, e você conta com relatórios e gráficos automatizados sobre suas finanças.

A importância de uma boa contabilidade médica

Nenhum negócio é construído sem dinheiro. Para abrir uma clínica e poder cuidar dos seus pacientes da melhor forma, você precisa ter controle sobre suas finanças e almejar o lucro.

Entretanto, os cursos tradicionais de medicina não costumam abordar matérias como gestão financeira e administração, o que dificulta para os médicos entenderem exatamente o que precisa ser feito.

A contabilidade é parte essencial do trabalho para garantir a saúde financeira da sua clínica ou consultório médico.

Afinal, a contabilidade médica é a área responsável pelos procedimentos fiscais relacionados às finanças da clínica, como imposto de renda, relatórios, adequação às leis vigentes, entre outros.

Um bom contador vai servir para cuidar de toda a parte burocrática e assim permitir que os profissionais da saúde, ocupem seu tempo com o que é mais importante: cuidar de seus pacientes.

Por que a tecnologia tem grande impacto sobre o faturamento de uma clínica?

Nos últimos anos a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada na medicina, de diversas formas diferentes. Entre seus possíveis usos está a possibilidade de gestão de clínicas e consultórios médicos.

Até pouco tempo atrás, toda a gestão das clínicas era feita no papel: dados dos pacientes, receituários, controle de estoque e organização financeira. Para marcar uma consulta o paciente precisava ligar para a clínica ou ir pessoalmente. 

É inegável que a tecnologia tem tornado o dia a dia mais eficiente e facilitado para todos. Hoje, é possível resolver uma série de tarefas apenas com alguns cliques no celular. 

Além de trazer novas oportunidades de capacitação, desenvolvimento e aprendizado, ela também é uma grande aliada para os médicos que querem otimizar seu tempo. 

De modo geral, o segredo de como otimizar o tempo é utilizar as ferramentas certas para as tarefas – e nisso, a tecnologia é uma grande aliada. 

Especialmente com o uso de softwares médicos é possível ter mais produtividade, agilidade e facilidade. 

7 maneiras que o software médico iClinic aumenta seu faturamento

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Um software médico possui diversas funcionalidades que tornam seu dia a dia mais rentável, seja em otimização de processos, ou auxiliando em uma análise mais efetiva sobre as áreas do seu consultório.

Continue lendo o artigo e entenda como exatamente isso acontece. Boa leitura!

1. Agenda sempre cheia

Quer ter sua agenda cheia até quando você volta de férias?

Na maioria das clínicas e consultórios médicos, para os pacientes marcarem uma consulta é necessário ligar para a recepção e tentar encontrar um horário e dia que sejam mais favoráveis para agendar a consulta, o que costuma tomar bastante tempo. Isso quando de fato são atendidos!

Você sabia que todo esse processo pode levar cerca de 18 dias

Este dado foi obtido na pesquisa da iClinic sobre as tendências do mercado médico, e está diretamente relacionado com a necessidade do paciente entrar em contato com a recepcionista da clínica para agendar a consulta.

No iClinic, há o serviço do agendamento online, que é integrado com sua agenda médica do sistema. Ele permite que seus pacientes marquem consultas 24 horas por dia, de qualquer lugar.

Com essa funcionalidade, você garante que sua agenda esteja sempre preenchida, mesmo quando retornar de férias, por exemplo. 

Além disso, erros como duas consultas marcadas no mesmo horário são impossíveis de acontecer, já que há uma integração de qualidade entre ambas as agendas.

Assim, com mais consultas agendadas, maior a sua previsão de faturamento, correto?

2. Confirmação de consultas por WhatsApp, SMS e e-mail

Mesmo com tantas consultas agendadas, é possível que haja muitas faltas. 

Cancelamentos de última hora são acontecimentos bem comuns na maioria dos estabelecimentos médicos. Isso porque a maioria deles vêm de um motivo simples: esquecimento por parte do paciente.

A maioria dos consultórios tentam reduzir essas faltas pedindo aos profissionais da recepção que confirmem cada consulta do dia manualmente.

Porém, além de gastar um tempo excessivo em uma atividade repetitiva e ter um custo alto em telefonia, também impede as recepcionistas de oferecerem um atendimento de qualidade para os pacientes que chegam na clínica.

