Tenha um atendimento automatizado com o iClinic

Tenha um atendimento automatizado com o iClinic

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

Os médicos empreendedores precisam lidar com várias responsabilidades e, muitas vezes, não sobra tempo para entrar em contato com todos os pacientes. Esse problema é facilmente resolvido com o atendimento automatizado do iClinic.

O atendimento automatizado é todo tipo de interação entre o paciente e o consultório que não depende do contato humano. Um exemplo disso é  quando um paciente consegue agendar uma consulta pelo seu site médico.

O estudo State Of Global Customer Service Report de 2018 da Microsoft mostra que 85% dos brasileiros são fidelizados pelo bom atendimento das empresas.

Essa tendência não é diferente na área da saúde. Porém, é preciso lembrar que seu atendimento não começa apenas no momento da  consulta. 

O processo de agendamento e o pós-consulta também são excelentes momentos para fidelizar o paciente ao oferecer uma ótima experiência

Continue a leitura e descubra como você pode conquistar seus pacientes com o atendimento automatizado do iClinic.

Como um atendimento automatizado torna seu serviço mais humanizado?

Você já teve alguma dúvida em relação a um produto ou o serviço, e precisou esperar horas, até mesmo dias, para ser respondido? 

Essa é uma experiência que gera insatisfação para qualquer pessoa. Imagine se ao tentar agendar uma consulta, seu paciente precisa ligar três, quatro vezes, para ser atendido pela recepcionista?

Se a ligação é a única forma realizar agendamentos no seu consultório, isso significa que muitas pessoas podem ter desistido ao não serem atendidas rapidamente.

São nesses momentos que o atendimento automatizado entra para ajudar. Veja a seguir quais são suas principais vantagens.

  • Aumenta a satisfação dos pacientes: a automatização soluciona diversos problemas diretamente ligados com a satisfação dos pacientes, como tempo de espera para solucionar dúvidas, e falta de proximidade com o profissional de saúde;
  • Proporciona mais agilidade: a pior experiência para qualquer paciente é sentir que o médico não está disponível para conversar, ou que não é lembrado pelo profissional. Com a tecnologia, você consegue tranquilizar o paciente, e responder com calma posteriormente, sem ter ignorado o contato;
  • Gera oportunidades para criar conexões com os pacientes: quanto tempo você tem para entrar em contato com seus pacientes, como aqueles que não se consultaram recentemente no consultório? Com as mensagens automáticas, você cria uma oportunidade para conversar com pacientes antigos, e reforça que sua atenção e cuidados vão muito além da consulta;
  • Otimiza processos da gestão do seu consultório: com processos automáticos, você pode gerenciar seu negócio sem depender de outros profissionais, ou precisar de mais tempo.

O atendimento automatizado traz muitos benefícios, não concorda? 

Diferente do que muitos profissionais de saúde imaginam, a automação não é oposto de humanização. Na verdade, o atendimento automatizado te proporciona mais tempo para cuidar dos pacientes.

Se você quer ter todos esses diferenciais no dia a dia, veja como as funcionalidades do iClinic podem te ajudar a alcançar seu objetivo.

Como ter um atendimento automatizado com o iClinic?

Segundo a Accenture, mais de 80% dos consumidores dos Estados Unidos preferem ser atendidos pelos meios digitais

Para te ajudar a melhorar a experiência dos seus pacientes, nós listamos as três principais funcionalidades do iClinic que tornam seu atendimento automatizado.

1. Confirmações de consulta por SMS, WhatsApp, e e-mail

Quanto tempo as recepcionistas perdem ao confirmar todas as consultas manualmente? Quantos pacientes deixaram de ir nas suas consultas porque se esqueceram?

As confirmações de consultas do iClinic podem reduzir a taxa de absenteísmo em seu consultório, como aconteceu com o profissional Albespyerry Diniz.

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

No iClinic, você pode enviar lembretes de consulta por SMS, WhatsApp, e e-mail. 

Quando os pacientes respondem sim ou não para as confirmações de consultas, os status dos agendamentos mudam automaticamente para confirmado ou cancelado pelo paciente.

Assim, você pode fidelizar seus pacientes antes das consultas, porque eles percebem que contam com um profissional modernizado, e atencioso.

2. E-mail marketing

Quantas vezes seus pacientes esqueceram de seguir alguma recomendação, ou entraram em contato para saber orientações de pós-procedimento?

Os profissionais de saúde sabem que é comum os pacientes terem dúvidas após as consultas, ou se sentirem inseguros durante os tratamentos, mesmo depois de uma explicação didática na consulta.

Com um e-mail marketing, você pode enviar mensagens personalizadas de forma automática, e fortalecer o relacionamento com seus pacientes. 

Imagine que uma dermatologista tenha 13 pacientes que não gostam de passar protetor solar, mas estão tentando criar esse hábito. 

Ela pode criar uma sequência de e-mails para explicar a importância do protetor solar, e citar algumas marcas que os pacientes podem testar, até encontrarem uma que os agradem. 

Depois de personalizar as mensagens, a dermatologista seleciona em qual período cada e-mail deve ser enviado, e quais pacientes irão entrar na lista de envios.

Com o iClinic Marketing, você também pode educar seus pacientes, e usar as mensagens para outros objetivos, como lembretes de retorno, e explicações sobre os procedimentos que você realiza no consultório. 

O e-mail marketing do iClinic é essencial para os profissionais de saúde que querem estender seus atendimentos para além da consulta, e fidelizarem pacientes. 

O Dr. Keny Chung, um dos casos de sucessos da iClinic, utilizou a funcionalidade para melhorar a comunicação com seus pacientes.

“Se você envia um e-mail direcionado para o paciente, ele se sente mais próximo do médico, pensa que o profissional teve o cuidado de enviar orientações e se lembrou dele. É um meio muito válido. Aqueles que não gostam apenas bloqueiam o e-mail, e têm muitos que gostam desse acompanhamento e carinho, são instruções que podem melhorar o tratamento.”

Para entender como o iClinic Marketing funciona na prática, baixe gratuitamente nosso eBook:

3. Agendamento online

Quanto tempo seus pacientes esperam para poder marcar uma consulta no seu consultório?

Com o agendamento online, você pode ter uma agenda disponível 24 horas para seus pacientes. Eles marcam as consultas sempre que precisarem, e de qualquer lugar. 

Para disponibilizar o agendamento online para seus pacientes, você irá precisar de uma plataforma como o AgendarConsulta, o perfil online gratuito da iClinic.

Também é possível anexar seu agendamento online em seu site médico, por meio de um código HTML, disponibilizado pela nossa equipe de suporte. 😉

Com uma única funcionalidade você aumenta sua presença online, melhora a experiência dos seus pacientes, e oferece um atendimento automatizado. 

O melhor de tudo é que o agendamento online e a agenda médica do sistema são totalmente integrados. Qualquer consulta marcada em um, vai automaticamente para o outro. 

Dessa forma, você evita confusões em seus horários. Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como o agendamento online funciona na prática:

A Dra. Alini foi uma das profissionais que aumentaram sua marcação de consultas com o agendamento online do iClinic.

“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o Whatsapp diretamente”.

Uma ótima vantagem para você, e, principalmente, para seus pacientes.

Essas são as principais funcionalidades de automação voltadas para atendimento, mas existem outras ferramentas no iClinic que otimizam seus processos.

Os relatórios e gráficos automáticos, por exemplo, geram dados baseados em todos os registros feitos no sistema, como:

  • Pacientes agendados, confirmados, atendidos, e os que faltaram;
  • Duração dos seus atendimentos;
  • Relação de pacientes e convênio;
  • Procedimentos realizados;
  • Distribuição etária dos pacientes;
  • Análise de despesas e receitas;
  • Fluxo de caixa;
  • Repasse médico por profissional;
  • Relação de receitas e convênios;
  • Relação de receitas e procedimentos;
  • Balanço geral das finanças.

Assim, várias atividades manuais como cálculos de repasses, se tornam automáticas, e você tem uma excelente gestão médica, ao mesmo tempo que consegue dar mais atenção para seus pacientes. 

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.