Quer reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes, sem exigir esse trabalho manual?

Com o software médico iClinic, você pode programar mensagens personalizadas que serão enviadas um dia antes da consulta, as quais o paciente poderá responder “SIM” ou “NÃO” por SMS, WhatsApp  ou e-mail para confirmar a consulta agendada.

Assim que ele responde a mensagem, o status de agendamento também muda automaticamente, mostrando que foi confirmado ou cancelado pelo próprio paciente.

Dessa forma, você torna sua equipe ainda mais produtiva, pois reduz os processos repetitivos e otimiza também um trabalho que torna seu consultório ainda mais rentável. 

Além disso, ao diminuir as faltas dos pacientes com lembretes de consulta, você aumenta o seu faturamento!

3. Gestão de finanças 

Você tem um bom controle financeiro do seu consultório? Sabe quais convênios trazem mais retorno?

Para qualquer profissional que tenha como objetivo tornar seu consultório uma referência, ter uma gestão de finanças excelente é fundamental. 

Com o controle financeiro do iClinic, é possível ter relatórios e gráficos automáticos que mostram, de forma prática e visual, detalhes sobre as finanças do seu negócio, permitindo uma análise mais completa, em menos tempo.

O tempo que antes você reservava para juntar os dados do financeiro manualmente, agora pode ser usado para atividades mais produtivas, como verificar quais áreas estão trazendo ótimos retornos. 

Você também pode registrar todas as movimentações financeiras do seu consultório, e verificar em tempo real como está o saldo geral do seu negócio, especificando inclusive a conta bancária, caso você tenha mais de uma.

Com um bom controle financeiro, você pode cortar gastos que estão sendo desnecessários, identificar gargalos do seu consultório, e o sistema ainda te ajuda a economizar recursos com o uso reduzido de papel, já que todos os relatórios estarão disponíveis diretamente no sistema.

4. Lista de espera

Além do serviço de lembretes e confirmação de consulta por WhatsApp, SMS e e-mail, há outras funcionalidades dentro do sistema que auxiliam na redução de  horários vagos não aproveitados.

A lista de espera, por exemplo, te permite registrar aqueles pacientes que estão aguardando um espaço vago na sua agenda para serem atendidos. 

Assim, quando um paciente cancela de última hora, rapidamente você pode acessar a lista e conferir quem estava aguardando, o que te permite fazer um realocamento de forma mais ágil. 

Na lista você também pode adicionar observações como “paciente pode ser atendido quinta-feira das 10h às 16h”, para facilitar ainda mais o processo.

Provavelmente até o próprio paciente tinha se esquecido que precisava marcar um atendimento, porém, você não se esqueceu. Uma ótima maneira de fidelizar, não é mesmo?

5. Marketing médico

aumentar faturamento agenda medica

Você sabia que os médicos que investem em marketing possuem uma renda 48,6% superior do que aqueles que não investem?

De acordo com a mesma pesquisa da iClinic, os médicos que investem em marketing médico possuem uma renda financeira consideravelmente maior do que aqueles profissionais que não investem.

Metade dos médicos costumam não investir em nenhum tipo de marketing por não saberem como começar ou nunca terem considerado a ideia. 

Realmente, atender pacientes, administrar um consultório e ainda pensar em estratégias de marketing médico pode ser difícil para uma única pessoa. Porém, um software médico pode ajudar a tornar esse processo muito mais fácil.

No iClinic, há diversas funcionalidades voltadas especialmente para estratégias de engajamento e fidelização, como o e-mail de aniversariante.

Após ser habilitado, ele envia mensagens automáticas no dia do aniversário de cada paciente registrado no sistema, bastando apenas que você lembre de adicionar essa informação nos cadastros dos seus pacientes.

Você pode personalizar o e-mail da forma que achar melhor, escolhendo também a imagem que mais combina com o perfil do seu consultório.

A maioria dos pacientes podem se surpreender com esse e-mail, principalmente por terem aquela ideia de médicos que são muito ocupados para qualquer outro tipo de comunicação fora do atendimento.

Mostrar que você se importa e lembra de detalhes importantes mesmo fora do momento da consulta, com certeza é uma ótima maneira de criar uma relação duradoura com seus pacientes. 

E pacientes fidelizados voltam sempre para a sua clínica, garantindo o seu faturamento!

6. Uso mais produtivo do espaço

A maioria dos consultórios médicos ainda possuem espaços que são usados exclusivamente para armazenamento de documentos físicos, como fichas de pacientes, prontuários, relatórios, entre outros.

Além de não ser uma ação ecológica para o meio ambiente, uma sala que poderia ser usada para ampliar a recepção, ou até mesmo para outro profissional atender pacientes, é totalmente desperdiçada. 

Como em um software médico todos os dados são centralizados em um único local, as gavetas e salas que antes eram cheias de papéis, podem ter uma função mais produtiva

7. Organização de excelência 

Um software médico eficiente torna seu consultório muito mais organizado do que a maioria dos consultórios médicos, que ainda deixam suas informações espalhadas em locais diferentes, sem nenhum tipo de integração.

O prontuário eletrônico do iClinic, além de centralizar todas as informações do seu paciente em um único documento, que pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, também mostra o tempo de atendimento que cada consulta está demorando.

Mas, como saber o tempo de cada consulta ajuda a aumentar minha renda financeira?

Segundo a pesquisa iClinic, mencionada anteriormente, um paciente passa cerca de 66% do tempo na sala de espera, ao invés de estar sendo atendido.

Essa demora pode causar um sentimento de descaso, possivelmente gerando mais estresse para alguém que está em um momento delicado, até mesmo com dores e preocupações. 

Essa experiência ruim pode fazer com que o paciente não retorne mais no seu consultório.

Sabendo o tempo que cada procedimento e consulta costumam durar, você pode organizar sua agenda de forma prática, evitando a marcação de consultas muito longas próximas umas das outras, por exemplo.

Assim, você pode se destacar dos seus concorrentes, mostrando que seu consultório dificilmente se atrasa, e quando acontece, não é por conta de descaso ou desorganização.

Como aumentar faturamento com o credenciamento ao plano de saúde?

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O credenciamento médico permite que uma clínica (Pessoa Jurídica) ou um médico (Pessoa Física) se credencie a lista de uma operadora de saúde para atender pacientes.

O processo de credenciamento na área da saúde é extremamente burocrático. Algumas clínicas preferem recorrer às empresas especializadas em credenciamento para enviar toda a documentação.

Apesar dos desafios, o credenciamento médico é uma excelente opção para quem está chegando ao mercado com a própria clínica e deseja expandir seu número de pacientes.

Atender planos de saúde tem uma série de prós e contras que precisam ser levados em consideração.

Para o começo da carreira médica, atender convênios pode ser uma boa opção, já que o volume de pacientes novos é alto e você pode começar a criar sua reputação.

Porém, é difícil criar um atendimento personalizado, já que o valor pago por consulta é menor do que as consultas particulares, sendo necessário atender muitos pacientes por dia para ter um faturamento mínimo.

O que é faturamento de contas médicas?

O faturamento de contas médicas refere-se a cobrança de serviços de saúde às operadoras. Quando você atende um paciente por convênio, por exemplo, é preciso realizar o faturamento dessa consulta depois.

Também conhecido como faturamento de guias médicas e faturamento de convênio, esse processo é essencial para garantir a saúde financeira da sua clínica.

Sistema para faturamento TISS

Um sistema para faturamento TISS simplifica sua gestão financeira, otimiza seu tempo, aumenta o faturamento da clínica e elimina as glosas médicas.

Por isso, é recomendável que você conte com um sistema de faturamento TISS, também conhecido como sistema médico, para automatizar o processo e evitar erros comuns que acarretam nas glosas.

Conclusão

Como vimos no decorrer do artigo, a organização está totalmente vinculada ao faturamento. Por essa razão, vale considerar a adoção de um software médico. Assim, fica mais fácil organizar sua clínica e conquistar um lucro maior no final do mês.

Afinal, gerenciar o financeiro de um estabelecimento médico requer muita organização e atenção aos detalhes. Do contrário, o gestor certamente acabará perdendo as rédeas da saúde financeira de sua clínica.

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